domingo, 18 de agosto de 2019

Escala 1/24 está de volta?

 Nos anos 60 do passado século, a escala 1/24 representava o top do mundo dos slot car. A decadência da modalidade não terá no entanto chegado à extinção, fruto da existência da escala 1/32, que apoiada em mais baixos custos em que apostariam marcas como a Scalextric, Polistil, Policar, Carrera, acabaria-mos por ver durante algumas décadas os slot car a sobreviver.
 Já perto do século XXI, a modalidade assistiria a um boom, através do aparecimento de novos fabricantes que trouxeram apostas vencedoras para o mercado, sendo que a grande maioria destes novos colonizadores acabariam por surgir na vizinha Espanha através da Ninco, Scaleauto/MSC e Avant Slot e da italiana Slot.It. A modalidade receberia mais tarde o contributo de uns quantos fabricantes mais, mas que também por força da conjuntura económica mundial, acabariam os menos fortes por desaparecer.
 E surgiam já no presente século as primeiras iniciativas de penetração do mercado através da regressada escala 1/24. Terá sido a Scaleauto a grande reponsável pelo incremento dessa escala, já que os até aí existentes, como a Plafit por exemplo, se confinavam a um mundo extremamente restrito. O fabricante Revo Slot embora mantendo-se ainda na escala raínha, avançava com um conceito de chassis metálico que aproxima os seus modelos da escala dos de maior dimensão, mas numa espécie de teste de mercado, já que tenta perceber a aceitação dos conceitos dos modelos maiores, mas nos mais pequenitos. Apesar das belas obras até nós chegadas pelas suas produções, o resultado parece não ter atingido os anseios desejados.

Mas apesar da timidez com que penetrou no mercado, parece-nos estar a ser o trabalho da BRM, aquele que mais frutos estará a dar e que tendo começado com alguns modelos do Grupo C, nomeadamente do campeonato IMSA, foi pulando de galho em galho com apostas que se diversificaram e que vão desde os modelos GT1 ao Troféu Megane e onde não foram até esquecidas as motos da categoria Sidecar, parece que acabariam por acertar no centro do alvo, quando através do desafio feito por um clube Norte Americano para a criação dos modelos de uma das mais queridas categorias da terra do Tio Sam, os Muscle Car e que acabaria por se estender a verdadeira passadeira vermelha.
 O êxito comercial foi imediato e acabaria por abrir a "pestana" a este fabricante, que percebia no imediato os nichos de interesse dos mercados e para onde deveriam começar a apontar as baterias. Embora se tivessem ficado neste desafio pelo Chevrolet Camaro SS e pelo Ford Boss 302 Mustang, a sua produção contemplaria várias decorações.

"Mas se o mercado Norte Americano tem as suas pérolas, o europeu tem um manancial de preciosidades" - terão os responsáveis por esta marca pensado.
Não temos por cá a nata do desporto motorizado que foi encantando e revolucionando o desporto motorizado mundial? Foram um encanto as décadas de 50, 60 e 70, onde as grelhas de partida se recheavam de fantásticas máquinas de Grupo 2 que proliferavam por toda a Europa. Pois se foi hora de disso se recordarem, não haveria então tempo a perder. E surgiam assim os primeiros encantos para os europeus, com os NSU TT e os Simca 1000, os pequenos 1300 que se guerrearam por todo o  território europeu, e que passariam assim a brilhar também nas pistas de slot.
 O encantamento foi geral, o que obrigou o fabricante a expandir o número de decorações, mas sobretudo a pensar em diversificar os modelos desta categoria. Afinal, acabaria por ser um verdadeiro tiro na muche.
Surgiriam depois outros dois verdadeiros ícones europeus, o Fiat 600 Abarth, com o seu inconfundível capôt aberto por onde saem os colectores de escape e o Mini Cooper S, modelos que brilharam através da conquista de vários títulos nas competições onde militaram.

 E estas novas apostas vieram confirmar o êxito que estes pequenos guerreiros colheram no seio dos praticantes e da modalidade.
E foi hora do arrojo dos criadores da BRM ir mais longe, acabando por nos fazer chegar uma das máquinas europeias mais marcantes de sempre, já que o seu percurso arrasta êxitos em tudo o que é desporto motorizado de quatro rodas.
 Chegou o anunciado e esperadíssimo Ford Escort MK I, um modelo que acumula paixões, anunciando-se agora outras vedetas como o Opel Kadett, BMW 2002 e Alfa Romeo 1750. E é claro que com estas máquinas encima da mesa, o poder da escala 1/24 parece ter tido um exponencial crescendo de interesse. E venham lá as prometidas máquinas e outros praticantes se juntarão para fazer relembrar corridas dos "bons velhos tempos". E porque não dizer, que belo renascer da escala 1/24...

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