quinta-feira, 7 de março de 2013

Flyslot Cars e Flyslot Racing

 As aberrações da Flyslot Cars têm continuidade naquilo que foi o grande flop dos tempos da Fly. Já aqui anunciado o Porsche 9717 LH na sua versão de 1971, é agora retomado numa reedição do que a Fly já havia feito.
 Tal como se pode observar pela imagem do modelo real na sua participação em Le Mans em 1971 e a correspondente réplica que nos fazem chegar, qualquer semelhança será pura imaginação do leitor. Que frente e que capôt traseiro vêm a ser estes??
As imagens de cima e de baixo, mostram como deveria ser....

 Mas enfim, os moldes serão para rentabilizar e a verdade é que duma maneira ou de outra, acabarão por escoar esta verdadeira vergonha do slot.

 Mas não será tudo mau e eis que a primeira das referência "Racing" da nova era Fly nos chega. Trata-se do Viper que fará mais cedo ou mais tarde parelha com o Chevrolet Corvette.
 E como em formula que ganha não se mexe, os antigos conceitos foram aproveitados  e em boa hora o fazem, já que foram agradáveis modelos e felizes na inovação técnica que a seu tempo desenvolveram.
 O que não parece muito conseguido é o casamento do alinhamento entre as rodas e as cavas das rodas, já que surgem bastante desfasadas.

 Claro que os pormenores nesta série, não primam, mas neste particular, quando comparado com as antecessoras séries, parece francamente ter empobrecido.

 No entanto, deve prevenir-se que os acessórios desta série, não serão de eleição, já que se aconselha à substituição de todo o material de aperto que o equipa, pois as jantes de plástico com o centro metálico permitem que sejam de aperto, mas muito sujeitas a empenos, ao mesmo tempo que a durabilidade da cremalheira também não deu provas de resistente.
 O pinhão que era de plástico, esperemos tenha sido alvo de estudo, já que além de pouco durável, encaixa num veio, ou encaixava, em que mais nenhum pinhão prende. Porventura, um veio uns microns mais estreito, não permite a necessária prisão à restante gama de pinhões existentes.
Esperemos alguns melhoramentos, nesse capítulo.....

quarta-feira, 6 de março de 2013

Rali Sprint - GT Team

O Clube GT Team vai levar a efeito este sábado próximo dia 9 de Março, nas novas instalações do Clube, sito na Praça Camilo Castelo Branco, nº 34 em Braga (Rua Cardoso Avelino - junto da estação da CP), um Rali Sprint aberto a três categorias. São elas o WRC, Clássicos SCX e Produção Ninco.
A categoria rainha pertencerá aos mais potentes e desenvolvidos modelos da categoria WRC, mas conta-se também com a presença da graciosidade dos clássicos de outras eras e de fabrico SCX, bem como os modelos do fabricante Ninco que intermediarão as duas referências de performances em presença, para a recriação de um complemento competitivo e pictórico que espera-se, agrade todos os que queiram marcar a sua presença.

O ponto azul, indica a localização das novas instalações, onde decorrerá a prova inaugural das novas instalações do GT Team Slot Clube.

Até sábado.....

terça-feira, 5 de março de 2013

Novidades NSR

 A NSR mostra as últimas novidades a serem disponibilizadas dentro de pouco tempo.
 Trata-se da nova versão do 917K da Porsche, agora dotada das características derivas verticais no capôt traseiro e utilizadas por estes modelos na época de 1971.
 A via traseira vai também ser ligeiramente mais larga, ao mesmo tempo que recebe o novo chassis.

 O segundo modelo é o Audi R18 e-tron quattro, modelo com que a marca venceu a última edição das 24 Horas de Le Mans.

 Dotado de decoração mais apelativa, cativará por certo muito dos actuais praticantes.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Os últimos anúncios da Flyslot Cars

A Flyslot Cars, anuncia como futuras produções, dois interessantes Porsche.
Talvez tirando partido do existente molde do Porsche 911/934, anuncia-se a edição desse já editado modelo, mas agora com a bonita decoração da "Jägermeister". Provável é também a sua edição na série Racing, cuja aposta recai num chassis dotado de berço independente.
Novidade absoluta será a chegada do 911/997 RSR Road Car. A chegar-nos com a equivalente imagem do modelo real, estaremos perante um Porsche de aspecto brutal.

Anunciado está também o Porsche 917 LH, modelo com que o Team de John Wyer se inscreveu e participou com dois destes modelos na edição de 1971 em Le Mans, em conjunto com um terceiro na sua versão K, tendo também surgido um terceiro destes modelos pela equipa Martini. Estes modelos foram já editados no tempo da Fly, com fortes críticas que mereceram da minha parte. Isto porque, embora com inúmeras modificações relativamente à versão 917 K, este acabou apesar disso, por partilhar por exemplo, o grupo óptico e quase toda a secção frontal, naquilo que foi uma verdadeira aberração. Igualmente o capôt traseiro, corresponde à versão LH mas de 1970, onde as rodas de trás se encontram totalmente a descoberto e onde surgem no plano superior, umas inexistentes tomadas de ar, outra verdadeira aberração.
Aguardemos então, que estas incorrecções venham a ser alvo das devidas e respectivas correcções.

Superslot - Novidades


A Supersot traz-nos algumas peças de interesse, como o bonito Mc'Laren MP4-12C GT3. Com as bonitas cores da Gulf, tornar-se-à para alguns, numa peça imperdível.

Também nos chega o Volkswagen carocha participante da prova Pequim-Paris. Com uma combinação de cores pouco convidativa, não deixará no entanto de preencher o universo dos apaixonados destes intemporais carros alemães.
Com mais interesse estará certamente a edição comemorativa do 50º aniversário do modelo B da MG.

Este MGB editado em caixa individual de cartão, representa o modelo na participação "Marathon Route".

Começou o campeonato - Turismo Fly 2013

Teve início na passada sexta feira, o arranque da primeira prova organizada pelo GT Team Slot Clube, tendo esta decorrido na bonita pista do BB Clube.
 Trata-se de uma pista cuja traçado se torna acessível à maioria das pessoas, mas difícil de se conseguir tirar verdadeiramente partido, para os registos de alto nível.
 Decoração é coisa que não falta, apresentando pormenores de alguma graciosidade.
 Para este campeonato, o regulamento obriga a que os modelos sejam o BMW 3.20 e Alfa Romeo 156 da Fly Racing, modelos agradáveis e competitivos. Obrigava-se ainda à formação de equipas de dois pilotos por cada carro, sendo no entanto obrigatóriamente constituídas por dois pilotos, um dos quais iniciado ou iniciado nesta pista.
 O sorteio ditou as seguintes parelhas:
Paulo Mendes - Francisco Matos Sénior
Augusto Amorim - César Amorim
Rui Mota - Bruno Martins
Hugo Figueiredo - Pedro Correia
Luís Azevedo - David / Paulo Gonçalves
Carlos Alvim - Pedro Mota
José Pedro Marques - Paulo Gonçalves
Mika - David
 Como o número de pilotos presentes foi ímpar, Luís Azevedo acabaria por repartir a sua pilotagem com dois iniciados que repartiram também a condução com José Pedro Marques e Mika. Para a classificação final no entanto, conta para a pontuação dos iniciados, os turnos tidos com estes dois últimos.
E à partida estiveram presentes sete BMW e um Alfa Romeo, este último a preencher o ego de Carlos Alvim.
 Para a primeira manga, surgiam as duplas Paulo Mendes/Francisco Matos, Luís Azevedo/Paulo Gonçalves/David, Pedro Correia/Hugo Figueiredo e Bruno Martins/Rui Mota.
 E foi notório ver a aplicação dos consagrados a dar o tudo-por-tudo, na tentativa de compensar as perdas tidas pelos novatos. De registar no entanto, o belíssimo desempenho da maioria dos iniciados, que se adaptaram lindamente a uma pista totalmente desconhecida.
Esta viria a ser ganha pela dupla Pedro Correia/Hugo Figueiredo, apesar dos ataques de Paulo Mendes a imprimir um andamento de outro mundo. A aplicação de Rui Mota, tornou-se igualmente infrutífera para conseguir chegar-se as dois da frente.

 Para a segunda manga, era a vez das duplas Augusto Amorim/César Amorim, José Pedro Marques/Paulo Gonçalves, Carlos Alvim/José Pedro Mota e Mika/David. César Amorim, o mais novato dos presentes, não se intimidava e dava a luta necessária aos consagrados. José Pedro Marques era também um dos que impunha forte andamento, contrastando com as dificuldades encontradas por Pedro Mota no Alfa Romeo, que apesar disso, ainda assustava Mika.
Carlos Alvim confirmava as dificuldades encontradas por Pedro Mota, debatendo-se também com um difícil de conduzir, Alfa Romeo.
No final, era o equilíbrio que acabava por ditar uma classificação que todos consideraram interessante, gerada pelo somatório das voltas dos mais habilidosos, com os mais inexperientes.
E nesse equilíbrio, viria a impor-se a dupla Pedro Correia/Hugo Figueiredo, seguida de Paulo Mendes/Francisco Matos. No terceiro degrau do pódio, Bruno Mendes/Rui Mota, acabariam por se sobrepor a César Amorim/Augusto Amorim.

               Tabela da classificação final                  
Classificação final:                                                                  
1º - Pedro Correia / Hugo Figueiredo
2º - Francisco Matos / Paulo Mendes
3º - Bruno Martins / Rui Mota
4º - César Amorim / Augusto Amorim
5º - Luís Azevedo
6º - Paulo Gonçalves / José Pedro Marques
7º - David / Mika
8º - José Pedro Mota / Carlos Alvim
No pódio por modelos, a primazia foi dada em número e resultados, ao modelo BMW, tendo o único Alfa Romeo presente ocupado a última posição.
E no pódio por pilotos, Pedro Correia e Hugo Figueiredo, levaram a taça do primeiro confronto.
Já na próxima sexta-feira repetir-se-à nova batalha, mas onde as equipas serão diferentes, já que os sorteios se realizam para todas as provas.
E no final, que vença o melhor.......