sexta-feira, 17 de junho de 2011

Alguns históricos de Le Mans

Através do preparador Carol Shelby, a Ford surgia na edição de 1967 de Le Mans, com este belo Ford Mustang GT-350R.

 Mas este preparador havia já feito anteriormente a sua aparição no ano de 1964, com este extraordinário Shelby Cobra Daytona Coupé.
Através da dupla Dan Gurney / Bob Bondurant, acabaram por saír vencedores na classe dos GT com mais de 3.000cc, tendo conseguido ser o primeiro não Ferrari ao atingir a 4ª posição absoluta.

Mas o mais brutal de todos os modelos americanos que por Le Mans passaram, é sem dúvida o Chevrolet Corvette inscrito por John Greenwood.
As sua loucas linhas, brutal cilindrada e roncar que ninguém deixava indiferente, marcou uma indiscutível posição na prova francesa.
O modelo aqui mostrado, não representa o participante de Le Mans, mas sim na sua participação em Sebring no ano de 1976.

A Jaguar por seu lado, havia já conquistado por várias vezes a glória na mais mítica de todas as resistências, mas no ano de 1963, surgia com os bonitos Jaguar E Type. O modelo Nº15, tratava-se da versão cabriolet equipado de Hardtop.
Dotado também de uma brutal motorização de 6 cilindros e 3.800 cc de cilindrada, logrou atingir o fim da prova na 9ª posição, através da dupla de americanos Briggs S. Cunningham, o próprio preparador do modelo e o seu companheiro Bob Grossman.

No ano seguinte, em 1964, era a vez dos alemães do tem Lindner e através do próprio Peter Lindner e Peter Nöcker, se inscreverem com um modelo similar. Dotado da mesma motorização, este Jaguar E surgia evoluido nas suas linhas. Melhorado aerodinâmicamente por forma a transformar-se numa carroçaria de escoamento de ar melhorado para tirar partido das longas rectas, não conseguiu no entanto atingir o final da prova.
Mas para a história, ficou este belo exemplar de linhas arrojado e ímpares para este modelo.
E todos estes modelos são reproduções da Revell, fabricante que ainda se vai dando à reprodução de umas curiosidades.

Resistência 3 Horas - GT Team

 Realiza-se já este sábado, mais uma prova de resistência, agora com a duração de 3 Horas.
A escolha dos modelos admitidos, recaiu nos GT's do fabricante NSR.


Assim, admitem-se os três modelos editados por este fabricante, o Mosler MT 900R, o Porsche 911/997 e o mais recente dos três, o Chevrolet Corvette C6R.


Para aceder ao regulamento, aceda a este link:
http://dl.dropbox.com/u/27556494/Reg%20Resistencia%2018-06-2011_GT-NSR_v1.01.pdf

Conforme é habitual, estas provas estão abertas a todos e quaisquer praticantes que queiram participar, devendo para isso, aparecer com o seu modelo e equipa, num mínimo de dois e máximo três pilotos.

Apareça.....

quarta-feira, 15 de junho de 2011

E porque Le Mans ainda está tão presente.....

 Este Chenard & Walker Sport,  foi o primeiro vencedor das 24 Horas de Le Mans, no ano de 1923.

 Em 1929, coube a este Bentley Speed Six, saír de França como vencedor.

 Em 1931 a Alfa Romeo consegue o seu primeiro de quatro sucessos, com este belo Alfa Romeo 8c.

 Em 1937, estreou-se nos êxitos a Bugatti, com este Bugatti 57 G.

 A Ferrari por seu lado, teve a sua oportunidade de inscrever pela primeira vez o seu nome nos anais da clássica francesa em 1949, através deste Ferrari 166 MM.

 A única vitória da Talbot ocorreu no ano seguinte, em 1950, com este Talbot Lago T 26 GS de linhas já algo desactualizadas na época.

 1951 foi também o ano de estreia para a Jaguar, com este belo Jaguar XK 120 C.

 Dois anos após e com o mesmo modelo, a Jaguar consegue novo triunfo.

E repete em 1955 a vitória, mas agora com este evoluído Jaguar D.

 Em 1969, a Ford consegue o seu último de quatro êxitos consecutivos, com este Ford GT 40.

 O terceiro êxito da Porsche foi conseguida em 1976 com o primeiro modelo da série 936, precisamente o Porsche 936/76.

 A quinta e inesperada vitória do construtor germânico, foi conquistada em 1979 com o Porsche 935 K3.

 A Jaguar deu continuidade em 1990 a uma carreira plena de êxitos através do seu Jaguar XJR 12.

 A estreia da BMW só foi conseguida no virar do século em 1999 com o seu BMW V12 LMR.

 A Audi a partir do ano 2000 consegue uma invejável sequência de vitórias, em que através deste Audi R10 TDI, conseguiu o seu 7º êxito.

 Quatro anos antes, em 2003, foi a vez da Bentley através deste vistoso Bentley Exp Speed 8, conseguir também a sua 7ª conquista na clássica francesa.

 A Bentley conseguiu marcar a história de Le Mans, através de inúmeras participações e conquistas.

A Aston Martin ainda que não tenha conseguido inscrever o seu nome no mais alto dos degraus desde 1959, conseguiu alguns resultados de relevo, tendo inclusive contado com a participação do piloto português Pedro Lamy.

 A Matra conseguiu em 1972, 1973 e 1974, as suas três vitórias.

 Pedro Lamy com este belo Porsche da Schubel conseguiu chegar à 5º posição em Le Mans.

 Os irmãos Mello Breyner fizeram história nesta prova e com este Porsche 911 GT2, por ter sido a primeira vez que três irmãos a conseguiram completar.

 O Chevrolet Corvette de John Greenwood não passou nunca despercebido em França.

 Audi e Bentley, duas marcas indiscutivelmente ligadas a Le mans.

A última vitória da Ferrari aconteceu em 1965, com este bonito Ferrari 275 LM.


Inúmeros modelos foram cada um na sua vez, escrevendo riquíssimas páginas ligadas à prova.

 A Peugeot foi também tendo os seus momentos ao longo dos anos, com alguns de verdadeira glória.

A evolução dos automóveis, é um dos aspectos registados por esta clássica.

Ni Amorim foi dos portugueses que tiveram o seu momento. A aposta recaíu no Viper.

 A Porsche foi a marca que a partir de 1951, passou a ter participações contínuas e que mais páginas de êxito, record's e participações conseguiu até à actualidade.
 Inúmeros são os modelos apresentados a participar em Le Mans, desde modelos mais convencionais até aos protótipos mais radicais.
 A década de 70 foi especialmente marcante para esta marca, onde em 1970 inscreve o seu nome como mais uma das vencedoras.







Da parte da BMW, também houve modelos de extraordinária importância como o M1 "Carte de France".