quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Troféu Ford Transit

Vai dar-se início em 10 de Novembro do corrente ano, o invulgar troféu destinado a modelos comerciais da marca Ford, modelo Transit.
Este histórico modelo da Ford, será preparado a partir de um brinquedo de plástico e depois de desprovido de todo o pesado interior, é equipado com um moderno chassis HRS do fabricante Slot.It.
Espera-se alguma animação com um modelo que já preencheu também, os nossos autódromos nacionais.
Boas preparações.....

Pista do GSC

O artigo que nos mostrou a nova pista do Guimarães Slot Clube, embora tivesse merecido por parte dos leitores, apenas um comentário, recebeu e mereceu por parte dos mesmos seguidores deste Blog, umas notáveis 125 visitas. Se atendermos ao facto de 60 visitas serem já um número considerável e invulgar, o que dizer do número agora determinado com este artigo?
Começaram bem GSC.....

SRC, começa a dar a cara.....

 SRC, é uma marca que ainda que já anunciada, pouco tivemos para ver.
E antes que nos cheguem também as primeiras imagens dos conceitos mecânicos que equiparão os modelos deste fabricante, chegam agora imagens mais sérias do que poderá vir a ser um belo trabalho de maquetismo.
 Do Porsche 907 é já possível ver um trabalho algo elaborado, onde poderemos por exemplo constactar a introdução da fotogravura na escova limpa-pára-brisas e até a introdução do retrovisor existente na zona do habitáculo.
 Na zona da retaguarda, o detalhe é também algo não descurado, já que para além da presença do característico escape destes modelos da Porsche, o suporte do mesmo e que servia também para encaixe do macaco, encontra-se perfeitamente reproduzido.
 Isto deixa-nos de água-na-boca quanto a esta versão do 907, mas também quanto ao que poderá vir a ser o futuro Ford Capri MKI e as restantes produções que se seguirão.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Carroçarias MSC


 À semelhança do que havia já feito com o Sabaru, a MSC faz-nos também chegar dos restantes modelos, apenas as carroçarias totalmente decoradas e acabadas.


Trata-se de uma boa política, pois com facidade consegue-se tanto restaurar o modelo que tanto se gostava, como poderemos por opção, ir variando as decorações dos modelos com que vamos participando nos ralis.

Se do Ford RS 200 apenas são conhecidas para já, duas das suas versões editadas, já o MG Metro 6R4 vê chegar três dessas decorações.

 





segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O peso dos anos....

O Ford RS 200, é um dos ícones dos extintos modelos de rali do Grupo B.
E quantos de nós não poderam dele desfrutar e até dar os primeiros passos no panorama dos Slo Car, quando a Scalextric nos brindou com a sua edição?
 Hoje, poderá já tratar-se de uma pérola de colecção, até porque podemos também hoje, desfrutar de peça idêntica, mas produzida de acordo com os mais modernos preceitos actuais.  Mas a par do Audi Quattro, também fez história o RS 200 da Scalextric, ao inundarem as pistas de novos adeptos, através duma aliciante reprodução, mas também pela inédita introdução da tracção às quatro rodas à escala 1/32, algo inovador naquela época.
 Naquele tempo, os minimodelos faziam-se acompanhar do respectivo folheto de instruções de manutenção, coisa que hoje em dia os fabricantes passaram a dispensar.
 Mas o hiato de tempo que medeia estas duas edições, permite disparidades abismais, ao ponto de parecer estarmos perante duas escalas diferentes.
 Toda a dimensão da carroçaria bem como das próprias rodas, passou a ser nos tempos mais modernos, de maior dimensão.
 Mostra-se a reprodução da MSC, bastante maior em comprimento, como também em largura.
 A reprodução dos pormenores por parte da MSC, é outro dos aspecto que diferencia substancialmente ambas as reproduções. Mas na verdade, o mais velhinho de ambos, é o que me aparente maior fidelidade para como modelo real. Parecendo-me mais proporcionado, acaba por por somar ao saudosismo, alguma maior pureza de dimensões.
Quando comparadas as imagens das miniaturas com a do modelo real, é possível verificar que o mais velho dos modelos se encontra detentor de melhores proporções à escala, ainda que peque um pouco por uma dimensão excessivamente reduzida.

 A reprodução mais actual desta versão da Ford, mostra-se muito mais rica ao nível dos interiores, tanto do habitáculo como da representação do motor.


 Já curiosa é a constactação de que volvidos estes anos todos, o conceito mecânico permaneceu absolutamente inalterado. Motor inline e tracção às quatro por correia. O peso dos anos, afinal, reflecte-se sobretudo na melhoria tecnológica ao nível da qualidade das carroçarias e seus pormenores, com a diminuição de peso  e uma mais fiel criação à escala, mas sobretudo ao nível dinâmico, já que o novo conceito de chassis, aliado a um motor de dinâmica mais eficaz, permitem uma eficácia incomparável.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Campeonato Grupo 5


 Em mais uma iniciativa conjunta entre GT Team e Clube Slot de Braga, dar-se-à em breve início ao esperado campeonato para modelos de Gr.5.
O regulamento encontra-se aberto a modelos de vários fabricantes, como forma de se permitir-se o uso de modelos por parte de quem os tenha. No entanto, espera-se que a vantagem recaia sobre os actuais modelos da Sideways.
Espera-se que este venha a ser mais um dos disputadíssimos campeonato.
Compareça!

Aceda ao regulamento em:
https://docs.google.com/open?id=0Bz_qC-04dYuDcm1hOUF3NmZleFk

Pista GSC


Ainda antes da sua estreia, a pista do recém formado "Guimarães Slot Clube", acabou por se tornar, a par da pista da "Slot Clube da Trofa", num dos apoios de que se serviu a equipa do GT Team para desenvolvimento das suas máquinas  com vista à deslocação aos Campeonatos Nacionais de Espanha que decorreram em Igualada, no fim-de-semana passado.
 Desde já os nossos agradecimentos aos elementos deste clube que nos proporcionaram estes treinos, pois a adaptação necessária aos traçados e tipos de piso das pistas Ninco, era para nós de extrema importância.
 Este Clube encontra-se sediado em espaço das instalações da antiga fábrica de tecidos "ASA" nos arredores da cidade de Guimarães. Com um parque automóvel coberto e de acesso directo para estas instalações, dispõem assim de condições de excelência.
 A pista, uma Ninco de 8 calhas, encontra-se em condições de excelência no que se refere à sua montagem. De piso muito plano e sem qualquer desnível que perturbe o bom desempenho das máquinas,conta ainda com um circuito de corrente sem qualquer falha.
 O seu traçado, foi dos poucos que me deu verdadeiro prazer, sobretudo por se tratar de um traçado construído com calhas Ninco. É que, pessoalmente, a Carrera proporciona-me um prazer especial.
 A sua recta principal encontra-se num plano inferior. A crítica maior, fá-la-ei ao posicionamento dos contadores que se situam ao mesmo nível dessa recta principal, o que dificulta ou impossibilita mesmo, que os pilotos tenham acesso visual a esses dados.
Nasceu mais uma extraordinária pista, onde contamos poder vir a disputar algumas provas interclubes, quiçá, até no decorrer do campeonato "Século XXI".
Obrigado pelo apoio prestado por parte deste Clube, aos elementos do GT Team.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Igualada 2012 - Algumas pistas


Igualada é por definição, sinónimo da festa do Slot.
Não é só festa para os homens do Slot, nem tão pouco para os da velocidade nem da escala 1/32.
A inúmera quantidade de pistas que ali se disponibilizam, são destinadas a inúmeras actividades associadas ao Slot. E os adeptos dos ralis, têm pela frente uma quantidade de pistas plenas de dificuldades e ornamentadas com cenários de grande nível.
 Vários tipos de traçados mas sempre complementados com bonecadas engraçadas que dão vida a uma actividade onde sobejam adeptos.
 Tona a ornamentação apresentada exige uma imaginação e trabalho verdadeiramente surpreendentes.
 Motos, aviões, carros e animais, de tudo um pouco que faz parte da vida real, por ali se pode encontrar.
 E os momentos da competição, contemplam tanto os modelos à escala 1/32 como 1/24.

Mas o TT não é esquecido e as pistas apresentam sempre dificuldades extremas, ajudadas por troços de sinuosidade aceitável.

O espaço que sendo gigantesco, permite a montagem de toda esta panóplia de temáticas à escala do Slot. Podem ver-se por lá, as pistas de madeira que recebem carros da escala 1/24 e tanto para chassis Scaleauto como Plafit.