sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

As novidades confirmadas da Slot.It para 2018

 O extraordinário Toyota de Gr.C em versão cauda longa, é-nos agora mostrado pela Slot.It sob as côres da "Leyton House". Bonito quanto baste, já só peca pela ânsia que nos proporciona.
Um dos raros exemplos de fracasso deste fabricante, é o Audi R18 da categora LMP. Os mesmos adjectivos poderão ser aplicados ao que chegou a prometer, sistema de tracção integral de que se encontram equipados estes pequenos monstros, que na realidade, dominaram mesmo por vários anos consecutivos as edições de Le Mans. Trata-se então de um dispensável modelo no mundo do slot, a menos que façamos parte do restrito número de coleccionadores que pautam a marca ou a clássica francesa, como um dos objectivos a preencher nas colecções. Mas a verdade é que iremos contar com mais um, no mercado
 Para a categoria de modelos GT1, uma categoria um pouco esquecida nas competições de slot, veremos chegar mais um Nissan R390 GT1 na sua primária versão de testes, algo já anteriormente acontecido. Torna por essa razão algo incompreensível a sua chegada, admitindo apenas como válida, se se encontrar substancialmente melhorada dinâmicamente, isto porque tanto poderão ter sido revistos os pesos da carroçaria, como a concepção do chassis que poderá agora admitir as mais recentes bancadas de motor de 6 apoios.
 Para os GTR, luz verde para mais um Mc'Laren. Carros sempre bonitos, não constituirá no entanto novidade absoluta.
 Para os DTM, uma das mais esperadas chegadas de 2018. Digamos que será como de pão para a boca, que vemos o surgimento do Mercedes da categoria DTM. Não só por se ter tornado num dos maiores protagonistas daquele campeonato, mas também para que percebamos se se encontrará à altura do bem sucedido e rival Opel Calibra.
Mas o Ferrari da Policar, não lhe ficará atrás no que a interesse diz respeito. Pois será igualmente um dos mais interessantes modelos que veremos chegar ao longo do corrente ano e esperamos que seja capaz de protagonizar disputas de alto nível com os Lotus e March de que dispomos já no mercado. Não se creia no entanto, que a imagem deste Ferrari disponibilizada pelo fabricante, corresponda ao da sua edição, não, trata-se de um modelo de outro fabricante, mas que representa a versão proposta para lançamento.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Aí está!

Pois é, a Slot.It mostra-nos já a primeira versão com a carroçaria correspondente ao ano de 1995, do Alfa Romeo 155 V6 TI. E não é nada mais nem menos, do que a extraordinária versão vestida sob as côres da "Martini", afinal, um dos mais esperados modelos da série DTM deste fabricante, tratando-se do modelo pilotado por Nicola Larini e participante no campeonato DTM no ano de 1995 no circuito de Avus Ring.

March 701 Policar - Segunda versão

Jackie Stewart foi o vencedor do GP de Espanha que teve lugar no circuito de Jarama, decorria o ano de 1979. Havia este GP de ficar marcado também pelo incidente entre Jackie Oliver em BRM e Jacky Ickx em Ferrari. Mas este êxito do escocês, foi pretexto para a edição do segundo March 701 da Policar.
Encontra-se este com saída iminente e é com bastante agrado que veremos a chegada deste March inscrito por Ken Tyrrell e vestido com a característica côr azul da que viria mesmo a ser mais tarde, um consagrado team no seio do Campeonato do Mundo de Formula 1.
 A principal diferença existente entre este e o da primeira edição, para além da óbvia decoração, encontra-se na parte exterior do habitáculo, onde a parte correspondente ao pára-brisas se prolonga até ao roll-bar e que acabava por proporcionar uma melhoria aerodinâmica, mas também proporcionava uma optimização do apoio de cabeça.
 A recolocação dos retrovisores foi outra realidade distintiva entre ambas as versões, passando agora a encontrarem-se mais recuados.

 Como crítica, apenas apontar a ausência da lâmina deflectora aerodinâmica que surge na côr prateada, à saída do escoamento de ar do radiador frontal.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

O que nos aprontará a Slot.It?


 Os Alfa Romeo 155 V6 TI, parece estarem a ser por parte da Slot.It, alvo de várias evoluções. Depois de nos terem feito chegar a versão de 93/94, estamos prestes a vêr uma das mais evoluídas versões deste modelo, ou seja, o modelo que militou no campeonato DTM em 1996.

Mas pelo caminho e ao que parece, bem poderemos contar também com as versões de 1995 e 1994. As distinções são mais fácilmente observáveis no design do spoiler frontal.
Em baixo, a imagem que antecipava o Alfa que hoje já conhecemos.
 Na traseira, entre a versão de 1994 e a de 1996, a diferença faz-se sobretudo ao nível dos difusores e da colocação dos escapes. Lateralmente a zona das embaladeiras também é motivo de diferenciação entre ambas as versões.

 Não deverá estar a tardar a chegada do Toyota de Grupo C cauda longa, onde o aileron surge agora integrado no capôt traseiro, já que este nos foi dado a conhecer à sensivelmente um ano.
 Esta fase de prototipagem mostra-nos uma carroçaria bastante translucida, o que invoca a ideia de um belo trabalho no capítulo do seu peso.

Talvez numa estratégia comercial, encontra-se também atrasado mais um dos Porsche 962 vencedor de Le Mans sob as côres da "Rothmans", isto porque não será por falta de molde que ainda não terá visto a luz do dia. Anunciado já há muito, começa já a fazer ferver os adeptos desta marca. Note-se que no anuncio desta edição, surgia este Porsche em versão cauda curta (KH), mas na versão acima mostrada, encontra-se já devidamente representado, na sua versão cauda longa (LH).

sábado, 6 de janeiro de 2018

E arrancou 2018, no Clube Slot do Minho

 A actividade competitiva do Clube Slot do Minho iniciou-se sexta-feira última, tendo cabido o início dos campeonatos aos modelos de Grupo C, no fundo, já uma categoria clássica num grande número de clubes.



 E depois de um breve período de convívio e lazer, foi hora de rumar à qualificação, procedimento recorrente na primeira das provas de todos os campeonatos de velocidade. E coube em sorte, que tivesse sido Carlos Afonso a ser o primeiro dos pilotos a registar no cronómetro toda a sua eficácia competitiva.

Momentos da qualificação


Carlos Afonso


Paulo Mendes

 
David Azevedo


Augusto Amorim


João Preto


Marco Freire


Rui Mota


Miguel Carvalho


Marco Silva


E a primeira batalha era ganha por Paulo Mendes, numa clara supremacia por parte do modelo Nissan que viria a ocupar as três primeiras posições.
Notar que merecem uma chamada de louvor, Miguel Carvalho que uma vez mais conseguiu marcar presença apesar das suas sempre difíceis deslocações, Marco Freire que pela primeira vez participou com viatura própria e por sinal, o mais bonito dos Gr. C presentes e pois claro, João Preto, o ansioso menino que muito nos honrou com a sua primeira presença absoluta no seio das competições a sério.
Por outro lado, realçar as ausências por motivos de força maior, de Luís Azevedo, David Fernandes e Eugénio Veiga e que são já elementos que conseguem marcar pela positiva a qualidade competitiva deste clube..

 E foi então momento de se dar início às hostilidades, numa primeira manga que contou com a presença de João Preto, Miguel Carvalho, Marco Freire, Marco Silva, Carlos Afonso e Rui Mota, tendo o decorrer da mesmo acontecido através do recurso ao sistema de calhas virtuais.
 Três Nissan, três Porsche, um Sauber, um Lancia e um Toyota, foram as marcas pelas quais os participantes a esta primeira jornada deste campeonato, recorreram.
 A prova decorreu com elevado espírito competitivo, sendo Paulo Mendes aquele que mais se destacou através de um notável desempenho, tendo deixado Augusto Amorim, o segundo classificado, à considerável distância de 2 voltas. A terceira posição era conquistada por David Azevedo que relegava por uma volta, Rui Mota para a quarta posição. Um pouco mais abaixo, a luta dava-se entre Carlos Afonso e Marco Silva com vantagem para o primeiro, ocupando as quinta e sexta posições. Miguel Carvalho no seu regresso, não conseguia ir além da sétimo posição, muito por culpa de um Sauber desajustado das últimas evoluções proporcionadas pela Slot.It. Marco Freire seguia-se-lhe na estreia de um Lancia que tem ainda bastante para evoluir e ainda em fase de aperfeiçoamento da arte da pilotagem. Por fim o nosso benjamim, que apesar do barril de nervos em que se encontrava, conseguia dominar-se o suficiente para conseguir andar na luta, demonstrando até um notável auto-domínio para conseguir resistir à tentação de seguir os mais rápidos. Parabéns miúdo.
Mas após o término da mesma, a reviravolta acontecia. O Nissan vencedor acabava por não passar na balança. Um pequeno percalço que custaria a Paulo Mendes a desclassificação, acabando por subir uma posição todos os outros pilotos e assim, quem a acabaria por levar a coroa de louros era Augusto Amorim, numa prova em que ficou clara a supremacia do modelo Nissan. Será que assim irá continuar a ser? Acompanhe os próximos capítulos.....