quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Ninco - Número 6 Clube Ninco

 Para o modelo número 6 da série dedicada aos modelos específicos "Clube Ninco"foi escolhido o Chevrolet Corvette de última geração construído por este fabricante de modelos de slot.
 Assumiu então o dorsal "06", específico, representativo e comemorativo do feito. Para o mercado, recebeu a referência 55091 e vê-se completado com a totalidade do habitáculo, bem como sistema de luzes.
Para os coleccionadores, aqui ficam as imagens para aguçarem o bico.....

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

BTCC - 3ª Prova

  
Foi no dia 06 do corrente mês, que nas instalações do GT Team Slot Clube decorreu a terceira jornada dedicada aos modelos pertença do "Braga Touring Car Championship".
 E uma vez mais mais os pilotos recorreram a máquinas dos fabricantes MSC e Avant Slot. E o interesse deste campeonato mantem-se intacto, já que parece não haver nem modelo nem piloto que consiga verdadeiramente mostrar-se incólome ao poderio da concorrência. Se na jornada anterior foi Paulo Mendes a demonstrar uma supremacia de se lhe tirar o chapéu, desta feita esse protagonismo foi direitinho para Augusto Amorim.
 E se assistimos à estreia do MG Metro pela iniciativa de José Pedro Marques, presenciamos também um extraordinário desempenho de Paulo Marques que com o seu Ford RS 200 poderia ter feito frente ao vencedor da jornada, não tivesse padecido de uma cremalheira desapertada.
 Pelo meio, tanto Rui Mota como Bruno Martins aproveitavam para conseguir um brilhante resultado, completando o pódio ao lado de Augusto Amorim.
 Paulo Mendes embora com o mesmo número de voltas de Bruno Martins, via-se ultrapassado no número de metros finais, seguido por Paulo Marques. Ricardo Ferreira continua uma carreira de evolução que o levou à 6ª posição, enquanto Francisco Matos se lhe seguia. Carlos Alvim que apostava em estreia no Porsche 959 da MSC, impunha-se a José Pedro Marques que se via afundado na classificação, por culpa de um MG Metro com muito por desenvolver.
 Mais uma belíssima jornada onde a qualidade dos modelos se equipara, mas onde o Peugeot da Avant Slot se tem mostrado com grande saúde.
 O pódio com Augusto Amorim o vencedor, ladeado por Rui Mota e Bruno Martins.
Resultado Campeonato aqui:

Nuno Ferreira - O slot está de luto

A família slotista sente-se enlutada com o súbito desaparecimento de um dos mais queridos aficionados do nosso hobby.
Foi com pesar que recebemos a notícia de que Nuno Ferreira nos tinha deixado. Dele ficaram no entanto, agradáveis momentos de convívio que repartimos nas nossas brincadeiras pelo país. Sempre afável e resistente ao frio de que a generalidade dos praticantes padecia nas provas disputadas no inverno, era com ternura que lá íamos trocando diálogos e conhecimentos.
Amigo Nuno, creio que o poderei dizer em nome da totalidade dos slotistas, um grande ATÉ SEMPRE !

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Lancia Beta Montecarlo - Sideways

A Sideways aprontra-se para fazer chegar brevemente o belíssimo Lancia Beta Montecarlo, participante em Le Mans com as cores oficiais da "Martini". 
 De impressionante beleza, ninguém ficará indiferente a estas ímpares linhas italianas.
 Na verdade, já anteriormente a Fly nos havia presenteado com tamanha beleza.
 Estas decorações foram integradas num conjunto de três modelos que faziam parte da série "Historical Teams". Como funcionará no caso da Sideways, é uma incógnita. Para já, é editado o modelo com o dorsal 67, depois, ....depois logo se verá.....

Capri Zakspeed "Liqui Moly" - Sideways

A Sideways já nos fez chegar a sua última criação. Não se trata de uma novidade, mas antes de uma nova decoração para o belíssimo Ford Capri já editado.
 Trata-se da terceira versão deste modelo que nos fazem chegar, isto se nos referirmos apenas a reproduções de réplicas que participaram no campeonato alemão DRM.
 Depois das versões "Wurth" e "Mampe", eis a mais psicadélica decoração do Zakspeed patrocinado pela "Liqui Moly / Nigrin".
 Mostra-se esta versão interessante estética e visualmente, já que a conjugação de cores ajuda aquando da sua presença em pista, tal como a primeira das versões que nos fez este fabricante chegar.
 Mas como modelos de maior interesse, estarão as versões da "Wurth" por ter sido o primeiro modelo de Gr.5 da Sideways e por se tratar igualmente da primeira das versões dos Capri Zakspeed. Mas de enorme importância estará também posicionado o Capri da "JPS". Foi a primeira edição especial e limitada da Sideways, dedicada às cores dos "Teams Históricos".
 Quanto ao nosso "Liqui Moly", estaremos perante a presença, quanto a mim, de um dos mais bonitos carros de Gr.5. A fazer lembrar a psicadélica arte e efeitos dos anos 60 / 70 e também com um colorido de garantida eficácia estética, para além de interessante funcionará agradávelmente em pista.


 Mas esta decoração, havia-a já editado a Fly nos seus tempos áureos. Haverá pois diferenças entre ambos, coisa perfeitamente natural, já que as reproduções estão sempre sujeitas a erros de interpretração de quem as fabrica, dificuldades de produção e até de conceitos. Beneficia disso a Sideways, pois os processos de fabricação também se vão modernizando e o tempo que passou entre as duas existências, é positivo.
Na imagem de cima, onde se posiciona na parte superior da fotografia o modelo da Fly, poderemos constactar o maior comprimento do Capri da Sideways.  O modelo da Fly apresenta-se com uma frente mais larga e também mais arredondada, mas mais correcto encontra-se o modelo da Sideways.
 Percebe-se também que as reproduções apresentadas por cada um se referem a versões distintas, já que as grelhas centrais do capôt/motor surgem com dimensões diferentes. Ambas poderão encontrar-se correctas, já que existiram as duas versões.
 Através do óculo traseiro, melhor dimensionado na reprodução agora chegada, observa-se a reprodução do depósito de combustível e respectivos bocais. A reprodução da Fly, à direita, mostra-se suprema, aliás, os pormenores interiores são algo que nunca ninguém conseguiu superar. A Fly é nisto uma referência e prova disso, é todo o conjunto do o seu habitáculo. Infelizmente estes cuidados não proporcionam eficácia dinâmica, bem pelo contrário, mas não deixará nunca de ser algo surpreendente.
 De reduzida dimensão, as grelhas de arejamento no cimo dos guada-lama traseiros no Capri da Fly, não se encontram correctamente representados.
 Estes modelos da Ford gastavam sem excepção, derivas de baixa altura a separar o capôt dos guarda-lama frontais. A Sideways, um fabricante bem mais recente, inclui nos seus modelos esta pequena deriva, mas na Fly este apêndice encontra-se ausente.
 Na imagem abaixo, conseguimos ter a percepção de uma imagem muito mais real através das suas formas, dimensões e desenho do pára-brisas, quando olhamos para o Ford Capri da Sideways. Mas quanto às cores e ainda que o desenho das faixas me pareçam também mais correctas no Capri de fabrico italiano, as cores da versão espanhola encontram-se mais próximas da realidade, sobretudo na cor azul.
 E se mecânicamente o Capri da Sideways comprovou já tratar-se de uma máquina infernal, o conceito em que a Fly apostou, é um verdadeiro descalabro. A Fly apostou sériamente na mais fiel das reproduções, razão pela qual nos surge com um habitáculo de se lhe tirar o chapéu. No entanto, a política pela qual optou de representar também os motores na posição original dos modelos à escala 1/1, comprovou ser verdadeiramente desastrosa. Motor de caixa pequena em posição frontal obrigou a recorrer-se a um comprido veio que lhe proporcionasse a tracção ao eixo posterior. Tudo isto traz-nos um impraticável Capri de competição.
 A versão da "Mampe" foi igualmente objecto de reprodução por parte da Fly. No entanto, existiu uma edição em que este vinha equipado com sistema de luz de série. Trata-se do inovador sistema com acumulador de corrente, inovador na época.
 Neste caso, ambos os modelos representam a mesma versão participante em Hockenheim em 1978 e pilotado por Hans Heyer. A Sideways cumpriu rigidamente a sua reprodução e disponibilizou-nos esta versão dotada do conjunto das grelhas na parte central do capôt/motor de dimensões mais reduzidas. Curioso é verificar-mos que a colocação do número 52 no capôt, surge orientado para lados distintos em cada um deles, mas tal como se observa em baixo, o da Fly é que se encontrará correcto.


No que se refere à representação do capacete, o de H. Heyer tinha como cor de fundo o pratedo e não o branco como o representou a Fly, ponto onde a Sideways se mostrou mais cuidada e a Fly escandalosamente errou.

 No que se refere à dimensão das rodas, sobretudo as traseiras, nota-se uma grande diferença entre ambos. Na realidade este orgão é gigantesco. Um aro enorme e de formato cónico, acaba por abafar um centro de jante de menores dimensões que dos das rodas da frente.
 A Fly bem soube fazer esta representação, enquanto a Sideways recorreu a um insert da mesma dimensão tanto para as rodas traseiras como da frente. No entanto, a política da Sideways acaba por ser um compromisso entre a melhor representação possível e a competição, pelo que se compreenderá esta falha.
Quanto ao símbolo da Shell existente na parte inferior e mais recuada do guarda-lama traseiro, deveria no caso do modelo da Sideways, ter um debroado a branco.
 Já está melhor no capítulo das cores. Na verdade existem dois diferentes amarelos a decorar este interessante Capri, mas a Fly optou pela mesma tonalidade para a representação desta dupla cor.
 De entre muitas decorações que a Fly chegou a seu tempo a editar, a versão da "Jagermeister" acabou por ser a primeira a chegar ao mercado, como o foi a versão da "Wurth" por parte da Sideways.


 Afinal de contas, um parque automóvel da Ford, verdadeiramente de luxo.
 Em cima, as três decorações até nós chegadas por parte da Sideways e em baixo três das editadas pela Fly.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

8 Horas Resistência Scaleauto - 21 Dezembro - GT Team Slot Clube


A prova de resistência que será levada a cabo pelo GT Team Slot Clube no dia 21 de Dezembro, continua a gerar interesse generalizado. Cientes da importante preparação que esta pode constituir para a que se lhe seguirá e de maior importância e da responsabilidade do Clube Slot Car da Trofa, algumas equipas começam já a movimentar-se.
Boa sorte a todos os participantes.