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quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Preparação Lancia 037 - Ninco

 O novo Lancia 037 da Ninco, é motivo de interesse como modelo de competição. Enquanto Rui Mota prefere guardá-lo para exposição em vitrina, Bruno Martins não resiste ao seu desenvolvimento com vista à competição pura. E assim, aproveita-se para deixar aqui imagens comparativas entre o modelo original e um já devidamente adaptado para as provas de rali que brevemente retomarão lugar no calendário das provas regionais.
 Atendendo-se ao facto do motor Sparker NC-9 ser um dos pontos negativos do modelo base, foi sobre esse órgão que se depositaram as grandes alterações sobre este Lancia.

Modelo original

 Em baixo, pode observar-se o chassis que foi cortado do lado da chegada dos fios condutores, de modo a poder aproveitar-se a ancoragem existente no mesmo para a fixação do motor.
 A zona que originalmente recebia o íman desaparece, para dar agora lugar à parte recortada que contempla o encaixe para o motor. Dessa forma, permite-se o encaixe para os motores de formato boxer ou caixa grande. Aplicou-se depois o motor do fabricante Avant Slot e que equipa os modelos de série desse fabricante, já que as suas características dinâmicas e magnéticas permitirão um aumento de performance. Os parafusos originais foram substituídos por outros da Slot.It, assim como o conjunto do eixo traseiro, cremalheira e jantes que passaram a ser de aperto. Os pneus foram também alvo de substituição, recebendo agora pneus Slot.It de menor diâmetro e maior grip, o que permitirá maior tracção não só pela qualidade da borracha, mas também pela aproximação do motor à própria calha, onde o poder magnético do motor se fará notar com mais eficácia. As suspensões da frente originais foram substituídas pelas vermelhas (duras), mantendo-se as originais azuis (médias) atrás.
 O interior que passava a não permitir que o modelo fosse fechado, já que o motor de maior dimensão influenciava o encaixe entre os dois, foi substituído por um em lexan, que permite ainda um abaixamento do centro de gravidade do conjunto e diminuição de peso total do modelo.

Comparação entre o chassis original e o modificado.

 Na imagem de baixo, pode verificar-se o apoio original e que é recortado para se poder colar mais à frente no chassis.

 Em baixo, o encaixe já na nova posição, onde originalmente se encontrava o íman que equipa o modelo de série.

 Material de aperto no eixo de trás e um novo patilhão de lâmina mais funda e comprida, oriunda do mesmo fabricante.

 O eixo frontal recebeu jantes plásticas de pressão do fabricante Slot.It e pneus de baixo perfil e zero grip da Scaleauto, o que permite uma diminuição de peso e aligeiramento total do modelo, contribuindo dessa forma para um melhoramento das performances originais deste Lancia 037.
E o carro ficou uma bela máquina......

Um agradecimento especial a Bruno Martins, pela cedência do seu modelo para a elaboração deste artigo.

ProModel - Uma marca nacional


Fonte de Alimentação


___________Especificações técnicas______________

Voltagem de entrada: 110/220 VCA (comutação interna)
Voltagem de saída: ajustável de 2 a 15 VCC
Amperes de saída: 32A (máximo) 30A (contínuo)
Protecções: curto circuito/temperatura/limitador de débito de corrente
Medidor de dupla função: voltímetro e amperímetro de escala espelhada
Dimensões: 175mm X 67mm X 165mm
Peso: 2 Kg
Outras funções: telecomando e programação de voltagem

Esta fonte de alimentação foi testada e desenvolvida em Portugal e espera-se que a sua qualidade e robustez tenha em breve o merecido retorno.
A tomada de força directa para os 32 amp, encontra-se na parte traseira, constituída por dois alvelos standardizados, de 35 amp. 
 Os da frente têm como máximo aconselhável 6 amp e a outra tomada utilizável, encontra-se tapada e do lado esquerdo (tipo isqueiro automóvel), tendo como máximo aconselhável, 15 amp.
 As restante instruções básicas encontram-se descritas nos manuais da própria fonte de alimentação. Apresenta também um comutador a que se pode recorrer nas traseiras do aparelho, sempre que se pretenda que a mesma tenha uma tensão fixa e permanente.

Para mais detalhes e produtos,  consultar:

Flyslot, o regresso dos camiões


 A Flyslot Cars, retoma a linha de camiões que marcaram em determinada época a extinta Fly.
Agora novas decorações, poderão acabar por inspirar futuros projectos de competições pelos diversos clubes existentes.



MSC - Os novos MG Metro 6R4


 A MSC prepara-se para alargar a chegada de mais versões do belíssimo MG Metro 6R4, com versões da "Camel", "Rothmans" e "Belga". E se das duas primeiras versões são mostradas apenas imagens do modelo real, já da terceira, podem ver-se imagens da miniatura.

 Muito bonito como sempre, este modelo da Belga é um dos carismáticos modelos do Campeonato Europeu.



Cooper Climax - 50 anos SCX

Encontra-se agendado por parte da SCX/Scalextric para o mês de Novembro do corrente ano, a edição em série limitada e numerada deste belo Cooper Climax F-1, para assinalar a bonita idade de 50 anos que este fabricante irá comemorar. Para os interessados, a loja Aloy Shop disponibiliza já uma lista de reservas para os potenciais interessados. No entanto, não se encontra anunciado o preço que esta peça de colecção irá ter.

Pinhões em plástico - MB Slot


 A MB Slot, aposta na edição de pinhões em plástico. Esta tem sido uma opção cada vez mais vista nalgumas preparações de modelos.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Jagur XJR12 - Slot.It

 Encontra-se para breve, a chegada de mais um Jaguar XJR 12 por parte dos italianos da Slot.It. Integrado nas suas edições especiais dedicadas aos vencedores de Le Mans, este foi o participante de 1990.
 Como é já habitual, estes italianos trazem-nos mais um belo exemplar que se poderá juntar às anteriores versões de XJR6, XJR9 e XJR12 já disponibilizadas.
Este agora chegado, distingue-se das duas anteriores versões editadas, sobretudo pela ausência do proeminente lábio inferior frontal e ainda de uma decoração também distinta.

XJR6

XJR9


XJR9

 XJR12
XJR12
Novidade será também a chegada de duas novas versões de motores Flat-6
MN13ch - FLAT-6 S, 22500 RPM, 230g/cm.
MN14h - FLAT-6 RS, 25000 RPM, 240g/cm.
A versão "S" está pensada para um poder magnético moderado, enquanto a versão "RS" um poder magnético mais poderoso.
Com caixas de aberturas de arejamento inovadoras, distinguem-se ainda pelas capas de cores distintas que os revestem.