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terça-feira, 5 de julho de 2011

O DS de 1959 - Rali de Monte-Carlo

 1959 foi ano de glória para a Citroën, nos terrenos de neve do Rali de Monte-Carlo.
Possuindo uma destas réplicas na colecção de estáticos à escala 1/43, foi com espanto que constatei que a reprodução da cor feita pelo fabricante Vitesse, deveria estar mal.
 A cor do modelo por análise feita através de fotografias que fui encontrando na Net, parecia assemelhar-se a algo coma a cor do conhecido modelo apresentado pela Citroën sobre bolas e que aqui também se mostra.

 Portanto, de imediato algo parecia encontrar-se mal no modelo que religiosamente conservo junto de outros modelos DS que bem aprecio. Contudo, seriam as fotografias ou o modelo a estar mal?? A questão mantive-a até bem pouco tempo, altura em que através da edição desta mesma versão por parte do fabricante Scalextric/SCX, parece que definitivamente ficou esclarecida. Não creio que tamanho preciosismo relativamente à cor apresentada no DS de Slot seja por parte deste fabricante, pura invenção.

 É de facto uma espantosa cor.
É extraordináriamente belo este DS num alaranjado pérola metalizado.
 Fiquei extraordináriamente surpreso, mas ao mesmo tempo, também muito agradado.
E de facto nada tem que ver com a cor de tijolo apresentada no modelo à escala 1/43.
 Serve também para constatarmos o quanto deve ser por nós considerado este fabricante. Além dos cromados, também o rigor histórico estão presentes em cada uma das suas peças.
 É claro que alguns erros existem, como por exemplo a colocação de um dos pares de faróis suplementares, a reprodução das suas jantes e até a parte inferior da sua carroçaria na zona frontal, mas é caso para dizer, esta cor ofusca tudo.
Obrigado Scalextric/SCX por mais esta bela máquina a juntar à já anteriormente editada.

MG - Monte Carlo 1964

 Numa edição ganha por Paddy Hopkirk/Henry Liddon num Mini e em cujo pódio se lhes seguiu B. Ljungfeldt/F. Sager em Ford Falcon e Erik Carlsson/G. Palm num Saab 96 a ocupar o terceiro degrau, a MG conseguiu em 1964 o seu brilharete vencendo a classe dos Grande Turismo.

 
 Tendo já a Superslot editado o modelo vencedor à geral dessa edição do mítico rali, permitiu-se agora levar a efeito a produção do outro modelo inglês, agora vencedor da Classe dos Grande Turismo.
 É então com agrado que vemos chegar este belo MGB.
Pena constatarmos a nada bonita substituição das partes cromadas pelo prateado.
 Quanto ao resto, parece estarmos perante uma carroçaria muito bem reproduzida.
 As jantes raiadas estão também bem conseguidas, aspecto esse já de bom nível em anteriores edições, como o Ferrari 156 Shark Nose por exemplo.
 Como se nota nestas duas imagens, a falta dos cromados penaliza altamente a imagem deste MG que não merecia este desagradável pormenor.
 Mecânicamente nada a apontar pois mantém os conceitos anteriores deste fabricante.

Morgan - Os carros de chassis de madeira

 Este artesanal fabricante inglês que tem visto a procura dos seus modelos aumentar nos últimos anos, não passou despercebido aos fabricantes de modelos de Slot.
 Não são muitos é certo, mas tanto a Scalextric / SCX, como a Carrera editaram já várias versões e modelos da Morgan.
 A Scalextric / SCX não perdeu o ensejo de editar as várias versões do Aero 8 que tiveram participações em Le Mans, das quais aqui mostramos uma.
 De linhas invulgares e tipicamente retro, não passa despercebido. De frente comprida e um habitáculo de reduzidas dimensões, faz lembrar muitos modelos característicos dos anos 60.
 E em pista, além das suas cativantes linhas, o seu movimento é ainda abrilhantado pela magnifica sonoridade produzida pela motorização V8.

A Carrera apostou no mais moderno mas também mais arrojado Morgan Aeromax.
 Tendo como base linhas bastante próximas do Aero 8, denota uma evolução muito grande em direcção ao futuro.
 Houve também aqui uma oculta intenção na produção deste modelo. Afinal, trata-se da réplica do modelo do proprietário da própria Carrera.
Mas nós ficamos também a ganhar, pois trata-se de um fantástico modelo de linhas que segundo eu, só mesmo os próprios britânicos as conseguiriam inventar.
 Uma muito invulgar traseira associada a uma antiga frente modernizada, proporcionam um conjunto de um quase incompreensível equilíbrio.

Entretanto a Morgan não para e vai desenvolvendo um inovador desenho para a sua próxima realização.
Uma vez mais, um arrojado design, onde se nota um intenso traço de subtileza e inovação.
 Uma vez mais parece que a traseira se trata da parte preferida para chocar o mundo.
Desaparece na totalidade a anterior janela dupla "Split Window", dando lugar a uma capota tipo tampa.
 O estilo ficou mais retro ainda, podendo-se gostar ou não, mas o certo é que ninguém ficará indiferente a tanto arrojo.


E enquanto a Morgan não pára, será que os fabricantes de modelos de Slot se esqueceram?
 Há modelos que estão por editar, como este Aero 8 GT3 equipado de um poderoso motor BMW de 5.000 c.c. e capaz de desenvolver 420 cv.

 Ou ainda este Aeromax de linhas divinais.
Vamos lá fabricantes.....

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Telemetria

 Chegou a telemetria, ao Slot.
Através da Slot.It e compatível com ois seus punhos, estamos a entrar numa nova realidade.

Volkswagen - Pink-Kar

Graças ao fabricante espanhol Pink-Kar mas infelizmente já desaparecido, foi-nos trazido para o Slot o extraordinário modelo alemão da Volkswagen.
Conhecido como ficou por Carocha, Escarabajo, Beetle, Fusca, Kafër, etc. etc. etc., este que veio a conquistar os terrenos de todo o mundo, independentemente de se tratarem das melhores auto-estradas alemãs e americanas ou as piores picadas e desertos africanos, conseguiu uma invejável conquista proporcionada pelo sistema de arrefecimento do seu motor.
Nascido de uma imposição de Hitler, a Pink-Kar atreveu-se à reprodução do modelo que no fundo se associa a um dos piores acontecimentos da história humana.
Depois da edição do modelo Sedan de 1951, conhecido por "carocha de 2 vidrinhos" ou "Split Windows", seguiram-se uma série de modelos ainda dentro da série de duas janelas no óculo traseiro.
Mas o facto histórico relacionado com o modelo e a Segunda Guerra Mundial, ficou transcrita pelo fabricante através deste cabriolet em que ao invés do original símbolo nazi, surge o mesmo ficticiamente representado na bandeira sobre a cobertura traseira da capota de lona.
 Modificado o molde do VW Sedan para o modelo de 1953 onde as famosas 2 janelas dão lugar a uma só em formato oval, o fabricante reproduziu o famoso Herbie protagonista dos filmes de Walt Disney.
Esta versão tem imenso significado, o que por si já justifica a sua presença numa colecção, apesar do verdadeiro modelo representar uma versão um pouco mais moderna, já que detém um óculo rectangular e os seus pára-choques correspondem à versão USA, com o seu reforço superior e os castelos de maiores dimensões. Editado com o Nº58, são-nos fornecidos os famosos 53 separadamente.
Mas a Pink-Kar ofereceu-nos ainda uma versão bem mais interessante e correspondendo ao modelo comemorativo do 1º 1000000.
A Volkswagen para marcar o acontecimento, editou um único exemplar na cor dourada, com um típico interior em tecído rosado.
A carroçaria aqui é de facto a do modelo de óculo oval na traseira e o fabricante aqui não errou.
Editado numa caixa em cartão diferente das habituais em acrílico, apresenta-se com um requinte inusual para a Pink-Kar.
Trata-se para os apaixonados do modelo alemão, de uma imperdível peça de coleção.
Com o carocha e com o Citroën 2CV, este fabricante demonstrou enorme coragem, acabando por proporcionar aos apaixonados do Slot, alguns impensáveis modelos que pela sua manifesta impotência competitiva, jamais marcariam o mundo dos carrinhos de pista, apesar de terem manifestamente marcado algumas gerações.