quarta-feira, 29 de abril de 2020

Mc'Laren F1 GTR - Mr Slot Car

 Ainda que activa, a Mr. Slot Car mantém a sua produção em câmara lenta e apoiada em novas versões sobre modelos já conhecidos.
 É o caso desta nova versão agora editada sobre o Mc'Laren F1 GTR. A bonita decoração "Marlboro" parece dar nova vida a este modelo que conta já com mais de um ano de existência.
 Equipado com um motor Flat 6, usufrui agora de um novo berço que recebe novos bronzes, munidos de um canal interno e capazes de proporcionar uma melhoria da lubrificação do eixo.

 O berço que equipa o modelo de série, munido dos novos bronzes.
 Os novos bronzes com diminuição de atrito e melhoria da lubrificação.
 Disponibilizam também um berço capaz de receber os motores convencionais de caixa grande.
Tratando-se do modelo de um fabricante cuja procura é extremamente reduzida, ficamos sem saber a valia destes projectos de um fabricante que embora pouco activo, se vais esforçando por manter-se à tona da água.

Descubra as diferenças - Mini Scalextric

 O Mini da Scalextric na sua última evolução, teve criações tanto da marca mãe inglesa, como também da sua filial francesa. O que abordarei agora, são as diferenças existentes entre ambos.
E para começar, poderei referir que se a criação inglesas se pauta por uma infindável variedade de decorações sobre carroçarias de inúmeras côres, a edição francesa surge na exclusiva côr vermelha. Esse será o primeiro apontamento sobre uma carroçaria que se mostra em tudo, absolutamente igual à dos restantes Mini's ingleses.
Mas se através das carroçarias existem poucos apontamentos distintivos entre eles, aspectos há em que os aspectos que os aproximam, são quase nenhuns.
 Ambos isentos de chassis, pela opção da montagem de toda a mecânica na placa porta piloto, o primeiro aspecto a chamar a atenção, centra-se nas jantes. Tirando partido das jantes de cinco braços que servem inúmeros modelos de origem inglesa, também este Mini das terras de Sua Majestade se encontra equipado com elas. Já o Mini gaulês opta por jantes da mesma dimensão, mas de desenho único e completamente fechadas.

 Através dos vidros, consegue também perceber-se a existência  de piloto do lado direito e pendura à esquerda no Mini amarelo e apenas a existencia do piloto e aqui, do lado esquerdo, no vermelho. As cabeças também são distintas entre eles.
A imagem inferior mostra bem a quantidade de bonecos existentes em cada um deles, mas sobretudo uma placa porta pilotos bem distinta, sobretudo na secção frontal.

A enganadora aparência da placa portadora do conjunto mecânico, esconde inúmeras diferenças. A versão inglesa serve-se de adaptadores para fixar o motor, enquanto o concorrente francês se serve de aplicação directa, por pressão. Mas a restante placa mostra-se substancialmente diferente, sobretudo na secção frontal que depois fica escondida debaixo do capô. Ainda que se sirvam de um motor com a mesma referência, o Johnson 111, o motor inglês encontra-se bobinado com fio vermelho, enquanto a versão francesa usa fio amarelo. Note-se que a opção deste motor acabaria em séries mais recentes, por ser mudada, mas apenas nos modelos ingleses. Os pinhões são também de tamanhos diferentes, embora com o mesmo número de dentes. O eixo traseiro na versão britânica encaixa no "chassis" através de chumaceiras plásticas e usa uma cremalheira de côr amarela, enquanto no concorrente estas passam a ser de bronze e a cremalheira, a ser preta.

Mas um dos aspectos mais diferenciadores entre eles, encontra-se no conceito do patilhão pela qual cada um dos fabricantes optou. Se o modelo britânico opta por um conceito mais tradicional, a versão francesa recorre a uma inversão deste órgão. Ou seja, virado para o lado interior, consegue assim que se torne mais escondido e invisível pela parte de fora da carroçaria.

 Afinal, dois modelos tão iguais mas com diferenças tão significativas.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Pensar sobre Can-Am

Hoje gostaria de abordar o tema Thunder Slot, por serem para mim os melhores modelos "Ready to Run" da actualidade.
 Este fabricante que tem orientado a sua produção para uma das melhores categorias do desporto automóvel existentes até há actualidade, a série Can-Am, teve a habilidade de transformar também as suas criações nos mais deliciosos e agradáveis modelos de slot car à escala 1/32.
Tendo tido a oportunidade de os experimentar em competição na categoria "Clássicos" onde por me assumir ser um apaixonado da Porsche havia prolongado a minha aposta no desenvolvimento da última criação do concorrente NSR, o Porsche 908/3, acabaria por me ver obrigado a dar a mão há palmatória, aquando da preparação a pedido, de um exemplar deste fabricante.
 Para mim, acabaria depois dessa experiência e de ter percebido a enorme diferença entre os dois fabricantes, por optar pelo último produto da Thunder Slot, o Mc'Laren Elva MKI.
Na verdade, até aquele momento, o Lola T70 Spyder do mesmo fabricante era tido como o melhor dos seus modelos, apesar de na minha opinião, considerar haver maior potencial por parte do Mc'Laren M6A, do que do Lola. No entanto, arriscava no último produto saído deste fabricante, por ver ali mais potencial do que em qualquer outro.
 Era um risco que assumia. Na sua preparação haveria de cometer alguns erros, alguns dos quais tardariam mesmo a ser solucionados. Apesar de tudo, este modelo acabaria ainda por chegar à vitória numa das provas, o que veio comprovar o potencial que desconfiei ser detentor.
 Mas outra coisa é certa, os modelos Thunder Slot vieram para se sobrepôr à demais concorrência, ao ponto de campeonatos existirem em que se vêem excluídos, por não serem vistos como clássicos, sob o pretexto de se tratarem de carros de Can-Am que não competiram com os restantes clássicos, sendo esses maioritariamente de criação Slot.It. E sendo isto uma verdade indiscutível, não haverá então uma válida razão para que se impulsione a criação dos campeonatos Can-Am? Assim não sendo, ou passará a ser crime a sua ausência por serem de facto modelos magníficos, ou que sejam integrados nos existentes campeonatos de Clássicos.
Da parte da Thunder Slot existe já uma razoável gama de variantes sobre os quatro distintos modelos da sua criação, o que facilitará a existência de um campeonato específico de Can-Am. Não valerá a pena tentar-mos pensar noutros fabricantes, já que é verdadeiramente irredutível a supremacia destes, sobre os demais fabricantes concorrentes. Mas parece-me que é já hora de dar oportunidade a estas criações que de tanto potencial são detentores, para que deles possamos usufruir.