sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O maravilhoso mundo dos Gr.5

 As brutais máquinas de Gr.5, começam paulatinamente a invadir o mundo dos slot car e quem sabe um dia, atingirão a mesma popularidade conseguida pelos Grupo C, que tão bem a Slot.It tem sabido gerir e integrar no mercado. O mesmo virá a passar-se certamente, com a nova vaga de modelos LMP e que os italianos também têm vindo a explorar.
 Porém, este Gr. 5 que mais recentemente se começa a popularizar e vulgarizar, tinha já sido palco de investidas por parte da extinta Fly. Carrera e Revell foram outros fabricantes que também deram a sua pitada, mas nenhum deles conseguiu que estes encontrassem verdadeiros aficionados e adeptos no mundo das competições. Por essa razão, vinham servindo apenas os intentos dos mais apaixonados e fervorosos adeptos das colecções.
 Recentemente e através das mais modernas aptidões da Sideways que muito bem se soube também apoiar em mecânicas comprovadas da Slot.It, conseguiu o passo que faltava para a grande conquista dos mercados. Igualmente brilhantes em paralelo com a Fly ao nível das reproduções, este  novo fabricante, um pouco à imagemda Slot.It, tem sabido explorar este nicho de modelos que só por si já cativam, tendo-os dotado agora de valores dinâmicos, convincentes.
Rápidos e estáveis, servem já de deite aos mais exigentes praticantes.
 E quanto às suas mecânicas apoiadas em berços de motor independentes do chassis, poderão ter neste órgão o seu ponto mais fraco, mas com a enorme vantagem de se poder intercambiar com os berços da rival Slot.It e sem que o custo de o fazer obrigue a qualquer sacrifício do restante material original. Trata-se então, duma real mais valia que muito apreciamos, porque muitas vezes conseguimos fazê-lo sem qualquer acréscimo de custos, já que é material que se aplica numa também já, infindável lista de modelos e campeonatos .
 E isto tem sido quanto a mim, a chave do êxito da Sideways.
Prevejo pois que a muito curto prazo, ainda possamos vir a assistir a provas de índole internacional, apoiadas neste interessante tipo de carros. A variedade começa também, a ser já algo motivante, com adeptos da Porsche, BMW e Ferrari, a poderem optar pelo modelo com que sempre sonharam poder vir a brincar.
 Na forja encontram-se novas versões do Porsche 935/78 alcunhado de "Moby Dick", estando para breve também, os brutais M1 da BMW. Para mais tarde mas encontrando-se já em fase bastante adiantada, a prenda para os apaixonados do cavalinho italiano. Trata-se do esperadíssimo Ferrari 512 BB, algo com que os Ferraristas sempre sonharam.
 Em carteira, a Sideways anuncia muitos outros modelos, uns mais populares do que outros, mas cada um à sua maneira a despertar sempre interesse.
Mas nesta guerra, as lutas parece terem-se estendido a outros fabricantes, já que a Scaleauto acordou e bem, ao perceber o êxito que este grupo poderia vir a ter. E reproduziu também o BMW M1, mas numa versão algo distinta da desenvolvida pelos italianos. Mas parece-me que da parte destes, vai ser uma guerra perdida para os homens da Sideways e onde apenas os slotistas sairão como verdadeiros vencedores, já que os seus conceitos mecânicos relativos ao desenvolvimento do chassis, não deram nem darão provas cabais de validade. Chassis complexo que obriga a grande perda de tempo na sua afinação e que no limite, se calhar não chega nunca à eficácia dos modelos da Sideways.
Mas tal como disse, pelo menos nós, praticantes ou coleccionadores, só temos mesmo a ganhar......

Slotlandia 2013 - Está para breve....

Agendada para 27 a 29 de Setembro, está a maior feira de novidades ligadas ao Slot, do mundo.
É aí que os fabricantes costumam mostrar os seus futuros lançamentos, alguns dos quais quase de imediato.
Esperemos para ver então, o que os maiores fabricantes nos reservam...

Troféu Slot Car Punto / Clio - NSR

Depois do interregno para as merecidas férias, eis que nos encontramos de regresso para dar continuidade aos campeonatos agendados, tendo início já esta sexta-feira, o primeiro dos campeonatos.
Assim, nada melhor do que dar-se início com um campeonato que proporcione alguma igualdade, onde os troféus mono-marca costumam ser o melhor exemplo. Este no entanto e uma vez que ambos os carros repartem o mesmo chassis, vai permitir que a diferença maior se encontre do lado da carroçaria. Fiat Punto e Renault Clio ambos do fabricante NSR, são então os dois modelos que se enfrentarão, num terreno que vai ser estreado em campeonatos, a nova pista Ninco montada nas instalações do GT Team Slot Clube.
Espera-se como tem sido habitual, que os gladiadores se esmerem na preparação das suas montadas, para o primeiro confronto.
Compareçam e boa sorte.....

Porsche 935/78 Moby Dick - Sideways

 Imagens de um modelo que ostenta uma das mais belas silhuetas do desporto automóvel. A sua alcunha, provem-lhe da semelhança proporcionada pela longa cauda que ostenta a fazer lembrar a famosa baleia branca do romance do autor americano, Herman Melville, reforçado ainda pela cor branca que vestia a totalidade da sua carroçaria, aquando dos seus testes. Esta, uma baleia enfurecida, conseguiu destruir a totalidade dos baleeiros que a haviam atacado. Esse espírito, encontra-se também aqui arquitectado pela brutalidade deste modelo da Porsche, através de um motor de 3.2 litros que debitava 750 cv, para um peso total de 1030 Kg.
 As cores da "Martini", proporcionam-lhe um complemento de se lhe tirar o chapéu.
Esta obra de arte que dentro em breve preencherá o universo dos clubes de slot, está a ser exasperadamente aguardada pelos amantes dos Gr.5 e da Porsche.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Porsche 911 RSR Flying Lizard - Scaleauto

Os modelos do Team Flying Lizard continuam a servir de fonte de inspiração dentro do mundo dos slot car.
São de facto inspiradores para quem pretende marcar a diferença, tendo sido a também a vez da Scaleauto a servir-se desta fantástica base, para reproduzir com alguma fidelidade, os dois exemplares deste Team participante na edição de 2011, em Le Mans.
A base produzida por este fabricante para a escala 1/24 dos seus modelo de slot, quase serve na perfeição os seus intentos.
Poucas são as diferenças entre este 911 GT3 de fabrico miniaturizado e o que lhe serve de base para a sua réplica, prendendo-se as diferenças maiores ao nível do capôt frontal e inexistência dos faróis suplementares integrados no pára-choques, mas também ao nível do pára-choques traseiro. No entanto, não se tratando de divergências gritantes, aceitam-se perfeitamente estas ligeiras diferenças.
A reprodução da decoração está muito boa, podendo merecer algum reparo, a tonalidade das cores azul claro e laranja. Mais vivas na realidade e com uma pequena nuance de cor pérola, acabam por não reproduzir na perfeição aquelas extraordinárias cores.
Contudo, estamos a lidar com um modelo de slot ao qual estas exigências acabariam por ser disparatadas, dada a extraordinária qualidade com que a Scaleauto nos brindou.
Agora, para quando a chegada do terceiro extraordinário Porsche que marcou presença em Le Mans na mesma edição?
O Team Prospeed não se ficou atrás no que respeita à corrida do modelo mais bonito. Na verdade, venha o diabo e escolha, pois muito sinceramente tratam-se de três exemplares de beleza extrema e à qual não saberia atribuir um primeiro prémio.
 As imagens falam por si e se algum dia o podermos vir a ter para nosso deleite nas nossas pistas, com toda a certeza o slot em geral ficaria a ganhar, pois a competição é importante, mas os nossos olhos também coseguem brilhar mais, perante coisas bonitas.
Aprecie-se......

Sem dúvida, uma imagem de beleza dificilmente igualável.....


quarta-feira, 4 de setembro de 2013


 Decorreram em Espanha as 24 Horas CMBSC no passado dia 31 de Agosto, em Girona.
O Porsche 911 GT1 EVO 98 aqui mostrado, foi, sem grande espanto nosso, o vencedor do prémio da melhor decoração.

 Trata-se de uma criação do espanhol Carles Masip, inspirada na fantástica obra levada a Le Mans pela equipa norte americana Flying Lizard, na edição de 2011. Contudo, tratavam-se de dois Porsche 911 GT3 com cores distintas à frente e o mesmo azul escuro atrás, correspondendo a mesma decoração base. A versão em miniatura cai sobre uma das recentes criações da Slot.It e que não tem verdadeira correspondência com as versões reais. Nos GT3, foram-lhes trocadas a cor laranja pelo azul. Tratam-se de um verdadeiro hino às capacidades artísticas humanas, tal é a obra de arte ali apresentada naqueles dois modelo. Além da complexidade imaginativa ali apresentada, a combinação de cores, é uma perfeição.
 O mini-modelo foge a alguma daquela complexidade, tendo desaparecido a maioria das bandeiras existentes para dar lugar a outras, cuja razão dada pelo criador espanhol lhes confere outra importância. Ainda tentei encontrar a bandeira portuguesa, mas não, não a encontrei....Contudo, é brilhante o trabalho ali apresentado.
 Agora, para que se admire, aqui ficam algumas imagens destas soberbas obras de arte com motor.....








terça-feira, 3 de setembro de 2013

Os M1 que estão para vir


 É sabido que a marca bávara reúne um considerável número de adeptos. São imensos os fãs da hélice azul e branca, conquistados desde os ano 60/70, inicialmente com os 1800/2000Ti e mais tarde através dos 2002, 2800, 3000 e 3500.
Mais recentemente a sigla "M" tomou lugar de destaque dentro da marca, tornando cada um dos modelos M, uma distinção máxima dentro da marca BMW.
O modelo M1 seguiu uma carreira exemplar iniciada com a série "Procar" e que tomava lugar antes de cada grande Prémio de Formula 1 e onde, a convite da própria BMW, alguns pilotos da própria F1 participavam também. As próprias 24 Horas de Le Mans, foram terreno onde este modelo pautou por inúmeras presenças, mas a era dos Gr.5, elevou este modelo ao seu expoente máximo. Contudo, nunca aqui conseguiu os mesmos desempenhos históricos dos Ford Capri por exemplo, mas agora, para gáudio dos slotistas apaixonados pela marca, vemos a gama de modelos BMW a ser mais preenchida no mundo dos slot car.
 Para a história ficaram alguns resultados de relevo destas bestas, mas sobretudo as suas exuberantes e abrutalhadas linhas acabaram por se tornar intemporais.
E chegou a vez dos fabricantes de slot acolherem esses feitos e reproduzirem alguns destes preciosos históricos carros de corrida. A Sideways que se tem especializado na edição dos modelos de Gr.5, não deixa escapar a oportunidade de também com este modelo, poder brilhar. E na forja encontram-se já duas versões, ambas referentes a participações do extraordinário piloto Hans J. Stück

 A versão vencedora da edição de 1981 do campeonato DRM em Norisring, é bem mais apelativa pelo conjunto colorido com que se apresenta.




 Já a Scaleauto opta por um outro desenvolvimento deste mesmo modelo, surgindo com linhas divergentes relativamente às das edições da Sideways. Mais abrutalhado ainda e de linhas mais arredondadas, perde sobretudo as tomadas de ar existentes nos guarda-lama traseiros.
 A sua decoração não pauta pela mais interessante, mas sempre vai engrossando o número de decorações possíveis.



Outros desenvolvimentos surgiram sobre este mesmo modelo da marca, mas que certamente nunca os veremos no nosso mundinho.



Mas decorações houve, que certamente nos acabarão por chegar.







Depois, a variedade de versões e modelos nas provitas, vai acabar por ser verdadeiramente alucinante....