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terça-feira, 8 de março de 2016

Volkswagen Touareg - Carlos Sousa


 Se a imagem de cima nos permite vêr o conhecido Volkswagen Touareg de Carlos Sousa e editado pela SCX/Scalextric, já o de baixo mostra uma versão por mim desconhecida. Uma provável edição do espanhol Espalhargas, mas de todo para mim desconhecida.
Mais uma bela peça de slot.
Em 2008, Carlos Sousa participou com este bonito Volkswagen Touareg no Lisboa-Dakar. As jantes não corresponderão exactamente ao modelo verdadeiro, mas estamos perante uma excelente reprodução.

No fundo, uma versão em tudo igual à abaixo mostrada da versão de 2009 e que teve ao volante Carlos Sainz.



segunda-feira, 7 de março de 2016

Policar adianta datas de lançamentos para 2016



 A Policar apresentou já as datas de edição de algumas das suas produções, onde o Ferrari F40 faz pela primeira vez parte das referências deste fabricante, ou melhor, desta marca paralela da Slot.It. A nuncia-se pois a sua chegada, para o mês de Abril. Este modelo participou no campeonato IMSA, através do piloto Jean Pierre Jabouille.
 Segue-se-lhe o Lotus 72 no mês de Julho, um carro tripulado por Graham Hill em Oulton Park no ano de 1970.
Mais esperado será o mesmo modelo mas na sua versão evoluída, o 72D, uma versão oficial e com as bonitas côres da "John Player Special". Uma secção traseira com algumas alterações, um aileron de novo design, uma nova tomada de ar para os cilindros do motor e ainda uns novos extractores dos radiadores traseiros, conferem-lhe uma nova imagem. Mas também a rampa que constitúi a frente deste bonito Lotus, perde as duas tomadas de ar de formato triangular ali existentes. Como piloto, o brasileiro Campeão do Mundo de F1 em 1972, Emerson Fittipaldi e muito provávelmente representará um dos modelos por ele pilotado nessa gloriosa época.
Por último e datado para o mês de Dezembro, a versão com que Jochen Rindt perdeu a vida nos treinos para o GP de Itália no circuito de Monza a 5 de Setembro de 1970, numa temporada já ela marcada pela tragédia. Naquele ano, Monza pautava-se por um circuito de alta velocidade e quase noventa por cento da pista era percorrida com o acelerador a fundo. A "Curva Parabólica", era a única a exigir o toque com o pé no pedal do travão. Para se poder tirar a maior eficiência da velocidade, era comum os pilotos retirarem dos seus carros os apêndices aerodinâmicos, tirando assim partido do aumento da velocidade em recta, que assim se conseguia. A Lotus e Jochen Rindt não foram a excepção. Mas haveria de ser uma falha de travões à entrada da Parabólica, a ditar o fatal acidente deste herói austríaco.
A distinguir então este Lotus das demais versões conhecidas, estão a ausência do aileron traseiro e das duas pequenas asas dianteiras, o que lhe confere um visual distinto dos demais Lotus 72 e 72D.

domingo, 6 de março de 2016

Campeonato Clássicos Sport Protótipos 2016 - Arrancou

 Arrancou o campeonato destinado a modelos Sport Protótipos Clássicos, aberto a modelos dos fabricantes Slot.It e NSR.
A grande aposta recaíu nos modelos oriundos do primeiro fabricante, tendo-se visto apenas um Ford P68 do rival italiano.
 Com 12 pilotos inscritos para esta primeira jornada, teve lugar a prova de qualificação que mostrou de imediato ao que vinha Augusto Amorim e o seu fantástico Matra MS 670B.
Mas houve dois modelos especialmente escolhidos pelos pilotos, onde a opção maior recaía sobretudo no Chaparral 2E e no Mc´Laren M8D, ambos da Slot.It.

A qualificação:
David Fernandes


Luís Azevedo


Carlos Afonso


David Azevedo


Rui Mota


Ricardo Ferreira


Marco Silva


Augusto Amorim


Francisco Matos


Gil Oliveira


Vítor Lopes


César Amorim


Augusto Amorim obteve o melhor registo duma qualificação, onde alguns pilotos e as suas máquinas conheceram algumas dificuldades inesperadas, após a montagem de pneus novos. Escolhidas as calhas, era hora de ordenar os pilotos para a partida deste início de campeonato.


A prova decorreu recorrendo-se à opção de seis calhas virtuais, tendo iniciado a prova os pilotos David Fernades, Vítor Lopes, Gil Oliveira, David Azevedo, Francisco Matos e Carlos Afonso. Esta jornada trouxe-nos a grata surpresa de vêr integrado no nosso seio, o piloto Gil Oliveira, o homem que faz velocidade no BMW mais bonito de Portugal. Aqui, a dar os seus primeiros passos, sentiu as naturais dificuldades inerentes à passagem da escala real, para uma muito mais reduzida. Outras habilidades e dotes se exigem, até ao domínio destes endiabrados diabinhos.
 Em baixo, Gil Oliveira em plena acção no decorrer da Rampa Internacional da Falperra.

 E aqui, tudo apostos, foi hora de vêr-mos Gil Oliveira atrapalhado com novas preocupações.

 Iniciada a prova, David Azevedo, Luís Azevedo, César Amorim, Augusto Amorim e Rui Mota, mostravam-se como os pilotos mais aptos pela discussão pelas melhores posições. Mas a luta pela vitória ficava-se entre Augusto Amorim e Luís Azevedo, numa batalha que deixava a incerteza até ao final da prova. No entanto, era o homem do Matra Simca que haveria de se impôr. Para os lugares seguintes, encontravam-se César Amorim, David Azevedo e Rui Mota. Este último a sentir dificuldades nas duas últimas calhas, não conseguia guerrear-se com César Amorim, que impunha rapidez e constância de andamento, no único Ferrari 312 PB, o modelo mais antigo do fabricante Slot.It, deixando atrás de si, uma guerra titânica entre David Azevedo e Rui Mota, ambos em Mc'Laren, tendo-se imposto este último, por escassos metros.
 Outra guerra interessante situou-se imediatamente atrás destes, entre os vimaranenses Marco Silva e Carlos Afonso e ainda o regressado Ricardo Ferreira. A sexta posição pendeu para o segundo piloto destes e igualmente pela diferença de metros, tendo Ricardo Ferreira ficado a uma volta destes dois pilotos e a pagar a factura da falta de treinos.
 Vítor Lopes seguiu-se-lhes com o seu Ford P68 da NSR, a mostrar que talvez a sua máquina não esteja à altura dos modelos da Slot.It. David Fernandes não conseguiu desta vez ir além do oitavo lugar, muito por culpa de um Chaparral pouco capaz das necessárias performances. Instável e pouco veloz, não lhe permitiu grandes veleidades neste primeiro confronto.
 Nas duas últimas posições, os dois Ford GT40, com Francisco Matos a impôr-se naturalmente a Gil Oliveira. No entanto, referir que em nenhum dos casos as máquinas se mostraram capazes de lutar de igual para igual com a restante concorrência. De louvar contudo, a excelente postura de Gil Oliveira, a debater-se contra as suas naturais falhas de iniciado na matéria, mas a demonstrar um auto-domínio capaz de se abster dos andamentos dos demais concorrentes.
 Um campeonato que promete mais por parte de alguns concorrentes e que poderá vir a demonstrar uma crescente animosidade por parte de alguns pilotos mais ambiciosos.
 Em baixo, o Matra-Simca  MS 670B que Augusto Amorim levou à vitória.


Pódio final da prova

Pódio - Pilotos Ouro

Pódio - Pilotos Prata

Pódio - Pilotos Bronze
Mais se promete para a segunda jornada, onde evoluções por parte de algumas máquinas e pilotos será uma certeza.