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segunda-feira, 14 de março de 2011

Volkswagen Fun Cup

Fun Cup é uma competição de índole europeia, numa iniciativa da "Uniroyal". Os modelos, uma estrutura tubular que esconde uma motorização Audi, mascarada depois por uma carroçaria de fibra em forma de carocha.
Baixo peso complementado com alguma potência e pneus de pouca largura, são a chave para umas derrapagens algumas vezes descontroladas mas interessantes.
A mais invulgar característica no entanto, não lhe está directamente ligada, pois protagonizam hoje em dia no seu calendário, uma inusual prova de resistência de 25 horas.
O fabricante Revell soube muito bem reproduzir esta iniciativa, integrando nos seus catálogos este modelo, tendo já editado uma série de versões participantes nesta competição. As duas primeiras reproduções disseram respeito às versões do próprio promotor do troféu, que mostrou ao mundo um modelo vermelho e outro branco, com a decoração da Uniroyal a preencher a totalidade da superfície das carroçarias.
Como aspecto distintivo entre ambos para além da própria cor, encontramos a posição do piloto. Enquanto no modelo vermelho o piloto surge do lado direito, no branco, o mesmo encontra-se centrado.
De aspecto geral extremamente interessante, facilmente cativa qualquer apaixonado pelos característicos modelos alemães que tantas páginas têm reunido no seu histórico trajecto.
De mecânica Revell bastante simples, vem equipado com todo o conjunto mecânico composto por pinhão, cremalheira e eixos, em plástico, cuja qualidade não será dos pontos fortes. Contudo, de grande agradabilidade e baixo peso, permitem um comportamento são, mas de condução exigente, sobretudo pelo fraco poder de travagem dos motores que equipam os modelos.
Os pneus também aqui estreitos, associados a uma carroçaria alta e ainda um aileron sobrelevado, ajudam certamente a complicar a delicada condução, que até certo ponto levará a uma apróximação da realidade.
Nestas duas imagens, pode observar-se que no modelo vermelho surge uma baquet extra, do lado esquerdo do modelo.
Um chassis plástico de concepção simples e um motor de caixa pequena de fraca atracção magnética, transformam este carocha num carro para pilotos apreciadores de delicada condução.

Resistência BMW 3.20

Foi este sábado passado que em mais uma iniciativa conjunta entre Clube Slot de Braga e o GT Team Slot Clube, se realizou mais prova de resistência com a duração de 25 minutos por calha e em que os modelos admitidos eram os BMW 3.20 e o Alfa Romeo 156, ambos da Fly Racing, equipados com motorização NC-5 da Ninco e pneus P6 da Slot.It. Referir que os motores foram sorteados pela organização e os pneus novos foram entregues às equipas, para a prova.
Mas dada a diferença de performance existente entre ambos os modelos, a escolha generalizada recaiu sobre o modelo alemão.
Interessante foi assistir à quantidade de pilotos que se fizeram presentes, assim como o regresso de dois pilotos que à muito não nos davam o prazer de desfrutar da sua presença. Foram eles, o Bruno, o nosso homem dos "drift's" ao volante de um BMW e que se mantinha afastado da modalidade e também o regresso de Pedro Mota.
De referir que tanto um como o outro mostraram andamentos surpreendentes.
Na grelha, os modelos alinhados de acordo com o registo da qualificação, onde Luís Azevedo uma vez mais se impôs.
Na prova participaram equipas que integravam entre dois e quatro pilotos, tendo sido de duplas a maioria das opções.
Note-se que a equipa de Paulo Mendes e Emídio Peixoto, tomou a honrosa iniciativa de integrar no seu seio, os dois pilotos que há muito se encontravam afastados, com o consequente prejuízo de falta de máximo rendimento por parte destes inexperientes pilotos. Contudo, acabou por ser quase brilhante o desempenho de ambos.
Mas quem de facto apresentou andamentos de encher o olho, foram dois pilotos que se encontravam em equipas diferentes. Foram eles, Luís Azevedo e António Maia, este último a mostrar uma garra, consistência e rapidez, de verdadeiro campeão. Parabéns Maia, por tão brilhantismo apresentado.
No final, a "Art - GT Team" constituída por Luís Azevedo e Nuno Aguilar sagrou-se campeã, com cinco voltas de vantagem sobre "Os velhinhos", constituída por Augusto Amorim e Rui Mota. A terceira posição coube a António Maia e Daniel Costa, que demonstraram um andamento extraordinário.
Uma vez mais, o carro da Art na primeira posição....