Translate

sábado, 6 de dezembro de 2025

Novidades de final de ano - Scalextric/SCX

Saúda-se o regresso da Scalextric/SCX às reproduções daqueles que representam o expoente maior do automobilismo mundial. E com eles, a possibilidade dos amantes da modalidade poderem reviver à escala 1/32 o ambiente do mundial mais famoso.
Ainda que outros fabricantes se tenham aventurado nesta catergoria, a fórmula escolhida baseada no conceito de um modelo único pintado de forma diferente de maneira intencional de nos criar uma imagem que não existe, na verdade não replica a realidade. 
A Scalextric tem um histórico neste capítulo a defender, onde desfrutámos de modelos estéticamente interessantes e dotados de dinâmicas convincentes. Bem sabemos que neste último particular, outros fabricantes surgiram equipados de mecânicas mais apuradas que anularam e quase fizeram extinguir esta categoria dos catálogos da Scalextric. Mas este fabricante tem um patamar próprio e de onde prescinde bem dessa rivalidade. Já o tem provado e não se tem saído mal. 

No capítulo dos ralis, modalidade onde se tem mantido sempre um certo cordão umbilical, depois de nos terem brindado com o Hyundai, Toyota e Ford da classse mais importante do WRC, maravilham-nos agora também com a edição do muito bonito Skoda que milita na categoria inferior.

Também nos fazem chegar mais uma versão do Puma, mas agora do surpreendente piloto privado, Martin Sesks.

Da velocidade, mais duas variantes para o Cupra Leon, onde um deles surge apoiado pela própria Scalextric.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Novidades Slot.It para este final de ano

Depois do vencedor, a Slot.It faz-nos agora chegar o segundo classificado da edição de 2012 das 24 Horas de Le Mans.
Trata-se do Audi R18 e-tron Quattro dos pilotos Tom Kristensen, Rinaldo Capello e Alan McNish, um modelo da categoria LMP1.

Bonito e com os habituais acabamentos deste fabricante, conta com a efectiva tracção total, num sistema mecânico desenvolvido pela Slot.It e que recorre à existência de uma correia dentada.



Mas é o Mercedes 190 E que se vê agora como uma das estrelas da companhia.
Campeão do DTM no ano de 1992, Klaus Ludwig vê assim chegar ao mundo dos slot cars a réplica deste que o ajudou a atingir o ceptro maior. E por isso, a sua edição nas habituais caixas de cartão com que a Slot.It abrilhanta estes acontecimentos.
E não tenhamos dúvidas, É BONITO!

É já dia 13 ....

É já no dia 13 próximo, que na Ó Vidrinhos Slotcar, se realizará a prova de resistência com a duração de 3 Horas.
Destinada a equipas de dois ou três elementos, será esta dividida em duas sessões de 90 minutos cada, em que se define um período diurno e outro nocturno. Para isso, as "máquinas" da escala 1/24 apoiadas em mecânicas Scaleauto, deverão encontrar-se munidas de sistema de iluminação próprio, para enfrentar a fase mais difícil da contenda.
Nos dias 5, 9, 10 e 12, a pista encontrar-se-á disponível entre as 20 e as 23:30 horas para treinos livres, com a particularidade de a partir das 22:00 horas esta passar a encontrar-se às escuras, podendo assim serem efectuados também, testes similares ao que as equipas encontrarão depois, em situação de competição pura.

         Equipas  participantes.            

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

A aparência engana - Puma VS Yaris - Scalextric/SCX

Duas das últimas criações da Scalextric/SCX referentes a modelos da categoria maior do mundo dos ralis da actualidade, apresentam um visual enganador.
Quando olhados com despreocupação, fica a ideia de que o modelo americano apresenta cotas avantajadas relativamente ao pequeno nipónico.
Mas a realidade, mostra-nos que assim não é.
128,17 mm para o Puma, é o que se regista no paquímetro desde o lábio da frente até ao limite traseiro da sua carroçaria. Mas neste caso, será preciso acrescer mais 1,5 mm, que é quanto o chassis se prolonga para além do limite mais recuado da carroçaria. Portanto, para o Puma poderemos considerar 129,57 mm no total entre extremidades, aileron à parte. Enquanto isso, o Yaris regista nas mesmas condições, um máximo de 132,25 mm entre as extremidades frontal e traseira.
Mas quando nestas medições tomarmos em consideração a existência dos ailerons, assumirá o Ford 136,20 mm como comprimento total e 137,30 mm para o Toyota. Algo de pouca relevância, mas que permite constactar o quanto a imagem do pequeno Yaris se torna enganadora.
De maior importância para o desempenho dinâmico que cada um possa ter, já serão as suas alturas, onde o Ford torna a ganhar em todas as cotas da carroçaria, mas sobretudo se atentarmos ao facto desta diferença ser registada na capota e sobretudo, nos ailerons, afinal, a parte mais recuada de ambos.
Quanto à evolução técnica de ambos, parece termo-nos deparado com um certo retrocesso.
A primeira aventura mundial da tracção total à escala 1/32, aconteceu e tal como na realidade, com um Audi Quattro. Embalado por este modelo dos aneis alemães que começou a dominar o mundial de ralis, a Scalextric acabaria por inovar também no reino dos tracção total, com similar modelo.
Esta fazia-se pela inclusão de polias solidárias com as jantes, por onde corria um elástico, apenas um,  que ligava o eixo posterior de tracção directa ao motor, ao eixo da frente, proporcionando deste modo a transferência de potência desde o eixo posterior até ao eixo anterior.
Alguma ineficácia do sistema, levaria o fabricante a optar pela inclusão de duas correias, uma de cada lado no modelo seguinte, o Ford RS 200. Porém, nem assim a Scalextric sentiu a eficácia do sistema, o que os levaria mais tarde a reformular o conceito, acabando por desistir das correias, substituídas por eixos munidos de cremalheira, tanto atrás como à frente.
O primeiro Subaru foi um desses exemplos, onde através de motores munidos de veios alongados para a frente, se permitia que um segundo pinhão fizesse o seu ataque directo a uma cremalheira incluída no eixo anterior. Esta opção foi mantida por vários anos, até ser banida recentemente para os novos modelos de rali da Scalextric/SCX.

Retomou-se então o velho conceito dos Audi Quattro numa espécie de regresso às origens, mas com uma pequena nuance. Se as quatro jantes se vêm novamente solidárias a uma polia, aqui perde-se agora um dos eixos.
À imagem duma nova filosofia deste fabricante em que a generalidade das suas criações se vê isentada de eixo frontal, também estes novos WRC assim se viram projectados. Temos então modelos com rodas independentes à frente, o que obriga à utilização de dois elásticos, se pretendermos manter a efectivação da tracção total.

A manutenção do patilhão com mola, ajuda à inexistência de qualquer suspensão frontal, como forma de contornar as pequenas deformidades encontradas nas pistas. Contudo, o Yaris apresenta uma grande vantagem relativamente ao Puma. Munido este último de um chassis absolutamente rígido, o Toyota opta agora pelo velho sistema de berço para o motor, que mantém acoplado o eixo traseiro de tracção.  Permite isto alguma basculação do conjunto, o que se mostrará de enorme importância, aquando da sua utilização em pistas com grandes irregularidades.

Quanto aos pesos, continuamos a vêr o Ford em vantagem, ainda que por escassa margem.

sábado, 29 de novembro de 2025

Ei-los...... - BRM

Foi penosa a espera, mas finalmente, "ei-los".
Já há muito anunciados pelo fabricante BRM, criou alguma ansiedade por entre os amantes da modalidade, o atraso da sua chegada.
E finalmente iremos ser contemplados com a chegada dos Ferrari 330 P4 e 412P.
E numa primeira edição, chegam-nos três versões.
Com o número 24 o modelo incrito pela "Equipe National Belge" em Le Mans no ano de 1967 e que veria a culminar a mesma no terceiro lugar final.



Com o número 33 e na côr amarela, a versão da "Ecurie Francorchamps" que participou em Daytona mas que não completaria a mesma, numa edição em que as três primeiras posições acabariam por pertencer a modelos semelhantes, um P3/4 em primeiro, um P4 em segundo e um 412P em terceiro.

Com o dorsal 4 temos uma versão oficial que participou nos 1000 Km de Monza no mesmo ano de 1967, tendo-a completado na segunda posição e a que pertenceria a vitória final a modelo igual e igualmente oficial.
De inquestinável beleza, considerado mesmo como o mais bonito Sport Protótipo de sempre, eis que poderemos finalmente com eles, preencher e abrilhantar novas grelhas de modelos de slot car à escala 1/24.

Temos também as versõrs em Kit, para que possamos com mais facilidade pôr estes carros de corrida à nossa medida.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Toyota GR010 - Slot.It

A Slot.It mostra-nos o novo e belíssimo Toyota GR010
Esta versão inicialmente editada, respeita à vitória na prova em São Paulo no ano de 2024.
Buemi, Hartley e Hirakawa foram os pilotos que levaram a bom porto mais esta etapa do campeonato mundial destinado a este tipo de carros.
De tequinte máximo, não parece esta miniatura apresentar pontos merecedores de críticas desfavoráveis.
Será agora necessário aguardar a sua estreia nas pistas, para que melhor possamos entender o seu potencial dinâmico.

Contráriamente ao que as côres podessem sugerir, pela sua elevada predominância da côr preta, a miniatura mostra-se extremamente bonita e onde as suas linhas acabam por não ser abafadas por este aspecto.

Mecânicanente nada de novo a assinalar, muito por se manter o fabricante fiel às suas apostas para esta categoria de carros.