quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Scaleauto - Um fabricante e pêras .....


A Scaleauto é um fabricante de modelos de Slot, que à semelhança da Sloting Plus e da própria Slot.It, se iniciaram como fabricantes de acessórios para numa fase mais madura se aventurarem  propriamente nos carrinhos.
 Depois de terem adquirido a patente para a produção do Toyota GT One, ao qual correspondeu alguma reestruturação ao nível do chassis no seu conceito básico e dos próprios materiais da sua construção, acabou o modelo Radical por representar a sua primeira grande e verdadeira aventura no mundo dos modelos dinâmicos.
 Mas essa experiência extrapolou-os para algo genuinamente seu. E a aposta ditou que o caminho fosse estabelecido através do modelo Radical que militava nos campeonatos LMP.
Na verdade não poderemos defender a tese, de que se trata de uma excelente reprodução. E não, porque na verdade os seus conhecimentos adquiridos, ensinaram-lhes que existem cotas que deverão ser substituídas por valores não verdadeiros, assim como deveriam apostar também em algumas propositadas deformações.
 E perante isso, foi-nos posto no mercado um modelo cuja frente se encontra substancialmente alongada, e umas cavas das rodas traseiras, exageradamente abauladas e arredondadas.
Mas isso não inviabiliza que ao o olhar-mos, fiquemos quase hipnotizados. A grande perfeição com que nos foi apresentada esta peça, convence. Tampografia excepcional, o que começa hoje já a ser quase banal, mas uma carroçaria nascida de um molde muito bom e que não permite que lhe apontemos grandes erros.
 E chegado que foi às bancas, tive oportunidade de ser dos primeiros a experimentar esta beleza. Pedro Correia fez o favor de me disponibilizar o seu e no seu quase estado virgem.
E experimentado que foi, fiquei de imediato com a sensação de ter acabado de conduzir um dos melhores modelos que já havia tido oportunidade de experimentar. Sem qualquer dúvida, um modelo raramente EXCEPCIONAL.....
 Mas a verdade é que fruto dos campeonatos que se iam desenrolando ou até pela falta de vontade de nele pegar por parte dos praticantes, o Radical tardava em se esgrimir no seu terreno de eleição.
Entretanto as edições iam-se sucedendo, onde tivemos até a grata surpresa de ver o modelo com que João Barbosa participou em Le Mans no ano de 2006, a ser reproduzido.
 Embora apelativo e imperdível sobretudo para nós portugueses, reconhece-se que para a prática da modalidade não se aconselha, apesar de ter um cooperante verde que em algo poderá ajudar, no que se referirá ao cansaço proporcionado por um modelo negro, sobre fundo negro.
 Não adormecida, a Scaleauto lá foi tirando partido do seu investimento neste modelo e foi também editando umas séries especiais de tiragem limitada, como é o caso deste bonito Radical amarelo, que serviu de modelo comemorativo das 12 Horas de Banyoles em 2010, no "Memorial Miquel Castanyer !Dolors Formatger".
 Nasceu ainda um inesperado Radical a fazer lembrar e prontamente por mim baptizado de "negativo", a decoração do modelo que João Barbosa utilizou em Le Mans e que curiosamente granjeou a simpatia de grande número de adeptos dos Slot Cars.
 Entretanto a loja "GT Team Slot Cars" resolveu comemorar o seu 2º aniversário através da organização de uma pequena resistência, cujo regulamento permitia a utilização de modelos GT1 e LMP.
Depois de ponderadas as várias opções, a minha equipa acabou mesmo por ir em frente na preparação de um destes modelos.
E em  boa hora o fez, já que deu para perceber comparativamente, a sua valia. Na verdade, trata-se de um excepcional modelo de competição, cuja segurança e rapidez surpreendem verdadeiramente. Dado como o modelo a bater embora do mesmo fabricante, o Toyota GT One tem algumas limitações relativamente ao Radical e isso comprovou-se em pista no embate entre ambos. As cavas das rodas traseiras trazem dissabores ao Toyota e daí ter o Radical surgido com umas estranhas mas de eficácia comprovada, cavas das rodas.
 Em baixo, o modelo com que a equipa do GT Team / ART, se bateu durante o segundo aniversário da loja GT Team Slot cars, acabando por demonstrar a enorme valia deste modelo.
Daí esperar-se agora com elevada expectativa também, que o próximo Mercedes SLS GT3 deste fabricante, surja como um revolucionário modelo no mundo dos GT's.

Sem comentários:

Enviar um comentário