domingo, 4 de setembro de 2011

Ford GT40 MKI - Comparativo

Por um espia a lista

 O Ford GT40 MKI participante e vencedor nas 24 Horas de Le Mans em 1969, protagonizou o final de prova mais apertado da história desta resistência, com uma pequena vantagem de cerca de 3 segundos sobre o Porsche 908 LH que por pouco dava a primeira vitória à Porsche nesta mítica clássica de resistência.
 E esta versão foi-nos já trazida para o Slot, tanto pela Scalextric/Superslot, como mais recentemente pela Slot.It.
Servem então estas duas reproduções para um pequeno comparativo. Mas na verdade, embora se olhe para os dois e se perceba que são diferentes, é muito difícil enumerá-las. Tanto um como o outro se encontram ao nível da maqueta, em excelente plano de qualidade. Na secção frontal ambos se encontram muito bons, mas curiosamente ambos falham ao não representarem o pequeno piloto luminoso que se encontra no modelo real, situado ao centro da grelha frontal. Mas o modelo do fabricante italiano erra, ao apresentar um tampão de combustível do lado esquerdo do capôt da frente. Apenas existe do lado direito e aqui os ingleses da Superslot foram mais fieis na reprodução.


 Na secção traseira e ao nível da face que incorpora os stop´s o modelo italiano encontra-se mais correcto, se excluirmos o facto desta ser constituída por uma peça apenas e não como a Slot.It a representa. Mas a Superslot integrou um apêndice regulável em altura no limite superior, apêndice esse que fazendo parte de muitos modelos, neste modelo especificamente, não existia. Também acima dos stop's existem umas grelas de arejamento que o modelo da Superslot não integrou. Mas a dimensão dos escapes deste modelo, encontram melhor reprodução no modelo inglês.


 O circulo do Nº no capôt traseiro do modelo da Superslot não se encontra completo, mas as formas desse capôt na parte superior do mesmo, parecem-me melhores neste fabricante.
Em ambos falta também uma pequena lâmina transparente no capôt da frente e do lado do piloto, que tinha a função de não deixar que essa zona do pára-brisas se sujasse tanto com o impacto dos insectos.



 Não deixam de se ambas excepcionais modelos de colecção, mas onde nenhum deles recria o verdadeiro aspecto das jantes deste Ford GT40. Enquanto no Superslot as jantes se encontram demasiado grandes, pouco profundas atrás, os centros demasiado abertos e uns aros erradamente reproduzidos em cromado, o Slot.It como sempre tem feito, apresenta também pouca profundidade nas jantes traseiras. Na secção lateral da frente e entre a cava da roda da frente e o farol, a Slot.It esqueceu-se de integrar o pequeno pisca aí existente.

 E o se esqueceram também ambos, foi de integrar o grande piloto luminoso existente no capôt traseiro abaixo do circulo do número. Esta é indesculpável a ambos, pois resolvia-se apenas com simples tampografia.
E que dizer dinâmicamente?
Nada a dizer pois os padrões de ambos os fabricantes já ditam por si o que cada um valerá. Se quiser brincar com íman, compre um Scalextric / Superslot. Se a opção passar pelo campo desportivo desprovido de íman, então vá para o Slot.It. Se fôr para a estantes, bom, é complicado, opte pelo mais barato....

E aqui vos deixo um pouco da história dessa fantástica edição de 1969.