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quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Peugeot 908 Le Mans 2009 - Avant Slot

O modelo 908 HDI da Peugeot, tem sido motivo para variadíssimas edições por parte do fabricante Avant Slot.
 O ano de 2009 foi marcado em Le Mans, pela participação de quatro desses modelos, sendo três deles pertença da equipa oficial e um quarto correspondendo ao desenvolvimento da participação nessa mesma prova mas no ano transato e entregue à equipa privada francesa, Pescarolo.
Os três modelos oficiais foram já editado por este fabricante de modelos de Slot. Faltava então, esse quarto, o que retardava dada a extrema complexidade que representava a sua reprodução.
 Em 2009, os modelos oficiais distinguiam-se uns dos outros, pela alteração da cor tanto nos ailerons como nos retrovisores.
O quarto Peugeot entregue à Pescarolo, tinha como segundo modelo da equipa, um Pescarolo. Tendo ambos como principal sponsor a marca de jogos "Playstation", as suas decorações divergem naturalmente da dos modelos oficiais da marca do leão francês. Porém, para além de muito mais bonito, identifica-se ainda pelos belos efeitos visuais proporcionados por parte da sua decoração ser complementada por hologramas.

Infelizmente este Peugeot privado, acabou por ser um dos protagonistas maiores dessa edição, ao envolver-se num incrível embate com um dos modelos oficiais, quando o nosso Pedro Lamy se preparava para sair da box, causando no modelo oficial com o dorsal 9, danos que comprometeram em definitivo um resultado de grande relevo ao Peugeot cujo português era um dos pilotos.
Mas este Peugeot privado, é agora tema de destaque por nos ter sido proporcionado através de mais uma edição por parte da Avant Slot, desta verdadeira pérola. Possível apenas por ter sido levado ao extremo, um trabalho de elevadíssimo nível, dedicação, e aplicação de grandes técnicas.
Para ser possível proporcionar-nos a chegada desta nova referência, houve necessidade de se recorrer a vinte máscaras para a totalidade da sua pintura, recorreu~se a um total de setenta e sete fotolitos para a tampografia, não se excluindo ainda a aplicação de decalques, que só assim proporcionaram os bonitos efeitos necessários para a recriação dos autênticos hologramas à escala 1/32.
A perfeição com que as nuances na cor azul foram dadas, é outro dos aspetos a realçar, ao mesmo tempo que se torna ainda notável, a fineza com que representaram os vários e finos fios a branco, sobre a cor azul. Mas não é tudo, pois para além destas inúmeras e complexas representações, surgem ainda zonas brilhantes a contrastar com as partes negras isentas de brilho.




Em baixo, são perfeitamente observáveis, algumas das zonas contempladas pelo belo efeito dos hologramas.
Proporcionando variações de cor conforme a incidência da luz, causam natural espanto, estes invulgares efeitos em tão reduzida escala.
Em cima pode observar-se um dos pormenores incompreensivelmente reproduzidos. As janelas laterais, estão completamente pintadas de preto baço, ao invés do transparente que deveria ser.

Também os X, quadrados, círculos e triângulos com o mesmo efeito, são visíveis na parte da frente do modelo, no bico que se prolonga para além do pára-brisas.
Comparadas as imagens, a de cima e a debaixo, verifica-se que na imagem de baixo esses símbolos nesse ângulo, quase se tornam impercetíveis sobre a cor branca.

Em baixo pode desfrutar-se da beleza irradiada por este modelo invulgarmente reproduzido.
Embora a Avant Slot tivesse declarado impossível a reprodução deste modelo, acabou por conseguir brindar-nos com esta peça que muito provavelmente acabará por ocupar um lugar no pedestal dos modelos que dispararão a sua cotação e elevada procura, já que foram reproduzidas apenas quinhentas destas preciosidades. Trata-se já no imediato, de uma peça de coleção imprescindível. Quem ousar pousar uma destas jóias em pista, não estará certamente ciente da barbaridade que estará a cometer, pois uma destas preciosidades é absolutamente irreproduzivel.
Como curiosidade, mostra-se aqui uma imagem de um primeiro projeto da decoração que este modelo poderia ter tido. E não sei se teria ficado a dever algo à decoração que hoje bem conhecemos.....

Em baixo, mostram-se a primeira versão deste modelo tanto à escala 1/1, como 1/32 e neste caso por parte da Aavant Slot, também da primeira e da sua última reprodução do Peugeot 908. E no fundo, o menos e o mais, já que a primeira decoração é pautada por um manifesto abafado bom gosto, a contrastar com uma das mais belas reproduções já vistas. E no fundo, a base é substancialmente a mesma.
Alguns pormenores de carroçaria marcam a diferença, como são os casos das tomadas de ar para os Turbos e um aileron que passou a ser também menos largo.
O pára-brisas passou a estar representado com melhoramentos de acabamento nesta última edição, relativamente à primeira. O que parece pouco credível, é a cor branca que surge dentro do habitáculo.

As diferenças dos pára-brisas podem ser observadas nestas duas imagens.

O que não nos vai ser possível pedir a este fabricante, é a edição do outro modelo desta equipa neste mesmo ano, já que o Pescarolo participante, não é igual ao por si já editado também, conforme se pode comparar através destas duas imagens.
Parabéns Avant Slot por nos terem proporcionado algo que irá ser de futuro, muito raro de se ver repetido.....

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Imagens...





Campeonato de Turismos - SCX

Em mais um excelente trabalho de Filipe Vilas Boas, aqui está o anúncio do próximo campeonato, a iniciar-se já a 24 de Fevereiro.
Uma vez mais em unificação de esforços entre GT Team Slot Cars e Clube Slot de Braga, vai arrancar com um campeonato para modelos que mais se identificam com as nossas máquinas do dia-a-dia. Menos performantes mas capazes de proporcionar também prazer, cada um fará as suas opções na montada que mais garanta os melhores resultados.
Força malta, com as bombaças da SCX.....

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ford GT40 - Le Mans Miniatures

A edição das 24 Horas de Le Mans de 1964, teve uma participação da Ford oficial, através da versão GT 40 MKI.
Numa edição totalmente dominada pela Ferrari, o construtor norte americano, viu a sua participação manchada pela desistência dos seus três modelos.
O construtor francês de modelos de Slot, a Le Mans Miniatures, faz-nos surpreendentemente chegar esses três modelos. Parecendo tratar-se de fabulosas reproduções, o que começa já a não ser nada de extraordinário, dado o elevado nível que deposita em cada um dos seus lançamentos, traz-nos a mais valia de equipar cada um deles de mecânica Slot.It, abandonando as mecânicas próprias pela qual optavam fazer mover as suas criações.
Para os apaixonadas da oval azul esta é uma notícia bem recebida, porque torna-se agora possível recriar uma boa parte da história desta mítica sigla da Ford. Estes tornam-se a parte que faltava, como complemento às também boas reproduções da Slot.It, com a edição de algumas das evoluções que este modelo teve ao longo da sua gloriosa existência. Ainda a NSR e a MRRC proporcionam um bom complemento, se a estes acrescentar-mos a versão MKIV, que embora substancialmente diferentes ao nível do seu visual, não deixa de ser um Ford GT 40.





Ford RS 200 - Rali da Madeira - MSC

Numa edição da Slot Madeira, vai chegar ao mercado brevemente o modelo do Team Diabolique participante no Rali da Madeira, ainda no tempo dos fabulosos Grupo B.
Em cima o já nosso conhecido RS 200 do rali de Portugal e em baixo, o mesmo modelo mas na versão participante no Rali da Madeira.
 Para além da semelhança com Ford RS 200 desta mesma equipa e já editado, a espacificidade da placa identificativa deste Rali da Madeira em 1986 e do dorsal  que passou agora a ser o 8, teremos como nota mais distintiva entre ambos, o surgimento da caraterística bateria de faróis.
 Será necessário acrescentar ainda, que se trata de uma edição limitada a 500 exemplares.
 Mecanicamente, tudo conforme o já conhecido.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os Kremer CK5 - Um carro sem glória - FlySlot

Com o ano de 1982, surgiu um novo regulamento para o qual os modelos habitualmente considerados Sport Protótipos, passariam a ser conhecidos por Grupo C.
Dentro desta nova regulamentação, surgiam os fantásticos Porsche 956 que dominaram a modalidade, durante algumas épocas.
Mas dentro desse mesmo espírito de regulamentação, surgiram apoiados nas mesmas mecânicas Porsche, outros pequenos preparadores, como a Kremer por exemplo, que desenvolveu um modelo que acabou por receber a designação de CK5.
A edição de Le Mans desse mesmo ano, assistiu a uma tripla do novo Porsche com a designação 956, naquela que viria a ser uma demonstração de força que perdurou por longos anos por parte destes modelos da Porsche. Mas os CK5, tiveram uma história bem mais triste. Apenas com uma inscrição nessa edição de 1982 e a cargo da Interscope/Kremer Racing e tendo como pilotos Field/Ongais/Whittington, acabou por se revelar a sua presença, num verdadeiro fracasso, ao desistir logo na segunda hora de prova, quando se encontrava na 12ª posição da geral, na hora que precedeu o seu abandono.
Dotado de um motor com 2394 cc Turbo, contra os de 2649 cc dos Porsche oficiais e quase 20 kg mais pesado, acabou por ver um dos seus pistons ceder, causando-lhe o abandono.
Mesmo durante o Campeonato do Mundo desse ano, nunca conseguiu dar provas de grande valor, frente aos restantes Porsche 956.


O ano de 1983, veria duas destas versões inscritas na mesma clássica francesa de Le Mans.
Com o modelo número 22, inscrevia-se a equipa Porsche Kremer Racing, tendo como tripla de pilotos, Jelinski, Warwick e Gaillard.
Novamente acabou por culminar esta representação por enorme deceção, já que para além da desistência à 7ª hora, nunca foi conseguido lugar de destaque durante o período de tempo em que permaneceu em prova. Classificava-se na 25ª posição, na hora precedente à da sua desistência.
No entanto, possui este CK5, uma silhueta extremamente bela e agradável, ajudada ainda por uma decoração engraçada. sob as cores da Grand Prix.


O segundo modelo participante, ostenta a curiosidade de, tratando-se de um modelo cujo principal sponsor assenta na petrolífera Gulf, não lhe reconhecemos a habitual imagem cromática que normalmente ornamenta os modelos subjugados a este patrocínio. Um invulgar preto, dourado e branco, acabam por transformá-lo numa raridade no universo dos modelos Gulfistas...
Mas também aqui a frustração foi o sentimento dominante nesta participação.
Modelo inscrito pela Richard Cleare Racing e tripulado por Cleare, Dron e Jones, não foi além da 5ª hora, depois de ocupar a 42ª posição na hora que precedeu a sua desistência.

Mas entre ambas as versões e embora os olhos nos obriguem a teimar que se trata do mesmo modelo, ao nível do olhar cuidado, começamos a perceber que existem algumas diferenças.
O que mais facilmente ressaltará à vista, serão as tomadas de admissão para o guloso motor destes Porsche. Enquanto no modelo número 42 esta é feita através de 4 trombetas individuais e numa posição quase vertical, no modelo 22 esta é feita através de apenas duas tomadas apenas e em posição mais horizontal. Mas olhos mais atentos, descobrem subtis diferenças que facilmente passarão despercebidas aos mais descuidados olhares.
Ainda que a secção frontal quase se tenha mantido inalterada, as grelhas de escoamento de ar das cavas das rodas, mostram-se duplas no modelo da Kremer Racing.
Já a secção posterior demonstra algumas diferenças um pouco mais acentuadas, excluindo-se as tais tomadas de ar já referenciadas. Assim, o modelo 22 apresenta-se com duplas grelhas de arejamento das cavas das rodas, mas agora das traseiras. Para além das que o modelo 42 também ostenta, surgem umas mais recuadas, já perto da zona do aileron. Mas não é tudo, pois para além destas grelhas de arejamento, o mesmo modelo da Kremer, possui na mesma superfície do capôt,  quatro tomadas de ar de formato triangular, repartidas por duas adiantadas e outras duas um pouco mais recuadas. No segundo modelo, estas existem também, mas apenas na quantidade de duas e poderemos dizer que numa posição intermédia relativamente ao primeiro modelo referenciado.
E agora que dizer do que virá do fabricante FlySlot? Não exagerarei ao ponto de considerar vir a tratar-se de um Flop da dimensão do anteriormente editado Porsche 917 LH. Mas, na verdade, poderei garantir que por mais edições e esmero que queiram aplicar, não haverá um único que se venha a verificar 100% correto.
E porquê?
Basta olhar para os plásticos exposto em Nurembergue para perceber isso. Os retrovisores mostrados nesse protótipo, correspondem apenas à edição de 1982. Mas afinal, esse modelo de 1982 tinha tomadas de ar para o motor, na quantidade de 4 e viradas para o céu. Bem, então não corresponde a esta versão.
Passemos para 1983.
As grelhas de arejamento das rodas da frente não se encontram divididas. Só poderá ser então, o modelo da Gulf. Mas apesar disso, os retrovisores não correspondem. Mas dou isso de barato....Mas então, as tomadas de ar para o motor, afinal são as do Kremer e não do da Gulf. Será então do Kremer , mas com aquela pequena gralha das grelhas da frente? As grelhas da traseira estão corretas e correspondem-lhe. Deve ser este!
Hei pára o baile. Calma lá! E então as tomadas de ar triangulares? Afinal essas são do da Gulf....
Estes homens da FlySlot, não conseguiram mesma acertar com coisa alguma.
Valha-lhes tratar-se de um modelo esquecido pelos outros e até ser apetecível pelas suas linhas algo sedutoras, pois nem acredito sequer que venha a ser grande pistola em pista....
Mas terão ainda oportunidade de dar mais largas à imaginação através da edição de outras versões que foram militando no Campeonato do Mundo....