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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Brooklin - Ford A

Como é já sabido, a Brooklin é uma marca fabricante de modelos estáticos à escala 1/43, cuja temática assenta na aposta em modelos exclusivamente americanos. Ainda que a verdadeira aposta recaia quase a 100% em modelos datados entre as décadas de 50 e 70, surgiram algumas apostas que fogem dessa regra. São os casos das três versões editadas do modelo A da Ford.

Mas foram das primeiras referências deste fabricante e como tal, existem séries oriundas do Canadá e outras já de produção europeia. Foram então editados do modelo A, as versões "Tudor", "Sedan" e "Coupé". A imagem de cima mostra justamente esses três modelos, sendo o verde e preto o Coupé (BRK 5A), o castanho e preto o Tudor (BRK 5) e verde e bege o Sedan (BRK 3). É sabido que na época, a qualidade demonstrada por este fabricante, muito deixava a desejar, mas conseguindo impor-se no mercado de modo muito pouco comum. Sem grande qualidade e de uma fragilidade impressionante, estes carrinhos só poderiam ter durado até hoje, por extrema devoção dos coleccionadores, seus verdadeiros amantes.
Nestas imagens mostram-se então agora os modelos Tudor (esquerda) e Sedan (à direita), numa demonstração da qualidade apresentada nos anos 70, pela Brooklin. Referir que se trata este modelo "Tudor", de uma produção canadiana. Os seus pneus são pintados, já que não se trata de borracha mas do mesmo material de que é feito o restante modelo. Claro que atinge hoje cotações proibitivas, muito longe do modelo "Sedan" cujo molde sendo já inglês surge com a produção dos seus pneus em borracha e uma cotação bem mais acessível, apesar de atingir já também valores bem interessantes.
Nesta imagem frontal de ambos, dá claramente para perceber o quanto eram deformadas e empenadas estas carroçarias, pára-choques, faróis, .... Aqui não existem simetrias e os empenos que são banais, são absolutamente perceptíveis a olho nu. Mas o modelo castanho e preto, possuidor de pára-choques algo mais finos, encontra-se muito mais propenso a estragos humanos.
Os mesmos defeito são facilmente reconhecidos na secção traseira dos modelos. E a sua extrema fragilidade é dos motivos de maior preocupação aquando do seu manuseio por parte dos coleccionadores. E apenas estes são reconhecidos como capazes de com eles lidar, pois indo parar a mãos alheias a probabilidade de voltar com deformações é de um crescimento exponencial, em função da classe etária, sensibilidade para a matéria ou apenas interesse e vocação. 
Lateralmente será onde essas características menos se fazem notar.
Mas esta fase da Brooklin, de modelos com pouco rigor histórico e de moldes de bradar aos céus, fazem parte da valiosa história deste fabricante e faz destes modelos peças valiosas e o orgulho dos seus possuidores.
O Ford A da esquerda, é uma das raras peças que os apaixonados por este fabricante procuram a todo o custo encontrar. Existem ainda deste modelo outras séries em que a variação se faz pelas cores, mais ou menos valiosos, mas qualquer que seja a variação da versão "Tudor", trata-se sempre de um tesouro.
Hoje a política de construção da Brooklin é um pouco mais apurada, apesar da aposta nos mesmos alicerces que sempre pautaram e nortearam os seus princípios de fabricação. O zamac, matéria de grande fragilidade, continua a ser a matéria prima para os seus modelos, permanecendo também o metal branco na simulação de faróis e stop's, posteriormente pintados se for caso disso.
 Mas a prova da sua evolução mostra-se por exemplo neste SET comemorativo dos seus 25 anos, onde o Pierce Arrow surge já como uma excepcional reprodução. Passou a ser corrente, surgirem puxadores das portas e limpa-pára-brisas por exemplo, como acessórios colocados posteriormente, deixando de ser representados como fazendo grosseiramente parte do molde geral da carroçaria.
Embora longe do brilhantismo e rigor a que fabricantes da actualidade chegam, nota-se também aqui a chegada de novos tempos. Mas a mítica da Brooklin, mantém-se...........

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O novo Carocha, ou Beetle, ou Escarabajo, ou Käfer, ou Cocinneli, ou .......

 O conhecido Volkswagen Carocha, à imagem do que tem acontecido por grande parte dos fabricantes de automóveis, como foram os casos da Fiat com o 500 e do Mini com o Mini por exemplo, recebeu uma imagem modernizada desse que marcou em muito a indústria automóvel mundial. E como sempre, começou o seu trajecto pelas versões em fase de protótipo que a Detail Cars disponibilizou tanto na sua versão Standard como também Cabriolet.
Mais tarde foi apresentada em salão a versão definitiva deste modernizado Carocha.
Longe de atingir o sucesso do seu antepassado, não deixou apesar disso e levantar grande expectativa a sua chegada ao mercado do mundo automóvel.
 A cor amarela foi a aposta para os salões e que alguma forma ficou associada a este Carocha estilizado.
 Claro que muitas outras cores lhe foram atribuídas mas claro que a primeira, marcou mesmo este modelo.
 Seguiram-se-lhe mais tarde inúmeras versões, a fazer lembrar um pouco a verdadeira história de sucesso daquele que lhe serviu de fonte inspiradora para as suas actuais linhas.
 Nasceu inclusivamente uma decoração baseada na pintura do capacete de Michael Doohan.
 Mais tarde seguram-se as versões adaptadas à competição, onde nasceram as interessantes versões que militaram no troféu Andros, provas que se disputam nas adversas condições gélidas de pistas de neve e gelo. E nestes casos, os motores de outra origem e adaptados em estruturas tubulares, encontrava-se à boa moda dos originais carochas, atrás....
Agora, este Carocha já aguarda a chegada do primeiro restyling para esta nova linha...

Mas antes disso, também a Scalextric/Superslot, se lembrou da sua existência.
A sua reprodução versa os modelos que fizeram parte de um troféu europeu com base na extraordinária versão 2000cc.
 Equipado de aileron na traseira, estes modelos despachavam-se como deve ser, em pista.
 E este modelo de Slot surge numa agradável reprodução, à excepção das jantes que não acompanham a imagem do modelo real.
 Nas pistas de Slot surge com as limitações deste fabricante, acabando por brilhar equipado de íman, mas decepcionante à falta dele.
 Mas claro que ficará sempre bem, numa estante de coleccionador.

Imagem histórica ......

Foto histórica das melhores instalações para a prática do Slot que existiu em Braga. Espaço preenchido com uma pista Polistil (centro), uma Carrera (esquerda na imagem) e ainda uma em madeira (direita na imagem) onde muito se gatilhou com os Plafit. Existia ainda uma zona adjacente que servia de sala de convívio e compreendia também um pequeno bar. E tudo graças à incansável luta de "Mestre Bernardino".
Alguém se revê nesta imagem?
Augusto Amorim, o primeiro identificado.

Manuel Boticas, o segundo identificado (à direita na fotografia). Na imagem de cima, surge de costas de camisola verde.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Camiões - Fly

 Já passou à história a edição dos interessantes camiões. Se o pontapé de saída foi dado à já alguns anos pela SCX, a Fly conseguiu sem dúvida atingir um patamar de qualidade nas suas reproduções, surpreendente.
 O último modelo por este fabricante editado, foi o Buggyra. Depois dos MAN e Mercedes, este estranho modelo chegou também às nossas pistas.
 Carregado de pormenores, encantará até os menos atentos. Mas este especialmente, não pelo modelo em si mas pelo que representa, dir-nos-á algo mais, a nós portugueses.
 Este, porque passou pela pista do Estoril numa prova do campeonato FIA ETRC.
 Mas as suas estranhas linhas enquanto camião, também proporcionam o seu encanto.
 Penso no entanto que não tenham conseguido vingar enquanto modelos de Slot, porque a sua condução era na verdade complicada. A sua elevada altura não ajuda em nada um bom comportamento em curva, levando muitas vezes às indesejadas cambalhotas.
Sem que alguma vez tivesse chegado a experimentar este Buggyra, chegou pelo menos a informação de que se tratava do melhor de todos os camiões editados por este fabricante. No entanto, também já não há tempo para o confirmar. Desapareceram.....

Scaleauto - Um fabricante e pêras .....


A Scaleauto é um fabricante de modelos de Slot, que à semelhança da Sloting Plus e da própria Slot.It, se iniciaram como fabricantes de acessórios para numa fase mais madura se aventurarem  propriamente nos carrinhos.
 Depois de terem adquirido a patente para a produção do Toyota GT One, ao qual correspondeu alguma reestruturação ao nível do chassis no seu conceito básico e dos próprios materiais da sua construção, acabou o modelo Radical por representar a sua primeira grande e verdadeira aventura no mundo dos modelos dinâmicos.
 Mas essa experiência extrapolou-os para algo genuinamente seu. E a aposta ditou que o caminho fosse estabelecido através do modelo Radical que militava nos campeonatos LMP.
Na verdade não poderemos defender a tese, de que se trata de uma excelente reprodução. E não, porque na verdade os seus conhecimentos adquiridos, ensinaram-lhes que existem cotas que deverão ser substituídas por valores não verdadeiros, assim como deveriam apostar também em algumas propositadas deformações.
 E perante isso, foi-nos posto no mercado um modelo cuja frente se encontra substancialmente alongada, e umas cavas das rodas traseiras, exageradamente abauladas e arredondadas.
Mas isso não inviabiliza que ao o olhar-mos, fiquemos quase hipnotizados. A grande perfeição com que nos foi apresentada esta peça, convence. Tampografia excepcional, o que começa hoje já a ser quase banal, mas uma carroçaria nascida de um molde muito bom e que não permite que lhe apontemos grandes erros.
 E chegado que foi às bancas, tive oportunidade de ser dos primeiros a experimentar esta beleza. Pedro Correia fez o favor de me disponibilizar o seu e no seu quase estado virgem.
E experimentado que foi, fiquei de imediato com a sensação de ter acabado de conduzir um dos melhores modelos que já havia tido oportunidade de experimentar. Sem qualquer dúvida, um modelo raramente EXCEPCIONAL.....
 Mas a verdade é que fruto dos campeonatos que se iam desenrolando ou até pela falta de vontade de nele pegar por parte dos praticantes, o Radical tardava em se esgrimir no seu terreno de eleição.
Entretanto as edições iam-se sucedendo, onde tivemos até a grata surpresa de ver o modelo com que João Barbosa participou em Le Mans no ano de 2006, a ser reproduzido.
 Embora apelativo e imperdível sobretudo para nós portugueses, reconhece-se que para a prática da modalidade não se aconselha, apesar de ter um cooperante verde que em algo poderá ajudar, no que se referirá ao cansaço proporcionado por um modelo negro, sobre fundo negro.
 Não adormecida, a Scaleauto lá foi tirando partido do seu investimento neste modelo e foi também editando umas séries especiais de tiragem limitada, como é o caso deste bonito Radical amarelo, que serviu de modelo comemorativo das 12 Horas de Banyoles em 2010, no "Memorial Miquel Castanyer !Dolors Formatger".
 Nasceu ainda um inesperado Radical a fazer lembrar e prontamente por mim baptizado de "negativo", a decoração do modelo que João Barbosa utilizou em Le Mans e que curiosamente granjeou a simpatia de grande número de adeptos dos Slot Cars.
 Entretanto a loja "GT Team Slot Cars" resolveu comemorar o seu 2º aniversário através da organização de uma pequena resistência, cujo regulamento permitia a utilização de modelos GT1 e LMP.
Depois de ponderadas as várias opções, a minha equipa acabou mesmo por ir em frente na preparação de um destes modelos.
E em  boa hora o fez, já que deu para perceber comparativamente, a sua valia. Na verdade, trata-se de um excepcional modelo de competição, cuja segurança e rapidez surpreendem verdadeiramente. Dado como o modelo a bater embora do mesmo fabricante, o Toyota GT One tem algumas limitações relativamente ao Radical e isso comprovou-se em pista no embate entre ambos. As cavas das rodas traseiras trazem dissabores ao Toyota e daí ter o Radical surgido com umas estranhas mas de eficácia comprovada, cavas das rodas.
 Em baixo, o modelo com que a equipa do GT Team / ART, se bateu durante o segundo aniversário da loja GT Team Slot cars, acabando por demonstrar a enorme valia deste modelo.
Daí esperar-se agora com elevada expectativa também, que o próximo Mercedes SLS GT3 deste fabricante, surja como um revolucionário modelo no mundo dos GT's.