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terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ford RS200 Diabolique - Rali de Portugal 1986

Hey hermanos, nosotros estamos esperando hã!!

Depois da edição do Ford RS200 por parte do fabricante MSC e mais ainda depois de vermos o modelo de Joaquim Santos / Miguel Oliveira no seu catálogo, é com grande expectativa que aguardamos a chegada deste histórico modelo para as hostes lusas, que no entanto marcou de forma negativa a edição de 1986 do Rali de Portugal e acabou por ser um dos fortes argumentos para a precipitação do fim dos Grupo B, a par da tragédia que vitimou no mesmo ano Henri Toivonen.

Mas Joaquim Santos era um ídolo e associado a uma verdadeira máquina de fábrica, constituía na época um verdadeiro doce para os portugueses.
 Depois de editadas três versões, sendo uma delas a oficial, para nós sem dúvida que será o expoente maior, a chegada do modelo da "Diabolique".
 E este modelo é na sua generalidade equivalente ao modelo base já editado. Mas no modelo "Belga", a tomada de ar ao nível do tejadilho é diferente. Na versão do modelo nacional, esta é igual à do modelo oficial, mais arredondada na zona efectiva das tomadas de ar para o compartimento do motor, mas a parte central deste apêndice, deverá ser ligeiramente prolongado para trás. Tal como existe no RS200 da MSC, esta peça encontra-se curta relativamente à realidade da Diabolique.

A imagem de cima não corresponde à participação no Rali de Portugal.


Nestas imagens dá bem para perceber como a tomada de ar da capota é bem diferente da da versão oficial e da Diabolique. Maior, angulosa e mais alta.
Como se pode ir verificando, a silhueta não varia duns modelos para os outros, fazendo apenas a diferença a questão decorativa de cada um deles.

Quanto à secção frontal, poderá ou não estar equipado com a bateria suplementar de faróis, mas o que não contempla mesmo conforme se pode verificar através da imagem de baixo, são os faróis adicionais que se encontram integrados de série. Nas reproduções já existentes, a MSC equipou os seus RS200 com esses faróis, mas no "Diabolique" isso não poderá acontecer, o que prevejo pouco provável.

Na parte traseira, todos os RS200 se encontram em pé de igualdade, o que é o mesmo que dizer que não será necessário qualquer esforço adicional para que haja correcção absoluta.

Nesta vista superior, constata-se que tudo se mantém equivalente nas três versões em confronto, à excepção claro, das respectivas decorações.


Como se pode verificar por comparação com as imagens do modelo real que acima se expôem onde não se exclue o muleto, o modelo da MSC (mais acima) surge com uma má reprodução da altura da capota, o que lhe confere uma altura excessiva das janelas laterais.
Uma pena, pois este importante modelo do Mundial de Marcas e da Ford, merecia melhor reprodução, já que dinâmicamente o modelo é excepcional.

 Miguel Oliveira numa clara postura de esforço, para chegar ao nível desse grande piloto, Joaquim Santos.
É caso para dizer, o gigão e o anante....

Tecno Slot

Um novo conceito para brincar....
Este recente fabricante, para já, dedica-se à fabricação de chassis para adaptação a carroçarias existentes à escala 1/43.
Uma certeza é a incógnita que esta escala levanta, quanto ao interesse que possa despertar entre os amantes da modalidade.
O futuro dirá, se esta será a sua única aposta....

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Novidades NINCO

A Ninco prepara-se para mais uma fornada de novidades.
Bem, na verdade prepara-se para encher o mercado de novas decorações de modelos já nossos conhecidos.

Na sua série "Lightning" surgirão uma nova versão do Audi R8, Ford GT e Porsche 911/997.
No mundo dos "Clássicos" um Austin Healey participante nas Le Mans Classics, mas que como curiosidade, poderemos dizer que virá equipado com material "racing", como é o caso dos rolamentos.

Na "Ninco 1", uma nova versão do Renault Megane Trophy e ainda um Lamborghini Diablo.


O recentemente chagado BMW M3 da série "Xlot" verá uma nova decoração em série limitada ao mesmo tempo que será editado também a sua carroçaria em Kit branco.
Parece que vai recomeçar neste fabricante a brincadeira das séries limitadas, agora à escla 1/28.

À pois é!!

 O Campeonato Nacional Italiano Slot.It vai decorrer e em dois distintos campeonatos.
Sábado, os GT Endurance equipados de sistema digital "Oxigene" e no domingo, o Campeonato Italiano Slot.It Clássicos.
 Por um lado, a entrada efectiva no mundo do digital, o que só vem comprovar que na verdade as apostas sérias vão mesmo começar a entrar também por aqui.
Por outro, os clássicos vão passar a ter modelos mais variados, pois a Slot.It teve a excelente ideia de permitir a adopção de carroçarias suas, mas também da MRRC, Sloter, Fly, isto para citar apenas alguns fabricantes admitidos, em chassis HRS2, desde que correspondam a modelos até finais de 1975.
 Deverá ser um excelente campeonato.....

História - Formula 1 - A luta de 1976 em Slot

1976 foi no campo da Formula 1, um dos anos mais competitivos no que respeita à disputa do Campeonato do Mundo de pilotos.
 Os protagonistas foram nem mais nem menos, Niki Lauda e James Hunt.
Andreas Nikolaus Lauda, "Niki Lauda", havia ganho o campeonato do ano transacto. Em 1976, James Hunt viria a arrebatar o título com 69 pontos enquanto Lauda conseguia 68.
 Hunt dispunha de um Mc'Laren M23, enquanto por parte da Lauda, a Ferrari disponibilizou nesta época duas versões, o 312 T e o 312 T2.
O terceiro classificado, Jody Scheckter, ficava com os seus 49 pontos, bastante distante dos dois primeiros com os seus Tyrrell 007 e P34, já que também este construtor dispôs de dois distintos modelos na mesma época.
 James Hunt e Niki Lauda respectivamente em Mc'Laren e Ferrari.
 Mas o acontecimento histórico que constituiu esta disputadíssima batalha, motivou o fabricante "Scalextric/Superslot" para a reprodução e eternização deste glorioso acontecimento.
 Editou um Set em edição limitada a 8.000 exemplares com a interessante reprodução dos modelos M23 da Mc'Laren e do 312 T2 da Ferrari, dos pilotos em questão e protagonistas maiores desse Campeonato do Mundo.

Champanhe e Coca-Cola....nos festejos....
 Nesse ano, James Hunt utilizava uma balaclava exterior e que se fixava directamente no capacete, aumentando dessa maneira a sua protecção aos incêndios. Curiosamente, esse acessório foi contemplado na reprodução do Mc'Laren com o dorsal 11.
 Também o modelo se encontra muito bem reproduzido, ficando a faltar apenas os logos da "Marlboro" por razões sobejamente conhecidas.
 Mas para quem conseguir esses logótipos, o modelo fica a ganhar muito relativamente a esta decoração base.
 No chassis surge a placa que garante que este modelo faz parte da série limitada, já que existe o mesmo modelo em versão corrente e correspondente ao segundo piloto desta equipa, Jochen Mass.

O mesmo acontece com o modelo Ferrari cuja reprodução se apresenta excepcional. Aqui nem sequer se põe a questão da publicidade, já que as marcas de tabaco não existiam na Ferrari
O único reparo a fazer-se prende-se com a cor do capacete que Niki Lauda utilizava. Não se trata de um vermelho similar ao da cor da carroçaria, mas muito mais vivo conforme se pode verificar na imagem de baixo referente a modelos estáticos e à escala 1/43.
À excepção desta última chama de atenção, estamos perante uma reprodução verdadeiramente digna de um expositor. Enquadra-se sem qualquer pejo, em qualquer digna colecção de modelos da marca italiana.
Igualmente e à semelhança do que acontece com o Mc'Laren M23, também este 312 T2 vem dotado de uma placa que identifica tratar-se de um modelo de série limitada.
Em pista e tratando-se do fabricante que é, disponibilizam-se dois modelos dotados de força magnética para além da do próprio motor, o que lhes confere andamentos excepcionais. Já requerem cuidados redobrados, quando desprovidos desta ciência. Não se encontram descabidos de voltas que proporcionem algum prazer, mas ficam longe do que actualmente se projecta para funcionar apoiados na real valia das modernas mecânicas.
Acrescentar apenas, que este Set não foi disponibilizado no mercado espanhol.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

M3 - Scaleauto

Ho lá lá!!
Art Cart da Scaleauto.....

Mas que maravilha.....
E o da SCX, quando chegará??


Ferrari 512 BB - Uma delícia da carro

A Carrera é daqueles fabricantes que dividem opiniões.
Carros pesados, meio trambolhos, mas que apesar das suas nada agradáveis características e que os afastam do mundo das competições, quando lhes pegamos, até nos dão uma agradável sensação de prazer.
É verdade que confrontados com a concorrência, depressa ficamos com vontade de rapidamente os empandeirar-mos. Mas a realidade indica-nos que num grande número de vezes, se tratam de modelos de reprodução bem conseguida e muitas vezes esquecidos pelos restantes fabricantes.

 É o caso deste Ferrari 512 BB, modelo visto a participar e inscrito por várias equipas em Le Mans.
De linhas esplendorosas e magníficas, não exagerarei se disser que tem que fazer parte do espólio de qualquer coleccionador de modelos de Slot.
 A Carrera editou várias versões, mas este é para mim o que detém a decoração melhor conseguida.
E fiquei de facto fascinado com as suas linhas e com a sua reprodução.
Tive em tempos idos também, oportunidade de fazer uma prova com um destes modelos, emprestado por Paulo Mendes que mo entregou devidamente preparado e equipado com um motor da Slot.It. Levei sopa velha da concorrência, já que o seu peso o penalizava de sobre maneira, mas posso garantir que foi dos modelos mais fiáveis e que mais prazer me deu conduzir. De comportamento extremamente honesto, foi de facto um prazer poder pilotá-lo.
 Pena estes carros não serem mais aproveitados, pois dentro duma classe que os pudesse equiparar, talvez tivéssemos corridas equilibradas e com modelos variados.
Para mim é pelo menos um prazer, poder contar com este na minha colecção.

Porsche Carrera GT - Auto Art

 O super carro da Porsche da actualidade, foi já alvo de reprodução para o Slot.
 O Carrera GT, como modelo de produção Auto Art, mais vale dizer que se trata de um modelo verdadeiramente vocacionado para a estante, ou para dar umas verdadeiras passiatas à laia de um calmo e refrescante pavonear de esbeltas linhas.
 Aliás, a Auto Art não descartou esse aspecto pois dotou o modelo de uma excelente acompanhante para o senhor condutor poder com a dignidade necessária, poder desfilar.
 Mas trata-se de uma bela reprodução na sua mais civilizada versão, já que o modelo fechado surgiu numa segunda fase, após a sua apresentação.
Bela máquina.