sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Novas jantes Scaleauto


A Scaleauto edita as conhecidas jantes da série Imola, em preto e em azul.

Seguem-se as referências:
SC-4031C2 15.8x8mm. Imola Pretas
SC-4031C3 15.8x8mm. Imola Azuis
SC-4046C2 16.5x8mm. Imola Pretas
SC-4046C3 16.5x8mm. Imola Azuis
SC-4048C2 16.9x8mm. Imola Pretas
SC-4048C3 16.9x8mm. Imola Azuis

Sempre gostei dos Hot Wheels ...

Campeonato LMP 2011

É no dia 4 de Novembro que se inicia o campeonato LMP, mais um campeonato de organização repartida entre o GT Team Slot Cars e o Clube Slot de Braga.
Com um regulamento bastante permissivo, abre-se um interessante leque à variedade de modelos e preparações. Dado que os modelos existentes no mercado já atingiram um patamar qualitativo raramente visto, espera-se pois que este venha a reunir as condições para disputas de grande nível.

Aceda através do seguinte linque ao regulamento para este prometedor campeonato:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B-ZEyyHOjnCQNjIyMTkzODQtMjU4ZS00NWYxLTk2NjgtYjE4MWNiOWRhNjMy&hl=en_US&pli=1

Não perca tempo, leia, pegue na sua máquina e mãos-à-obra.....

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ralis em Itália

 Para as verificações, usam-se luvas.....

 No parque, repara-se que ainda não descobriram os modelos da MSC...

...mas já descobriram a farinha.....

Mercedes-Benz - Imagens






Um problema para a Scaleauto resolver......

Não, não se trata de uma questão mecânica, não.
Trata-se apenas da fidelização da linha da sua última criação.
 Não querendo ser mauzinho, dei conta que existe uma questão que estou certo, vou adivinhar como será resolvida. Este modelo, agora que nos chegou às mãos e tivemos já oportunidade de perder alguns minutos numa observação mais atenta, denota uma extraordinária reprodução. Muito proporcionado e reproduzido através de um excelente molde, pouca margem nos deixa para catar erros. E de facto, não é mesmo fácil, mas.........
 Mas, ........
.........ainda que não seja erro, deixa um problema por resolver, ao fabricante. Ou melhor, não vai resolver coisa nenhuma, pois sabemos de antemão como estas questões são resolvidas.
Estão a ver a imagem de cima? Trata-se do modelo real.
Vêm agora a de baixo? Pois, é a do minimodelo.....
E afinal qual é o problema?
Na verdade, nenhum......, mas, ......
 Agora, em baixo, surgem uma série de imagens do SLS na sua versão GT3 e não na sua versão de apresentação.
 Topem a forma da tomada de ar inferior, imediatamente antes da cava da roda traseira. Toparam?
Agora, mirem a imagem do modelo real, na sua versão de apresentação.
Em cima, ....vão lá ver.
Já viram?
Toparam bem?
Não vêm a diferença?
A sua forma está ao contrário.......
E afinal o modelo da Scaleauto, corresponde à verdadeira reprodução. Ele encontra-se correcto, mas, ..... como vai ser daqui para a frente?
 Claro, já adivinharam, a partir daqui vai-se encontrar incorrecto. Concerteza que sim, pois custear novos moldes por um pormenor destes, talvez rosse o ridículo. Afinal, eu é que sou mesmo muito mauzinho...
 Mas convém dizer, que embora de qualidade muito inferior em todos os aspectos, nesse particular, a SCX apostou na reprodução de modelos de competição, reproduzindo correctamente essa tomada de ar.
 De inferior e inquestionável qualidade, onde nem sequer surge a abertura dessa tomada de ar, pode observar-se que se encontra bem representada no modelo da SCX.
Outro provável problema, passará a existir, quando as reproduções passarem por modelos cujos guarda-lama frontais incorporem grelhas de escoamento de ar, como se verifica no modelo da SCX. Como passará a ser??

Deixem-me ser um pouco mauzinho.......

Scalextric - Modelos em Kit

 A Scalextric vai editar os modelos Lola Aston Martin e Audi R8 em Kit.
Com três opções de motorização, eixos ocos, jantes de aperto e rolamentos, deverão tornar estes modelos bem mais performantes.
 Uma tentativa mais, para elevar o nível dos seus modelos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Igualada, é assim.....

Com a promessa de enfrentar uma das mais difíceis pistas em que já pratiquei a modalidade, aqui está uma imagem para ficar com  uma ideia....

Scaleauto/MSC - Considerações

A Scaleauto, fabricante de modelos de Slot de origem espanhola e associada à IBB, nasceu à semelhança da Slot.It e Sloting Plus por exemplo, a partir do fabrico de acessórios próprios para a competição Slot. De grande qualidade portanto, pois na mira encontrava-se a excelência do desempenho dos modelos com o seu equipamento montado, houve necessidade em determinada altura, de dar aquele passo que lhes servia de avanço para o fabrico de modelos próprios.
A oportunidade surgiu quando a ProSlot, outro fabricante de modelos de Slot, faliu. Na ponta da mira e a funcionar como lâmpada orientadora do rumo para o futuro, encontrava-se o Toyota GT1 desse fabricante.

O modelo base da ProSlot, foi objecto de estudo e melhoramento

Comprados os direitos, arranca a Scaleauto na produção desse modelo, mas agora com trabalho de sua autoria sobre o chassis. A verdade é que acabavam de transformar este modelo, num dos melhor sucedidos modelos de competição. Nada dado a questões estéticas e de pormenores, a verdade é que passou a constar como a máquina a bater naquela classe. Claro que ao modelo base, havia necessidade de o melhorar ao nível do seu equipamento original, mas que após as melhorias introduzidas para a competição, a fasquia acabava por se situar num patamar quase inalcansável para a concorrência. Mas como em tudo, foram surgindo novos modelos e a Scaleauto sentiu necessidade de partir para novos projectos.
O Radical SR-9, acabou por ser o verdadeiro primeiro projecto deste fabricante.
Já com vastos conhecimentos adquiridos, adaptaram este modelo a cotas que conseguiram fazer dele uma verdadeira máquina de competição. De imediato este modelo mostrou um desempenho excepcional, mesmo acabado de sair de caixa. Quase diríamos que se trata de um modelo RTR (Ready To Run - Pronto a Correr).
Embora originalmente dotado de chassis com motor em posição inline, encontra-se já preparado, à boa moda da actualidade, para receber berço para motor em posição anglewinder, o que faz disparar as suas aptidões dinâmicas.


Depois desta excelente surpresa, que apesar de tudo não chegou a fazer dele um campeão de vendas, este mesmo fabricante lança-se em paralelo no campo dos ralis. Para isso, cria a conhecida marca MSC e faz-nos chegar alguns interessantes modelos, tanto do Grupo B como do WRC.
E qualquer deles acaba por servir de confirmação do quanto evoluído se encontra este fabricante. Modelos altamente cuidados a todos os níveis, encontram no seu desempenho, o seu maior mérito.

O Subaru WRC, chegou ao mercado e com surpreendente facilidade conseguiu chegar ao nível da concorrência. Após alguns desenvolvimentos, mostrou-se a MSC a um nível preocupante para quem contra eles se quiser defrontar, pois os resultados que começam a surgir através deste modelo são verdadeiramente preocupantes.
Actualmente, será mesmo a concorrência a ter que fazer um esforço para conseguir acompanhar os infindáveis desenvolvimentos que este fabricante tem conseguido vir a impor, na guerra da conquista de mercado.


Para os modelos de Grupo B editou também já, dois modelos muito bem recebidos pela comunidade dos apaixonados do Slot. Isto claro, numa continuidade das realizações ralizeiras, mas referente a uma época de grande saudosismo dos amantes dos ralis. Aqui, embora se tivesse já constatado também o alto desempenho destes carros, não têm uma mecânica de ponta, proporcionada pelo chassis Monte-Carlo desenvolvido para equipar o Subaru WRC, mas que também é vendido em separado, e quase com a possibilidade de ser adaptado a qualquer máquina.


E após o trajecto de sucesso atravessado por este que começa já a ser um vasto projecto espanhol, pois existem ainda as apostas na escala 1/24 e que aqui não abordamos, tudo o que daqui para a frente possa surgir pela mão da Scaleauto, será sempre objecto de grande atenção por parte dos apaixonados slotistas.

E como tal, o Mercedes-Benz SLS, gerou naturalmente a maior das expectativas.
Modelo da moda na realidade e vocacionado para uma competição mais condizente com modelos de cidade (os modelos GT tiveram sempre muito boa aceitação entre os praticantes de Slot), acabou por ser de imediato para nós um verdadeiro centro de atenções, tanto pela novidade em si, como também pela atempada aproximação com a realidade.
Faltava verificar a sua irreverência enquanto modelo de Slot, em pista. Tanto mais, que nos encontramos envolvidos na deslocação a Espanha, onde este é um dos modelos a ser por lá utilizado.
De aparência prometedora, este modelo surge como uma belíssima réplica do modelo real, apresentando-se ainda dotado de uma carroçaria ultraligeira. O próprio interior é num lexan de significativa espessura, mas de reduzidíssimo peso quando comparado com modelos similares, o que confere a esta parte do modelo uma mais valia nesse particular.
De chassis de acordo com as últimas evoluções deste fabricante, embora equipado com motor em posição inline, permite também a sua passagem para anglewinder, através da adopção de um berço já disponível para o efeito. Equipado com jantes de plástico e pneus de alguma dureza, talvez constitua este, o aspecto mais negativo do modelo.
O seu chassis permite múltiplas afinações no que respeita ao seu equilíbrio em termos de basculação. Além da regulação do próprio berço que admite ainda a adopção de suspensão, é ainda possível regular a afinação do chassis relativamente à carroçaria, através da adopção de parafusos allen que o trancam ou aliviam numas lâminas existentes no interior da carroçaria. A altura do eixo da frente é também passível de regulação, pelo mesmo método de parafusos allen.
Outro aspecto negativo é a forma de encaixe dos bronzes dos eixos, no seu berço. Ficando laços, além da dificuldade que causam na montagem dos eixos, permitem também a transferência de alguma vibração desagradável e prejudicial para o bom desempenho, ao resto do modelo.
O motor é uma das agradáveis surpresas, no que respeita às suas performances. Capaz de atingir as 21.000 rpm, na pista parece dotado de muito mais poder atlético do que o indicado. Negativamente, parece encontrar-se a sua entrega, pois não se apresenta constante, já que nos dá a ideia de às vezes andar mais.
 Brevemente voltaremos ao tema, para um desenvolvimento mais pormenorizado sobre a preparação deste mesmo modelo.
Nas imagens, o modelo de série ao lado de um já preparado.

Resistência 3 Horas - Porsche 911/Corvette C6R NSR


Em mais uma organização repartida entre o GT Team Slot Cars e o Clube Slot de Braga, vai realizar-se nas instalações do GT Team Slot Cars uma resistência de 3 Horas, para os modelos Porsche 911/997 e Chevrolet Corvette C6R da NSR, sábado 29 de Outubro.
Esta prova está integrada no calendário do Campeonato Regional de Braga e uma vez mais encontra-se aberta a todas as equipas que se queiram inscrever.

Para os possíveis interessados, segue-se o endereço do regulamento para esta prova.
http://dl.dropbox.com/u/33032960/REG_TECNICO_RESISTENCIA_PORSCHE_997_CORVETTE_C6R_NSR_25_10_2011.pdf

Boas preparações....