terça-feira, 5 de julho de 2011

Morgan - Os carros de chassis de madeira

 Este artesanal fabricante inglês que tem visto a procura dos seus modelos aumentar nos últimos anos, não passou despercebido aos fabricantes de modelos de Slot.
 Não são muitos é certo, mas tanto a Scalextric / SCX, como a Carrera editaram já várias versões e modelos da Morgan.
 A Scalextric / SCX não perdeu o ensejo de editar as várias versões do Aero 8 que tiveram participações em Le Mans, das quais aqui mostramos uma.
 De linhas invulgares e tipicamente retro, não passa despercebido. De frente comprida e um habitáculo de reduzidas dimensões, faz lembrar muitos modelos característicos dos anos 60.
 E em pista, além das suas cativantes linhas, o seu movimento é ainda abrilhantado pela magnifica sonoridade produzida pela motorização V8.

A Carrera apostou no mais moderno mas também mais arrojado Morgan Aeromax.
 Tendo como base linhas bastante próximas do Aero 8, denota uma evolução muito grande em direcção ao futuro.
 Houve também aqui uma oculta intenção na produção deste modelo. Afinal, trata-se da réplica do modelo do proprietário da própria Carrera.
Mas nós ficamos também a ganhar, pois trata-se de um fantástico modelo de linhas que segundo eu, só mesmo os próprios britânicos as conseguiriam inventar.
 Uma muito invulgar traseira associada a uma antiga frente modernizada, proporcionam um conjunto de um quase incompreensível equilíbrio.

Entretanto a Morgan não para e vai desenvolvendo um inovador desenho para a sua próxima realização.
Uma vez mais, um arrojado design, onde se nota um intenso traço de subtileza e inovação.
 Uma vez mais parece que a traseira se trata da parte preferida para chocar o mundo.
Desaparece na totalidade a anterior janela dupla "Split Window", dando lugar a uma capota tipo tampa.
 O estilo ficou mais retro ainda, podendo-se gostar ou não, mas o certo é que ninguém ficará indiferente a tanto arrojo.


E enquanto a Morgan não pára, será que os fabricantes de modelos de Slot se esqueceram?
 Há modelos que estão por editar, como este Aero 8 GT3 equipado de um poderoso motor BMW de 5.000 c.c. e capaz de desenvolver 420 cv.

 Ou ainda este Aeromax de linhas divinais.
Vamos lá fabricantes.....

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Telemetria

 Chegou a telemetria, ao Slot.
Através da Slot.It e compatível com ois seus punhos, estamos a entrar numa nova realidade.

Volkswagen - Pink-Kar

Graças ao fabricante espanhol Pink-Kar mas infelizmente já desaparecido, foi-nos trazido para o Slot o extraordinário modelo alemão da Volkswagen.
Conhecido como ficou por Carocha, Escarabajo, Beetle, Fusca, Kafër, etc. etc. etc., este que veio a conquistar os terrenos de todo o mundo, independentemente de se tratarem das melhores auto-estradas alemãs e americanas ou as piores picadas e desertos africanos, conseguiu uma invejável conquista proporcionada pelo sistema de arrefecimento do seu motor.
Nascido de uma imposição de Hitler, a Pink-Kar atreveu-se à reprodução do modelo que no fundo se associa a um dos piores acontecimentos da história humana.
Depois da edição do modelo Sedan de 1951, conhecido por "carocha de 2 vidrinhos" ou "Split Windows", seguiram-se uma série de modelos ainda dentro da série de duas janelas no óculo traseiro.
Mas o facto histórico relacionado com o modelo e a Segunda Guerra Mundial, ficou transcrita pelo fabricante através deste cabriolet em que ao invés do original símbolo nazi, surge o mesmo ficticiamente representado na bandeira sobre a cobertura traseira da capota de lona.
 Modificado o molde do VW Sedan para o modelo de 1953 onde as famosas 2 janelas dão lugar a uma só em formato oval, o fabricante reproduziu o famoso Herbie protagonista dos filmes de Walt Disney.
Esta versão tem imenso significado, o que por si já justifica a sua presença numa colecção, apesar do verdadeiro modelo representar uma versão um pouco mais moderna, já que detém um óculo rectangular e os seus pára-choques correspondem à versão USA, com o seu reforço superior e os castelos de maiores dimensões. Editado com o Nº58, são-nos fornecidos os famosos 53 separadamente.
Mas a Pink-Kar ofereceu-nos ainda uma versão bem mais interessante e correspondendo ao modelo comemorativo do 1º 1000000.
A Volkswagen para marcar o acontecimento, editou um único exemplar na cor dourada, com um típico interior em tecído rosado.
A carroçaria aqui é de facto a do modelo de óculo oval na traseira e o fabricante aqui não errou.
Editado numa caixa em cartão diferente das habituais em acrílico, apresenta-se com um requinte inusual para a Pink-Kar.
Trata-se para os apaixonados do modelo alemão, de uma imperdível peça de coleção.
Com o carocha e com o Citroën 2CV, este fabricante demonstrou enorme coragem, acabando por proporcionar aos apaixonados do Slot, alguns impensáveis modelos que pela sua manifesta impotência competitiva, jamais marcariam o mundo dos carrinhos de pista, apesar de terem manifestamente marcado algumas gerações.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lotus 78 - Flyslot

Um dos por mim mais ansiados modelos de Formula 1, parece estar para chegar através duma produção da Flyslot.

 A inovadora criação de Colin Chapman que revolucionou o desporto mundial e que perdurou e incentivou todas as marcas a seguir-lhe o conceito, foi levada para os autódromos sob o nome de Lotus 78 e ficou conhecido por "carro asa".
 Por baixo dos grandes flancos laterais deste novo modelo, Chapman usara e escondera o conceito de asa invertida. Isto é, se as asas nos aviões são usadas de forma a aumentar a sustentabilidade, porque não inverter o conceito e colar o carro à pista?
 O resultado foi imediato, trazendo à marca excelentes resultados numa clara comprovação de que a ciência aeronáutica e a mecânica dos fluidos funcionara na perfeição.
 Então porque demoraram tanto os fabricantes a trazer até nós tão extraordinário modelo?
Felizmente a renascida Fly lembrou-se. Não parecendo este modelo encontrar-se ao nível de outros de outros tempos, não deixa contudo de se encontrar bastante agradável.
 Na frente, mesmo no seu bico, parece faltar a característica bandeira do Reino Unido ao mesmo tempo que nos surge também mal representado o pequeno radiador. Também os braços da suspensão não demonstram grande perfeccionismo.  É no entanto mantido o sistema de rodas direccionais já anteriormente utilizado tanto no March como no Williams. As características tiras douradas ou amarelas do seu patrocinador, também se encontram demasiado esbatidas.

 Francamente mal encontra-se a garrafa verde localizada sobre a transmissão. De enorme dimensão, acaba por destoar. Demasiado negro na zona do motor, mostra-se o modelo desprovido de vida nesta secção do Lotus.
 Os suportes do aileron estão pouco realistas, mas será a forma de o manter minimamente estabilizado, pois trata-se normalmente de uma parte fragilizada dos Formula 1.
 As saias laterais que vedam o escoamento do ar lateralmente, não surgem. Esta entende-se, já que não faria sentido um modelo destes andar a raspar pela pista.
 Quanto à opção mecânica adoptada, é uma incógnita. Não nos parece que tenha sido escolhida a opção tomada para o Williams, já que o motor parece ser em linha e não anglewinder. Por outro lado, parece terem conseguido fugir à grande carcaça que costuma cobrir a cremalheira. Portanto, não sei.....
Seja o que for, é bem vindo.

Verdade ou mentira??

Estou perplexo!!
 O que vem a ser isto?
 Chegam-nos as primeiras imagens do Fiat Punto do fabricante Flyslot, com a sempre interessante decoração de um modelo português. Mas assim, José Pedro Fontes vê-se muito mal retratado. Bem, não me refiro à imagem de baixo.....
 ..... o Nuno Rodrigues da Silva até fecha os olhos.....Será da miniatura ou das companhias? Das companhias não deve ser e a miniatura não é assim....


 Mas este modelo, ......não sei mesmo o que se passou. Será uma questão de royalties?
Já repararam nas cores do patrocinador "vodafone"?
 Epá, a carroçaria até parece nem estar mal, mas essa decoração, bolas!!
 ....e será que para rali os carros vêem-se obrigados ao uso de matrículas vermelhas??
 Em baixo nada disso fica comprovado.

 Sinceramente, tenho muita esperança que não passe duma pré-produção!!

BMW 2002 Alpina -Niki Lauda

A par da Spirit, também a Troféu, marca portuguesa de modelos de colecção à escala 1/43 reproduziu o lindíssimo BMW Alpina com que Niki Lauda/René Herzog participaram em1970 em Nurburgring.
E de facto as semelhanças na produção entre ambos são grandes. Olhando para as imagens de cima e de baixo, fica-nos a ideia de nos encontar-mos perante o mesmo modelo, mas não. No modelo de cima basta verificar-mos a falta do piloto para constatar-mos que assim não é. Isto vem apenas abonar a real qualidade deste BMW do fabricante espanhol, infelizmente já desaparecido.
Apesar da extrema fragilidade de alguns dos acessórios do modelo de Slot, como os faróis e grelhas, não deixa de ser uma belíssima peça sobre um dos mais carismáticos e bem sucedidos modelos de Munique. 

 E só quando vistas as imagens de cima é que nos apercebemos do maior erro que a base Spirit contempla. Este carro participou com o bocal de combustível na parte superior da mala, mas conpreensivelmente o fabricante de Slot escusou-se a tal, uma vez que o molde serviria para mais umas quantas réplicas em que esse pormenor não existia.