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domingo, 25 de fevereiro de 2018

Campeonato GT Open - Segunda prova

A segunda jornada do Campeonato GT Open, incluído nas habituais actividades do Clube Slot do Minho, iniciou-se com a grata surpresa de termos assistido ao evoluir em pista de 21 participantes, um número para nós verdadeiramente invulgar e que suplantou largamente o já bonito número de catorze presenças da primeira contenda. E foi com mais agrado ainda que vimos alguns dos recém-chegados a demonstrarem sem preconceitos, imenso interesse em se imiscuírem na luta por cada um dos lugares. Destacamos os nomes de Jonathan Barbosa que começa já a escusar apresentações, o nosso pequerrucho João Preto, a nossa pequenita Sofia Aguiar a estrear um belíssimo Lamborghini "Gulf" e numa estreia absoluta mas onde ficou claro que virá a tornar-se um bico-de-obra para os mais experientes, Eduardo Leite. A estes juntaram-se ainda as presenças de alguns pilotos de créditos já firmados e oriundos do Guimarães Slot Clube.
 O número de participantes obrigaria a que se realizassem duas mangas, com a inclusão em cada uma delas de calhas virtuais.
 E este campeonato acaba por demonstrar a valia de uma interessante variedade de modelos de diversa origem, mas onde se confirma a tremenda valia dos velhinhos Saleen e a cada vez maior aposta neste mesmo modelo por parte dos concorrentes.
 Jonathan Barbosa e Eduardo Leite numa plena demonstração de camaradagem, momentos antes do decorrer da primeira das lutas que decorreu esta sexta-feira última.
 E para a primeira das mangas estiveram Jonathan Barbosa, Eduardo Leite, Francisco Matos, Miguel Carvalho, Marco Freire e o benjamim João Preto.
 Enquanto isso, outros punham a conversa em dia, como foi o caso de José Pedro Vieira e Paulo Relvas.
 Sofia Aguiar, uma menina que embora não tivesse demonstrado a rapidez de João Preto, quase acabaria por levar a melhor sobre o mais rápido e ao mesmo tempo o seu mais directo adversário, tendo-se para isso valido duma condução extremamente segura e eficaz, onde pautou o seu desempenho pela quase ausência de despistes, demonstrando uma maturidade verdadeiramente notável.




 O bonito Lamborghini com que Sofia Aguiar se estreava em campeonatos deste clube.




 Marco Freire estreava o seu novo Ferrari de origem Black Arrow.
 A segunda manga acabaria por colher os pilotos que melhor se posicionam em termos de campeonato, surgindo claro, também as melhores e mais bem preparadas máquinas.







O elevado ritmo imposto nesta segunda etapa do campeonato por Augusto Amorim, acabaria por o levar à primeira posição absoluta, onde as duas voltas de vantagem por si conseguidas sobre o segundo classificado, não correspondem ao que se vinha tornando já um hábito, ou seja, acabaria por se tratar de uma vitória com alguma margem de segurança. A segunda surpresa acabaria por surgir por parte do também jovem David Fernandes, ao impôr o seu Lamborghini de origem Sideways a adversários de respeito, como são os casos de Paulo Mendes, Luís Azevedo e David Azevedo.
 José Pedro Vieira intrometia-se também entre Rui Mota e Marco Silva, no que acaba também por demonstrar a valia de quem pensa ter dotes apenas para o mundo dos ralis.
Dos "estrangeiros", um elogio aos desempenhos de Filipe Vinagreiro e Paulo Relvas, que acabariam mesmo por se impôr a Miguel Carvalho. Ricardo Moura, o terceiro representante vimaranense, acabaria por levar a melhor sobre Jonathan Barbosa, este último um novato a demonstrar francos progressos na difícil arte de pilotagem deste pequenos bólides. João Preto e Sofia Aguiar é que se entregaram a uma das mais bonitas lutas desta jornada e onde fica no ar que esta menina vai acabar por fazer estragos. Vamos lá João Preto, temos uma verdadeira ameaça às pernas....
Para finalizar, uma palavra de apreço a Eduardo Leite, pela coragem em se envolver neste tipo de aventuras, sem o mínimo de experiência. Contudo ficou claro, de que não precisará de grande esforços para que comece um dia destes a causar aos mais experientes, algum embaraço. Muitos parabéns Eduardo.
 E foi com este excelente parque automóvel que findou esta segunda etapa de um campeonato que se encontra ao mais alto nível.

E os Saleen começam a consolidar uma inesperada imagem de modelo vencedor.
Venha a terceira...

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Chegou o R18 Ultra - Slot.It


Depois das edições dos Audi R18 TDI de 2011 e do Audi R18 e-tron Quattro de 2013, eis que a Slot.It nos presenteia com uma das versões participante em Le Mans, mas do ano de 2012.
Trata-se de um dos quatro Audi oficiais presentes naquele ano, embora três inscritos pela Audi Sport Team Joest e sendo os R18 e-tron  e um Ultra, justamente o número 4 que agora nos chega, sendo o quarto inscrito pela Audi Sport North America, correspondendo ao segundo R18 Ultra.

A versão que agora nos chega foi tripulada pela tripla de pilotos constituída por  Marco Bonanomi, Oliver Jarvis e Mike Rockenfeller, completando a prova na terceira posição da classificação geral, completando o pódio para a marca alemã.
Quanto ao modelo em si, parece corresponder às devidas correcções de carroçaria que sempre acontecem de ano para ano. Mas o que parece ter mesmo melhorado, é a altura das cavas das rodas dianteiras, já que nas anteriores versões surgiam exageradamente elevadas. Com um menor espaço entre a roda e o limite da cava, parece assim mais próximo da realidade.
 Segundo o fabricante, encontra-se também preparado para receber o conceito das quatro rodas motrizes, algo que nos parece pouco cativante para a maioria dos praticantes.
E pelas imagens que nos chegam, parece até apresentar uma carroçaria bem reproduzida ao nível dos seus moldas, mas como parece, será melhor que nos chegue um exemplar às mãos para melhor aquilatar esse facto.
 Um dos erros que se detecta para já, encontra-se nas derivas verticais do aileron, já que estas deveriam encontrar-se recortadas na sua parte superior e o logótipo da "Bosch" deveria encontrar-se mais abaixo, mais ao nível do alinhamento do próprio aileron.
 As anteriores edições chegadas, começaram por esta versão de testes em Monza, no ano de 2011, logo seguido pelo vencedor da edição do mesmo ano em Le Mans.


 Da versão e-tron quattro, chegaram-nos também a versão de testes, mas no caso em Le Mans e também do vencedor da mesma prova.