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quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Abordagem ao Porsche 962 de 1991

A última versão dos Porsche 962 editada pela Slot.It, faz sobressair alguns erros que poderiam não ter acontecido.
Uma das características distintivas acontecidas na evolução da versão 956 para o 962, encontra-se numa frente encortada desde o eixo frontal até ao limite frontal da carroçaria, provocado pelo avançar do eixo da frente e mantidas as cotas destes Porsche, para que as pernas dos pilotos ficassem atrás do eixo imaginário da frente, numa imposição regulamentar. Mas acontece que esta versão de 1991 participante em Le Mans, aproveitava a frente redesenhada e de forma a parecer-se bastante com as frentes dos 956, mais alta, mais alongada e com opticas de maior dimensão.
E comparando-se imagens do modelo real com a do mini-modelo, torna-se gritante a falta de identidade entre ambos.
Através da imagem de baixo, perce-se o quanto distintas são ambas as frentes.


Mas temos mais factos para analisar. Na imagem superior, é notório o contínuo desenho curvilíneo da cava das rodas traseiras. Mas a miniatura, muito embora a Slot.It se tenha dado ao cuidado de reproduzir uma traseira totalmente nova, tendo-se a isso visto obrigada, uma vez que perdeu o seu característico aileron fixo no capô, para passar a ser independente deste, manteve o anterior desenho dos capôs, com um ligeiro achatar dessa linha da cava na parte superior, o que se torna incompreensível.
Mas também o próprio desenho da linha superior desse capô traseiro se apresenta com uma subida até à zona das rodas, decaíndo depois até ao seu limite. Já a miniatura mostra-se com um desenho incorrecto, não tendo subido o necessário para se mostrar fiel à linha do modelo original. Esse facto leva a que a miniatura apresente a parte superior desse capô todo ao mesmo nível, quando este, na parte superior das cavas das rodas se deveria mostrar sobreelevado relativamente à parte central do mesmo, o que se torna perceptível nas primeira e segunda de todas estas imagens, em início de artigo.
Uma pena estas imprecisões, vindas de um fabricante que prima por reproduções que acompanham grande parte das evoluções dos modelos reais, mas assim, é mau de mais.

Jaguar XJR10 - Slot.It


 Ainda que divirja em pequenos pormenores decorativos , como os números, nomes dos pilotos e as côres da faixa do pára-brisas em que surge o laranja no lugar do anteriormente amarelo, relativamente à versão já conhecida da "Castrol", também este Jaguar XJR10 representa um vencedor, agora da "Lime Rock" de 1990.
Inevitavelmente, a parte mecânica é rigorosamente mantida pela Slot.It, bem como a carroçaria se vê fielmente reproduzida, relativamentecà da primeira edição deste modelo.




Relembrar que se trata do mais esticado modelo dos Grupo C, com uma grande distância entre eixos e entre o eixo traseiro e o patilhão, podendo-se disso tirar partido em circuitos rápidos ou acabar- se com algum prejuízo, caso se tratem de pistas sinuosas.
Portanto, não haverá pormenores a relevar, a não ser afirmar que será sempre bem vindo, sobretudo para aqueles que perderam a primeira versão desta série da Jaguar.




Mais um LC2 - Slot.It

Respeitante aos 1000 Km de Monza de 1998, surge pelas mãos da Slot.It, mais este interessante Lancia LC2 da segunda série. 

Ainda que nada acrescente às anteriores edições, pelo menos de forma perceptível, não deixa de ser um belo exemplar, beneficiado por uma decoração simples mas funcional.



A traseira mostra a única diferença existente para as anteriores edições e prende-se com a insignificante inclusão de uma luz inserida entre os dois suportes centrais do aileron.
A mecânica integra os últimos conceitos, como a sua motorização e as suas ligações ao patilhão,  beneficiando de uma ficha em que na hora da sua substituição, não será necessário o recurso ao ferro de soldar. Mantém-se também a política do berço para motor de caixa pequena em posição "inline".
Naturalmente o chassis evoluíu também, a pensar na sua utilização para o sistema digital.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Campeonato Grupo C 1/32 - GT Team/ART Slotcars

Vai ter início nas instalações do GT Team/ART Slotcars, o campeonato destinado aos modelos de Grupo C.
Para melhor esclarecimento, aqui se disponibiliza o link de acesso ao regulamento para o mesmo.

https://drive.google.com/file/d/13367QjxmYJz6Nn1aTka1ZT2p7WT6vK9I/view?usp=drivesdk

sábado, 24 de agosto de 2024

12 H Llinars - Mais uma para o currículo do GT Team/ART Slotcars

Foi com elevado brilhantismo que mais uma vitória internacional acaba por preencher os inúmeros feitos da equipa portuguesa do GT Team/ART Slotcars.
Mais mérito temos de reconhecer aos nossos heróis, dadas as circunstâncias. Com uma máquina montada na véspera e testado apenas no dia de treinos, viram-se ainda a braços com a estreia numa pista Policar, quando a maioria destes participantes já pauta os seus campeonatos, neste tipo de pistas.
Ah gloriosos portugueses, muito vos devemos....

Não deixando os créditos por mãos alheias, os nossos heróis aplicaram-se e fizeram uma vez mais subir ao mastro maior, a bandeira da nossa nacionalidade. Mais um feito ao alcance de poucos, diria mesmo, apenas de verdadeiros dotados.

Muitos parabéns CAMPEÕES!

GT Team/ART Slotcars - 12H Llinars

Em mais uma participação internacional, a equipa portuguesa do GT Team/ART Slotcars começa as 12 H de Llinars, em Espanha, com o pé direito.

Trata-se de mais uma participação numa prova de resistência de cariz internacional, que conta com dezoito equipas participantes e que admite como modelos, os carros de Grupo C do fabricante Slot.It.E pondo como sempre a sagacidade, saber e experiência destes elementos nas suas provas, a pole position acabaria por pertencer-lhes, numa demostraçao do elevado nível competitivo que esta equipa assume internacionalmente. Agora, esperemos que a malapata que ultimamente tem acompanhado esta equipa não venha a fazer das suas, dado o comprovado valôr destes elementos quanto às suas inequívocas qualidades competitivas, através do seu já vasto palmarés nacional e internacional.

Aguardemos que desta vez tragam o caneco maior. Bora malta....

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Um dos modelos que faltava...

A par do 504 V6Ti Coupé, também a mais convencional berlina 504 da Peugeot, representam uma verdadeira lacuna no seio da modalidade. Felizmente que alguém se lembrou que estes foram uma das grandes referências dos ralis africanos, surgindo agora da Octane, uma das versões do Rali Safari de 1976.Para continuar a seguir os progressos deste modelo, aceda ao endereço www.hobbyclassic.net

Não especificando uma data para a sua chegada ao mercado, anuncia-se no entanto que estará para breve.

Lotus Elise GT1 - Avant Slot

Da Avant Slot, renasce o Lotus Elise GT1, modelo que a seu tempo acabou por ser mal explorado.
E são duas as versões que de uma assentada nos fazem chegar. Com a Ref. 51692 chega o modelo do Team MVR do ano de 1997 e com as côres da "Castrol", a referência 51607.
Munidos de patilhão avançado, pneus da frente de perfil baixo e bancada de motor regulável, conta ainda com um motor de 21000 rpm, amortecedores, jantes de alumínio e eixos calibrados.
A versão do Team MVR foi modificada por forma a poder receber os pequenos defletores aerodinâmicos existentes nos guarda-lama frontais.

Apesar de não ter conseguido grande projecção internacional, trata-se de um curioso modelo que explorado, talvez no seio dos slot cars e no reino dos GT1 possa vir a causar surpresas.
Ao nível do seu chassis, nada se aventa que possa vir a revolucionar a modalidade.

Safety car - Scalextric

A Scalextric/SCX editou o Mercedes-Benz AMG GT3 na versão "Safety Car".

O mini-modelo encontra-se munido de luzes Led à frente, atrás e ainda no conjunto da calandra que se encontra na capota, funcionando com o piscar dos mesmos.
Para que possa apreciar o seu funcionamento, aqui se disponibiliza o link para o efeito.

https://www.facebook.com/share/r/tYXvkYPFRTFpBYXG/