domingo, 27 de novembro de 2016

Avant Slot - Novo Alpine A310 V6


Depois do interessantíssimo A310 com as côres da Calberson, a Avant Slot faz-nos chegar o mesmo modelo numa versão 1600 de Grupo 4  tripulada por Jean Pierre Nicolas na sua participação em Montecarlo no ano de 1976, sob as côres oficiais da Renault. Mas são também mais alguns os aspectos que os diferenciam em termos de visual. A perda do aileron e a inclusão de um novo grupo óptico suplementar, ajudam à criação de uma nova imagem associada a este bonito Renault.
 Contudo, acontece aqui um aproveitamento por parte deste fabricante que reprovamos em absoluto, pois nem esta marca nem este modelo em específico, mereciam uma deslealdade destas por parte de um fabricante consagradíssimo. Além da falha grave que representa o aproveitamento duma carroçaria que nada tem a vêr com o objecto retratado, nem nos pequenos pormenores conseguiram acertar. Como é possível observar-se por análise da imagem que acima se mostra da versão verdadeira, o grupo óptico suplementar superior, não era constituído tal como se reproduz na versão à escala 1/32.
Mas será o seu novo chassis marcar a maior das diferenças entre ambas as edições, a da Calberson e esta da Renault. Apesar de não ser ainda este chassis nosso conhecido, é o fabricante que o anuncia sem que tenha fornecido quaisquer dados a esse respeito.


De aparência bela e convincente, este exemplar terá os seus admiradores, apesar da gravíssima reprodução.
É possível vêr-se na imagem de baixo, como os alargamentos dos guarda-lama deste modelo são bem diferentes dos da versão Calberson inicialmente editada pela Avant Slot.

Este, perde agora o aileron, mas ganha na miniatura uns escusados furos pela sua ausência.
Uma pena. Ao menos que nos valha, o desenvolvimento do seu novo chassis.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Já só falta uma .....

 Um dos mais icónicos modelos do Século XX, é sem qualquer dúvida o Renault 4L. Protagonista de inúmeras competências, foi um modelo que se dispôs a funcionar como modelo familiar, mas capaz de mil e uma funções. Tratava-se de um modelo de comodidade e funcionalidade quase incomparáveis, já que as suas quatro portas aliadas a uma ampla mala traseira e um banco rebatível, permitia que se fizesse dela o que se entendesse, já que as suas aptidões tanto dentro como fora de estrada, não era possível pô-las em questão.
E como sempre, estas questões não passam despercebidas ao fabricante Scalextric/SCX editando-a como forma de celebração do seu 50º aniversário acontecido no ano de 2011 e não perdendo o ensejo, produziu-a no que é também já a sua quarta versão, retratando sempre um pormenor histórico a ela assinalada.
Uma das primeiras competições onde foi possível observá-la, foi o Rali de Montecarlo de 1962, ano em que a vitória caberia a Erik Carlsson/Gunnar Häggbom num Saab 96 (Nº303). E foi esta que inspirou este fabricante para nos fazer chegar numa primeira abordagem à 4 Latas, este magnífico exemplar.
 Muito bem retratada esta Renault 4L, que sendo da primeira série, apresenta uma tampa da mala distinta das versões mais recentes, podendo reparar-se na dimensão do óculo traseiro. 
Este descia para o interior da tampa da mala e esta rebatia-se de forma que hoje não consideraríamos nada prática. Mas importa reter, que este fabricante soube manter  vivo e correcto este pormenor que as distingue das restantes, ao reproduzir esta versão participante neste importante rali.

E a segunda representação é referente à participação num dos mais duros ralis que se encontravam integrados no Mundial de Ralis. Trata-se da participação no Rali Safari, decorria o ano de 1962 e em que se classificaria na 6ª posição da sua classe, apesar do seu motor de fracas prestações.

 A Scalextric/SCX procedeu à necessária alteração do portão traseiro, vendo-se agora um óculo de mais reduzida dimensão. Muito bem esteve aqui este fabricante espanhol cujas criações passam à margem da maioria da concorrência, mas que por uma razão ou por outra, nos vai encantando.

 E os irmãos Marreau não poderiam nesta temática ter ficado esquecidos. As suas proezas ao volante da 4L no difícil terreno do Paris-Dakar, ficaram também aqui gravados no mundo dos slot carscom este bonito modelo eternizado por estas côres.
Relativamente a este modelo, a frente recebe um novo desenho da grelha, ao que a SCX correspondeu plenamente, num trabalho absolutamente perfeito. Mas incompreensivelmente, os pormenores que mais marcam esta versão. caíram no esquecimento.
Dotado de inúmeras alterações fácilmente observáveis do exterior, compreende-se que o esforço no sentido duma verdadeira fidelização na reprodução desta 4L, implicasse avultadas somas monetárias. No entanto, algo como o escape que se prolonga pela capota, era algo perfeitamente acessível nesta versão, e apróximaria bastante a miniatura, da realidade.
Como se observa na imagem que em baixo se expõe, esta Renault tinha um capôt-motor modificado. Contráriamente às convencionais 4L que ao abrirem o capôt levam consigo os faróis e agrelha, este encontrava-se cortado, mantendo fixa a parte mais frontal e criando-se uma tampa de acesso ao motor, o que afinal, até a aproxima mais da maioria dos automóveis.
 Compreende-se que poderá não ter sido fácil esta representação, bem como também a criação da protecção do cárter e a estrutura que suporta os faróis suplementares, mas tanto o escape sobrelevado como a criação simulada das cintas de cabedal que serviam de segurança do capôt-motor, estamos certos teriam resultado numa recriação bem mais realista. Já agora, na capota e sobre a direita, também existia um piloto laranja que ficou esquecido. As palas traseiras também poderiam ter surgido e podia-se talvez, ter aproveitado os  moldes das jantes do Renault 5 deste fabricante, para ser ter melhorado substancialmente esta réplica.
De facto a Scalextric/SCX aqui não esteve bem, até porque se trata talvez, da 4L com mais notoriedade no mundo do desporto motorizado.
A parte traseira não sofreu aqui qualquer alteração.
A finalizar, chegou-nos o feito protagonizado por quatro mulheres, Madame Michele Ray, Mademoiselles Eliane Lucotte, Elisabeth Gerard e Martine Libersart, que percorreram em 1965, 40.000 Km em cerca de três meses e meio, tendo percorrido o continente americano de Sul a Norte, desde a Terra do Fogo na Argentina, até ao Alaska.

 À excepção da ausência dos pequenos faróis suplementares abaixo dos faróis de série, parece-nos muito bem representada e onde, aqui sim, não falta a grade na capota nem o pneu suplente.




Então, e agora?
Sim, só falta aquela que militou no Mundial de Ralis pelas mãos do Eng. agrónomo, Pinto dos Santos. Decorada ao estilo das terras do xisto, ficaria também esta 4L mundialmente conhecido, sendo ainda hoje lembrada para convites de índole mundial.
Esperemos então que a Scalextric / SCX não se esqueça desta nossa portuguesinha....








quarta-feira, 23 de novembro de 2016

12 Horas Slotcar de Braga 2016 - Aí está


É já no próximo fim-de-semana, dias 25 e 26 de Novembro, que decorrerá a tão esperada segunda Edição das 12 Horas Slot Car de Braga, a realizar-se nas instalações do GT Team Slot Clube, situado no mesmo edifício do Centro Comercial da Estação (Junto à estação da CP), em Braga.
A prova organizada por este mesmo clube em parceria com a ART Slot Car de Braga, terá início pelas 20 horas do dia 25, onde a pista se abrirá para a sessão de treinos livres, prosseguindo no dia 26, sábado, a partir das 8:00 horas. Seguem-se as verificações técnicas, realizando-se a qualificação a partir das 11:30, iniciando-se a provas às 12:00 horas.
Contará esta edição com a presença de 10 equipas que envolverão cerca de meia centena de pessoas, entre eles, pilotos, mecânicos e apoiantes. Uma vez mais se encontrará vincado o cariz internacional desta prova dada a presença de três equipas espanholas, sendo que uma delas integra no seu seio o recente campeão de Espanha de velocidade, mas onde não faltarão também dois portugueses campeões de Espanha na modalidade TT e integrarão equipas nacionais.

                            Lista de Inscritos                            

1 - GT Team Slot Team
2 - Galicia Slot 
3 - PSV Slot Team
4 - ART Slot Cars
5 - RDCC Slot Team
6 - Rias Baixas
7 - VMC - Viana Motor Clube
8 - Clube Slot Car Trofa
9 - Meta Clube
10 - Team Slot Ibérica 88

Congratula-se este clube bracarense, GT Team Slot Clube, de ser o organizador da única prova de endurance de cariz internacional realizada em Portugal no decorrer deste ano, convidando-o a não perder a oportunidade de poder apreciar os dotes de pilotagem deste verdadeiro lote de credenciados pilotos internacionais, que se juntarão para mais uma prova de longa duração e onde a disputa por cada um dos lugares representará certamente, árdua luta.

5ª e última prova Campeonato Porsche 991 GT3 - Scaleauto

 Acabou o campeonato levado a cabo pelo GT Team Slot Clube, destinado aos modelos Porsche 911/991 do fabricante Scaleauto e que serviu em simultâneo, de preparação para as 12 Horas de Braga que decorrerá já no próximo fim-de-semana e que terá como protagonista, este mesmo modelo do fabricante espanhol.
 Foram inúmeros os pilotos que aproveitaram este campeonato para preparar as suas máquinas e poderem familiarizar-se com este traçado de alguma dificuldade técnica.
Pudémos contar para esse fim, com pilotos de Viana do Castelo e Guimarães, assim como alguns de Braga que se encontravam há algum tempo afastados da velocidade.
Quer este clube agradecer publicamente o esforço despendido por esses pilotos, já que requereu da sua parte esforço monetário e disponibilidade para se deslocarem nalguns casos, uns bons quilómetros.
 E partia-se então para a primeira das mangas, com os cinco pilotos melhor posicionados no campeonato. Eram então Augusto Amorim, David Azevedo, César Amorim, Rui Mota e Nuno Mendo, que dariam o pontapé de saída para a derradeira prova. Ressalvar a ausência por motivos de força maior, de um dos mais sérios candidatos à conquista do título, Paulo Mendes.
E foi Augusto Amorim quem uma vez mais imporia um ritmo acima da concorrência, impondo-se no final da manga aos restantes concorrentes e com uma vantagem de duas voltas sobre David Azevedo, o segundo classificado, mas também este a demonstrar poderosíssimo andamento. Seguiam-se-lhes Rui Mota e César Amorim, ambos com duas voltas de desvantagem relativamente aos pilotos que se lhes precederam. A fechar a tabela, posicionava-se Nuno Mendo, que apesar de quinto classificado, demonstrou na pista a evolução que tem vindo a provar, prova após prova.

Para a segunda manga encontravam-se António Miranda, aos comandos do Porsche de Paulo Mendes, Nuno Aguilar, o regressado Ricardo Ferreira e Luís Pinto, o segundo piloto vianense.
 
 E a surpresa desta manga viria da parte de Ricardo Ferreira, já que nem a sua ausência prolongada, nem a estreia do seu Porsche, constituíram qualquer handicap para que este pudesse mostrar um notável andamento e garra. E no final o quarto lugar absoluto com o mesmo número de voltas do terceiro classificado, bem o demonstra. Sem dúvida de parabéns e a demonstrar que poderemos contar com um sério candidato na luta pela vitória nas 12 Horas de Braga.
 Nuno Aguilar seguiu-se-lhe, muito embora quatro voltas a menos fosse o registo no final da prova.
 Luís Pinto, também ele em fase de adaptação ao traçado, impôr-se-ía a António Miranda, este último, o piloto campeão no XXI Campeonato Nacional de Espanha da categoria TT Scaleauto, claramente o piloto menos rodado neste complicado traçado.

 E na classificação final, a surpresa maior vinha mesma no quarto lugar obtido por Ricardo Ferreira, já que protagonizou um regresso que quase culminava com uma subida ao pódio.

 Uma vez mais mais o 911/991 de Augusto Amorim, conseguiu instalar-se no mais cobiçado dos lugares.
 E o pódio dos pilotos, com Augusto Amorim, David Azevedo e Rui Mota.

E esta última jornada consagraria uma vez mais Augusto Amorim como vencedor de mais um campeonato. David Azevedo seguiu-se-lhe e na terceira posição, César Amorim, a demonstrar que cada vez mais mais temos que contar com a garra deste jovem piloto. Muitos parabéns César, pelo extraordinário desempenho que tens vindo a demonstrar.