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quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Slot Racing Company - Matra Simca


 Depois desta primeira imagem mostrada, tinha ficado em palpos de aranha por vêr o resultado deste vencedor de Le Mans no ano de 1972, numa interpretação da Slot Racing Company.
Trata-se de um modelo por mim muito apreciado e foi junto deste que no ano de 2002 consegui posar na companhia de Mestre Bernardino no interior do circuito de Le Mans.
Mas para minha tristeza e frustrada expectativa, a reprodução deste fabricante fica muito aquém do por mim desejado. Isto porque resultou num modelo excessivamente elevado. Tratando-se apenas da carroçaria, o modelo parece até perfeito, mas depois de chassis e rodas montadas, o modelo transforma-se numa verdadeira irrealidade.
Uma pena, porque este modelo mereciua algo que fizesse jus à sua proeza.


O resultado final é verdadeiramente mau, pois nos dias de hoje as reproduções começam a ser de um modo geral, extraordinárias.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Sideways, mais um M1

A Sideways fará chegar brevemente mais uma versão do BMW M1. Desta feita, a bonita versão sob as cores da "BASF" e participante na edição de 1981 das 24 Horas de Le Mans.
 Felizmente e relativamente à versão avançada anteriormente, o modelo definitivo contemplará a rede de protecção da tomada de ar lateral , na zona dos guarda-lama.

 Mas infelizmente, o piloto luminoso existente na capota ficou esquecido, mas mais comprometido ficou o modelo, com a aposta numa traseira completamente errada. Esta versão socorre-se da mais vulgar e original traseira de série, mas este fabricante repete o erro anteriormente cometido, mantendo uma traseira que não corresponde em absolutamente nada a esta versão.

Na imagem de baixo mostra-se a mesma versão, mas de origem Scaleauto. Como dá para perceber, a traseira está absolutamente correcta, inclusivamente a adopção de um só escape ao invés de dois, como acontece na edição da Sideways. Mas o modelo espanhol surge com jantes de menor recorte estético, muito embora a Sideways erre na adopção de dois diâmetros distintos para a frente e para a traseira. No modelo real, estas são de igual medida, o que a Scaleauto cumpre com rigor. Mas a ausência das redes à frente das tomadas de ar laterais inseridas nos alargamentos dos guarda-lama traseiros, acaba por ser uma falha na versão espanhola.

domingo, 23 de novembro de 2014

Posto à prova, Audi R18 e-tron quattro - Slot.It

Maurízio Ferrari e Slot.It, são já dois nomes que não conseguimos dissociar.
Aproveitando a última edição das 24 Horas de Bruxelas e numa prova específica para modelos da categoria LMP do fabricante Slot.It, o grande Maurízio aproveitou a oportunidade para pôr à prova uma das suas últimas e revolucionárias criações. O seu Audi de tracção às quatro rodas. Afinal, algo absolutamente impensável e inédito no mundo da velocidade, pelo menos no capítulo dos resultados positivos.
E nada melhor do que estar presente numa conjuntura onde se reúne tudo de bom que acontece no mundo, já que esta prova é capaz de juntar valores mecânicos e humanos acima da média. Assim, estavam reunidas as condições para um verdadeiro tira teimas relativamente à real capacidade desta novidade.
Inscrito extra campeonato, a organização permitiu que este fabricante se fizesse presente numa verdadeira prova de fogo. E Maurízio reuniu as suas tropas e lá marcou presença sempre com  a grande incógnita que as verdadeiras novidades acarretam do enorme risco do binómio eficácia/fidelidade, resultar.
Este fabricante disponibiliza apenas até à data dois modelos desta categoria, os Lola e os Audi. O confronto implicava portanto a confirmação duma mais-valia deste modelo relativamente àquele que tem sido o grande dominador entre estes dois adversários.
É verdade que em todos os campeonatos, os Lola se têm mostrado como os verdadeiros dominadores, perante o seu adversário Audi, logo, Maurízio arriscou e de que maneira, a sua presença com esta novidade nesta batalha, tendo posto "toda a carne no assador".

E o próprio Maurízio foi um dos pilotos da sua equipa de desenvolvimento deste exemplar que se mantém ainda como protótipo, embora em fase final.


E o Audi lá foi dando conta do recado. No final, o seu 11º lugar na geral parece por um lado não ter atingido os seus objectivos, mas neste resultado inclui-se também um pequeno êxito. Acabaria por ter sido o melhor dos representantes Audi, o que indicia desde logo a confirmação da superioridade do adversário Lola, mas que este inovador sistema comprovou resultar melhorias de eficácia do que o convencional sistema de tracção a apenas duas rodas motrizes.
Precisamos de acrescentar ainda que a formação humana deste team não terá também sido de ponta, tal como se vê nas mais ambiciosas equipas da Europa e que marcaram presença.
A imagem de baixo mostra os pneus dianteiros marcados pelo desgaste do seu poder de tracção, o que numa prova de resistência poderá implicar a troca também, dos pneus da frente.


A conclusão a retirar parece pois, claríssima. Em comparação directa com os modelos que lhe são mais familiares, a restante armada Audi, provou que assumiu uma certa superioridade na eficácia dinâmica e isso alastrar-se-há certamente à restante gama de novidades que possam daqui para a frente surgir, como serão os casos dos Toyota e eventualmente também, dos Porsche.

Cada vez mais na vanguarda das inovações técnicas no mundo dos slot cars, a Slot.It terá dado com esta sua participação, um passo de gigante na propaganda dos seus produtos relativamente à complicada guerra dos mercados. A sua categoria enquanto fabricante nunca esteve em causa, mas fica assim marcada a constante evolução dos seus produtos e que caracteriza já esta marca.

Parabéns uma vez mais Slot.It, pelo constante e bom desempenho que tem sabido impôr.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Mc'Laren F1 - Mr Slot Car

 O anunciado Mc'Laren F1 do fabricante canadiano Mr Slot Car, aí está. E de arranque, surgem logo duas versões deste mesmo modelo, sendo um deles, vencedor de Le Mans.
Em 1995 a Mc'Laren surpreende o mundo vencendo em Le Mans, sobrepondo-se a verdadeiros protótipos de competição, como eram os casos dos Kremer K8 Spyder e os Courage por exemplo.
O vencedor tinha como particularidade distintiva relativamente à restante armada de Mc'Laren's participantes, a inclusão de um grupo óptico no pequeno capôt frontal, embora não tivesse estado no carro na totalidade da prova. Mas agora, este fabricante edita-o e este pormenor encontra-se retratado.
No entanto, no seu conjunto apresenta alguns erros a apontar. De pneus altos à frente e uma frente muito alta, começam de imediato a não proporcionar uma imagem muito agradável. Também as tomadas de ar existentes lateralmente mesmo antes das rodas traseiras, encontram-se mal representadas, sobretudo pela falta de profundidade que apresentam.

Mas no conjunto, parece representar uma bela peça de slot e de onde se esperam performances  de relevo.




Em 1996 estes modelos voltaram em força a Le Mans. Algumas modificações foram introduzidas e a Mr Slot Car retratou já um deles, não se tendo esquecido da reprodução dessas alterações. A cúpula envolvente dos faróis foi alterada, deixando de ser uma capa lisa, passando a apresentar-se com duas bossas que acompanham o posicionamento dos faróis.

A tomada de ar existente na capota passou a ser proeminente e avançada, começando ao nível do pára-brisas. Também nos é apresentada esta correcção, o que muito se louva.

Apresenta-se então como uma bela correcção, mas onde a côr das jantes da reprodução, não corresponde à realidade. Estas deveriam ser côr-de-laranja, mas nas imagens surgem iguais às do modelo da "Ueno Clinic", o que não está certo.

Pena o grupo óptico traseiro não ter merecido a mesma atenção de correcção, já que esta versão sofreu uma pequena alteração a este nível, apresentando-se agora num plano mais fundo e não tão à superfície.

O azul desta versão é metalizada, mas a miniatura parece não ter seguido bem o exemplo e também os retrovisores que surgem a preto se encontram errados, já que estes deveriam apresentar-se na côr da carroçaria.
Mas afinal, tratam-se de dois belíssimos exemplares difíceis de serem perdidos.