domingo, 23 de julho de 2017

Comparativo - Alfa 155 / Opel Calibra - Slot.It

 A nova era dos DTM da "velha guarda" trazidos até nós pelas excelentes criações da Slot.It, é já merecedora de uma prova comparativa entre os seus valôres relativos.
 A chegada do Alfa Romeo mereceu a seu tempo uma análise cuidada, dada a surpreendente excelência comportamental demonstrada em pista. E o Opel Calibra como será?
Dotado de uma carroçaria mais larga mas sobretudo mais baixa com especial relevância para a secção traseira, acaba o Opel por ter um aparente ganho relativamente ao Alfa Romeo 155 V6 TI.
Servimo-nos então de cada um destes modelos mas sujeitos a uma evolução, para com eles efectuar um teste comparativo. Uma nova bancada de motor, um motor de caixa grande oriunda do fabricante Scaleauto, suspensões magnéticas de ímanes pequenos, eixos ôcos tanto à frente como atrás, palhetas mais finas que permitem um abaixamento da altura da frente, uma nova relação pinhão/cremalheira, capas finas da Scaleauto nas jantes da frente e pneus Spirit/Scaleauto no eixo traseiro, foi tudo a que se sujeitou cada um deles para os tornar mais performantes.
Um pouco pela minha natural exigência de manter os modelos o mais fieis possíveis com a realidade e também com a própria edição dos modelos, acabei por manter tanto as jantes como o habitáculo originais. É sabido que se consegue com alguma facilidade a melhoria dos mini-modelos substituindo-se ambos os órgãos por outros de maior leveza, contudo, uma vez que esta política é comum a ambos, não existe por essa razão qualquer critério diferenciador.
 A versão original do Alfa conta com um peso total de 69,3 gr.

Depois das enumeradas modificações, o mesmo Alfa veria o seu peso subir para as 81,6gr, um incremento de 15,3 gr.

O Opel regista um pêso inicial de 68,1gr, menos 1,2gr que o Alfa Romeo.

Depois das respectivas transformações, o pêso final registou 76,6 gr, ou seja, mais 8,5gr, do que o seu pêso original.
Contudo o Opel Calibra leva a melhor com os seus 76,6gr, sobre as 81,6gr do Alfa Romeu, uma diferença favorável à máquina alemã de 5gr certas, algo verdadeiramente de relevo.
 Vamos então para a pista verificar qual deles expressa em segundos a maior vantagem.

 E o primeiro a marcar registos foiu o Alfa Romeo. Ao fim de um turno de 5 minutos, o melhor registo fixava-se nos 11,81s. Esra a vez da primeira experiência com o Opel.
 E a primeira sensação é de que apresenta uma traseira mais solta do que a do Alfa Romeo, mas ao fim da segunda volta já surgia um tempo arrebatador, registando-se o tempo de 11,37, o que demonstra uma clara vantagem sobre o seu rival.
 Parei de imediato e retomado o Alfa, já que acabaria por ficar com a clara sensação de que não poderia ter dado tudo, comecei a fazer voltas verdadeiramente ao ataque, tal com o se me encontrasse de faca nos dentes numa verdadeira competição. Apesar der melhorado, o seu melhor registo ficava-se ainda bastante aquém do tempo do Opel Calibra em verdadeira estreia. 11,57, não chegava para os 11,37 conseguidos em apenas duas voltas.
 De novo com o Opel e ainda que pudesse melhorar o registo com mais alguma insistência, 11,29 foi o tempo que acabaria por ficar como o melhor dos registos deste teste. Afinal um verdadeiro vexame para a máquina italiana. Ficou a certeza de que o Alfa ainda que muito bom e muito agradável de se pilotar, se encontra infinitamente distante e sem argumentos para esta nova criação da Slot.It.
Pena este fabricante italiano ter partido para uma evolução deste Alfa Romeo 155 V6 TI, ao invés de nos proporcionar mais uma bela surpresa com a edição do Mercedes 190. Afinal, o que aí vem quase certamente não se poderá esgrimir com este surpreendente Opel Calibra, um modelo que demonstrou surpreendente rapidez.

terça-feira, 18 de julho de 2017

BRM - Renault 8 Gordini, o senhor que se segue...

 A BRM marcou pontos com a edição dos fantásticos Simca 1000 e já com a segunda série dos NSU TT, dotados do inovador sistema de semi-eixos atrás, o que lhes permite obter camber negativo naquelas rodas. Mas chegou agora a vez doutro clássico francês, o R8 Gordini. Mas a imagem disponibilizada pelo fabricante, mostra-nos uma carroçaria alargada ao nível de ambos os eixos, o que o aproximará duma espécie de Gr.5. Talvez e apenas, para que se venha a equiparar em termos de equilíbrio, com os anteriormente chegados Simca 1000 e NSU TT. Mas agora ficamos à espera do mais carismático ainda, Fiat 600 Abarth. Pretendentes não faltarão....


Mas o interesse pelas máquinas deste fabricante à escala 1/24, não se esgota nos pequenos e populares modelos europeus. 
 Chegou a vez dos Clássicos Americanos....
Camaro SS e Boss Mustang são os senhores que se seguem, no renascer dum saudoso espírito americano que invadiu os amantes do desporto automóvel mundial e onde aquelas máquinas se mostraram como modelos de encantar uma geração. Agora encantarão certamente outras gerações, já que o seu encanto parece perpetuar-se. Parabéns BRM, por terem sabido tão bem obcecar-nos ...

Lamborghini - Eles andam aí!!!


Os modelos Lamborghini foram já motivo de edição à uns anos atrás, através tanto do modelo Murcielago como do Gallardo por parte do fabricante Ninco. E se o primeiro não chegou a mostrar-se nunca um modelo competitivo, já o segundo demonstrou enorme valia nas competições de GT's, isto tanto na realidade, como mesmo no capítulo dos slot cars.
Mas hoje são dois os fabricantes de enorme gabarito apostados em fazer chegar até nós, prometedoras criações da marca do touro italiano.
 E a Black Arrow aposta no Murcielago R-SV GT1 numa série denominada "Black Bull Reiter". E conhecendo como conhecemos as criações desta marca espanhola, e conhecendo também as cotas deste pequeno monstro, outra coisa não poderemos esperar, senão uma verdadeira bomba. O que aí virá verdadeiramente, desconhecemos, mas acreditamos em algo do tipo "meteórico". E se atentar-mos na nova criação da Sideways, uma nova aposta também nas séries das máquinas dos GT, o seu Lamborghini Huracan encontrar-se-á em maus lençóis. Servindo-se de um desenvolvimento mecânico menos apurado associado a uma carroçaria mais estreita, acreditamos encontrar-mo-nos numa guerra verdadeiramente desleal, dado o maior desenvolvimento do criador espanhol. Bom, mas tratam-se apenas de conjecturas apoiadas em dados supostos e não concretos, pelo convém dar tempo ao tempo, para perceber a realidade que nos espera.
De qualquer dos modos, duas aguardadas chegadas sempre muito bem vindas e que certamente abrirão nosvos capítulos na competição.
Em baixo, o Gallardo da Ninco que na sua época proporcionou alguns modelos muito competitivos.
Venham agora os novos, estamos ansiosos....

Faltava o verde - Ferrari 512 BB - Sideways

 O fabricante Racer através da sua linha Sideways, disponibilizou já o seu quinto Ferrari 512 BB, ou melhor, apenas 512 BB, já que o nome Ferrari parece ser uma obrigação ter desaparecido.
Existe um curioso procedimento a que os compradores se deverão obrigar, caso se disponham a aumentar a correspondência entre este e a versão que lhe dá origem. Isto é, os símbolos da "Ferrari" encontram-se completamente revestidos pela côr amarela, o que, através de uma simples raspagem, fará reaparecer o verdadeiro logótipo do cavalinho italiano. Questões de direitos, muito certamente....

 E depois deste, poderemos completar a bandeira portuguesa e ainda sobra alguma coisa.



Sem dúvida, uma colecção bem complementada...

sábado, 15 de julho de 2017

It's Miller time...... Slot.It

 Encontra-se para breve, a chegada de mais um Porsche 962 IMSA por parte da Slot.It.
 Com uma decoração de arregalar verdadeiramente o olho, é certo que poucos ficarão indiferentes a tão atraente e bonita decoração deste participante de Daytona no ano de 1988.
 E para os Porschistas, aqui fica mais um excelente exemplar para engrossar a já extensa lista de modelos deste ícone de Estugarda.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Porsche 924 - Falcon Slot Cars

 Encontra-se prevista para o mêsde Agosto, a chegada do primeiro exemplar do Porsche 924 GTP do fabricante Falcon Slot Cars.
 E pelas imagens recepcionadas, parece encontrar-se esta nova criação deste fabricante, bem acima em termos qualitativos, do anterior 908 que nos fizeram já chegar.
 E quanto ao seu interior, a qualidade merece rasgados elogios, já que a pormenorização de alguns elementos reproduzidos, é muito pouco habitual.
Desta vez, parabéns.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

E por falar em Formula 1.....

Em 1979, protagonizou-se um dos pontos altos da Formula 1....
 Gilles Villeneuve e René Arnoux, numa intensa luta durante as últimas voltas do GP de França de 1979, protagonizaram um duelo de nervos que levaram a uma constante troca de lugar entre eles ao que se juntaram também alguns toques entre o Ferrari 312 T4 e o Renault RS10. Momentos eternizados pelas imagens televisivas e ainda hoje tão presentes na memória de quem teve o privilégio de presenciar tão empolgante duelo e considerado o mais sensacional momento da história da F1.
Mas esta luta não daria a vitória a nenhum destes pilotos, tendo a segunda posição cabido a G. Villeneuve e a tgerceira a R. Arnoux. A vitória, essa, acabaria nas mãos do outro piloto da Renault, Jean Pierre Jabouille, naquela que viria também a ser a primeira vitória na categoria raínha, para a marca francesa.
 Mas a Slot Racing Company presenteou-nos com a realização de um destes grandes e históricos momentos do desporto motorizado, ao editar uma requintada caixa onde estes dois modelos protagonizam uma dessas cenas.
 Realçar a excelência da realização de ambos os modelos, que surpreendentemente foram reproduzidas em plástico, depois de se ter anunciado a sua realização em resina.
Mecânicamente, aposta-se também numa desmultiplicação de pinhão/cremalheira, para dessa forma e à imagem da Fly e também Policar, não sujeitar a representação da parte mecânica, a deformações. O motor surge mais ao estilo da Fly, já que está ligeiramente inclinado relativamente ao alinhamento longitudinal. Mas atenção, não se atreva a dar umas voltas com estas beldades, pois se conseguir completar a primeira volta, considere-se um sortudo...
 Peça de colecção? Sim, apenas isso......

A requintada caixa surge com uma placa onde surgem os nomes dos pilotos (pena a inversão das letras do nome de "Villeneuve"), mas onde consta também o número individual da peça correspondente a uma série de 770 exemplares. Note-se que a numeração surge igualmente nos chassis de ambos os exemplares.