segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Audi R18 TDI Ultra - Slot.It

 Chegou já ao nosso mercado, a última criação do fabricante italiano Slot.It.
Este Audi R18 TDI que representa a sua versão de testes, é todo negro com alguma decoração cromada. E se as faixas cromadas que surgem na carroçaria são representações cromadas em autocolante, já no pára-brisas, este é mesmo cromado directamente no óculo.
 Modelo que esteticamente divide opiniões, não deixa de nos surgir com excelente representação relativamente à versão verdadeira deste carro, que uma vez mais tem dado razões para grande contentamento à marca dos anéis alemães.
 É-nos disponibilizado grande detalhe nesta carroçaria, muito embora se venha paulatinamente a reparar num decréscimo de qualidade no que diz respeito aos moldes das carroçarias deste fabricante. Parece que a passagem pela China, começa a deixar as suas marcas. Fazem-se notar várias vincas da união dos moldes, em partes da mesma onde estas deveriam ser evitadas.
 O resultado final contudo, não fica comprometido, sobretudo ainda, porque em futuras realizações a existência de decoração pictórica mais vai disfarçar estes pequenos pormenores de preciosismo.
 Em termos dinâmicos, muito se esperará desta nova produção que irá ser enquadrada nos regulamentos apropriados para modelos da categoria LMP. Entre os concorrentes directos, iremos encontrar já o também recente Lola do mesmo fabricante, mas poderosos adversários existem, como o Radical da Scaleauto.
 Com dois pontos de aperto entre carroçaria e chassis e a adopção da nova bancada para motor em posição anglewinder, parece existirem as melhores condições para fazer dele uma máquina de topo. A carroçaria também apoia totalmente e directamente sobre ochassis, o que será uma mais valia na hora de afinar a basculação do conjunto.
 Mais duvidoso, será o novo sistema de patilhão que passou a equipar as duas produções LMP deste fabricante. A sua eficácia, está ainda por comprovar. Também uma cremalheira demasiado limitada no espaço disponível entre a roda e a carroçaria, permite que com bastante facildade entre em contacto com o interior da mesma, no espaço correspondente à cava da roda.

 A carroçaria surge bastante leve, ajudando para isso, o novo tipo de fabrico do cockpit, super aligeirado. A representação das pernas do piloto surgem escavadas e integradas no próprio banco.
Falta a chegada dos primeiros corajosos para nos mostrarem a validade deste novo projecto.

1988, o pontapé de saída.... Histórico!

Foi no ano de 1988, que Nuno Aguilar conseguiu numa iniciativa pessoal e individual, lançar verdadeiramente a modalidade dos Slot Car, numa quase épica tarefa que veio a recolher os seus frutos e que até hoje manteve essas ligações quase umbilicais.
O espaço foi primordial. Um Stand com montra directa para uma das mais movimentadas avenidas da cidade de Braga, proporcionou a que transeuntes, crianças e chefes de família, tomassem contacto visual com a modalidade
 Este rali verdadeiramente público, chamou muitas caras novas à modalidade e universo praticante bracarense, tendo deixado em muitos dos participantes, raízes fortes. Uns quantos mantiveram um laço eterno com o Slot, mas alguns, por força das circunstâncias e que se viram obrigados a afastamento prolongado, volvidos vários anos, retomaram a ligação ao bichinho ali criado. Sem dúvida, uma histórica e marcante realização na terra dos arcebispos.
 É possível ler-se nas tabelas de classificação da época, nomes como Nuno Aguilar, Emídio Rocha Peixoto, José Pedro Vieira, Jorge Machado, Rui Mota, José Amorim (Augusto Amorim), .....
Parabéns a este ainda activo Nuno Aguilar, por ter marcado fortemente com iniciativas, ao nosso querido hobby.
As imagens destas preciosidades, devem-se ao também nosso activo participantes em realizações nacionais e além-fronteiras, Augusto Amorim.

domingo, 2 de dezembro de 2012

4 Horas Guimarães Slot Clube - Grupo C

 A magnífica pista do Guimarães Slot Clube, recebeu em ante-estreia, pilotos oriundos de vários clubes da região norte, num teste que serviu de experiência para a prova do próximo fim-de-semana e que constituirá a prova de inauguração oficial desta pista. Os participantes, aproveitaram também a oportunidade para testar modelos que servirão de base para as próximas 24 Horas da Trofa, a ter lugar em Janeiro.
 Instalados em magníficas instalações da fábrica ASA, encontram-se num espaço bem composto e decorado com magníficas imagens.
 Trata-se de uma pista Ninco de 8 calhas com um magnífico traçado. Sem qualquer falha de corrente, permite que as lutas entre pilotos sejam mantidas de acordo com as mais elementares regras de equidade.
 A prova recolheu a adesão de 9 equipas, obrigando-se a organização a recorrer à realização de uma calha virtual que havia de vir a ser escolhida para iniciar a prova, pelo GT Team ART I.
À frente da organização estiveram os membros deste clube, gente muito interessada e cheia de vontade de impulsionar a modalidade na cidade berço.
 Depois de verificadas, as máquinas ocuparam o seu lugar em parque fechado, sempre acompanhadas de belos exemplares femininos.
 Foram variados os modelos participantes, que passaram pelos Mazda, Lancia, Sauber e Porsche, tendo recaído a maioria das opções, no modelo japonês.

                    Os homens da qualificação                 
 Neste primeiro confronto, Vilas Boas pelo Clube Slot da Trofa levou a melhor sobre a concorrência, estabelecendo o tempo de 10.695, mostrando desde logo as intenções com que ali se deslocavam.

 Máquinas e pilotos alinhavam depois, de acordo com a opção da pista que haviam escolhido, ordem essa estabelecida pela sequência de tempos registados na qualificação.

 Integrado na equipa do Clube Slot da Trofa, assistimos também ao regresso de Acácio, depois de longa ausência destas lides por questões profissionais. Mas ele está aí, para nos mostrar a continuidade do bom trabalho de que era capaz.
 As mangas iam decorrendo e tanto o GT Team  ART I como o Clube Slot da Trofa, iam-se mostrando como os mais capazes da discussão pela vitória final, pois desde o início que se mostravam como os dois team's mais fortes.
Em cima, Nuno Aguilar, outro dos regressados ao mundo do Slot e que participou pela equipa GT Team ART II

 E depois de uma luta equilibrada entre as duas equipas, o GT Team ART I acabaria por levar de vencida o seu rival de prova. Mas quem também esteve poderoso no final, foi o Clube Slot de Braga Smoke Off, que se aproximou perigosamente dos segundo classificados, acabando por ocupar o terceiro degrau do pódio.

                               Classificação final                              

1º - GT Team ART I - 868 Voltas
2º - Clube Slot Trofa - 858 Voltas
3º - Clube Slot Braga Smoke Off - 855 Voltas
4º - Guimarães Slot Clube I - 843 Voltas
5º - Clube Slot Braga Smoke On - 813 Voltas
6º - Calha a Todos - 804 Voltas
7º - Guimarães Slot Clube II - 790 Voltas
8º - GT Team ART II - 781 Voltas
9º - Vinagreiro Slot Team - 772 Voltas

 Em cima a tabela do total de voltas por equipa e em baixo, a dos parciais de todas as calhas.

 O pódio dos modelos, onde os Mazda e Lancia se mostraram um pouco acima da concorrência.

 Em cima, Vilas Boas, Filipe, Acácio e Portela (CS Trofa - 2º Classificado), Rui Mota, Paulo Mendes e Luís Azevedo (GT Team I - 1º Classificado) e Eduardo Carvalho e Emídio Peixoto (CS Braga Smoke Off - 3º Classificado)
A totalidade da família participante, numa verdadeira festa do Slot em terras de Guimarães.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Família completa? 10º Aniversário Slot.It

 Chegou às bancas, o modelo comemorativo do 10º aniversário da marca Slot.It ao mundo dos Slot Car. Como acontecimento marcante, o fabricante fez questão de partir da mesma base do seu primeiro modelo, para com ele marcar para a eternidade os seus 10 anos de existência.
Com uma decoração especial e também uma embalagem de cor invulgar, chega-nos um Audi R8C que não perdeu a cor original negra, mas recebe um invulgar cromado como complemento.
É sem dúvida, uma peça de colecção de estética ímpar, onde não falta também o laranja característico da própria marca.
Tendo-se iniciado no mundo do Slot com este Audi, a sua primeira versão a chegar ao mercado era completamente preta. Sem qualquer sticker publicitário mas numa carroçaria brilhante, tentava-se erradamente, a reprodução da versão de testes.
Numa segunda fase, editou-se esta mesma versão, sob o argumento de melhorias no seu acabamento.

Consistiram estas, no melhoramento dos Stop's que deixaram de ser pintados para surgirem em plástico colorido e os cristais frontais recebiam também um contorno preto a toda a volta
 Muito recentemente é que a Slot.It editou uma terceira versão também totalmente preta, mas agora mate. Curioso é o facto de ser a única edição desta versão da Audi a surgir com uma frente invulgar, onde surgem tomadas de ar em formato rectangular ao lado da central e de maior dimensão. Outra curiosidade relativamente a este modelo, é que em conversa em Igualada com o Maurízio, ele próprio não reconheceu a existência desta versão. Mas ele está aqui....
Mas a representação das versões de prova foram também com o passar do tempo, evoluindo. E estas três versões que aqui se mostram e que representam o modelo participante em Le Mans em 1999, surgem também elas com evoluções, umas em relação às outras.
 Desde a decoração até aos pequenos apêndices aerodinâmicos frontais, eles foram-nos surgindo, melhorados.
Será que vamos ficar por aqui?