sábado, 13 de maio de 2017

Famílias...

 
















Sideways - As novidades

 2017 traz-nos por parte do fabricante Racer/Sideways, a segunda decoração para o Ford Mustang, sob as côres da "Miller".

 De decoração sóbria, não deixa por isso de ser atraente, apesar de uma carroçaria estéticamente uns furos abaixo da do Ford Capri.
 Anuncia-se também a chegada de mais um Porsche 935 K2, cujos principais sponsor's são a "Valvoline" e a "Roneo Vickers" e isto enquanto não se vislumbra ainda a chegada por parte deste fabricante, da criação do modelo K3, que começa já a tardar. Sobretudo, quando a Sideways começa já a apontar a mira aos modelos GT3.

 De discutível interesse, engrossará no entanto a linha de modelos de Grupo 5 deste fabricante.



 E isto, enquanto prosseguem os desenvolvimentos da nova aposta da Sideways. Aguarda-se com alguma expectativa a chegada dos Lamborghini da categoria GT3.



quinta-feira, 11 de maio de 2017

Porsche 924 GTR - Falcon Slot Cars

O novo fabricante Falcon Slot Cars anuncia como novidade para o seu segundo modelo, um histórico da Porsche nunca antes retratado à escala dos slot cars. Eternamente esquecido, depois do lançamento do Porsche 908 Turbo, eis que chega a vez de um modelo cuja história não terá preenchido pergaminhos, mas que deixou uma indelével marca com a passagem de alguns modelos pela clássica francesa de Le Mans. Em boa hora foi lembrado.


 

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Chegou o Opel Calibra - Slot.It

 Esperado há já algum tempo, eis que finalmente vê a luz do dia. O segundo modelo do campeonato DTM de origem Slot.It, está aí.
E que bonito ele está. Reacender-se-ão as batalhas Alfa/Opel, mas agora à nossa mais querida escala 1/32. E este primeiro Opel corresponde à participação de Manuel Reuter em Hockenheimring no ano de 1995, onde inscrito pela Joest Racing terá conseguido a pole position.
 As suas linhas parecem muito bem conseguidas, à imagem do que este fabricante havia já feito com o extraordinário Alfa Romeo igualmente do campeonato DTM.

 Esta atraente linha da Opel cativará por certo os praticantes das competições, pois esta prometedora carroçaria de linha larga e baixa, parece poder sobrepor-se com alguma naturalidade ao anterior Alfa até nós chegado.


Pois que venha ele então que ainda chegará a tempo de se juntar ao extraordinário campeonato de velocidade que juntou alguns clubes do norte de Portugal a outros tantos do norte de Espanha, que se encontra ainda a decorrer.


 Bela máquina....

Um F40, nunca está a mais.

 A Policar editou recentemente o seu segundo Ferrari F40. Trata-se de um dos mais extraordinários GT's até nós chegados, tendo por isso, chamado a atenção de vários fabricantes do nosso mundo dos slot cars.
A primeira aventura aconteceu com a edição a registar-se por intermédio da Scalextric/SCX, naquele que se viria a tornar também num belo exemplar orientado para a capítulo da competição.
 Mais tarde chegava a vez da Fly nos fazer chegar autênticas obras-de-arte. Foram vários os F40 chegados por seu intermédio, onde se pôde também contar com algumas séries - Fly Racing -  um pouco mais apuradas em termos mecânicos e onde a incorporação de um chassis com bancada de motor independente e dotado de suspensões, viria a fazer toda a diferença.
 Em tempos mais recentes, chegava a vez da Slot.It não deixar passar em claro este ícone transalpino. Também eles surpreendentemente detalhados, mas acompanhados da enorme mais valia que era o seu extraordinário desempenho dinâmico. Autênticas máquinas de corridas, estes F40 elevaram a fasquia das máquinas de GT.
 Hoje estes Slot.It melhorados e sob a batuta da Policar, mantêm o nível estético e de detalhe, mas sobressaem sobretudo pela sua melhoria dinâmica. Um claro emagrecimento das suas carroçarias, contribui manifestamente para esse aumento de competitividade.
 E claro que no meio de tudo isto, acaba por existir coincidência de apostas das versões em que cada um dos fabricantes se reviu. Assim acontece com a versão de uma das participações no campeonato JGTC no Japão, onde a versão agora retratada pela Policar, havia já sido editada por parte da Fly.
 Também a versão da "Pilot" de Le Mans de 1995 recebeu a atenção tanto da Slot.It, como da Fly.
 Mas a primeira das edições da Policar, a versão participante nas 2H de Topeka em 1990, havia já sido também ela reproduzida pela Fly.
 E assim, paulatinamente, a série F40 da Ferrari, sujeita-se a acabar por ser uma das mais retratadas famílias do mundo dos slot cars.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Campeonato Grupo 5 - GT Team Slot Clube

Imagens da segunda prova de Gr.5 levado a cabo pelo GT Team Slot Clube.





Slot.It - Jagermeister de terceira geração

 Foi já editado o terceiro Porsche da série 956/962 sob as côres da "Jagermeister, do fabricante Slot.It.
 Esta básica decoração em côr-de-laranja, é inegavelmente uma decoração bonita. Sem alaridos cromáticos nem rabiscos nascidos da pena de nenhum génio da arte, é no entanto e indubitavelmente uma das mais carismáticas e funcionais decorações do desporto automóvel.
 E é claro, acaba por servir de mote para nos fazer chegar mais uma belo exemplar. Desta feita, mais um 956 KH, depois de já nos terem oferecido um primeiro 956 KH dotado de um pequeno aileron frontal e também de um 962 KH. E embora a comum roupagem nos possa levar a enganar a nossa vista, na verdade existem alguns pequenos pormenores diferenciadores entre eles. Mas mais importante do que as diferenças propriamente ditas e porque se tratam de modelos de slot, será saber se em termos dinâmicos, terá havido algum resultado positivo entre a edição de cada um.

Na imagem que acima se mostra, surgem os dois Porsche 956 KH, onde na versão da direita existe um pequeno aerofólio frontal, muito pouco comum nestes modelos.
Analisemos agora através do recurso a uma balança, se existem diferenças entre eles.
 A primeira versão regista um peso de 21,6 gr. O seu aileron frontal ajuda naturalmente a um aumento relativamente a qualquer outro Porsche 956. E isso verificou-se, assim que o comparamos com a versão 962 KH, a segunda versão "Jagermeister" que nos chegou.
 3,2 gr foi a diferença registada então, entre os dois primeiros lançamentos. Um belo trabalho de emagrecimento por parte da Slot.It, que trabalhou inclusivamente o interior do habitáculo. E quanto à terceira versão, como ficaram as coisas?
Mais 1,1 gr acabaria por se ganhar em mais um trabalho extraordinário deste fabricante. E temos um diferencial de 4,3 gr entre as duas versões do mesmo Porsche 956 KH
Em constante evolução, a Slot.It surpreende-nos de versão para versão, algo a que a concorrência tem dificuldade em acompanhar.