domingo, 11 de março de 2018

Penúltima jornada Campeonato GT Open - Mais uma para Augusto Amorim

 A penúltima jornada do Campeonato GT Open levado a cabo pelo Clube Slot do Minho, viu uma vez mais Augusto Amorim e o seu Saleen a imporem-se à restante armada de adversários, numa jornada pautada pela continuidade da presença de alguns pilotos a consolidarem a aprendizagem na modalidade.
 Com dezoito presenças e em que a variedade de modelos continua a ser uma mais valia, a verdade é que parece termos que continuar a contar com a supremacia do velhinho Saleen, já que mesmo com a aposta de Paulo Mendes no Ferrari da Black Arrow, parece continuar a não haver argumentos que combatam o modelo da Arrow Slot.
 Acabaria mesmo por ser com alguma folga que Augusto Amorim averbava mais uma vitória no campeonato, impondo-se novamente a Paulo Mendes, enquanto finalmente David Azevedo acabaria por conseguir um lugar no pódio ao conseguir a terceira posição final, impondo-se ao também sempre rápido David Fernandes.
 Mais abaixo a luta gerava-se entre Marco Silva e Rui Mota, sendo a vantagem favorável ao primeiro pela diferença de 0,3 segundos, o que bem demonstra a animosidade gerada na disputa pela quinta posição. O sétimo lugar era disputado por José Pedro Vieira, Miguel Carvalho e Nuno Mendo com a classificação final a manter esta ordem, registando-se a diferença de uma volta entre cada um deles, mas bem demonstrativo do equilíbrio de forças que vai acontecendo neste disputadíssimo campeonato.
 Filipe Vinagreiro viria a finalizar no décimo posto mas com o mesmo número de voltas de Francisco Matos, em mais uma luta de deixar os nervos em franja. Impuseram-se estes a Eugénio Veiga e Luís Pinto, também eles numa animada luta em que o primeiro acabaria por levar a melhor sobre o seu adversário, por uma volta de vantagem.
Ricardo Moura seguia-se-lhes na décima quarta posição, mas demonstrando uma melhor adaptação a um traçado que lhe é estranho. Um pouco abaixo das expectativas ficava Marco Freire, que acabaria por não ir além do décimo quinto lugar.
 Jonathan Barbosa seguia-se na classificação final, onde o mesmo número de voltas conseguido belo nosso benjamim, João Preto, comprova que nesta modalidade a diferença de idades não tem qualquer importância. Afinal, dois aprendizes a dar o melhor de si e onde se percebe uma verdadeira adaptação evolutiva de ambos.
 Eduardo Leite, outro iniciado na modalidade, acabaria por ser vítima não da sua falta de prática, mas sobretudo da falta de adaptação aos inúmeros punhos que lhe têm passado pelas mãos. E enquanto esta questão não tiver fim à vista, cremos que a evolução deste piloto terá um período de aprendizagem mais prolongado do que seria desejável, já que se percebe notóriamente, verdadeiro potencial da parte deste novato.

 Em termos de fabricantes, fica claro que Arrow Slot e Black Arrow serão as melhores apostas, mas percebe-se que há características dinâmicas de relevo, sobretudo por parte do modelo Corvette da Scaleauto. Depois disso, parecem encontrar-se as produções da Sideways.
Em termos de campeonato e caso tudo corra dentro da normalidade, parece que temos mais um título entregue a Augusto Amorim, enquanto Paulo Mendes se terá sentido desta vez, completamente impotente para contrariar esta veia ganhadora do seu mais directo adversário, mas como já ouvi alguém dizer, "prognósticos só no fim do jogo"....

quinta-feira, 8 de março de 2018

Já chegou o Mc'Laren M23 da Slot Racing Company

Depois de uma espera prolongada, eis que por intermédio da SRC teremos o privilégio de poder usufruir no slot, do F1 detentor do maior número de vitórias absoluto daquele circo.
 Representando a versão vencedora do G.P. da Suécia no ano de 1973 e tendo tido aos seus comandos o neozelandês  Denny Hulme, naquela que seria a sua única vitória naquele ano, encontra-se reproduzido ao ponto dos maiores apreciadores da modalidade não se deverem permitir à sua perda enquanto modelo coleccionável.

 Muito bem reproduzido e com alguns pormenores de elevado nível, encontra-se também dotado de rodas direccionáis no eixo dianteiro. A sua qualidade faz mesmo lembrar os F1 editados pela Fly, cujos modelos conciliavam também excelente qualidade e igualmente rodas dianteiras direccionais.  O March daquele fabricante chegou mesmo a adoptar suspensões nas rodas dianteiras.

 Mas este Mc'Laren surpreende por tudo e foge mesmo às duas primeiras reproduções de F1 deste fabricante, já que se tratavam de modelos exclusivamente para a vitrina. Eram bonitos, mas absolutamente nada funcionais dinâmicamente. Agora houve a preocupação de lhes conferir alguma capacidade dinâmica, o que nos deixa expectantes quanto à possibilidade de os poder vêr em confronto directo com os bem concebidos Policar.
A excelência estética apresentada nos dois primeiros F1 da SRC, é combatida pela Policar com a excelência do dinamismo dos seus modelos.



A motorização que o equipa parece similar à adoptada pela Policar, contudo, a característica desmultiplicação apresentada por aqueles poderá vir a fazer diferença, já que o agora chegado se socorre da mais convencional transmissão directa entre pinhão e cremalheira.
Fiquemos então na expectativa, até que a chegada de um destes exemplares nos permita o esperado tira-teimas...

segunda-feira, 5 de março de 2018

Ninco - Por onde andas?

Bom dia Ninco. O que te fizeram?
Representa para nós esta nova linha deste fabricante, o seu fim-de-linha....
Apostando para a escala 1/32 numa mecânica única à qual se acoplam carroçarias "clear", ou seja, de plástico leve e flexível, tendo resultado em linhas disformes e sem qualquer valôr estético ao que se junta uma produção à escala 1/43 cujo interesse diminui mais ainda, acabam por afastar todos os amantes daquele fabricante, no que resulta num verdadeiro e definitivo divórcio entre praticantes e esta marca.

 Fica clara a aposta da Ninco num consumo caseiro. O alvo tipo serão agora e definitivamente as mais baixas classes etárias.


 Mas é com muita tristeza que assistimos a este desfecho e sobretudo logo numa altura em que não parecem também ser nada animadoras as novidades por parte da Scalextric/SCX.

Fecha-se um ciclo....

domingo, 4 de março de 2018

E já vão três - Campeonato GT Open

 Decorreu já a terceira etapa das cinco que compõem o Campeonato GT Open promovido pelo Clube Slot do Minho.
 Com dezasseis presenças, entre as quais os mais cotados pilotos deste clube, esperava-se pois mais uma etapa de grande animosidade, sobretudo pela conquista da primeira posição absoluta.
 Presentes estiveram também os menos experientes pilotos, como o Jonathan e o Eduardo Leite, ambos a passarem pela etapa de aprendizagem, que os levará mais tarde a conseguirem imiscuir-se noutras batalhas mais para o centro da tabela.
 O sempre ambicioso João Preto marcou também presença, tendo bem demonstrado a sua jovem tenacidade.
 E como tem sido habitual, foi dura a prova para os primeiros, já que se valeram para essa luta de uma  rapidez absolutamente notável. Augusto Amorim acabaria por ser o mais eficaz dos dezasseis participantes, batendo pela segunda vez Paulo Mendes que tem visto neste concorrente o seu maior adversário. Luís Azevedo apesar de ter apostado num Saleen, acabaria por não apresentar argumentos para entrar naquela luta. Quem mais prometia era David Azevedo, mas ao que parece o Ferrari da Black Arrow não consegue ainda reunir os necessários argumentos para se bater de igual para igual tanto com o Lamborghini do mesmo fabricante como com os Saleen da Arrow Slot.
José Pedro Vieira acabaria por se mostrar como o melhor dos outros, tendo mantido uma acesa luta com Rui Mota até ao final. Marco Silva e David Fernandes acabariam por ser ambos batidos pelos anteriormente citados concorrentes, muito por culpa de excesso de despistes no caso do primeiro e por se ter apresentado com um Lamborghini pouco eficaz, no caso do segundo.
Mais para trás um pouco, a luta gerava-se entre Nuno Mendo, Miguel Carvalho, Francisco Matos e Eugénio Veiga. Com andamentos similares, foi também muito interessante tentar perceber para que lado penderia a vantagem entre eles, tendo sido Nuno Mendo o mais eficaz deste grupo, sendo notórias as evoluções apreciadas tanto por parte de Francisco Matos, como de Eugénio Veiga. A descida de performance acabaria por pertencer a Marco Freire, já que a pressão sentida acabaria por penalizá-lo em termos de aumento do número de despistes. Visível foram os progressos de Jonathan e João Preto, enquanto a fechar a tabela fica o estreante Eduardo Leite, que acabaria também por ver o seu desempenho condicionado pelo uso de punhos com os quais não conseguia a necessária adaptação. Contudo, é uma certeza que dentro em breve teremos que contar com este piloto a ocupar outro patamar das tabelas de classificação.
 E no final pôde apreciar-se o belo parque de modelos participantes.
 Os Saleen continuam a mostrar-se como um dos modelos mais eficazes neste campeonato, apesar da sua maior longevidade comparada com as recentes produções.

quinta-feira, 1 de março de 2018

GT Open - Aproxima-se a 3ª etapa

 A próxima sexta-feira precede um fim-de-semana de menor actividade para os membros do Clube Slot do Minho, já que estes elementos se verão desta vez apenas envolvidos na prova da terceira jornada do concorrido Campeonato GT Open.
Mas não representa isso mais descanso, já que se aproxima o Slot Touring Car Championship 2018, campeonato este destinado a modelos de Turismo. E como estes fervorosos adeptos gostam de primar pela competência, começam já a ver-se as primeiras movimentações no sentido de se encontrarem ao mais elevado nível, quando este tiver início.
A variedade de oferta é, um pouco à imagem do campeonato dos modelos GT, enorme, o que para já pode começar por baralhar um pouco os praticantes, mas paulatinamente lá se irão descobrindo as melhores fórmulas. Boas apostas....

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O que está a acontecer com a Scalextric/SCX? - Considerações

 Trata-se de uma das mais incontornáveis marcas que associamos aos slot casr e começa a preocupar-nos a falta de informação ou de um programa relativo às edições orientadoras para o corrente ano.
 Trata-se de um fabricante que soube ao longo de todo um trajecto histórico abarcar as mais diversas matérias associadas aos slot cars, tendo mesmo introduzido nesta área marcantes inovações, mas que inicia este 2018 sem que tenhamos a menor pista orientadora. A falta de assunto, tem sido total.
 Começa a ser preocupante a ausência de notícias desta carismática Scalextric/SCX, o que nos leva a poder alimentar e estimular as mais indesejadas imaginações. Não cremos sequer alimentar os piores cenários, mas gostaríamos de no mais breve período de tempo, receber "news" da sua parte, para que o desassossego nos possa libertar a mente.

 Desde camiões a modelos do WTCC, os incríveis Nascar e os fantásticos TT's, Formula 1 e o incrível mundo dos ralis, reedições e edições limitadas, edições comemorativas e os brutais DTM, Pony car e evoluções específicas versando a competição ao mais alto nível, de tudo um pouco fomos ao longo da nossa vida observando, num fantástico desfilar de incríveis criações.










 
  E quem terá ficado indiferente ao surgimento dos Citoën "boca de sapo", ou às deliciosas 4L, a um fantástico Talbot que fez as delícias dos apaixonados pelo Mundial de Ralis, bem como o Alpine Renault A110?
Inúmeros outros exemplos poderíamos aqui apontar acerca deste fabricante, no sentido de mostrar o seu real lugar no seio deste mundo, o que muito também nos deixa preocupados, caso após o levantar do véu, alguma catastrófica notícia aí venha.



Que venham pois para breve as noticias esclarecedoras, mas que sejam boas......