segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Campeonato Grupo C - Guimarães Slot Clube

 Dando continuidade ao excelente trabalho com que culminou o ano de 2018, o Guimarães Slot Clube iniciou o novo ano com as sempre impressionantes máquinas de Grupo C.
 Contando com a presença de dezassete potenciais candidatos ao título e de onde se fizeram notar pela ausência de nomes como o de Carlos Afonso e Filipe Vinagreiro, não terá sido por isso que esta prova de estreia se tivesse tornado menos interessante.


 O lote de participantes contou com o regresso de Paulo Marques, um piloto que acrescenta qualidade ao já elevado nível de bons pilotos que ali teem habitualmente militado, pelo que as expectativas geradas em torno do vencedor, proporcionavam elevada incógnita.

 As apostas nos modelos por parte dos pilotos foi variada, mas recaindo exclusivamente nas produções Slot.It, sendo este fabricante o grande responsável pelo surgimento desta categoria nas lides slotísticas.

 Servidos de bandeja pelo sempre hilariante Miguel Guerreiro, a grelha de partida acabaria por ser preenchida para a primeira manga, recorrendo-se depois à sequência de mangas virtuais para o decorrer desta primeira jornada.

 E após a primeira calha, acabaria por ser Miguel Sousa o primeiro comandante, depois de ter conseguido umas brilhantes vinte e oito voltas, deixando atrás de si com menos uma volta, três pilotos, no que bem demonstrava as prováveis lutas que se avizinhavam.

 E enquanto uns se guerreavam na pista, outros, "à patrão", davam ordens....


 Com o decorrer da prova ía-se percebendo que a vitória iria parar a um dos Nissan, mas a que piloto recairia esse título, era na verdade a grande incógnita.
 Após intensas lutas, era Miguel Guerreiro que acabaria por se impôr, seguido de Marco Silva, igualmente com excelente desempenho. A terceira posição viria a pertencer a José Pedro Vieira e não tivesse tido um início algo desastrado, e talvez tivesse-mos tido um final verdadeiramente empolgante.
 As sétima, nona e a décima segunda posições foram as que mais luta viveram, com Damião Castro a levar de vencida Albano Fernandes e Rui Mota, Frasco Leite impunha-se a Paulo Marques, enquanto Bruno Magalhães se impunha a Ricardo Moura.
 Ao nível de modelos, tal como se protagonizara, os Nissan serão os modelos nesta altura a bater, tendo-se visto andamentos absolutamente brutais por parte deste modelos.
E quinta-feira é a próxima. As portas estão abertas, venha mostrar as suas potencialidades....

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Difícil resistir - Superslot

As últimas criações da Scalextric/Superslot a versar as incontornáveis Volksvagen T1 são verdadeiramente apaixonantes. Ainda que estejam somente anunciadas, começam já a fazer fervilhar o sangue dentro de nós.

É claro que será necessária alguma paixão por estas estranhas formas de "pão-de-forma", mas são as formas que marcaram definitivamente gerações, associando-se até a alguns estilos de vida. E se até aqui parece que esses factores terão sido suficientes para as primeiras edições, agora a associação faz-se de forma também mais forte, através da sua ligação ao desporto automóvel.

 E um excelente trabalho de envelhecimento irá também ser obra de uma edição especial, onde esta se verá acompanhada de trabalho igual sobre o modelo carocha. Serão pois três fantásticas edições prestes a enriquecer o mundo dos slot car, cada uma à sua maneira.

 Entretanto, fizeram-nos já chegar outros exemplares de beleza indiscutível.

Campeonato Grupo C - Guimarães Slot Clube

 Com arranque marcado para a próxima quinta-feira na pista permanente de marca Ninco existente no Guimarães Slot Clube, inicia-se  o campeonato destinado aos modelos de Grupo C.
Trata-se esta categoria daquela que mais diversidade de marcas, modelos e evoluções de modelos podemos na actualidade contar e onde a família de Porsche 956/962/962 IMSA se mostra como a mais completa, num absoluto reconhecimento daquele que terá de forma mais categórica marcado esta categoria do desporto automóvel mundial.
 Se em anterior artigo abordamos as evoluções do modelo Toyota 88C editado pela Slot.It, com vista às suas potencialidades para este mesmo campeonato, teremos de considerar o modelo da Porsche como um dos igualmente a considerar como sendo um dos mais competitivos. Mas há que não esquecer que à imagem do que sucede com o Toyota e outros, também os Porsche sofreram tremendas evoluções, resultando daí, que de toda a família disponível, caso esteja tentado a participar de Porsche, a sua escolha deverá recaír na versão IMSA, aquela que contempla uma tomada de ar de considerável dimensão no início do capôt-motor, ou nas últimas versões do Porsche 956 LH ou dos 962C, como se mostra nas imagens que abaixo se seguem. Contudo, não costumam ser os Porsche os mais rápidos, mas os mais fieis e de excelente compromisso qualquer que seja a pista onde participemos.




 Quanto aos Toyota, considero ser também uma excelente e uma das melhores opções, apesar de nem sempre os conseguir-mos dotar da maior eficiência dinâmica. Mas pior do que isso, e baseio-me em mais do que um caso, poderem ficar envergonhados após um acidente mais sério. São vários os casos em que modelos de comprovada rapidez, nunca mais tornem às anteriores performances após toques mais delicados, sem que consigamos perceber o porquê dessa tão estranha mudança de rapidez.
Mas o modelo da actualidade a meu vêr, é o Nissan R89C /R90CK.
De magnífico desempenho, quando bem afinado será talvez mesmo, imbatível. Mas é necessária alguma permissividade regulamentar para que se consiga fazer deles a extraordinária bala das pistas. Isto porque, há necessidade de se removerem pela parte interior alguns acessórios plásticos de modo a que se consiga a montagem das suspensões laterais, tornando-se impossível a sua montagem sem este pequeno exercício.
 Na imagem inferior percebe-se a existência das tais peças interiores, imediatamente antes das rodas.
No caso dos Lancia, trata-se de uma ímpar situação, já que embora repartindo a mesma sigla "LC2", a Slot.It editou ambos os modelos que se apresentam em quase tudo desiguais.
 De carroçarias absolutamente distintas, também ambos apresentam distinto desempenho. A primeira das versões editadas e correspondente ao modelo mais antigo, surge com uma carroçaria de linhas arredondadas na secção frontal, correspondendo à mais recente edição e igualmente à mais moderna versão, uma carroçaria de frente mais alongada e de linhas mais angulosas.
 E se do primeiro não poderemos esperar tirar dele as melhores performances com vista às vitórias, já do segundo, torna-se possível recolher as mais elevadas expectativas. Contudo, não se pense que será do pé para a mão que os bons resultados aparecerão, já que os truques para o transformarem num modelo de desempenho supremo, normalmente estão ao alcance das preparações dos melhores especialistas na matéria.
Tenha pois em atenção ao que aqui foi escrito, na hora de apostar numa destas montadas italianas.
 Os Mazda poderão ainda ser também considerados, mas as suas ambições começam a ficar diminuídas e só alguma sorte no bom desenrolar das competições poderá colaborar com eles para que se posicionem na disputa das primeiras posições.

Mas o Mazda 787B é um dos raros modelos de Grupo C com características dinâmicas consideráveis, editado por outro fabricante que não a Slot.It. Trata-se do fabricante Mr. Slot Car, que em terrenos Carrera se mostrou já capaz de feitos de relevo, mas que em Ninco acaba por não ter desempenhos do mesmo nível.
 Os Jaguar foram já belas máquinas, mas encontram-se hoje sobejamente ultrapassados, muito por culpa do seu excessivo peso, muito embora tenham existido também aqui algumas evoluções da sua linha de carroçaria. Portanto, acaba por ser um dos modelos opção, apenas para aqueles que não disponham de nenhum dos anteriormente mencionados.

O Sauber C9, o último dos modelos de Grupo C aqui em análise, muito embora tenha chegado a dar algumas alegrias aos membros do GT Team em competições de longa duração, é seguramente a pior de todas as máquinas editadas pelo fabricante Slot.It.

 Foram também algumas as evoluções chegadas até nós, contudo, de pequena monta, onde o redesenhar dos ailerons e pequenas alterações da sua frente acabaram por ser as partes mais  significativas. O aligeiramento das carroçarias, parece nunca ter tido os efeitos necessários
 O seu excessivo peso continuou a ser o seu verdadeiro calcanhar de Aquiles, mas a própria estrutura deles nunca se terá mostrado das mais eficazes, pelo que fará deles hoje como a pior de todas as opções.
 Portanto, se pretende alinhar nas próximas batalhas a terem lugar naquele clube, terá aqui algumas dicas que o poderão ajudar na sua opção. Agora, boa sorte nas preparações....