terça-feira, 13 de setembro de 2011

Spirit - Um espírito de difícil entendimento ...

 Aconteceu com a Spirit, um estranho fenómeno que a levou mesmo ao colapso.
Com uma linha de produção que raramente deixava os praticantes indiferentes, não conseguiu nunca impor-se nesta guerra de fabricantes de modelos de Slot.
 A grande maioria das suas edições, deixavam os mais nostálgicos em constante desassossego até ao momento da chegada das novas produções às bancas.
 É verdade também que pegar-se num modelo da Spirit e o considerar de imediato um verdadeiro cavalo de batalha para a enfrentar a concorrência, não era a mais pura das verdades. Mas daí a nunca terem conseguido impor-se também custa a perceber.
 De entre algumas edições de elevadíssimo interesse para os coleccionadores, modelos houve que nasciam vocacionados para a competição, como foram os casos do Peugeot 406 Silhouette, o Reynard 2KQ, o Renault 5 Turbo, o Peugeot 205 Turbo16 e ainda os Dallara, por exemplo.
No entanto, a verdade regista que foi inglória a cavalgada deste fabricante pelo mundo da competição, apesar de nalguns períodos da sua vida, ainda termos visto alguns bons desempenhos dos seus modelos.
Mas a sua morte veio prematura e anunciada, já que pouco a pouco fomos tomando consciência do seu baixar de braços, numa luta que deixou de ter compaixão.
Os melhores sobreviveram e os menos capazes, apesar do penoso caminho percorrido, acabaram por ficar.
O Volkswagen Golf GTI terá sido um dos últimos suspiros, talvez na conquista e procura da imensa gente que se sentia atraído por este pequeno utilitário e ainda daqueles que o tiveram mesmo.
O mundo dos ralis foi abraçado por estes dois modelos que apesar da forte aposta, tiveram um curto período de vida enquanto capazes de atingir o sucesso.

No campo da velocidade, o êxito repartiu-se entre o Dallara e o Reynard. Ambos marcaram soberanamente o território deles, mas por período de curtíssima duração.
 Em cima, a réplica do modelo com que João Barbosa participou em Le Mans em 2005.
Para a história fica a passagem de mais um fabricante que perdeu a corrida pela manutenção no mundo dos Slot Cars.