domingo, 15 de maio de 2011

Rali Caldas das Taipas - 2

A prova decorreu dentro da normalidade, onde se pode realçar o grande espírito de camaradagem vivido entre participantes e a curiosidade daqueles que incautamente frequentavam o espaço comercial "Centro Comercial Passerelle", nas Caldas das Taipas.

Os pilotos mais jovens fizeram questão de marcar presença, a par dos consagrados que ali foram com o objectivo de marcar o maior número de pontos para o Campeonato Regional de Braga.



Sob a supervisão de pais e organizadores, alguns davam mesmo os primeiros passos na modalidade.


Também os curiosos ficaram agradados com tamanho evento para eles absolutamente inesperado, que trouxe forasteiros a este espaço comercial.

Uma das pistas podia considerar-se mesmo para especialistas. Para além da constante troca de olhos que provocava aos pilotos, as artimanhas existentes eram mesmo de elevada dificuldade.

Mas enquanto uns se debatiam com as acrescidas dificuldades técnicas, outros aguardavam salutarmente a sua vez deleitando-se com os prazeres da degustação líquida.....
O convívio foi uma agradável constante proporcionada por este agradável espaço disponibilizado.

Pilotos, fiscais e espectadores, criaram uma ambiência raramente vista.

Os modelos participantes dividiam-se em duas classes. Os Grupo B, modelos clássicos que participaram no Mundial de Ralis sob esse desígnio e dotados de motor em linha nestes mini-modelos.

E os Super N, carros mais actuais e possuindo tracção total, onde os braços dos patilhões podiam ser móveis e os motores poderiam ainda ser montados em posição Anglewinder.


E os pequenitos também se degladiaram com os grandes na classe raínha.

Não faltaram também aqueles que apesar de nunca se terem antes atrevido a tamanhas batalhas, tivessem perdido o medo e se atirassem para a guerra com as velhas raposas.......
Obrigado a todos......

Rali Caldas das Taipas - 1

Numa iniciativa levada a cabo por Abel Marques a quem devemos um agradecimento especial pela montagem de tão grandioso evento e com a colaboração da organização do Clube Slot de Braga e do GT Team Slot Clube, realizou-se o primeiro Rali Caladas das Taipas nas instalações do Centro Comercial Passerelle das Caldas das Taipas, em mais uma prova a contar para o Campeonato Reginal de Braga de Ralis.
Abel Marques não se escusou a esforços para a montagem deste evento, cuja organização para além da excelencia demonstrada ao nível organizativo, ainda brindou os participantes com um jantar que finalizou com a entrega de prémios.
Não perdeu o ensejo para umas gatilhadas, dentro da categoria iniciados.
As instalações foram excelentes, onse se tornou possível a montagem de três troços, um dos quais exclusivo para aqueles que davam os primeiros passos.
Os troféus de belíssimo aspecto foram entregues até ao quinto classificado de cada classe, sendo oferecidos à totalidade dos concorrentes, uma pequena salva.

A Hermotor, representante Ford, expunha os novos Ford Focus.

Os troços foram decorados com réplicas de edifícios da terra, reproduzidas por um artista local.

Também a decorar, um modelo feito totalmente à mão, réplica do primeiro carro dos Bombeiros das Caldas das Taipas.

Uma pequena exposição com modelos clàssicos, ajudava a criar clima ao mesmo tempo que eram admirados pelos mais curiosos.








Encontrava-se exposta uma rara peça de um piloto portugês. O Peugeot com que Adruzilo Lopes participou no Rali de Portugal....
.... e o próprio Adruzilo Lopes também compareceu e aproveitou para dar umas gatilhadas, mas agora de Subaru......

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Scaleauto - Radical

 A Scaleauto editou o negativo do modelo do Radical com que o piloto português João Barbosa participou em Le Mans.
 O número passou para metade, passando de 22 para 11 e perdeu alguns pormenores da decoração.
 O resultado não deixa de ser agradável e foi uma edição comemorativa das 24 Horas Radical SR9 WES Barcelona realizadas em 2011. A referência é SC-6013.

A genealidade da Sloting Plus

Uma vez ais a Sloting Plus mostra como se trabalha ao mais alto nível.
Desta vez propôem-nos dois artigos de excelência.
Os novos pinhões, tanto de latão como de aço em que a base que sendo de aperto, através de cores nos permite ainda saber o número de dentes, contornado assim a sempre desagradável questão de saber ou ter que contar o número de dentes.
E os novos bronzes cuja parte externa e que serve de encaixe aos chassis se apresenta como uma verdadeira obra de engenharia.
 O rasgo de que se encontram munidos exteriormente, permite que mesmo mal montados não estrangula a parte interior pressionando os eixos, já que funcionando internamente como esferas, resultando sempre em pleno funcionamento.
Aqui está uma marca que prima pela elevada qualidade dos artigos que produz.

Parabéns Sloting Plus.

MGB by Pioneer

Preparem-se apaixonados dos Clássicos.

 A Pioneer vai editar este modelo, também já anunciado pela Superslot.
Comparemos depois as qualidades e defeitos.

911 MRRC

 O fabricante MRRC de quando em vez faz-nos chegar alguns modelos que poderemos considerar autênticas preciosidades.
 E foi um Porsche 911 sem mais nenhuma numenclatura mas que se tratará supostamente de um 911S, a avaliar pelas jantes Fuchs, que desta vez fez a minha alegria.
 Sem o brilhantismo de alguns outros construtores, onde poderemos apontar a falta de cromados a delinear a linha das janelas e óculos frontal e traseiro e uma grelha de motor que mereceria sem dúvida alguma mais vivacidade proporcionada pelos cromados, não deixamos contudo de estar perante uma extraordinária reprodução de um dos mais carismáticos modelos do construtor alemão.
 
 Linha geral muito bem conseguida e uma reprodução das jantes muito boa, conferem a este modelo uma imagem geral de excelente aspecto.
 
 Nos pára-choques, não faltam os castelos com o respectivo friso cromado e o efeito das borrachas amortecedoras dos encostos. Não faltam ainda os faróis de nevoeiro e uma ponteira de escape bem reproduzida.
Os vidros escurecidos, não foram esquecidos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Porsche Can-Am

A Porsche, no saudoso campeonato que se celebrizou pelas deslocações entre o Canadá e os Estados Unidos da América do Norte e que por essa razão ficou conhecido por Campeonato Can-Am,  utilizou uma notável estrutura competitiva americana por intermédio do Team Penske Racing, a quem entregou os seus fantásticos modelos 917 para os desenvolver com a única finalidade de dominar o citado campeonato.
 E assim aconteceu com o primeiro desenvolvimento da marca que recebeu a designação de 917/10, uma poderosa máquina que arrasou por completo a concorrência, sobretudo a Mc'Laren que vinha dominando durante 5 anos consecutivos este campeonato.
1972 foi então o ano do domínio Porsche que justamente através da primeira versão deste modelo e do piloto George Follmer, haveriam de impor a categoria deste verdadeiro combatente do asfalto. Poderoso mecânicamente e suficientemente desenvolvido ao nível de chassis e aerodinâmica, impôs-se com facilidade aos anteriormente dominadores deste campeonato.
Através da Fly há já alguns anos, esta fantástica máquina foi-nos trazida para o mundo do Slot, onde para além do seu grande valor como maqueta, nunca conseguiu à semelhança do modelo verdadeiro, atingir o estrelato.

Mas o domínio deste modelo foi conseguido ainda no ano seguinte através da aposta numa evolução que o transformou no carro de corridas mais potente de sempre, onde pelo que rezam os anais, chegou a atingir os 1300 cv de potência.
Chamou-se agora, Porsche 917/30KL.
 Mais rebuscapo aerodinâmicamente, apresentava-se com linhas mais arredondadas e fluídas, onde sobretudo na secção traseira se viu prolongado até ao limite extremo do aileron.
Equipado com um super propulsor dotado de duplo Turbo, viu o ano de 1973 completamente dominado por esta imbatível máquina, de onde sairia vencedor desta vez Mark Donohue.
Porém, tal domínio tornou-se até escandaloso pela falta de oposição por parte da concorrência, o que levou a que os promotores deste campeopnato tivessem revisto os regulamentos, de forma a deixarem de fora esta portentosa máquina de corridas.
Mas para o Slot, havia de ser desta vez a Carrera a debruçar o seu interesse por este histórico campeão. Mas à semelhança da Fly, também este modelo vale mais sobretudo pela maqueta e significado que ostenta, do que própriamente por se tratar de um campeão do plástico.

Tratam-se no entanto para os apaixonados da marca e do Slot, de duas máquinas imperdíveis.
A Fly impôe todo um invejável requinte, numa peça de excelência quanto à totalidade da maqueta, enquanto a Carrera consegue no seu modelo, a ostentação de todo um brutal carro de competição.
 Tanto um como o outro apresentam silhuetas de grande agradabilidade e muita correcção de linhas.
 Substancialmente diferentes ao nível das suas linhas, não conseguem no entanto disfarçar as naturais semelhanças e a originalidade das suas linhas.
Na secção traseira a grande distinção surge no prolongamento da parte inferior do capôt-motor até ao alinhamento com a extremidade mais recuada do aileron, o que altera substancialmente o visual do modelo, mas sobretudo, melhora o fluxo aerodinâmico daquela secção do carro.
 O modelo Fly denota muito mais cuidados de reprodução e fidelidade relativamente o modelo que lhes deu origem.
 Os conceitos mecânicos são diversos, sendo o Carrera mais pesado também e muito mais munido de ímanes numa totalidade de três, ao invés da unidade da aposta da Fly.
Duas excelentes reproduções, embora interiramente vocacionadas para serem apreciadas em estantes....