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sexta-feira, 15 de julho de 2011

Espólio ART - Decorações para a história

O Mazda já repousa junto de outros modelos de capital importância no historial da ART.
E consegue ver-se outro modelo que me apelou a memórias de anos idos, um Mosler cuja carroçaria Ninco se encontra adaptada a um chassis HRS da Slot.It e foi decorado para a primeira ou segunda edição das 24 Horas Slot do Porto, cuja pintura em laranja e preto, foge ao tradicional tipo e cor deste team.

Nuno Aguilar num dos momentos de repouso junto do Ricardo Feitas, numa fase de espera para a que viria a ser a 1ª prova de um campeonato de cariz europeu de 24 Horas, no Cartaxo. O GT Team surgia nesta edição através de duas formações.
A equipa de Nuno Aguilar participou de Porsche 956L que entrou em luta directa mesmo antes do início da sua realização, com o modelo rival e igual, da segunda equipa do mesmo team.
Tratou-se afinal da disputa pelo lugar maior, na prova de "melhor decoração". Os dois modelos, embora decorados de maneiras distintas, acabaram por ser os dois mais votados, num troféu conquistado pelo outro modelo e numa votação que foi preenchida pelos chefes de equipa da totalidade dos participantes.
No final, Nuno Aguilar não perdeu o ensejo para conseguir uma assinatura do próprio Maurizio Ferrari, mentor da iniciativa cujos modelos eram na sua totalidade do fabricante Slot.It. Claro que assim, este modelo não poderia escapar a uma presença no rol das suas preciosidades.
Enquanto isso, era Rui Mota e Paulo Oliveira que arrebatavam o troféu com o outro Porsche 956L do GT Team.
A assinatura do fabricante ficou também gravada neste modelo no final da prova, e encontra-se também em repouso em mais uma colecção particular.
Claro que as marcas duma prova de longa duração estão bem à vista.
Rui Mota e Paulo Oliveira na hora de receber o troféu e um prémio na presença de Maurizio Ferrari (Tshirt laranja).

Campeonato Grupo C


Campeonato Grupo C 2011


Começa hoje, sexta-feira 15 de Julho, um dos campeonatos que reúne máquinas mais diversificadas aliadas a grandes performances.
 
De agrado generalizado, espera-se uma vez mais que se reúna um lote dos melhores pilotos da região.

Com pontapé de saída a ser dado na pista do Clube Slot de Braga e intercalado com participações na pista do GT Team Slot Clube, será certamente um dos mais disputados campeonatos, onde está também marcada a estreia do novo Toyota de Grupo C, a última realização da Slot.It.
Uma vez mais, um campeonato de realização conjunta entre os dois clubes de Braga.

 
               Compareça                


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mercedes DTM

 Para quem gostar da temática DTM, a Carrera faz-nos chegar este bonito Mercedes com a decoração dos correios alemães e que na época de 2010 foi pilotado pelo ex piloto de Formula 1, David Coulthard.

Um prémio

 A hora de receber o merecido prémio.
Entregue por Luís Azevedo, parece ter sido bem do agrado de Nuno Aguilar, que, ao que parece, já o juntou aos restantes da estante especial.
 Rui Mota, Francisco Matos e Augusto Amorim (fotógrafo), foram outros dos que estiveram presentes na hora certa.
O modelo ofertado pelos elementos do GT Team a Nuno Aguilar, que para além de grande impulsionador, muito tem feito em prol do Slot.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A última criação da ART

Depois de dadas algumas pistas neste Blog, chegou a vez de mostrar o último trabalho de decoração de mais um modelo do espólio da "ART - Aguilar Racing Team"
 Inspirado nas habituais cores deste Team, juntou-se o original vermelho mais carregado que fazia parte desta equipa e o dourado que simboliza o ouro de alguns êxitos acumulados.
Pretendia-se também com este trabalho perpetuar as participações e êxitos da época de 2011 levadas a cabo por este Team, associado ao Clube GT Team.
 A decoração envolveu alguma imaginação e trabalho, que obrigou à utilização de muita máscara até se poder chegar ao resultado pretendido.

 Dada a cor base inicial, recorreu-se à original cor vermelha mais escura pincelada em algumas tiras mais ou menos paralelas aos espaços brancos estipulados e demarcados pela utilização de máscaras.

 Seguiu-se a passagem às cores preta e dourada, segundo o mesmo princípio de estética anteriormente utilizado com a cor vermelha mais escura. Chegou a vez de complementar com alguns pormenores adicionais, como o Nº4 que simboliza o número de elementos que constituíram a equipa na participação do Campeonato Século XXI, adicionando-se também os logótipos da "ART" e da loja "GT Team".
 A bandeira nacional é apenas uma forma de embelezamento ao mesmo tempo que se aproxima por analogia, com a realidade.
 
 Nesta fase recorreu-se também ao envernizamento do conjunto, garantindo a fixação dos elementos decorativos aplicados na carroçaria.
Depois deste procedimento, pintaram-se a preto baço tanto o interior do tablier como o interior das cúpulas do conjunto óptico.

 Devidamente acabada a carroçaria, chegou a vez de adicionar o conjunto dos restantes acessórios que compõem o modelo da Mr. Slotcar, a base que serviu para este trabalho, como os cristais dos faróis, das janelas e pára-brisas, o radiador e grelha frontais, os retrovisores e tomadas de ar dos travões traseiros e ainda os tampões das rodas da frente. Não foram ainda esquecidos os terríveis "mini-elementos" que são os piscas laterais e junto das ópticas frontais e ainda os próprios stop's.
 Depois foi retomar a forma original pela qual estes modelos são apresentados. Em cima da base original dentro da sua própria caixa e pronto, pista ou estante!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Falecimento em Itália - Georg Plasa

Foi com consternação que tivemos conhecimento do falecimento de "Georg Plasa" e da destruição do seu fantástico 1960-2011 RIP, um protótipo que encantou todos os presentes na última edição da Rampa da Falperra, em Braga.

O fatídico acontecimento ocorreu em mais uma das suas participações no Campeonato Europeu de Montanha, desta vez em Itália, na 48ª Coppa Carotti.



Os elementos agora aqui apresentados foram recolhidos nos Blog's:

DRIVE THROUGH em
http://drivethroughpt.blogspot.com/ e

Imagem recolhida no Blog de Pedro Correia "Drive Through".


TIGERSPEED em
 http://tigerspeedd.blogspot.com/search?updated-max=2011-06-01T08%3A48%3A00Z&max-results=7

 Imagens de Rui Queirós, recolhidas do seu Blog "Tigerspeed".
Em cima, uma das raras presenças em competição, na Rampa da Falperra, este ano.
 E ainda as mais raras imagens do incrível protótipo BMW 134 equipado de um poderoso motor Judd, agora mais em pormenor.







  Em baixo, Georg Plasa no seu anterior BMW preparado para rampas.

Mas afinal, será que um protótipo deste tipo estaria estruturalmente preparado para receber um motor dotado de tantos cavalos quantos aqueles que o motor Judd debitava?
É que já tenho visto modelos clássicos, com estruturas de Roll bar bem melhor desenvolvidos, pelo menos numa vista despreocupada assim parecia.
 Não é que faltem tubos de protecção, a avaliar pelas imagens disponíveis da sua preparação. Isso talvez não, mas não será necessário ir muito longe para perceber que os modelos da actualidade, os WTCC por exemplo, se apresentam com estruturas tubulares muito mais sofisticadas, com grandes reforços de união entre tubos. A estrutura da porta parece-me bastante frágil.
Estaria este carro suficientemente desenvolvido para uma prova de força de embate? Tal como se mostra em baixo e de um modelo que não este, o conjunto do Roll bar apresenta já alguma complexidade, sobretudo ao nível do pilar A do carro.
Outros reforços costumam ser visíveis nas mais diversas partes que os compõem, tal como em baixo se mostra, bem no meio do carro.
Talvez Georg Plasa tenha sido vítima de uma mal estruturada célula de sobrevivência, coisa que honestamente gostaria de ver revista, para que trágicos acontecimentos destes não se repitam.

Ferrari 599XX

 A Carrera, depois da sua edição anterior do FXX em versão "Motorshow de Genebra", edita agora em versão Paul Ricard 2010, este bonito Ferrari em cinza escuro semi-baço.
Trata-se afinal do mesmo carro, mas com um visual com o seu próprio encanto.