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terça-feira, 14 de abril de 2020

Os três mais belos BMW M3 (E30) de rali

 De origem Fly e Slotwings, existem hoje como modelos de slot, três dos mais interessantes M3 que militaram no mundo dos ralis europeus..


 Marc Duez eternizou a versão decorada sob as côres do patrocínio dos óleos "Fina", através de autênticas provas "espectáculo", com derrapagens controladas ao limite. Grandes demonstrações de pilotagem nos proporcionou este belga, com esta máquina de domínio exigente. A sua participação no ano de 1989 em Monte Carlo ao lado de Alain Lopes, valer-lhe-ía um oitavo lugar na classificação geral, num terreno sobejamente difícil para um modelo de tracção traseira.


 Também os franceses Bernard Béguin/Jean-Jacques Lenne conseguiam manobras de domínio de se lhe tirar o chapéu com o seu M3 "Rothmans", atingindo mesmo a vitória na Volta à Córsega no ano de 1987, frente a máquinas que esgravatavam, já potenciadas pelo revolucionário sistema de tracção integral.


Em 1989 François Chatriot/Michel Perin participavam na XXXIII edição da Volta à Córsega, com outra destas portentosas máquinas de espalhar espectáculo, terminando a mesma no segundo lugar da classificação geral. Trata-se de outro dos magníficos exemplares desta pura linhagem de Munique.

A família Nissan

 A Slot.It tem bem explorado o grande fenómeno que foi o êxito dos modelos de Grupo C e como tal, têem sido inúmeras as marcas a que este fabricante tem prestado uma merecida atenção.
E ainda que os Nissan tenham ficado na lista dos últimos a chegar,  a verdade, é que se têem conseguido reunir um lote de belíssimos modelos, ao que se espera para breve a chegada de mais um elemento na família. Trata-se do Nissan R91 VP, um militante do campeonato japonês que se veste na côr rosa imposta pelo sponsor.

 Mas além do belíssimo lote que a Slot.It nos tem vindo a disponibilizar, são além de tudo, das melhores máquinas desta categoria. Tremendamente rápidos e eficazes, são uma excelente aposta da parte de quem deles se quiser servir para as competições.

Será necessário que os regulamentos sejam algo permissivos, de maneira a que não seja obrigatória a presença das tampas interiores situadas mesmo à frente das rodas traseiras. Isto, porque aqueles elementos complicam, ou impossibilitam mesmo, a montagem das suspensões laterais.

 Quanto à opção da decoração, começa já a haver um belo leque de oportunidades, o que me parece poder oferecer já decorações para todos os gostos.

 E como existem versões despidas das tampas que nalguns modelos cobrem as rodas traseiras, estas por norma, permite-se que possam ser retiradas em todos os outros.

E mais uma família prestes a ser aumentada, graças ao excelente trabalho a que se tem dedicado este fabricante italiano.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

O Mc'Laren F1 GTR "UK Slot Festival 2013"

 Em 2013 a Slot.It comemorou o "Festival de Slot do Reino Unido", através de um Mc'Laren F1 GTR especial.
 Serviu-se então da versão corrente do modelo patrocinado pela "Yellow Corn", para o efeito. Mas de maneira a ser facilmente identificado com esse acontecimento, acabou por substituir a côr amarela base, pelo azul claro.
 Na restante decoração, apenas os logos "76" das laterais sofreriam uma alteração de tamanho no caso do da frente e no de trás, tomaria o lugar do dorsal da prova, igualmente 76, bem como no guarda-lama direito da frente.



 Nestas duas imagens percebe-se a diferença dos números "76" no guarda-lama da frente direito.
Mas as diferenças são mais profundas, porque não se ficam apenas pela imagem exterior. Foi objecto de melhoramentos, a começar pelo desenho das jantes, que embora parecidas são mesmo diferentes. Os pneus da frente passaram a ser de baixo perfil e os traseiro, de outra qualidade.

 Mecânicamente acabou por receber um novo berço, mas também outro motor distinto dos que equipam os modelos de série deste fabricante. Até as palhetas passaram a ser de uma qualidade mais flexíveis.
Também a relação pinhão/cremalheira deixou de ser a de série, passando a ser específica deste modelo.
Uma versão, que afinal é muito mais do que apenas uma mudança de côr.

Em ponto de mira para chegar ao mercado - Slot.It

 A Slot.It tem disponíveis para entrar no mercado alguns modelos, no caso, já todos conhecidos, alguns com decorações novas e outro, nem tanto. O bonito Sauber C9 patrocinado pela "SAT Additive", é um desses modelos.

 Parece que começa já a ser tempo da Slot.It substituir este modelo por alguma das evoluções que este Sauber sofreu, à semelhança por exemplo, do que tem feito com os Porsche, Toyota e Jaguar.

 O que agora chegará, encontra-se estéticamente muito interessante.

 Quanto aos Porsche, surgirão mais um 962C e um 956 KH, no que constituirá até à data, a maior saga de que há conhecimento no mundo dos slot cars.

 Quanto ao Porsche 911 GT1 EVO 98, irá chegar também o sexto elemento, no que se prestará a grande confusão com a edição com a referência CA23a (imagem inferior), a primeira das referências a ter chegado deste modelo. Além de um ou outro pormenor, a diferença maior centra-se na ausência do patrocinador "Jever". Não se sabe é se o chassis terá ou não sido sujeito a alguma remodelação de monta.

 Também o Nissan verá chegar mais uma decoração, para um modelo que recebe a designação de Nissan R91 VP. Decorado na invulgar côr rosa em conjugação com o branco, a fazer lembrar o Porsche 962C (imagem inferior) também anteriormente editado por este fabricante, torna este modelo japonês, bastante interessante até.






A demorar mais um pouco, está a chegada do também já anunciado Maserati MC GT3. Para quando, é que é a reposta que se procura, mas há quem dele esteja à espera para a entrada nas competições destinadas aos modelos GT3, panorama que se encontra a ser explorado por grande parte dos fabricantes.