quarta-feira, 4 de setembro de 2013


 Decorreram em Espanha as 24 Horas CMBSC no passado dia 31 de Agosto, em Girona.
O Porsche 911 GT1 EVO 98 aqui mostrado, foi, sem grande espanto nosso, o vencedor do prémio da melhor decoração.

 Trata-se de uma criação do espanhol Carles Masip, inspirada na fantástica obra levada a Le Mans pela equipa norte americana Flying Lizard, na edição de 2011. Contudo, tratavam-se de dois Porsche 911 GT3 com cores distintas à frente e o mesmo azul escuro atrás, correspondendo a mesma decoração base. A versão em miniatura cai sobre uma das recentes criações da Slot.It e que não tem verdadeira correspondência com as versões reais. Nos GT3, foram-lhes trocadas a cor laranja pelo azul. Tratam-se de um verdadeiro hino às capacidades artísticas humanas, tal é a obra de arte ali apresentada naqueles dois modelo. Além da complexidade imaginativa ali apresentada, a combinação de cores, é uma perfeição.
 O mini-modelo foge a alguma daquela complexidade, tendo desaparecido a maioria das bandeiras existentes para dar lugar a outras, cuja razão dada pelo criador espanhol lhes confere outra importância. Ainda tentei encontrar a bandeira portuguesa, mas não, não a encontrei....Contudo, é brilhante o trabalho ali apresentado.
 Agora, para que se admire, aqui ficam algumas imagens destas soberbas obras de arte com motor.....








terça-feira, 3 de setembro de 2013

Os M1 que estão para vir


 É sabido que a marca bávara reúne um considerável número de adeptos. São imensos os fãs da hélice azul e branca, conquistados desde os ano 60/70, inicialmente com os 1800/2000Ti e mais tarde através dos 2002, 2800, 3000 e 3500.
Mais recentemente a sigla "M" tomou lugar de destaque dentro da marca, tornando cada um dos modelos M, uma distinção máxima dentro da marca BMW.
O modelo M1 seguiu uma carreira exemplar iniciada com a série "Procar" e que tomava lugar antes de cada grande Prémio de Formula 1 e onde, a convite da própria BMW, alguns pilotos da própria F1 participavam também. As próprias 24 Horas de Le Mans, foram terreno onde este modelo pautou por inúmeras presenças, mas a era dos Gr.5, elevou este modelo ao seu expoente máximo. Contudo, nunca aqui conseguiu os mesmos desempenhos históricos dos Ford Capri por exemplo, mas agora, para gáudio dos slotistas apaixonados pela marca, vemos a gama de modelos BMW a ser mais preenchida no mundo dos slot car.
 Para a história ficaram alguns resultados de relevo destas bestas, mas sobretudo as suas exuberantes e abrutalhadas linhas acabaram por se tornar intemporais.
E chegou a vez dos fabricantes de slot acolherem esses feitos e reproduzirem alguns destes preciosos históricos carros de corrida. A Sideways que se tem especializado na edição dos modelos de Gr.5, não deixa escapar a oportunidade de também com este modelo, poder brilhar. E na forja encontram-se já duas versões, ambas referentes a participações do extraordinário piloto Hans J. Stück

 A versão vencedora da edição de 1981 do campeonato DRM em Norisring, é bem mais apelativa pelo conjunto colorido com que se apresenta.




 Já a Scaleauto opta por um outro desenvolvimento deste mesmo modelo, surgindo com linhas divergentes relativamente às das edições da Sideways. Mais abrutalhado ainda e de linhas mais arredondadas, perde sobretudo as tomadas de ar existentes nos guarda-lama traseiros.
 A sua decoração não pauta pela mais interessante, mas sempre vai engrossando o número de decorações possíveis.



Outros desenvolvimentos surgiram sobre este mesmo modelo da marca, mas que certamente nunca os veremos no nosso mundinho.



Mas decorações houve, que certamente nos acabarão por chegar.







Depois, a variedade de versões e modelos nas provitas, vai acabar por ser verdadeiramente alucinante....