quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jaguar XJR ..... da Slot.It

 A Slot.It tem feito uma grande aposta nos modelos do extinto Grupo C. Aposta acertada, tanto pela proficuidade de modelos e suas evoluções, como ainda pelo enorme sucesso repartido com os praticantes da modalidade.
 Com a referência CW03, o Jaguar XJR-9 com que a marca venceu a edição de 1988 das 24 Horas de Le Mans.

 Com a referência SICA 07C, foi editado o vencedor da não menos clássica americana de Daytona, no mesmo ano de 1988. Agora, este XJR-9 viu serem-lhe retiradas as cores da "Silk Cut" para dar lugar ao verde e vermelho da "Castrol".


 Ainda em território norte americano, o modelo seguinte, o XJR-12 participa em 1992 na mesma prova de resistência de Daytona, onde consegue desta vez a segunda posição final.
As cores eram agora o vermelho e azul a salpicar o branco de fundo e a referência atribuida a este modelo foi SICA 13A.


 E a última edição diz agora respeito a nova passagem por Le Mans no ano de 1991, onde as cores do mesmo anterior patrocínio daquela prova, é utilizada de forma diferente para decorar este lindíssimo XJR-12. "Silk Cut" em versão mais apelativa, correspondeu no entanto a um pior resultado que correspondeu ao terceiro melhor daquela edição. A sua referência é SICA 13B.

Suspensão Slot.It

 Uma nova suspensão foi apresentada pela Slot.It.





 Composta por uma série de elementos, exigirá alguma atenção a sua montagem.


 Uma série de medidas de parafusos disponibilizados também, poderão ser fundamentais para a regulação ideal.


 O modelo capaz da estreia desta nova suspensão, é o novo Toyota, já que o chassis vem preparado com furações adequadas para a regulação da mesma, a partir do exterior.



 Por dentro tudo se encontra perfeitamente capaz de receber este complexo conjunto de peças.






 Na imagem de baixo, são mostrados os dois orifícios que permitem a passagem da chave para regulação da suspensão.

Novas soluções Slot.It

 Propondo um novo patilhão modificado sobretudo na zona da entrada dos fios do motor, acaba por permitir uma fixação pioneira dos mesmos.
 Acabara-se os fios soltos.
O fio entra descarnado no orifício existente para o efeito e simplesmente aplica-se depois um parafuso allen.
 Simples e funcional.
Claro que a partir dagora será mais provável a quebra dos mesmos, mas nada que umas revisõezinhas não o evitem.
 E agora, acabaram-se as justificações para o prejuízo dum fio solto no calor duma boa disputa.....

Citroën ID 19 - SCX

 Herói da edição de 1959 no rali de Monte Carlo, vê agora chegar a sua réplica ao mundo dos ralis dos pequeninos.
 Infelizmente a réplica tal como a gostaríamos de vêr reproduzida, não aconteceu. Passará despercebida à maioria das pessoas e em abono da verdade, até nem terá grande importância, mas as primeiras séries deste histórico modelo da Citroën, não tinham a parte inferior da frente, tal como surge no modelo de slot.
Tratava-se de uma chapa quase plana, com umas grelhas mesmo junto ao pára-choques. Mas foi reproduzida a frente dos modelos que se lhe seguiram, onde surge uma vinca pronunciada na zona da roda.
Outro pormenor que não corresponde à melhor das reproduções, prende-se com a posição dos faróis suplementares. Se na primeira reprodução da Scalextric estes se encontravam correctos, agora foi mantida essa posição, o que não corresponderá à edição agora disponibilizada.
Mas afinal, o modelo encontra-se tão bem reproduzido e é ainda tão importante pelo seu histórico resultado num tempo em que os regulamentos ainda permitiam a presença de três pessoas no carro e este terceiro elemento esqueceu-se de entrar na miniatura, que não nos podemos dar ao luxo de dar grande importância a estes pormenores.
Mecânicamente, o conceito da SCX é mantido, assim como é mantido também o sistema de luzes. A largura do eixo traseiro ficou altamente penalizado pelas cotas da carroçaria daquela zona. Em pista, uma grande dor de cabeça, sobretudo quando conduzido em pistas limpas. Comprido e estreito, vê dificultada a sua passagem nos ganchos, muito embora a existência de semi-eixos à frente possa facilitar alguma coisa.

Mas é muito bonito este modelo de dimensões descomunais....

Toyota 88C - Slot.It

 Deve estar para chegar ao mercado o há já muito anunciado Toyota 88C da Slot.It, na sua versão de Daytona de 1989.
Ao que as imagens deixam transparecer, a bancada do motor permite a fixação deste através de parafusos, do lado oposto à cabeça do motor.
A referência deste modelo é SICA 19A.

Scaleauto - Novos motores

 Ambos capazes de atingir as 20.000 rpm a 12V, tratam-se de motores distintos, correspondendo à referência SC-08b um motor de caixa pequena com 216 gcm de torque e à referência SC-11b um motor de caixa grande com 284 gcm de torque.