segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

OSC - Na procura do perfeccionismo











O fabricante OSC abre o ano, na tentativa de melhorar mais, aquilo que se encontrava já, quase no estado do Nirvana. Ou seja, pegar no que estava perfeito, mas conseguir ainda assim, produzir algo ainda melhor. Nessa procura, deu-se ao cuidado de pegar em versões já editadas e com algum trabalho extra, editar alguns estados das suas participações, ou seja, dotar a miniatura de algumas particularidades com que surgiram no decorrer da prova real. Por essa razão, equipou-se agora este 205 Turbo 16 participante no Rali de Montecarlo, com novas jantes, um conjunto extra de faróis à frente e de alguns pormenores de requinte. O que se corrigiu também e que se encontrava de facto incorrecto, foi a côr do pequeno spoiler traseiro, que na versão vencedora era branco, mas havia sido editado de início, na côr preta.

A imagem de cima mostra-nos a primeira versão editada deste modelo vencedor de Montecarlo e em baixo, surge uma imagem do modelo verdadeiro, em plena acção. Desprovido de faróis extra e equipado com as jantes comuns deste modelo aquando da sua apresentação, comprova-se a fidelidade deste fabricante relativamente à realidade. Mas pode ver-se também, que o pequeno spoiler da capota surge a preto, quando deveria ser branco.
Mas o aperfeiçoamento levou este ímpar fabricante a melhorar alguns dos quase imperceptíveis pormenores. Os pequenos stop's traseiro, graças a um trabalho manual, foram coloridos em tricolor, recriando assim, um maior realismo.
 As grelhas laterais incorporadas nos guarda-lama traseiros, foram também objecto de atenção, já que inicialmente surgiam a negro e agora foram pintadas de prateado.
 Agora surge também equipado com jantes PTS atrás e com dissipadores no conjunto frontal, tal como chegou a acontecer na realidade.
 O habitáculo ao que se anuncia, foi também melhorado ao nível dos seus acabamentos, algo que não se torna perceptível através das imagens disponibilizadas.

 Só por si, as novas jantes e o novo conjunto óptico adicional, já conferem uma nova imagem a esta maravilha do slot e acrescido de mais alguns requintes, o que sobrará para uma verdadeira crítica construtiva? Penso que nada haverá a gora a apontar a este exímio e requintado fabricante.
 A bateria de faróis, encontra-se fixada ao pára-choques, mas não ficaram esquecidos os esticadores que conferem maior rigidez ao conjunto e que anulam por sua vez, as indesejadas vibrações dos faróis suplementares.



 Mas não contentes com o resultado, o mesmo modelo e na mesma versão, recebe uma terceira opção, proporcionada pelos mesmos requintes de melhoramento, mas recebendo agora as mais convencionais jantes Speedline equipadas com a imitação dos pneus de neve, mais estreitos e com sulcos proeminentes.

 Em termos de agressividade ficará certamente a perder, mas confere indiscutivelmente com uma verdadeira aproximação da realidade.





 No pára-choques frontal, surge agora também uma pequena fita reparadora, na imitação do resultado de um pequeno acidente sofrido por este histórico do Mundial de Ralis no decorrer desta mítica prova.

A versão participante no Tour de Corse igualmente já editada, foi à semelhança do primeiro, objecto de um cuidado enriquecimento.
Uma pena não terem afinal, completado o deflector traseiro com as devidas cores, já que as derivas verticais que balizam o conjunto central, serem num castanho claro esverdeado. A OSC preferiu manter tudo em azul, o que não corresponde em nada à realidade. O escape também poderia ter sido reproduzido em cinzento e não preto. Mas nesta secção do modelo, surge já pintado a vermelho a simulação do gancho do reboque, algo que não acontecia. A ausência das palas é uma realidade atrás e surgem uma em miniatura na zona do eixo frontal e na côr branca.
 Mas o que foi já escrito encima, aproveita-se na íntegra para adjectivar as melhorias acrescentadas nesta versão EVO 2.
 As jantes passaram a ser agora as PTS e recebeu também o conjunto óptico frontal extra tão útil para as participações nocturnas. Repare-se também, que as palas frontais receberam agora um acrescento para a parte de cima das cavas e na côr branca, algo que só consegui constactar na versão Museu. No decorrer da prova, nunca consegui constactar este facto (observem-se as imagens que abaixo se mostram). Anteriormente estas surgiam apenas as na parte correspondente à côr vermelha e nessa côr.



 Se esta versão já era extraordinária, o que poderemos agora dizer?
 A reprodução anterior, veio equipada com o tipo de imagem que a fotografia de cima mostra, mas agora as jantes passaram a ser outras.



Mais uma vez OSC, pelo inusual esforço que têm feito na procura de uma melhoria contínua dos seus produtos.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Flyslot - Nuremberga 2015

 A Flyslot, é outro dos exemplos em que se apresentaram as novidades através de folhetos. E afinal, que novidades para nos apresentarem? Muito, mas do mesmo, ou seja, muitas decorações para modelos sobejamente conhecidos, entrando no campo do que havia já feito no tempo da original Fly. Levar ao limite a exploração dos seus modelo, parece ser a espinha dorsal deste fabricante, sempre com a parte negativa da pouco convincente dinâmica em que apostam. Mas para agora, fica a grande incógnita. Anunciam-se novos chassis, novos motores, novos eixos, novos patilhões, novos pinhões e novas cremalheiras, tudo isto graças à parceria como fabricante Avant Slot. Então o que esperar deste anúncio? Muito provávelmente e finalmente, modelos da Fly, competitivos, mas aguardemos para crer.
 O capítulo da F1, parece contrariar o que faz parte da essência da Flyslot. Isto é, quase terminados que devem estar as versões dos Williams, Lotus e March, há que partir à descoberta de novos rumos. E eles aí estão. Brabham BT44, Lola T370 e Toleman TG184, irão ser os novos cavalos de batalha, sendo que este último terá ainda aproveitamento na série dedicada aos modelos em que o saudoso Ayrton Senna se iniciou e militou na F1.
 Os camiões continuarão a fazer parte das suas produções, mantendo a política de exploração das versões ao limite, através da introdução de novas decorações. No entanto, o modelo Buggyra MK08 parece tratar-se de um novo modelo mesmo, dentro da sua linha dos camiões.

Avant Slot - Nuremberga 2015

A Feira de Nuremberga 2015 foi das piores de que há memória, no que concerne à presença de fabricantes de modelos de slot e à apresentação de novidades por parte dos mesmos. E num grande número de casos, a apresentação de novidades fez-se através de imagens em folhetos. A Avant Slot é um desses casos, onde a apresentação de novos produtos se fez por imagens apenas. Louva-se no entanto de qualquer dos modos, uma vez que quase começava-mos a dar por extinta a sua existência. No decorrer do ano transacto, começaram a surgir alguns dos seus produtos, mas com novas decorações. Agora, parece confirmar-se a sua subida de forma, surgindo algumas novidades, fruto também da sua aliança com a Flyslot, de onde lhe provirão alguns novos modelos.
 O esplêndido Audi Quattro A2 é um desses casos. Não tendo tido nunca êxito ainda do tempo da Fly, poderá agora renascer com o seu aproveitamento da carroçaria, mas eventualmente motorizado pela excelência das mecânicas deste fabricante.
 O Mitsubishi EVO X irá receber um novo chassis, mas também uma nova decoração para este bem nascido modelo de ralis.
 Novos mesmo, parece virem a ser tanto o Jaguar XJ-220, como o Toyota Celica GT-Four
 Anuncia-se igualmente um Porsche 911 GT1, mas também em parceria com a Flyslot. A Fly já nos fez em tempos idos, chegar este interessante modelo, mas infelizmente não terá sido das suas melhores realizações em termos da maqueta, o que significará que não virá igualmente a ser, uma obra-prima. A nova mecânica no entanto, poderá vir a criar-lhe um novo e apetecido charme.
Os novos motores capazes das 27.500 rpm que equiparão estas criações de 2015, serão no entanto a grande incógnita do momento.

BRM - Feira Nuremberga 2015

 A última edição da Feira do Brinquedo em Nuremberga, serviu de palco de amostragem dum belíssimo Ferrari 512 M, por parte do fabricante à escala 1/24, a BRM.
 Dotado de chassis metálico e motor em posição anglewinder e berço de motor independente, muito nos deixa d positivo a imaginar.
 A carroçaria está extraordinária, mostrando-se como uma peça deliciosa de admirar e elevando os nossos desejos à suprema necessidade de o experimentar.

 Também surgiu uma carroçaria do Porsche 911 GT1, no que será uma futura criação com o selo BRM.

 Os sidecar já aqui mostrados, poderão vir a motivar mentes ansiosas de novas experiências.

Ninco - Feira Nuremberga

 Na Feira Internacional de Nuremberga, a Ninco mostrou algumas das suas novidades, embora em número reduzido nesse aspecto. A maior novidade prendia-se no entanto com o anuncio não prototipado sequer, da produção do Ford Fiesta WRC. O cartaz deixa-nos algo intrigados, uma vez que é visível não uma, mas duas versões distintas, perfeitamente perceptíveis pelos dois tipos de grelhas apresentadas na imagem do cartaz do seu anúncio. Até 2014 a Ford surgia com a frente do modelo primitivo, passando ainda nesse mesmo ano a integrar a frente correspondente à modernização que o modelo sofreu.
 O novo Renault RS01 será uma das grandes novidades do fabricante, mas tratando-se da sua integração na sua série mais elementar, não haverá muito a dele esperar. O mesmo acontece com o novo Seta Copa.


 Uma nova versão para o Citroën C4 e outra para o Mosler, poderão acalentar algumas esperanças dinâmicas para fins desportivos.

 Uma nova decoração para o Porsche 911, foi também apresentada.