Translate

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Racer / Sideways - Nurembergue

O esperado primeiro Grupo 5 da Racer, na sua série Sideways, foi mostrado na sua total amplitude.
Este bonito Ford Capri mostra-se como uma excelente peça de coleção, com a nota positiva de ser ao mesmo tempo também, uma bela peça de competição.

Como aspeto menos apelativo, poderei apontar as jantes que não tendo dois tamanhos significativamente diferentes entre as da frente e as de trás como deveria ser, têm ainda o seu aro na cor prateada quando seria mais próximo da realidade o cromado, já que estes são em alumínio polido.
Mas todo o seu esplendor será muito bem acolhido pela comunidade praticante da modalidade.
Será o aspeto mais esperado, a caraterística dinâmica que estes apresentarão. Acreditamos que seja notável, dadas as particulares cotas desta carroçaria, muito baixa e larga.

A parte mecânica parece também interessante, já que apoiando-se nas mecânicas da Slot.It e com motor Flat que mais ajuda a baixar o seu centro de gravidade, parece prometer algo agradável.

Paralelamente, mostrava-se já também, o protótipo do Lancia Beta Montecarlo igualmente do Grupo 5.
Embora pessoalmente acredite que nada poderá ultrapassar o Ford Capri agora mostrado, não deixa certamente de ser outra belíssima proposta para os amantes tanto dos carro italianos, como dos praticantes de Slot.
Parecendo igualmente uma belíssima reprodução, poderá até vir a surpreender quando poder pousar as rodinhas nas nossas amadas pistas.

A conhecida decoração da Martini, assentar-lhe-à como uma luva ......

Ao que parece, o seu chassis já está devidamente desenvolvido, recebendo o mesmo tipo de berço em formato triangular, o que começa a estar um pouco em voga.

Outra excelente curiosidade é a chegada de uma das grandes referências japonesas no campo dos ralis. Que bela surpresa a Racer proporcionar-nos um belo Datsun 240Z que ao que nos é mostrado, bem parece referente à participação no Rali Safari.
Aparentemente trata-se da reprodução deste Datsun vencedor do Rali Safari.
E ao que parece, encontrar-se-à bastante detalhado, o que fará certamente as delícias dos mais puristas apreciadores das boas reproduções.
A temática do rali safari encontra-se muito divulgada entre os colecionadores à escala 1/43, mas na escala do Slot, 1/32, não se encontram muitos modelos, pelo que fará com que seja muito bem recebido, já que também aqui existem os seus seguidores. E sendo este modelo uma referência daquele rali, quem estará na disposição de o perder?
Poderemos encontrar neste Datsun, os pisa pés montados sobre o pára-choques traseiro e que servia para o pendura se empoleirar e abanar o carro agarrado às pegas existentes nos pilares da capota, quando este se enterrava nas terríveis lamas africanas, conhecidas por matope.
Até o pneu suplente não foi esquecido, encontrando-se à vista através do óculo traseiro.
Ao que parece, este não será único, pois são mostradas imagens de outros 240 Z vocacionados para a velocidade.
Mas os Ferrari continuam a ocupar um lugar especial dentro deste fabricante, pelo que vemos também chegar mais uma bonita versão do 512S.






O Toyota 2000 GT já editado pela Racer, recebe nova versão de competição.



São mostradas imagens de um BMW 3.5 CSL. Grande anúncio este....

.... e também do Lola T70 .....

..... do Porsche 911 , ....  ena pá ....

...... e até de um  Chaparral 2D. Este estava em falta.

BMW 2002 Grupo 2

 Em 1975, aconteceu a última participação de um BMW 2002 em Le Mans e foi inscrito no Grupo 2.
 Com as cores oficiais da marca naquela época, é certamente um dos mais bonitos 2002 que existiram.



 Atualmente encontra-se restaurado, mas apesar do interessante trabalho de que foi alvo, nota-se a falta do caraterístico friso cromada que contornava a totalidade da sua carroçaria.



Em cima, a reprodução deste belíssimo BMW 2002 Ti.

No mesmo ano mas no Campeonato alemão DRM, militava outro 2002 também de Grupo 2, mas bem mais evoluido ao nível da sua silhueta.
 Dotado de largamentos mais poderosos e a fazer lembrar já um pouco os Grupo 5, devia ser capaz de outras performances.
 Uma máquina em que a nota mais curiosa se situa na incaracterística localização dos retrovisores exteriores.

 Aqui também uma reprodução desta máquina da BMW.

Mas como eu gosto mais de apreciar este modelo, é assim......

Ford Transit - Preparação (6)

 Na continuação da preparação do conjunto de acessórios para montar as Ford Transit, mais moroso será o fabrico das peças que constituem o Kit de ligação entre chassis e carroçaria. No entanto não se encontra parado e já algumas dessas peças se encontram concluídas, conforme se mostra na imagem de cima. Também mostrado é o seu peso, registando esta chapa de fixação da zona traseira, 0,8g.

Ford Transit - Preparação (5)

Como prometido, a fase seguinte de desenvolvimento da Ford Transit, passava pela construção do seu habitáculo. Essa tarefa é empreendida, através de um pouco de acetato, que depois de dobrado e cortado, se adapte da melhor maneira ao interior da carroçaria, fazendo as vezes de cabina.
 Descobertas as formas no tal material fácil de trabalhar e de peso reduzido, procedeu-se à sua pintura na cor negra que me pareceu ser a mais indicada.
 Existe uma parte recortada que será apenas para não interferir com as rodas da frente, não permitindo assim que se corra o riscos destas tocarem neste acessório.
Note-se que as cotas deste acessório serão fornecidas juntamente com o regulamento, facilitando assim a tarefa que cada um terá que executar.
 O registo do peso confirmado, ficou-se nos 1,4g, já depois de pintado.

 A sua montagem torna-se muito simples, fazendo-se o aproveitamento das longarinas originais existentes na carroçaria. Servirão para o encosto deste novo habitáculo e sua colagem.
 A zona frontal obriga a alguns recortes, de forma a encaixar perfeitamente com os pequenos apêndices que fazem parte do tablier original e que será obrigatório manter.

 Numa vista lateral embora de imagens não muito conseguidas, pode verificar-se com algum esforço, que este não vai até ao plano mais inferior da carroçaria, já que abaixo do habitáculo agora construído, ainda teremos que contar com a existência do chassis e sua mecânica.

 Tudo calculado e montado, torna-se possível verificar que tudo se adapta na perfeição. O chassis entra perfeito e este novo acessório não interfere com a sua montagem.

 Desenvolvida esta tarefa, será a vez de nos debruçarmos sobre o trabalho que as portas nos obrigarão a ter, para reduzir um pouco ao seu peso. Note-se que o regulamento obriga a que estas se encontrem fixas, pelo qual não justifica que se mantenha a parte correspondente à dobradiça.
 Recorrendo-se à ajuda de uma pequena serra elérica, decepam-se então estes indesejados apêndices.
Cumprida a tarefa, ficamos então com ambas as portas mais leves e aptas a serem colocadas definitivamente no local indicado originalmente.
0,2g é o que se ganha com a perda da dobradiça, o que será o mesmo que dizer que tivemos um ganho total de 0,4g nesta simples operação. Deveremos referir que tudo o que aqui se descreveu e viu, se encontra ainda com caráer perfeitamente provisório, sendo ainda possível desmontar e tornar a montar conforme as necessidades, uma vez que nos encontramos na fase de desenvolvimento deste projeto. No entanto, confirma-se já que a colocação das portas deverá ser mesmo a última das tarefas de toda a montagem do modelo, pois só assim será ainda possível a colocação do boneco que também obrigatório. Uma vez que se coloquem as portas já com o interior colado, nunca mais essa tarefa será possível, pelo menos sem que se recorra a estragos.

Em cima, uma imagem mais ou menos final, de como a Transit se irá apresentar. Em baixo, percebe-se que quando completa, o seu peso rondará as 110g.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Citroën DS3 WRC - SCX

Depois da edição do bonito Ford Fiesta WRC, a SCX faz-nos agora chegar o outro bonito modelo protagonista do Mundial de Ralis de 2011.
Sem dúvida muito bonito e fica composta a parelha de adversários do ano passado.

Ford Transit - Preparação (4)

 Continua em andamento o desenvolvimento da Transit, com vista à sua adaptação para as pistas de Slot, onde numa promoção através de um troféu, poderemos desfrutar da beleza de algo invulgar.
 Na imagem de cima pode ver-se o modelo segundo o último estado de desenvolvimento, mostrado neste Blog. Encontrava-se nessa altura, dotada de jantes de 14,8mm de diâmetro à frente e a sua altura estava ligeiramente alta. Pretendia-se desenvolver novas peças que a rebaixassem mais à frente, apesar de ter que receber obrigatoriamente jantes de 15,8mm de diâmetro.
 Nesta altura, a Transit Protótipo já se encontra de acordo com as necessidades de preparação. Recebeu jantes de 15,8mm, mas apesar do maior diâmetro, encontra-se também já, mais rebaixada. Assim, encontradas que estão a totalidade das cotas do Kit de montagem do chassis à carroçaria, começou a produção desse Kit, tarefa que levará algum tempo, dado serem produzidas manualmente e uma a uma.
 Conforme se pode ver na imagem de cima, rebaixar mais do que isto, não será conveniente. Além disso, quando comparada com imagens dos modelos reais, a altura entre ambas parece oferecer bastante proximidade.
Em baixo, pode verificar-se que os pinos laterais do chassis, foram mantidos intactos.