terça-feira, 27 de agosto de 2013

Historical Teams - Fly - Lancia Beta Martini

 Enquanto não nos chegam as versões "Martini" do fabricante Sideways, temos podido vir desfrutando das belas réplicas produzidas pela Fly e integradas na sua série dedicada aos grandes team's que participaram em Le Mans. A sua primeira referência, Team 1, foi justamente dedicada aos Lancia Beta Montecarlo da equipa Martini.
 O truque do fabricante, passava pela venda duma embalagem de cartão, cujo interior contemplava apenas duas dessa réplicas. Mas a equipa completa, era formada por três modelos, o que obrigava os compradores a sujeitarem-se à aquisição de "meia equipa", ou então, desembolsavam mais uns trocos e adquiriam avulso, a referência GB34.

 Depois sim, o lugar do meio da embalagem, estava-lhe destinado. E só dessa forma era possível formar este conjunto de rara beleza.

Lola T70 MK 3B - Fly
















Uma máquina para o Dakar

 No ano de 2006, andava com a febre dos TT. Por essa razão, desenvolvi um modelo especificamente para o efeito.
 Uma carroçaria da Cursa Models servia de capota a uma mecânica toda ela desenvolvida por mim, cuja base inicial partia dum chassis do Mitsubishi Pajero do fabricante Ninco.
 Contudo, adaptava-se ali um berço independente provido de basculação e que permitia grande curso de basculação e um eixo posterior invulgarmente macio, estando o motor em posição invertida a atacar directamente ao eixo frontal, através de pinhão.
 A tracção traseira fazia-se por correias, ou seja, o sistema encontrava-se invertido relativamente ao conceito da Ninco. O sistema de ancoragem dos amortecedores frontais foi igualmente modificado, bem como ainda toda a secção frontal do chassis, de modo a permitir um novo conjunto de pilares de aperto à carroçaria e ainda o funcionamento do braço do patilhão.
 Este era feito de arame, permitindo-lhe a respectiva basculação. No entanto, aqui residiu o verdadeiro calcanhar de Aquiles deste protótipo, não se mostrando nunca suficientemente eficaz.
 Como resultado, um modelo muito macio a proporcionar grande confiança de pilotagem e até alguma eficácia dinâmica, mas com resultados verdadeiramente hipotecados, quando os obstáculos representavam subidas de grande declive. A sua tracção frontal perdia-se, não compensada nunca pela força gerada sobre o eixo traseiro.
 O conceito embora de grande interesse, viria a ser abandonado por falta de solução para os seus maiores problemas.

Porsche pronto - O regresso em 2014

As várias etapas da Porsche, na clássica francesa, na sua versão a preto e branco....
Chegou a vez da entrada no mundo dos LMP1 em Le Mans.
 Um modelo completamente camuflado em que as únicas partes coloridas são o símbolo da marca e os stop's, é o que nos é mostrado dum modelo completamente pronto, duma equipa completamente pronta e dum grupo de pilotos completamente prontos.
 E trata-se de uma montra absolutamente tecnológica rolante o que a Porsche nos fará chegar na próxima edição das 24 Horas de Le Mans. No entanto, nada a marca nada deixa transpirar, para além de imagens que apesar de tudo, também pouco deixam perceber, mas que esteticamente parece manter-se dentro duma linhagem à moda dos Audi.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Imagens












Modelo comemorativo - Campeonato Espanha 2011

 No decorrer dos Campeonatos Nacionais de Espanha, os participantes da prova rainha recebem como prémio um modelo comemorativo.
 Coube aos participantes em 2011, que o modelo fosse o Ford GT 40.
 Com a mesma decoração do GT 40 vencedor em 1966 nas 24 Horas de Le Mans e apenas trocadas as faixas prateadas por outras em cor-de-laranja e tendo recebido ao nível da embaladeira a designação do acontecimento, acaba por se tornar num valioso troféu ao alcance de poucos.
 Este acabou ainda por ser agraciado com uma assinatura de Maurizio Ferrari, fabricante dos modelos participantes e ainda promotor daquele evento.
 Uma belíssima peça de colecção para os apaixonados do Slot.