domingo, 6 de dezembro de 2015

Campeonato Todo-Terreno "One By One" - Segunda prova

 Decorreu sexta-feira última nas instalações do GT Team Slot Clube a segunda jornada dedicado aos modelos TT, em que se misturam as categorias T2 e T3, que embora competindo juntas disputam campeonatos distintos.

 O excelente convívio tem sido habitual e a sua transposição para as rivalidades na pista tem igualmente sido uma realidade.


 E um modelo que começa a mostrar uma intensidade guerreira e até agora quase devotado ao esquecimento, muito por culpa das excelentes performances do Bowler Nemesis, tem sido o Schlesser. Pelas mãos de Luís Azevedo e César Amorim, começam a mostrar potencialidades até à pouco desprezadas.



 Mas esta jornada trouxe-nos adrenalina até ao caír do pano, já que Luís Azevedo e o seu fantástico Schlesser T2, averbariam mesmo a vitória final absoluta, frente aos potentes e deliciosos T3 de Nuno Aguilar e Rui Mota. Um forcing final permitiram ainda a Rui Mota ascender à segunda posição, mas mesmo assim, não lhe permitiu destronar Luís Azevedo do primeiro lugar. Mais um excelente desempenho deste piloto estrela, que também nos modelos TT consegue demonstrar potencialidades como piloto, notáveis.
 Mas a luta foi verdadeiramente intensa e valeu a Rui Mota um despiste de Nuno Aguilar nos últimos segundos, para uma pouco provável troca de posições. Adrenalina pura, era o que se vivia nas instalações do GT Team Slot Clube.


 Mas se a luta pela vitória absoluta nos trouxe a surpresa de vêr um T2 a bater os modelos da categoria T3, a quarta posição de David Fernandes em Porsche 959 não deixaria de ser igualmente surpreendente, já que César Amorim em Schlesser e Augusto Amorim em Bowler, estavam sobejamente cotados como conjuntos aptos pela conquista das melhores posições.


 David Azevedo foi no entanto o piloto surpresa da jornada, já que conseguia um notável desempenho com o seu Bowler, ficando demonstrado que para as jornadas seguintes, haverá que contar com ele.

 Com máquinas menos capazes e por essa razão com dificuldades acrescidas, estiveram Marco Silva e Francisco Matos, que acabariam por competir nas posições da cauda da classificação.
E no final, houve ainda tempo para experimentar outros Porsche 959....

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Seat Leon Cup - SCX / Scalextric

Depois da Ninco nos ter feito chegar o Seat Leon Cup, é agora a vez da SCX / Scalextric nos fazer chegar o mesmo modelo. No entanto para a primeira edição foi escolhida a versão do português Manuel Gião. Depois de Tiago Monteiro ter visto o seu Leon chegar aos slot cars, é a vez de outro Leon português poder brilhar nas pistas de slot.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Mini All4 Rally Dakar 2012 - Scaleauto


No ano de 2012 a BMW através do seu Mini All4, um chassis de BMW X3, revestido com a nova carroçaria do Mini, conseguiu o êxito maior na prova maratona Paris-Dakar e que teve lugar em terras da América do Sul.
A Scaleauto vai trazer-nos brevemente quatro dos modelos participantes dessa edição, onde o modelo com o dorsal 302 tripulado por Peterhansel  / Cottet, haveria de conseguir a vitória absoluta dos automóveis.



O modelo 305 teve como dupla de ocupantes, Nani Roma / M. Perin.



O modelo 309 teve aos seus comandos a dupla lusitana constituída por Leal Dos Santos / Fiuza. Repare-se que estes três primeiros modelos tiveram patrocínio dos cafés portugueses "Delta Q".



O quarto modelo e com o dorsal 312, teve como ocupantes Novitskiy / Schulz. Aqui desapareceram alguns dos sponsores que decoravam os outros modelos, nomeadamente o da "Delta Q", tendo recebido novos logótipos.


Por parte deste fabricante, mais quatro belos exemplares a preencherem o universo dos modelos de TT, depois de ter iniciado esta série com modelos de preço mais elevado, com as suas reproduções em resina. A série em plástico iniciada com o Porsche 959 tornou-se mais acessível, embora mesmo assim, fora de preço relativamente às séries correntes.
Mas uma incógnita fica no ar. Será que estes modelos trarão separadamente os símbolos e as palavras "Monster" para posterior colocação por parte dos compradores? Caso contrário, ficará por colmatar uma falha grave na decoração da totalidade dos mini-modelos.

Campeão de Espanha - Porsche 959 Challenge, nasceu em Portugal

 As finais nacionais de Espanha receberam este ano de 2015, um novo troféu associado à categoria destinada aos modelos de TT. O recém chegado Porsche 959 da Scaleauto, foi assim alvo de um troféu em que os modelos teriam que obedecer às especificações originais, mas onde se abria mão para algum trabalho para aqueles que gostam de acrescentar uma pitadinha à potencialidades originais dos modelos.
E a caravana de participantes que integraram a formação do GT Team Slot Clube / ART, disposeram-se a uma participação também, neste desafio promovido pela própria Scaleauto e onde o fabricante se encontrava representado na competição, oficialmente.
 Trazemos aqui o que foi em Braga trabalhado, no sentido de melhorar um modelo cuja distância entre eixos se mostra extremamente curta, mas que lhe permite uma boa transposição de lombas e obstáculos.
E a pista era composta por estes elementos, ao que se acrescentou ainda a simulação de areia, através da aposta em farinha.
A preparação teve em vista este somatório de dificuldades que se adivinhavam. O modelo traz originalmente, suspensões pouco activas pela extrema dureza das molas com que a totalidade dos mini-modelos vêm equipados. Foi essa então, a primeira tarefa/objecto, a ser alvo de alteração. Tanto atrás como à frente, as molas foram substituídas por outras, sendo que as anteriores passaram a ser substancialmente macias. Dessa forma, o primeiro impacto com os obstáculos será fácilmente absorvido, enquanto as posteriores, um pouco mais duras, permitem ao mini-modelo o poder de tracção que se deseja.
 Motor e relação pinhão/cremalheira foram mantidos. O pequeno motor mostra-se pujante enquanto a relação de 12 x 31 não se considera desajustada.
Um dos problemas que este Porsche passou a ter com as molas que passaram a permitir uma maior amplitude das suspensões, é as rodas passarem a bater nas cavas, sempre que estas sobem. Assim, houve necessidade de estreitecer os eixos, permitindo dessa forma que os pneus entrem nas cavas dos guarda-lama. Essa tarefa é simples, porque os espaçadores utilizados pelo fabricante são de plástico. Com uma lima, é possível estreitecer um desses espaçadores, até à medida necessária, passando o eixo a trabalhar livremente, até ao seu limite.

 No apoio de aperto do chassis frontal. terá também que se criar um pequeno degrau. Isto porque a frente é bastante baixa e as rodas continuarão a bater na carroçaria, se não lhe criarmos uma altura extra. Feito isto, teremos um eixo frontal absolutamente livre e capaz do melhor dos desempenhos.
A tracção feita ao eixo posterior já vem de série com correia dentada, mas à frente mantém-se a borracha lisa habitual nos modelos deste fabricante. Poder-se-à melhorar o seu desempenho, através da opção de polies dentadas e correia igualmente dentada, algo que o regulamento em Espanha não permitia.
 Outro dos aspectos que permitem um aumento de performance, prende-se com a utilização de lastro. Neste caso, o pouco espaço disponível foi totalmente aproveitado, desde a parte mais inferior e quase até ao nível superior, através de algumas camadas de pêsos.
Braço basculante e patilhão, foram mantidos absolutamente inalterados, dada a eficácia dos sistema original. Apenas ouve o cuidado de pôr a basculação perfeitamente funcional, através da limpeza de algumas rebarbas que não permitiam que o mesmo baixasse livremente.

 Na colocação dos lastros, houve o cuidado de manter papel interposto entre o lastro e o braço do patilhão, para que os fios que percorrem o braço não acabassem por prender na cola que originalmente se encontra no lastro. Garante-se assim a manutenção dos fios onde os colocarmos.
 E verificado na balança, fica o registo de 107,2 g e que é o que este conjunto passou a ter e que será parte integrante do êxito algo inesperado por terras espanholas.
E já que fomos abordados por nuestros hermanos para deslindar o segredo desta máquina, achamos por bem mostrar a toda a gente o segredo para um sucesso levado a cabo pelos dotes inatos  de Luís Azevedo, um excelente piloto que integra a formação bracarense do GT Team.

BMW M1 - Carrera Digital 1/24

Icialmente previsto para serem editados no corrente ano, a Carrera fará chegar a sua apresentação em princípios do ano que vem, muito provávelmente em Fevereiro e no decorrer da grande feira de Nuremberga, passando à sua distribuição para os mercados no mês seguinte.
A sua edição será à escala 1/24 e integrará a sua série de modelos digitais, encontrando-se previstas as decorações de Clay Regazzoni de 1979 com as cores oficiais da BMWe a de Hans Joachim Stück na sua participação com as cores da "BASF" em 1980, pertencendo ambos ao incrível campeonato "PROCAR", numa promoção da própria BMW e que decorria antes da realização dos GP de F1.

Catálogo Scaleauto 2016

A Scaleauto irá editar no ano que vem, uma série de novidades que constam do seu próximo catálogo referente às novidades para 2016. E entre elas, está o novo Porsche 911/991 que já tem militado nos campeonatos de modelos GT e que tivemos já oportunidade de ter na mão e experimentar na pista, numa série pré-produção.



mas para ficar a par da totalidade das novidades deste fabricante, clique aqui em Catálogo Scaleauto