quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Descobri um Opel 126......

Ou um Fiat Vectra?
Bom, não sei mas também não interessa.......
 Na oficina Mendex em Braga, o mago das suspensões para modelos de competição, fui descobrir esta incrível joaninha, de meter medo....
 Não perdi o ensejo para uma pose junto desta incrível bombinha, especificamente pensada para as provas de Slalon.
 Ui, no interior e mesmo ao lado do banco do piloto, um monte de ferro fundido que ao que parece, dá pelo nome de Opel.
 Buracos, era por tudo o que era sítio. Mas afinal que mal faz, o piloto precisa mesmo de um arejamento de excelência, porque aturar o mau feitio daquele propulsor, deve causar uma infinidade de suores....
 O bicho dentro do bichinho, é um 2.200 da Opel e ao que parece, bem puxado para os 200cv.
 O seu respiro faz-se por uma pequenina abertura naquilo a que vulgarmente chamamos, porta....ao mesmo tempo que permite ao às das pionaças, poder vêr bem os mecos que delimitam o trajeto das mirabulantes proezas de que só aqueles artistas são capazes.
 É uma verdadeira obra de engenharia tudo aquilo a que tive oportunidade de observar, pois não sei mesmo como é possível numa caixa tão pequena, encaixar tudo isto......
 Repare-se na imagem de cima, no que arranjaram para companhia de um mestre do volante...
Um pequeno aspeto do que se torna visível, numa espreitadela às suas "partes baixas"......

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Chevrolet Camaro Daytona - Ninco

 Fazendo parte da série económica, a Ninco editou o novo Chevrolet Camaro com o mítico patrocínio da "Sunoco", marca que decorou várias séries do também mítico Camaro da Chevrolet.

 Sem obedecer ao brilhantismo que normalmente gostamos de apreciar, entendemos que integrado na Ninco 1, mais não seria de esperar.

 Mas a interessante decoração conseguida pelas cores da Sunoco, dão-lhe algum do charme que outras decorações provavelmente terão oportunidade de conseguir.

 Fará com certeza companhia às edições da mesma marca já proporcionadas pela Superslot.

Peugeot 908 Le Mans 2009 - Avant Slot

O modelo 908 HDI da Peugeot, tem sido motivo para variadíssimas edições por parte do fabricante Avant Slot.
 O ano de 2009 foi marcado em Le Mans, pela participação de quatro desses modelos, sendo três deles pertença da equipa oficial e um quarto correspondendo ao desenvolvimento da participação nessa mesma prova mas no ano transato e entregue à equipa privada francesa, Pescarolo.
Os três modelos oficiais foram já editado por este fabricante de modelos de Slot. Faltava então, esse quarto, o que retardava dada a extrema complexidade que representava a sua reprodução.
 Em 2009, os modelos oficiais distinguiam-se uns dos outros, pela alteração da cor tanto nos ailerons como nos retrovisores.
O quarto Peugeot entregue à Pescarolo, tinha como segundo modelo da equipa, um Pescarolo. Tendo ambos como principal sponsor a marca de jogos "Playstation", as suas decorações divergem naturalmente da dos modelos oficiais da marca do leão francês. Porém, para além de muito mais bonito, identifica-se ainda pelos belos efeitos visuais proporcionados por parte da sua decoração ser complementada por hologramas.

Infelizmente este Peugeot privado, acabou por ser um dos protagonistas maiores dessa edição, ao envolver-se num incrível embate com um dos modelos oficiais, quando o nosso Pedro Lamy se preparava para sair da box, causando no modelo oficial com o dorsal 9, danos que comprometeram em definitivo um resultado de grande relevo ao Peugeot cujo português era um dos pilotos.
Mas este Peugeot privado, é agora tema de destaque por nos ter sido proporcionado através de mais uma edição por parte da Avant Slot, desta verdadeira pérola. Possível apenas por ter sido levado ao extremo, um trabalho de elevadíssimo nível, dedicação, e aplicação de grandes técnicas.
Para ser possível proporcionar-nos a chegada desta nova referência, houve necessidade de se recorrer a vinte máscaras para a totalidade da sua pintura, recorreu~se a um total de setenta e sete fotolitos para a tampografia, não se excluindo ainda a aplicação de decalques, que só assim proporcionaram os bonitos efeitos necessários para a recriação dos autênticos hologramas à escala 1/32.
A perfeição com que as nuances na cor azul foram dadas, é outro dos aspetos a realçar, ao mesmo tempo que se torna ainda notável, a fineza com que representaram os vários e finos fios a branco, sobre a cor azul. Mas não é tudo, pois para além destas inúmeras e complexas representações, surgem ainda zonas brilhantes a contrastar com as partes negras isentas de brilho.




Em baixo, são perfeitamente observáveis, algumas das zonas contempladas pelo belo efeito dos hologramas.
Proporcionando variações de cor conforme a incidência da luz, causam natural espanto, estes invulgares efeitos em tão reduzida escala.
Em cima pode observar-se um dos pormenores incompreensivelmente reproduzidos. As janelas laterais, estão completamente pintadas de preto baço, ao invés do transparente que deveria ser.

Também os X, quadrados, círculos e triângulos com o mesmo efeito, são visíveis na parte da frente do modelo, no bico que se prolonga para além do pára-brisas.
Comparadas as imagens, a de cima e a debaixo, verifica-se que na imagem de baixo esses símbolos nesse ângulo, quase se tornam impercetíveis sobre a cor branca.

Em baixo pode desfrutar-se da beleza irradiada por este modelo invulgarmente reproduzido.
Embora a Avant Slot tivesse declarado impossível a reprodução deste modelo, acabou por conseguir brindar-nos com esta peça que muito provavelmente acabará por ocupar um lugar no pedestal dos modelos que dispararão a sua cotação e elevada procura, já que foram reproduzidas apenas quinhentas destas preciosidades. Trata-se já no imediato, de uma peça de coleção imprescindível. Quem ousar pousar uma destas jóias em pista, não estará certamente ciente da barbaridade que estará a cometer, pois uma destas preciosidades é absolutamente irreproduzivel.
Como curiosidade, mostra-se aqui uma imagem de um primeiro projeto da decoração que este modelo poderia ter tido. E não sei se teria ficado a dever algo à decoração que hoje bem conhecemos.....

Em baixo, mostram-se a primeira versão deste modelo tanto à escala 1/1, como 1/32 e neste caso por parte da Aavant Slot, também da primeira e da sua última reprodução do Peugeot 908. E no fundo, o menos e o mais, já que a primeira decoração é pautada por um manifesto abafado bom gosto, a contrastar com uma das mais belas reproduções já vistas. E no fundo, a base é substancialmente a mesma.
Alguns pormenores de carroçaria marcam a diferença, como são os casos das tomadas de ar para os Turbos e um aileron que passou a ser também menos largo.
O pára-brisas passou a estar representado com melhoramentos de acabamento nesta última edição, relativamente à primeira. O que parece pouco credível, é a cor branca que surge dentro do habitáculo.

As diferenças dos pára-brisas podem ser observadas nestas duas imagens.

O que não nos vai ser possível pedir a este fabricante, é a edição do outro modelo desta equipa neste mesmo ano, já que o Pescarolo participante, não é igual ao por si já editado também, conforme se pode comparar através destas duas imagens.
Parabéns Avant Slot por nos terem proporcionado algo que irá ser de futuro, muito raro de se ver repetido.....