Originalmente muito desenvolvido, permite contudo alguma evolução, através da adopção de alguns elementos de maior nobreza de calibração e desenvolvimento técnico.
Dotado de série de um berço capaz de acoplar tanto o motor como o eixo posterior e seus restantes elementos, este porém, permite apenas a opção de motor em linha. Hoje consegue-se tirar muito maior partido dinâmico quando os carros se encontram dotados de motorização em posição anglewinder. Os fabricantes de hoje sabem-no e portanto, ao projectar uma nova máquina, preparam-na já para essas evoluções e consequentes ganhos financeiros proporcionados pela venda desses mesmos acessórios.
E então, para a preparação de uma destas máquinas de corrida, será pois a primeira das apostas a fazer-se. Como em baixo se observa, a nova posição do motor é angulada, proporcionada justamente pela adopção desse novo berço.
Dependendo das pistas, os modelos serão preparados e adaptados pela aposta em opções que melhor se coadunem com as características particulares de cada uma, desde o tipo de traçado ao tipo de plástico onde nos iremos degladiar.
E para a preparação do carro para a prova que marcou a sua estreia cá em Bragada, optou-se pela aposta de jantes de plástico e de pequeno diâmetro à frente, para dessa forma se reduzir o seu peso. Atrás o princípio foi o mesmo, mas aqui a escolha recaiu em material de aperto e calibrado, já que o eixo de tracção assim o exige, reduzindo-se os efeitos de indesejadas vibrações. Estas apostas foram ainda feitas baseadas no princípio de que a pista se tratava de uma Carrera onde o grip é baixo e o regulamento obrigava a pneus da Scaleauto em que a tracção não seria das melhores. Estes factores, não levariam a que o baixo peso na secção frontal do Mercedes deixassem levantar a frente na aceleração à entrada das rectas. Por vezes, recorre-se a materiais mais pesados para contrariar esta tendência, mas apesar da enorme potência disponibilizada por estes motores, isso não chegou a acontecer neste caso, o que permitia a manutenção de materiais leves à frente.
Jantes de grande leveza para a e pneus de muito baixo perfil para a frente e de baixo peso mas calibradas, para trás.
Mas o carro para as provas em Espanha, sofrerá algumas alterações. Na sequência do atrás explicado, poderemos dizer que como a pista irá ser de fabrico Ninco, o grip aumenta substancialmente. Então, vai mesmo ser necessário recorrer-se a um aumento de peso da secção frontal, para não permitir que essa parte do carro descole da pista em aceleração.
A opção recai então em novas jantes da Scaleauto e em alumínio. Além disso, são calibradas o que melhora a diminuição de vibrações que estas pistas Ninco geram. Também a existência de parafuso de aperto destas jantes ajuda ao aumento do seu peso, o que não sendo em excesso, permitirá o equilíbrio desejado.
Atrás opta-se agora por novas jantes também da Scaleauto, por serem de maior diâmetro. Dado tratar-se de uma pista mais abrasiva, a tendência para o aumento de consumo de borracha é uma realidade. Sendo o diâmetro maior, o aconchego do pneu à jante torna-se também maior, o que diminui o seu desgaste, ao mesmo tempo que garantirá que o modelo não ficará demasiado baixo prematuramente.
A opção de parafusos métricos é uma vantagem, pois tira-se imenso partido na hora das afinações da basculação entre carroçaria e chassis. Atrás, a utilização do stoper, o batente que bloqueia o eixo posterior no berço do motor, é uma necessidade obrigatória. As vibrações transmitidas à totalidade do carro, provocam grandes desapertos e este acessório é de absoluta necessidade.
Os casquilhos de apoio do eixo ao chassis, mais conhecidos por bronzes, têm neste berço uma enorme deficiência. Encontrando-se exageradamente laços, permitem que aconteçam vibrações exageradas. Para a sua solução, o trabalho passa por uma muito cuidadosa colagem. Devem ser fixados ao berço, mas não poderão ficar a trancar o bom desempenho do eixo. Será sempre um trabalho muito arriscado, mas que se mostra fundamental.
O berço do motor permite na sua extremidade frontal, a sua fixação ao chassis através de três opções. Existe um braço comprido, onde surgem três orifícios que permitem que se faça a sua fixação ao chassis. A que consideramos ser a melhor opção, recaiu na mais próxima do motor.
Outro aspecto importante, prende-se com o patilhão. Na pista Carrera, cuja calha é funda e larga, apostou-se num patilhão de lâmina alongada que permite um melhor e maior apoio nas curvas de maior exigência. Para a Ninco, substituiu-se este acessório por troca com o que equipa originalmente o modelo, visto as calhas serem menos profundas e por vezes excessivamente apertadas. Assim, diminui-se a probabilidade do aperto entre o patilhão e a própria calha.
Em baixo, podem observar-se dois dos órgãos substituídos, por exigência de troca dos plásticos Carrera pelos da Ninco.
O chassis na parte do apoio do eixo frontal, inclui também os já conhecidos cabeçotes para inclusão de parafusos allen, que servem para regulação da altura do eixo. Esta afinação é também muito importante, pois permite optimizar o apoio frontal e diminuição do atrito em pista. No nosso caso, dado que o regulamento não obriga a que as rodas frontais toquem na pista, este é afinado de modo a ficar com as rodas completamente no ar, mas perto da pista. Isto para que em caso de necessidade, estas sirvam de apoio e não deixem o modelo adornar de forma indesejada.
Os fios alimentadores de corrente eléctrica ao motor, deverão ser descarnados na ponta, de maneira a facilitar o movimento giratório do patilhão. O plástico que reveste os fios, não o deverá cobrir até ao patilhão, pois enrigesse o movimento prejudicando o modelo em curva.
Na parte inferior do chassis, surgem também dois orifícios específicos para a introdução de parafusos allen, cuja função se prende exclusivamente com a regulação da altura do eixo da frente.
Pode observar-se tanto na imagem de cima como na de baixo, o local existente nas extremidades do chassis, e que servem para a aplicação de parafusos allen que têm como função, limitar o jogo de basculação entre a carroçaria e o chassis.
Na carroçaria e pela parte de dentro, podem ser vistas umas lâminas horizontais e no alinhamento desses mesmos parafusos e que servem justamente para provocar esse bloqueio ou afinar os limites da basculação do conjunto.
Em baixo, tal como à frente, existem as lâminas que permitem o bloqueio do jogo do conjunto.
Nestas duas imagens, pode verificar-se agora, como as rodas da frente se encontram reguladas de forma a não tocarem na pista em andamento, mas suficientemente perto para servirem de apoio em caso de necessidade.
Agora, é trabalhar na melhor opção das relações para cada pista em concreto e apertar e desapertar parafusos até à melhor das soluções. Trabalho minucioso, mas necessário.....
Absolutamente primoso, obrigado amigo, parabéns.
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