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quarta-feira, 16 de março de 2011

Um belo conjunto ...

Este modelo da Fiat, isto porque me estou a referir ao camião, será a coqueluche da Racer como forma de comemoração do seu 10º aniversário, o que se concretiza ainda este ano.
Tal como esperado, atingirá valores fora do alcance da grande maioria dos apaixonados do Slot. E mesmo alguns dos que poderão fazê-lo, não deixarão certamente de fazer contas.
Mas este post deve-se e é em consequência do anteriormente editado, que versava a edição do Ferrari 250P por parte do mesmo fabricante e que muito bem fará conjunto com este indubitalemente, interessante camião. E claro que se uma só peça já tem os seus desesperantes custos, completá-la, será o fim do mundo....
Mas venho então por aqui mostrar, a polivalência que este escravo da Ferrari teve e como tal, permite-nos conseguir abrilhantar este Fiat, por preços bem mais módicos.
Através da Scalextric GB, poderemos aproveitar o bonito Ferrai 156 F1 (Shark Nose - nariz de tubarão), onde existe até mais do que uma versão oficial. A imagem de cima demonstra que no seu dorso seguiram viagem para vários destinos, o que permite que não se esteja a cometer qualquer heresia.
E este modelo de extraordinária reprodução, poderá encaixar como uma luva no conjunto, pois encontra-se com uma qualidade invejável, o que de modo nenhum comprometerá a qualidade visual final.
Como opção menos válida para o mesmo modelo, existe também a primária edição do mesmo 156. Contudo, o brilhantismo não será o mesmo, mas continuaremos perante uma reprodução exacta da história.

O 250P será outro complemento, mas para do mesmo modo embaratecer da mesma maneira, terá que se recorrer aos modelos editados pela MRRC. Interessantes em qualidade e preço, constituirão sempre uma válida alternativa.

Mas para mim, o mais brilhante de todos os conjuntos, far-se-à com os Ferrari 330 P4 da Scalextric GB. De qualidade desejável também, corre-se apenas o risco, de acertar em cheio!
Em cima, o Fiat 642 Bartoletti com os Ferrari 330 P4 (21 e 24) e o Ferrari 330 P3 (20) que alinharam em Le Mans na edição de 1967.

E como abaixo se mostra, correspondem os lançamentos da Scalextric, aos modelos da edição de 1967 de Le Mans.
 De baixos preços, será fácil e sem dúvida, de muito acessível custo. A versão Nº20 ou se excluía ou a partir de um dos existentes 330 P4 e pouco trabalho já que repartem a mesma carroçaria, mas na sua versão Spyder, far-se-ia a correspondente réplica.


Ferrari 250P 1963 - Racer

A última criação da Racer, o Ferrari 250P nas versões participantes na edição de 1963 das 24 Horas de Le Mans e em que o modelo Nº21 saíu vencedor, apresentam-se com o habitual cuidado já demonstrado em anteriores edições. Apesar disso, parece-me pouco convincente quanto à fidelidade e pureza das linhas do histórico modelo, parecendo-me de linha geral mal reproduzida enquanto maqueta. 
Também a dimensão das rodas se encontra distante de uma boa reprodução, sobretudo ao nível do rodado traseiro que se encontra de reduzida dimensão. O pára-brisas encontra-se mal representado e o vidro lateral mal desenhado, sobretudo junto ao roll-bar onde se encontra demasiado baixo, não alinhando com o respectivo recorte do citado roll-bar. Falha ainda a inclusão dos ganchos inferiores que serviam de encaixe para os macacos.
Mas mais incompreenssível será a falta dos símbolo da Ferrari entre o tampão do combustível e a porta, bem como também o pequeno símbolo que deveria existir à frente, abaixo do número.
Apesar dos possíveis defeitos que possa apresentar, trata-se de um modelo que concerteza cativará muitos amantes do cavalinho italiano e julgo que representará uma mais valia, sobretudo quando a Racer anunciou a edição do camião de transporte dos modelos Ferrari. Quem não se encontrará impaciente e rejubilará com a formação deste interessante conjunto?

Quanto à escala, acreditamos que uma vez  mais a Racer tenha falhado, pela exagerada largura e baixa altura ao solo sobretudo na zona frontal, apresentada pela miniatura.
Os stop's poderiam também apresentar-se com aspecto mais realista ao invés destes de aspecto de plástico puro.

Ford GT40 - Slot.It

Parece que finalmente, este tão esperado GT40 da Slot.It, vai ver a luz do mercado.
Modelo com desenvolvimento Alan Mann, está por essa razão decorado com as suas habituais cores, o vermelho e dourado, tal como acontece com o Ford P68 editado pela NSR.
De extraordinária aparência, faltará aquele teste que os praticantes mais anseiam. O da pista....
Tal como já este fabricante nos habituou, também este Ford não falha ao nível dos acabamentos. E este não falhou, no que ao grupo das  ópticas inferiores diz respeito.


Rali Póvoa de Lanhoso - Terra do Ouro


O Campeonato Regional de Ralis 2011, terá como palco para a sua terceira prova, a Póvoa de Lanhoso, no dia 26 do corrente mês.
Sob a designação de "Rali Slot Car da Póvoa de Lanhoso - Terra do Ouro", para além de ser uma nova forma de promoção do Slot por meios menos ligados à modalidade, acaba por funcionar também como forma de promoção turística da região, tendo para esse efeito recebido o prestimoso contributo e patrocínio da própria Edilidade Camarária.

Contando para o campeonato regional de Braga, espera-se a presença generalizada dos pilotos habituais e ainda com a participação de alguns pilotos locais, ainda que parte deles em estreia absoluta na modalidade.

Em competição, encontrar-se-hão como habitualmente, dois grupos.
O grupo dos "Super N", para modelos de grande performance de motor em posição Anglewinder e patilhão basculante e os "Clássicos SCX", onde se esperam ver belos modelos como o Alpine Renault A110, Fiat 124 Spyder, Fiat 131 Abarth, Fiat 600 Abarth, Ford Escort MKI, Talbot Sambeam Lotus, ... e muitos mais.

Como aliciantes, anunciam-se interessantes prémios para além de taças e medalhas a todos  os participantes e a organização exporá uma série de modelos que fizeram história no Campeonato do Mundo de Ralis e que poderão ser admirados por todos os presentes.

Pois carissimo leitor, esta prova encontra-se aberta a todos, pelo que desde já se sintam convidados a comparecer também como curiosos ou até como participante, em local préviamente a definir.

terça-feira, 15 de março de 2011

O Slot de todos os tempos

Com a referência MM-C60, este interessante Jaguar D Type do fabricante Scalextric GB, dos seus inícios como fabricante de modelos de Slot, verdadeiramente assumido como tal.
Nesta época, o patilhão estava simplificado a funcionava como um pequeno espigão num acessório imóvel fixo ao chassis. A fixação do chassis à carroçaria, fazia-se por dois clipes de plástico tanto à frente como atrás.
A cremalheira é interessante por se tratar de um acessório metálico, assim como as anilhas do eixo da frente em bronze, que para além de servirem de espaçadores, ajudavam no peso do modelo à frente. Os bronzes eram igualmente metálicos. O motor, o quase eterno RX que durou décadas, era já uma evolução do pequeno motor que equipou os primeiros formula do fabricante e também o primeiro Mini.

O Ferrari 156 "Shark Nose" aqui mostrado, é já uma produção recente e bem requintada.
De igual aparência pelo ângulo que aqui se mostra, têm uma pequena característica a marcar a distinção entre ambos.
Repare-se agora no capôt-motor que surge em cada um deles.
Assim acabam por mostrar algo que fará toda a diferença.
Os dois Ferrari 330 P4 que marcaram presença em Le Mans. Ambos de produção Scalextric GB, duma época ainda recente deste fabricante.
Para além do dorsal, uma risca amarela marcava a diferença entre ambos.
O primeiro MG Lola barqueta foi também editado pelo mesmo fabricante. As cores adoptadas pela marca, fazem uma bonita e bem conseguida combinação de cor.
Também foi trazido para o Slot, este Sport Protótipo de linhas algo estranhas, numa criação da Lister. A conjugação de cores adoptada, é também curiosa e interessante. Como curiosidade ainda, este modelo que participou também em Le Mans, recebeu o patrocínio da própria Scalextric.
Mais uma criação inglesa participante também na mítica prova de resistência francesa, um TWR.
Estranhas continuam a ser as suas linhas, apesar de ao vivo se tratar de um modelo encantador. E se associarmos as linhas ao roncar da sua motorização, então apaixonamo-nos de imediato. Podemos ainda acrescentar que a pintura que o decora, lhe serve verdadeiramente como um fato de cerimónia.