quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Primeiro contacto Porsche 935 - Scaleauto

 Já nos chegou às mãos o Porsche 935 do fabricante Scaleauto. Ainda que não se lhe conheça o desempenho dinâmico, é pelo menos aos nossos olhos uma peça notável.
 De escala excepcional, parece não falhar nos principais detalhes que marcam este modelo. Os próprios ganchos de reboque se encontram genuína e perfeitamente reproduzidos e cuidados

 Além de perfeito como parece estar, incluindo a reprodução e dimensão das próprias rodas, escolheu o fabricante uma decoração que beneficia e muito o modelo em sí.
 O chassis embora curto, mantém a filosofia das últimas criações deste fabricante, mantendo portanto a possibilidade de se fazer o acerto de acordo com a preparação que se desejar, do comprimento do braço que sustenta o patilhão. Como curiosidade, a Scaleauto desenvolveu esta carroçaria de modo a torná-la mais flexível. E fê-lo, não fixando a extremidade inferior dos guarda-lama frontais ao resto da carroçaria, Deste modo, a frente joga ligeiramente em relação ao bloco central da mesma.
 Mas virá este modelo a ser um êxito competitivo? Assim não parece que venha a poder acontecer, dada a extrema altura e peso suportado na traseira para além do eixo traseiro, com aquele enorme aileron e ainda a simulação da parte mecânica ao nível do chassis. Temos também a exclusiva opção da utilização do motor de caixa pequena e em posição sidewinder. Perante a concorrência de modelos de Gr.5, acaba por constituir enorme desvantagem.
Mas que é uma bela peça, ai disso não resta a mais pequena dúvida....

Campeonato Clássicos NSR - Segunda prova

 Para a segunda jornada deste campeonato, duas equipas acabariam por trocar os seus carros, relativamente à aposta inicialmente tida. Enquanto Ricardo Ferreira / Luís Azevedo alinhavam pela bitola e apostavam no Ford P68 em detrimento do Ford GT 40 MK IV, fazia exactamente o contrário a dupla de pilotos formada por Paulo Mendes / Francisco Matos. E enquanto Ricardo Ferreira / Luís Azevedo completavam a prova uma posição acima relativamente ao resultado da primeira jornada, muito embora o menor número voltas conseguido, Paulo Mendes / Francisco Matos completavam a mesma com mais uma volta do que na primeira prova, o que não lhes terá valido de muito, pois acabariam por manter o quinto e último lugar.
A dupla David Azevedo / José Pedro Marques, tiveram uma jornada para esquecer, já que o seu Ford P68 deixou muito a desejar, tendo-se tornado praticamente inguiável. E assim sendo, acabou por se tornar impossível a luta pelos lugares da frente tal como na jornada inaugural, tendo terminado esta no quarto lugar.
Perante isto, a luta pela vitória acabaria por pertencer às duplas Rui Mota / David Fernandes e Augusto Amorim / César Amorim. Os dois mais jovens pilotos de cada equipa mostraram que se encontram cada vez mais fortes e capazes de fazer a vida negra aos mais experientes pilotos da nossa praça. A prova disso está no registo de 8.457 estabelecido por David Fernandes, quando se encontrava em luta directa e sériamente apostado em fazer a vida negra a Augusto Amorim. Houve algumas trocas de posições entre estas duas equipas, o que comprova o real empenho de ambos pela conquista dos lugares mais altos, mas no final a vantagem acabaria por pender para a dupla Rui Mota / David Fernandes. Dessa forma, esta dupla cimentou a primeira posição no campeonato, enquanto Augusto Amorim / César Amorim assumem agora a segunda posição no mesmo.




 Em baixo os modelos em formação de acordo com a posição final na prova.

 Augusto Amorim / César Amorim estreavam uma carroçaria nova nesta prova (em baixo)

No pódio de pilotos, Augusto Amorim / César Amorim subiram um posto, Rui Mota / David Fernandes mantiveram a posição central e Ricardo Ferreira / Luís Azevedo (não se encontra na imagem) subiam pela primeira vez o degrau.

Para aceder à classificação do campeonato, clique aqui.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Novidades Slot.It

 A Slot.It mostrou já uma das suas últimas novidades, o conhecido Alfa-Romeo 33/3, mas vencedor do mítico "Targa Flório" na sua edição de 1971. Trata-se de um vencedor e que por sinal estéticamente muito interessante com a combinação do característico vermelho da marca, associada à côr-de-laranja.
Mas o catálogo da marca mostra-nos umas quantas decorações novas para vários dos modelos já existentes.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Para comemorar o 50º aniversário de "007 - Contra Goldfinger"

O extraordinário filme de 007 protagonizado por Sean Connery e que teve num Aston Martin carregado de truques, um sagrado aliado, comemora a bela idade de 50 anos.
 Este mítico DB5, serviu de inspiração para algumas réplicas. O brinquedo que aqui se mostra é de lata e terá a bela idade apróximada de 48 anos.
 Tal como o verdadeiro, puxando-se a matrícula vai alterando as matrículas.


A estrala central da roda de traz sai, para que se possa cortar os pneus. Posto a trabalhar, pois trata-se de um mini-modelo movido electricamente por pilhas, pára sozinho e faz subir a chapa protectora do óculo traseiro e saem as duas metralhadores que se encontram inseridas no local dos piscas frontais.
Manualmente, pressionando uma palheta localizada na janela esquerda, é ainda possível fazer saltar o bandido que se senta no banco do mesmo lado.
Um brinquedo conservado da minha infância.

Em 1964 a Corgi Toys editou este mesmo modelo, tendo-se transformado num enorme sucesso comercial de vendas (em baixo).

Com a Ref. C97/C68, a Scalextric editou também este mesmo belo exemplar cinematográfico e tornou-se hoje numa rara e valiosa peça de colecção.





Carrera - Novidades

 O gigante alemão de criações para o slot, a Carrera, dispõe já de mais dois interessantes modelos. Do DTM chega-nos o BMW M4 do brasileiro Augusto Farfus
 Um dos mais apelativos modelos deste disputado campeonato germânico, este BMW recebe agora as cores verde e azul que têm caracterizado a participação brasileira naquele campeonato.


Mas também o Ferrari 512S nos chega. Sempre bonitas estas linhas transalpinas, não faltarão interessados na sua aquisição.




sexta-feira, 12 de setembro de 2014

NSR - Novas decorações

 A NSR apresenta duas novas decorações, uma para o Aston Martin e outra para o Fiat 500 Abarth. Surge mais interessante o Aston Martin do que nas anteriores versões, já que esta é estéticamente mais bonita e corresponde a um modelo que participa no campeonato "BlancpaiN".
O Fiat 500 encontra-se igualmente bonito, com uma decoração que o favorece.





quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Campeonato Clássicos NSR

Foi ontém que se iniciou o Campeonato Clássicos NSR, aberto a todos os modelos clássicos deste fabricante. Como novidade, trata-se de um campeonato em que cada carro é dividido por dois pilotos e cada calha tem a duração de 10 minutos. Depois de se terem visto pilotos a testar vários modelos, o que se viu foi a grande maioria das equipas a ter feito a sua aposta recaír no Ford P68, ficando Luís Azevedo e Ricardo Ferreira a constituir a excepção, já que o Ford GT 40 MK IV acabaria por ser o modelo por eles eleito. Desta vez a pista eleita foi a Carrera, o que constituíu dificuldades acrescidas a algumas equipas, pelo excesso de tracção que a borracha acumulada no plástico, causava.
Ricardo Ferreira trazia a sua família para o acompanhar neste arranque de campeonato.
Augusto Amorim, um dos candidatos, aprontava-se para a sua qualificação.
Enquanto isso, José Pedro Marques descontraía-se com o seu télélé....

E a qualificação deixava como melhor registo 8"823 para a equipa composta por David Azevedo / José Pedro Marques.

Depois, alinhavam-se os modelos de acordo com as escolhas de calha da responsabilidade de cada equipa.

Iniciada a prova, José Pedro Marques e Rui Mota começam a marcar um frenético ritmo, acabando a calha nas duas primeiras posições, com vantagem para o segundo. Augusto Amorim posicionava-se em terceiro com uma vantagem de uma volta para Luís Azevedo, a padecer de um pneu mal colado no seu Ford GT MK IV. Francisco Matos fechava a classificação, não se estranhando o seu desempenho já que não havia preparado este campeonato nem o seu carro havia sido desenvolvido antecipadamente.

A segunda calha confirma a batalha pela primeira posição e desta feita José Pedro Marques impõe-se a David Fernandes mas completam a calha empatados no número de voltas. Estava acesa a luta pelo comando.
Por outro lado, Ricardo Ferreira arrebata a terceira posição a César Amorim, enquanto Paulo Mendes sente o défice de preparação no seu Ford P68 que lhe permitisse um melhor desempenho.

A terceira calha vê Rui Mota perder quatro voltas para os seus mais directos rivais, ficando mais confortáveis José Pedro Marques / David Azevedo. Luís Azevedo ganhava uma volta a César Amorim na luta pelo terceiro degrau do pódio, conseguindo ascender por uma volta à terceira posição. Francisco Matos, não consegue fugir da cauda classificativa, mantendo-se a sua equipa na quinta posição.

A quarta calha permite o renascer da luta entre as equipas David Azevedo / José Pedro Marques e Rui Mota / David Fernandes, com este último piloto a recuperar duas voltas aos comandantes. E enquanto os dois team's da frente se degladiavam pelo comando, Augusto Amorim reagia e atacava forte os dois primeiros e recuperava o terceiro lugar ao mesmo tempo que ganhava uma vantagem de duas voltas a Luís Azevedo / Ricardo Ferreira. Paulo Mendes sente dificuldades e comete alguns exageros que o levam a alguns despistes, o que o leva a ficar cada vez mais longe da quarta posição.

A quinta calha acabaria por ser penosa para José Pedro Marques que acabaria por perder preciosas oito voltas para Rui Mota, permitindo nova troca de comandantes, mas agora ficando a dupla Rui Mota / David Fernandes com uma preciosa vantagem de seis voltas para os segundos. César Amorim permite que a sua equipa torne a ganhar vantagem à dupla Luís Azevedo / Ricardo Ferreira, começando a garantir a terceira posição final. O quinto lugar continua a ser pertença de Paulo Mendes / Francisco Matos, já que os resultados em número de voltas, continuam a não surgir.

A última calha não trouxe nada de novo na classificação, mas permitiu que Augusto Amorim com um forcing final se tivesse apróximado perigosamente do segundo lugar, acabando a prova com uma desvantagem de uma volta apenas. Luís Azevedo teve também um espectacular fecho deprova, mas as suas 66 voltas não lhe permitiram mais do que uma volta de ganho relativamente à terceira posição, o que se mostrou insuficiente. Dessa forma, Luís Azevedo / Ricardo Ferreira, acabariam a prova no quarto lugar. Paulo Mendes teve um final acima da média da sua equipa, mas não lhes valeria de nada por tão tardio.
Rui Mota / David Fernandes venciam assim a primeira contenda deste campeonato, mas a concorrência tudo fará para que a próxima jornada nos dê classificações diferentes.

O pódio dos modelos....
.....e o dos pilotos.