Translate

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Feito por encomenda ....

 Luís Barros, é um piloto do Campeonato Nacional de Clássicos, e que participa habitualmente com um Porsche 930 Turbo.
Este bonito clássico, como se não bastasse, encontra-se ainda belíssimamente decorado. Com as cores da AMOB, as tonalidades cinzentas associadas ao amarelo, permitem uma interessante combinação estética, de agrado geral.

Vítor Araújo
 Vítor Araújo, outro dos militantes no Campeonato Nacional com um Datsun 1200, querendo fazer uma surpresa a este Campeão, encomendou a reprodução duma réplica à escala 1/32, para o Slot.
A base de onde se partiu foi justamente o mesmo modelo, numa produção da Ninco.
 Munido das respectivas imagens que permitissem a maior fidelidade possível, meteu-se mãos-à-obra para a tentativa da reprodução que permitisse o maior realismo possível.
Para os modelistas, a maior adversidade é confrontarem-se com as disparidades entre o minimodelo e a correspondente imagem real. E existem de facto algumas incongruências que porém, não nos reteve nas suas devidas correcções, já que não o justificariam, ou por se tratarem de pequena monta, ou porque de facto o trabalho que necessitaria, seria demasiado penoso, quando afinal, a maioria das pessoas nem sequer se aperceberia. E afinal, trata-se de um modelo dinâmico, o que mais faz atenuar, as indesejadas incorrecções.
 Portanto, houve necessidade então, de separar todos os apêndices que se encontravam na carroçaria, faróis, piscas, puxadores, ...
De imediato e preparada que ficou, partiu-se para a pintura na cor base prateada, que na verdade não corresponde à cor verdadeira, já que deveria ser um pouco mais próximo da cor do chumbo.
Recorreu-se depois à habilidade manual, para a pintura do mapa que num cinza bem mais escuro, se encontra representado nas suas laterais.
Depois de aplicada máscara nos locais apropriados, pintou-se a parte laranja que se situa nos pára-choques e nas suas embaladeiras.

 
 Seguidamente partiu-se para a decoração através da colocação dos decalques, onde aqui, se contou com a prestimosa colaboração de Rui Queirós (Ruic's) que prontamente desenhou em computador os logótipos necessários e ainda de Pedro Correia, que conseguiu transformar os desenhos em decalques, através de impressão em folha de decalque, virgem.

 Finalmente, foi necessário proteger todo este trabalho através da aplicação de verniz, em camadas muito finas, salvaguardando assim, que este provocasse encorricamentos dos decalques. Também os vidros foram alvo da aplicação das bandas em cor de laranja.

 Finalmente, os acessórios que se haviam retirado no início, retomaram o seu devido lugar, proporcionando um visual mais composto
 No final, um Porsche diferente e dum Campeão Nacional.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Os protagonistas - Grupo 2 (4)

        Paulo Mendes       
Este é dos pilotos da velha guarda. Não sendo dos mais antigos, é pelo menos aquele que cumpriu a sua actividade neste hobby sem interrupção. Desde que descobriu o Slot, deu-lhe eterna continuidade. Desde a pista do Pub Sorriso até ao actual Clube Slot de Braga, passando ainda pelo BB Clube, tem sido um fervoroso praticante, envolvendo-se invariavelmente em todas as classes.
Apaixonado pelas inúmeras vertentes, sente-se com as suas mais inatas aptidões, vocacionadas para o campo das resistências e velocidade.
Outra das suas mais valias, é a sua capacidade enquanto preparador. Temido por essa razão pelos seus adversários, pois a simbiose entre uma boa preparação e um gatilho avassalador, constituem um temível cocktail.
 O seu dia-a-dia está orientado para as mecânicas auto, onde a sua especialidade se encontra na preparação de suspensões, especialmente vocacionadas para a competição, onde recorrem aos seus serviços inúmeros pilotos, alguns dos quais, campeões. O Troféu FEUP Fiat Punto por exemplo, viu este praticante de Slot, como o preparador oficial das suspensões. Portanto, não nos admiremos das suas faculdades enquanto afinador e preparador dos modelos à escala reduzida. Está-lhe no corpo....
 Para este campeonato, ainda não acertou a sua escolha. Porsche ou BMW, são a sua grande dúvida. O certo é que o 911 por si preparado, começou já a fazer registos notáveis, apesar do BMW lhe andar perto. Vamos ter que esperar pelo primeiro dia de prova, para saber-mos em qual deles recaiu a sua escolha.
 Conhecido ainda como o maior coleccionador bracarense, não foi de estranhar o enorme lote de modelos que estiveram ao seu alcance para a melhor opção. Para isso, Paulo Mendes muniu-se de 3 Escort, dois deles em resina, 1 Alfa-Romeu e 1 Volkswagen Golf e claro, os dois já mencionados. Agora a escolha recairá apenas nos dois anteriormente indicados. BMW ou Porsche, eis a questão.

Pista em Viana do Castelo - Viana Motor Clube

 Os homens de Viana do Castelo não estão parados. A pista com a maior recta do país está em movimento e ao que parece, já na sua fase de acabamentos.
 Ainda com obras sobretudo ao nível do detalhe, começa já a mostrar a sua grandiosidade, sobretudo a descomunal recta que certamente irá causar dores de cabeça na hora da melhor escolha de relação para os minimodelos.
 Pista com 6 calhas, irá permitir provas em conjunto com outros clubes e captará com toda a certeza novos adeptos para a modalidade.
 Como se pode ver na imagem de baixo, a cablagem foi das partes que mais cuidados mereceu da parte de quem tem orientado a montagem deste colosso.
Até breve....

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Porsche 804 F1 - 1962

Embora a Porsche se tivesse envolvido oficialmente várias vezes no mundo dos Formulas, Formula 1, Formula 2 e Formula Indy, apenas o modelo 804, genuinamente Porsche, foi capaz de vencer uma prova do Mundial de Formula 1, no Grande Prémio de França em 1962, tendo tido como piloto da proeza, Dan Gurney.
 Modelo de linhas comuns para a época e dentro do que ficou conhecido por "charutos", dada a similitude de formas entre o automóvel e o objecto tabágico, tratava-se de um carro equilibrado mas com poucos argumentos para uma sustentada supremacia.
 As suas réplicas foram produzidas à escala dos coleccionadores, preenchendo inúmeras estantes de amantes da marca de Estugarda. Foram também várias as marcas de fabricantes a reproduzi-lo, encontrando-se entre elas a Quartzo, uma das linhas da extinta Vitesse portuguesa.

 Fabricantes mais artesanais de modelos em resina fizeram-no também, como foi o caso da Starter. Claro que se individualmente as reproduções até se tornam aceitáveis, quando comparadas começam a surgir inúmeros pontos de desacerto entre ambos, o que invariavelmente nos reporta à comparação com as imagens reais existentes sobre os modelos.

 Recentemente foi a vez da TrueScale editar esta referência da Porsche também. Bem melhor que qualquer das anteriores produções, tanto ao nível dos seus pormenores como também das suas proporções.
 E dentro dessa série, uma mais limitada, vem acompanhada da assinatura do homem que foi capaz essa proeza, Dan Gurney.
E do antigamente, ainda nos chega uma reprodução dessa velha glória alemã.
A Scalextric em 1963 chegou a editar este Porsche 804 F1, se bem que em cores que nada abonam a realidade. Em vermelho e amarelo, este Porsche trazia já um desenvolvido sistema de direcção integrado no patilhão, onde ao mesmo tempo funcionava como suspensão.
O motor, um RX Mini (W338-Tipo E4), equivalente ao 5001 da Scalextric mas de dimensões mais reduzidas e também de características dinâmicas inferiores.
 O efeito dos anos também não perdoa e o exemplar aqui mostrado, realça bem o peso dos maus tratos e da falta de conservação, mas ainda assim, chegou aos nossos tempos.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Novidades SCX

De entre algumas novidades da Scalextric / SCX, destaca-se a do Citroën DS3 WRC.
A edição é a do vencedor do Rali da Argentina e que teve ao seu volante, Sebastien Loeb.
 Afinal o grande protagonista do Mundial de Ralis de 2011 e rival do já editado Ford Fiesta RS WRC. Trata-se de uma excelente notícia e que tanto num como no outro vão permitir algumas decorações para além das oficiais.

Os dois protagonistas do Mundial de Ralis de 2011, onde a Citroën levou mais uma vez a melhor, sobre a Ford.

Entretanto é editado um aparente Hummer igual ao já editado. Mas a perda de alguns dos complementos que equipavam as anteriores versões assim como a inclusão de pára-brisas, fazem a diferença.
 O piloto que é indicado para este Hummer H3, é Boby Gordon e não Robby Gordon.
Trata-se afinal de uma maneira de contornar licensas do modelo participante este ano no Dakar, apesar dos modelos nada terem em comum, para além das cores e decoração.

Surge também mais uma versão para o Renault 8 Gordini. Bem vinda também, pois trata-se de um carro com um invejável palmarés.

Scalextric / SCX

Os associados do Clube Scalextric - Espanha, poderão dispor desta série especial do Mercedes-Benz SLS. Em cromado como sua cor de carroçaria, será certamente uma aquisição invulgar.


 Dentro da série corrente, a segunda versão do simpático Citroën 2CV Sahara. Desta vez apenas na cor cinzenta e sem qualquer dizer decorativo, parece-nos até muito mais real que a versão anterior.
Parabéns Scalextric / SCX.
A continuarem com edições do engraçado 2CV, ainda vamos acabar por assistir a realizações à escala 1/32 de provas de Pop-Cross....