domingo, 11 de agosto de 2019

Opel Calibra, o quarto elemento.

Enquanto a Slot.It não satisfaz os anseios dos "Mercedistas" com o prometido 190, eis que chega ao mercado o quarto Opel Calibra, desta feita correspondente à versão conduzida por Alexander Wurz em 1996, no incrível campeonato destinado aos modelos DTM.
 Dotado de uma decoração que poderá ser controversa relativamente aos vários conceitos estéticos, contribui contudo para o aumento do colorido nas provas a eles destinadas.
Esta versão mostra-se exactamente igual há já anteriormente editada sob as côres da "ProMarkt", onde para além da frente surgir com novas tomadas de ar, adopta ainda nos alargamentos da carroçaria das vias traseiras, tomadas de ar suplementares.

 E se nos Alfa Romeo começámos já a ter uma avantajada família, no caso dos Opel parece estar-mos a seguir exactamente as mesmas pegadas.
Já começamos a sentir a falta dos Mercedes...

Mais um LMP - Slot.It

 É verdade que será fácil poder-mos chamar-lhe Mazda. Esta edição da Slot.It vestida com as côres "Renown", patrocínio que marcou a primeira vitória em Le Mans duma marca japonesa através do Mazda 787B, presta-se a alguma confusão com esse histórico nipónico, ao que se acrescenta no próprio modelo a inscrição Mazda. Mas na verdade encontramo-nos perante um Lola B12//80 que na realidade terá participado em Watkins Glen equipado de uma motorização Mazda. Mas afinal, ainda que as côres correspondam, o patrocínio da Renown não existe.
Assim sendo, estamos afinal a vêr o Lola já anteriormente editado por este fabricante, ao que se juntam apenas três pequeninas diferenças. Trata-se de mais um modelo a engrossar a categoria dos LMP, mas que tão esquecidos têm estado a ser, no seio dos slot car.
Em baixo, o verdadeiro Mazda, com as mesmas côres e decoração.

 Os três Lola B12/80 até agora editados e afinal, vestidos com três icónicas referências decorativas.
 A imagem de cima mostra a diferença existente entre as tomadas de ar existentes acima da capota, tendo esta passado agora a ser de formato rectangular.
A imagem inferior permite observar-se a nova tomada de ar, agora em forma de tubo arrendado, na parte superior da carroçaria e mesmo antes da cava da roda traseira.

 Já nestas duas imagens, torna-se possível ver-se no flanco lateral, uma nova abertura na carroçaria e até agora inexistente nos Lola anteriormente editados.
Quanto ao resto, tudo como dantes...

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Slot Racing Company e o Porsche 914

 A Slot Racing Company tem tido um percurso interessante, não tanto pelas suas produções se fazerem notar como máquinas competitivas, mas sobretudo pelas surpreendentes apostas que tem vindo a fazer em modelos de relevante interesse. E o Porsche 914 e 914/6, correspondendo a versão de 6 cilindros a uma carroçaria alargada ao nível de ambas as vias, são bem disso exemplo. E estas criações de série, encontram-se de facto brilhantes enquanto maquetas, mas a fazer lembrar os Fly enquanto carros de pista, com material de fraca qualidade e de performances duvidosas.
 De linhas brilhantemente conseguidas, as versões de competição conseguem desse modo uma imagem absolutamente cativante.
 Além disso, foram trazidos até nós versões historicamente importantes, onde, apesar de não ser retratado nenhum modelo que tivesse obtido vitórias absolutas, marcaram uma posição notável por se tratarem de modelos teoricamente inferiores nas provas onde pautaram a sua participação pelo êxito.

Mas ao que parece, chegou a hora deste Porsche de "classe inferior", marcar agora a sua glória no mundo dos slot car. Para isso, terá a Slot Racing Company em parceria com a Original Slot Car, lançado no mercado um "upgrade" que os possa tornar competitivos neste mundo.
 Para este projecto, foi-nos apresentado um chassis absolutamente novo e preparado para receber motor de caixa grande em linha, o que desde logo nos obriga a retirar o interior original, substituindo-o por outro em lexan, que o fabricante teve o cuidado de também disponibilizar. Mas este chassis encontra-se também agora apto para receber suspensão no eixo traseiro, através dum conceito similar ao adoptado no Peugeot 205 Turbo 16 da Original Slot Car. O eixo não tem qualquer apoio no chassis, fazendo-se esta fixação através de bronzes duplos, onde um dos encaixes desliza sobre a ranhura existente no chassis, cabendo à outra ranhura do bronze, receber o apoio em que a mola do conjunto permitirá o jogo de suspensão.
 Mas aqui começam os problemas. Fazer este conjunto funcionar, não parece tarefa imediata, já que a suspensão não funciona bem e tranca, o que obriga a algum trabalho de lima ou lixa para que o conjunto nos comece a convencer. Mas este nem sequer é o início dos problemas, porque aquando da aquisição deste conjunto, constactamos que nem bronzes, nem molas, nem patilhão, nem motor, nem eixos, nem jantes, nem pneus, nem cremalheira, nem eixos fazem parte do conjunto, o que nos obriga desde logo a tentar procurar os restantes acessórios, muitas vezes sem o êxito pretendido. Mas atenção, porque carroçarias é coisa que parece já não se disponibilizarem, o que nos valerá o facto de termos tido o cuidado de as ter adquirido antecipadamente, ou que tenhamos um 914 na caixinha para o descascar.

 E como o patilhão era dos acessórios que não constava do conjunto adquirido, pareceu-me bem socorrer-me de um avulso da mesma origem. Experimentados dois, percebi rapidamente que também aqui o funcionamento não era imediato. Aquando da fixação deste através do parafuso de que se faz acompanhar, o espigão alarga ligeiramente e este deixa também de girar livremente no orifício a ele destinado no chassis. Até aqui, parece-me que todo este propagandeado desenvolvimento, terá sido muito mal elaborado.

 Do conjunto fazem parte dois acessórios de fixação na carroçaria e que permitem a redução dos originais quatro apoios de fixação da carroçaria ao chassis, para apenas dois. E com estes montados, era hora de acoplar este novo chassis à carroçaria. E quanto às carroçarias, poderemos também acrescentar algo que só abona em desfavor deste fabricante, caso estas tenham sido adquiridas em kit. Se não na totalidade, pelo menos na grande maioria dos casos, existe a falha de um ou outro elemento, ou até de vários dos elementos que complementam as mesmas. É com alguma vulgaridade que percebemos a falha ou de faróis, ou de fechos do capôt, ou dos puxadores das portas, sendo que falta quase sempre uma placa que nos kit's vem substituir a rede que faz parte dos modelos de série e que cobre a simulação do seis cilindros deste modelo, situada mesmo por trás da cabeça do piloto.
Mas montado o chassis na carroçaria, percebe-se que passamos a ter dificuldade em encontrar pneus à largura indicada para o eixo posterior. Os vulgares "Scaleauto/Spirit", não cabem, porque batem tanto no chassis como na carroçaria. O mesmo acontece com os pneus do próprio fabricante, a menos que os prometidos pneus que estão para chegar, já resolvam esta questão. Depois de muitas tentativas, lá encontrei uns de origem desconhecida, que acabaram por ocupar o lugar que lhes foi destinado, mas sendo obviamente um pouco mais estreitos do que os mais comuns destinados à competição.
Mas vista a máquina de lado, percebemos mais um erro de projecto, que embora não comprometendo as performances, contribui para uma imagem menos feliz. As rodas traseiras deixaram de estar centradas relativamente à cava das rodas, tendo passado a estar muito próximas do limite traseiro, o que poderá eventualmente causar dano, no caso de se tentar montar um pneu de perfil mais alto.
E sendo um pouco desagradável esta opção de se tentar evoluir o modelo com o tão propagandeado chassis "evolução", optei por desenvolver este modelo tão apreciado por mim, por outras vias. E parti para um chassis de origem portuguesa das tão populares criações 3D ao que me pareceu interessante o projecto desenvolvido pela Olifer.
O conceito é substancialmente divergente, indo mais ao encontro das criações Slot.It. Trata-se igualmente de um chassis para motor de caixa grande em linha, mas aqui acoplado a uma bancada independente do chassis. Esta bancada nascida sob os mesmos princípios da Slot.It, é contudo mais interessante no conceito do eixo traseiro, pois um só berço faz as vezes dos Offset's todos que o fabricante italiano apresenta. Isto porque, o bronze é montado no local próprio, mas consegue-se fazê-los subir ou descer de acordo com o nosso interesse, através da utilização de pernos tanto pela parte interior como exterior do berço. Convenhamos que não é tarefa muito fácil este acerto, mas sobejamente compensador. Podemos também socorrer-nos das suspensões de origem Slot.It para melhorar eficazmente o trabalho de basculação entre o berço e o chassis.
E postos ambos os chassis lado-a-lado, percebe-se o quanto recuado ficou o eixo traseiro no novo chessis desenvolvido pela SRC/OSC, num claro e inadmissível erro.
 Estas duas imagens são bem elucidativas relativamente ao desacerto entre a roda e a cava da carroçaria.

 E estas duas permitem ver como no modelo laranja equipado com o chassis Olifer, se consegue um rebaixamento por todo, da carroçaria.
Parece-me que todo o alarido feito à volta deste pretensioso projecto, acaba por ser um mau trabalho por parte de quem poderia já ter mostrado um desenvolvimento exemplar. Escandaloso, diria, um mero "artesão" conseguir tamanha superioridade, mas os testes em pista ditarão o resultado final, assim arranje pneus iguais para dessa forma se conseguir a maior honestidade comparativa.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Thunder Slot - Novidades

 O fabricante Thunder Slot, um recém chegado que se dedica para já inteiramente a modelos clássicos, sobretudo de Can-Am, apronta-se para a edição de mais um Lola T70 Spyder e de mais um Lola T70 MK III, no que constituem novas decorações sobre modelos já conhecidos.
 Encontrando-se actualmente como a referência máxima no capítulo dos Clássicos, tendo já ultrapassado a rival Slot.It no que respeita às performances dos seus modelos em pistas Ninco, constituem a chegada destes modelos um preencher de catálogo que nada acrescenta ao capítulo de qualidade dinâmica das suas máquinas.

 Mas ao que parece, trabalha-se já em novas decorações para os mesmos bólides.

 Enquanto isso, vai-se trabalhando no desenvolvimento da sua futura produção, o Mc'Laren Elva, um modelo que indicia potencialidades prometedoras.

Mas enquanto tudo isto se vai sucedendo, não se percebeu ainda quais as qualidades mecânicas da sua anteriores edição, o prometedor  Mc'Laren M6A.

Reflexão - Grupo C

 Será o Nissan de produção Slot.It o presente rei dos Grupo C?
 Sem dúvida que tem demonstrado performances notáveis o que lhe conferirá um estatuto de estrela no seio deste agrupamento. Mas haverá algum outro com capacidade para lhe fazer frente?
Já assistimos por parte de alguns modelos Toyota a desempenhos igualmente invejáveis, mas sendo duma produção mais recente que estes, demonstrarão os Nissan argumentos difíceis de bater por parte da restante armada dos Grupo C?

Uma nova versão do Toyota fez a sua entrada neste mundo, sem que ainda alguém tivesse tido a coragem de o desenvolver, o que nos deixa sempre um misto de curiosidade, mas também de desconfiança. Uma traseira mais pesada, será eventualmente a marca da grande desvantagem que o assistirá.

Uma nova decoração do Mazda 787B terá trazido algum melhoramento técnico? A existir, pautará esse desenvolvimento em trabalho de emagrecimento da carroçaria, trabalho a que não se tem escusado este fabricante num grande número dos seus modelos.
 E perante esta concorrência de respeito, qual será agora o lugar dos eternos Porsche, que através da sua versão IMSA tem conseguido manter-se no lote das vedetas?