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domingo, 29 de setembro de 2019

Vencedor não alemão - Alfa Romeo Slot.It

A Slot.It acabou de editar o segundo modelo oficial do Alfa Romeo 155 V6 Ti do campeonato DTM de 1993. Se a primeira edição correspondeu ao modelo tripulado por Alessandro Nannini, o que agora nos fazem chegar teve ao seu volante Nicola Larini.
 Esta edição limitada a 1008 exemplares, vem agora dentro das habituais caixas de cartão destinadas às edições vencedoras. E se até agora essa honra havia correspondido apenas a vencedores do Targa Flório e Le Mans, desta vez esse brilhantismo coube a este Alfa Romeo, por ter sido o único vencedor não alemão, enquanto marca de automóveis, a triunfar naquele difícil campeonato.
 E entre uma e outra das edições deste Alfa oficial, para além do  número, nome do piloto e um ou outro pormenor, sobressai como diferença entre eles, o brilho agora apresentado na côr. E tal deve-se ao facto de na primeira edição, correspondente ao mesmo tempo ao primeiro modelo do campeonato DTM editado pela Slot.It, ter sido editado na côr do próprio plástico. Pelo contrário, esta mais recente edição acabou por receber tinta , o que o beneficia significativamente.
 A qualidade acabou no entanto por ser mantida, pelo que não haverá grandes distinções entre eles.
 A valorizá-lo está no entanto, a questão de ser mais um modelo de edição limitada e numerada, o que lhe conferirá um lugar especial no seio das colecções.

 Comparando-os, percebe-se que o mais recente dos dois, apresenta uma côr um tudo nada mais claro, mas sobretudo com mais brilho.
 Na traseira, os escapes passaram da côr preta a prateado.

 Mecânicamente mantiveram-se todos os conceitos, assim como se mantiveram o motor e relação pinhão/cremalheira. Apesar de se apresentar agora com um berço de motor mais claro, a referência mantém-se a mesma.

 Em termos de peso, meia grama é enquanto a nova versão saiu penalizada. Sabe-se lá porquê, mas alguma da culpa talvez possa advir da pequena camada de tinta.
E assim se completa o mundinho dos DTM, enquanto desesperamos pela entrada do novo Mercedes no circuito comercial...

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Lancia Stratos "Historical Colors" - Sideways

 Integrado na série destinada a côres de team's históricos, a Sideways editou o seu Lancia Stratos de Grupo 5, numa série limitada a umas incríveis 161 unidades.
O resultado desta invenção parece-me incrivelmente bem conseguida, transformando um modelo de linhas pouco consensuais relativamente à sua estética, numa peça de rara beleza.
A conjugação das côres que eternizaram o "Gulf Team" num modelo de jantes totalmente pretas, funcionou na perfeição.
 As ferraduras que fizeram parte da decoração do Ford GT40 em Le Mans, não foram esquecidas, assim como não o haviam sido também, no Ford Mustang.
 E seja qual fôr o ângulo, este Stratos parece-me sempre incrivelmente bonito.


E são já quatro os modelos desta série, não contabilizando aqui a versão "negativa" do Porsche 935, mas lamenta-se que sendo a totalidade dos mesmo fabricante, não tenham conseguido afinar as tonalidades tanto do azul, como também do laranja.
 Mas temos de dar os parabéns a este fabricante, já que os resultados têm sido verdadeiramente surpreendentes.

Boss - Slot.It

 Pela mão da Slot.It chegou mais uma versão para o eterno e infindável Porsche 956 LH. Trata-se do segundo destes modelos editados por este fabricante, que percorreu a pista de Le Mans decorado com o apoio do sponsor "Boss". E por ter este patrocínio, foge bastante ao habitual esquema cromático, apresentando desta vez alguma côr que percorre a carroçaria desde a frente até à traseira, percorrendo desde o azul até um esverdeado, num suave degradé.
  Este modelo inscrito pela Obermaier Racing com o chassis número 956109 e tendo tido como pilotos Lassig/Fouche/Graham, acabaria por desistir desta maratona à 18ª hora, quando era 27º classificado na hora precedente.
 Uma boa oportunidade para aqueles que apoiam as suas temáticas em patrocinadores. Infelizmente, os modelos com o patrocínio da "Boss" não abundam, mas a própria Slot.It já nos havia brindado com a versão deste mesmo carro da edição de 1983, o primeiro ano em que os privados puderam usufruir deste protótipo para participar na clássica francesa.
A participação de 1983, acabaria por ter tido um resultado mais feliz, já que completaria a prova na sétima posição absoluta, depois de ter completado a mesma após perfazer uma distância de 4728 Km, a uma média de 197,47 Km/h. Nesse ano, os comandos da máquina haviam sido entregues a Lassig/Plankenhorn/Wilson.
 Com uma decoração mais convencional para este patrocinador, cujo preto e branco representa a imagem de marca, recorria a uma inusual decoração às riscas, inspiração em que se apoiariam para a versão mais colorida do ano seguinte e agora até nós chegada.

  Embora alguns anos afastem estas duas produções, não fez desta vez a Slot.It muito, para que em termos competitivos houvesse um progresso significativo. Se ao nível do chassis havia já sofrido de facto alguma evolução para equipar anteriores edições, como o encontrar-se preparado para a sua digitalização, bem como se tornou apto para receber suspensões laterais e também berço em posição anglewinder, em termos de peso final, 0,8g é a magra diferença que separa esta nova versão da mais antiga.

 Mas trouxe algum contributo no engordar do número de modelos com quem reparte este patrocinador.
Hugo Boss, inscreveu o seu nome em alguns modelos participantes em Le Mans, mas também em ralis, como em Monte Carlo através do Porsche 911 RSR que nos foi trazido pela Fly.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

E tudo começou, verde

 A popular empresa alemã "Jägermeister", sediada em Wolfenbüttel e produtora do licôr à base de ervas, frutas, raízes e flores, iniciou-se como patrocinador no mundo do desporto automóvel em 1972. Durante trinta anos foi um ícone no mundo motorizado, com uma imagem típica nas corridas em que participou, através da utilização da sua integral côr laranja complementada com a imagem da cabeça de um cervo e uma cruz cristã entre as suas astes.
 Eckhard Schimpf, periodista alemão responsável pelo marketing da marca e que assinou a totalidade dos contractos de patrocínio durante 31 anos, desde 1972 até 2003, foi o responsável pela chegada deste patrocinador ao desporto automóvel, quando ele próprio se tornou no primeiro piloto a participar numa corrida com a imagem da "Jäger".
Depois de contactar o preparador alemão "Max Moritz", comprou o Porsche 914/6 GT com o número de chassis 914 143 0178, que dispunha de um bom palmarés e que segundo Schimpf, era o 914 mais rápido daquela época. Terá recebido o carro num sábado e no dia seguinte, domingo dia 3 de Abril de 1972, em Wolfenbüttel, localidade perto da sua garagem particular, organizou-se uma prova de slalom em que tomou parte. Foi apenas uma demonstração em que terá dado 3 ou quatro voltas, mas sem que contasse para o resultado final. Por questões de segurança e responsabilidade, a organização do evento acabaria por atribuir-lhe o número 186.
 O fabricante Slot Racing Company acabaria por fazer chegar esta preciosidade ao mundo dos slot car, numa edição limitada a 520 exemplares e destinada exclusivamente ao mercado alemão.
 As côres verde e prateada com que se apresenta, correspondem às do preparador "Max Moritz", alusão a que se remete através das inscrições na capota, ao que se lhe juntaram os logos da "Jägermeister, nas tampas da mala da retaguarda e da frente, onde se encontra o depósito de combustível. Refira-se que tratando-se este carro de um modelo de motor central e encontrando-se montado imediatamente atrás do habitáculo, ambas as secções fontal como da traseira, poderão servir de bagageira e para alguns arrumos.

 Nesta prova e seguintes, rampa de Wiltz no Luxemburgo em que obteria a vitória e na rampa de Dünsberg-Rennen, na Alemanha, segundo classificado, o carro continuou a apresentar-se com estas originais côres do preparador alemão. Dias mais tarde acabaria por ser pintado de laranja, esquema de carácter definitivo e que marcaria o desporto automóvel motorizado, com a continuidade da imagem deste patrocinador através de inúmeros modelos.

E este fabricante acabaria por editar também este mesmo modelo mas sob a côr que eternizou este licôr de origem alemã no seio dos automóveis, numa participação tida nos 1000 Km de Nurburgring ainda no mesmo ano de 1972, com a dupla formada pelo próprio E. Schimpf e N. Koob.


 Seria então a partir deste Porsche 914/6 GT que cresceria a imagem dos carros laranja que militariam em inúmeros campeonatos, mas sobretudo com participações marcadamente em território germânico.
A tirar partido desta inegável vantagem estética proporcionada pelos modelos totalmente laranja, estiveram depois a totalidade dos fabricantes de modelos à escala, tanto estáticos como do ramo dos slot car, sendo esta última a matéria para a qual nos encontramos orientados.
Na imagem que acima se apresenta, constam alguns dos inúmeros mini-modelos já chegados ao mercado através de vários fabricantes, numa incontornável valia e contributo, tanto para coleccionadores como para abrilhantar as competições.











E a "Jägermeister" conseguiu assim escrever um belo capítulo motorizado e nós agradecemos hoje, contribuindo com a continuidade e eternização duma imagem de que poucos patrocinadores se poderão orgulhar da mesma maneira.