Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ostorero - Chaparral 2K - Formula Indy

A Ostorero é um fabricante de modelos de slot, mas com pouca divulgação comercial, associado ao custo elevado que as suas reproduções assumem.
 A sua temática tem-se prendido com modelos Formula, mas com uma predominância em modelos de Formula Indy.

 A sua última criação prende-se com um modelo com historial de relevante importância, já que as criações associadas a Jim Hall, um magnata texano associado aos óleos, levaram ao nascimento duma marca que marcou definitivamente o desporto automóvel ao mais alto nível, a Chaparral.


 O único formula nascido sob orientação deste génio americano, foi à semelhança dos restantes modelos criados pela Chaparral, orientado para os campeonatos norte americanos. Tratando-se então de um fórmula, a Formula Indy foi o seu destino.

 Este Chaparral 2K fugiu no entanto à habitual e característica côr daquela marca, tendo trocado o branco pelo amarelo do patrocínio "Pennzoil". Pela primeira vez, a Chaparral sucumbia à sua côr de guerra, por troca com o peso dos dólares.

E quanto à reprodução a que aqui temos oportunidade de apreciar, o que dizer?
Simplesmente, que estamos perante mais uma extraordinária peça de colecção, mas que no capítulo da dinâmica se trata igualmente de um modelo com que se poderá contar como capaz de resultados de elevado valôr.

 De ímpar beleza, constactamos que estamos perante uma réplica quase perfeita deste exemplar raro, tal como acontece com o restante historial de modelos da Chaparral.


De magníficas linhas, este modelo à escala 1/32 integra perfeitamente o espírito da realidade.

 Está pois de parabéns a Ostorero, por nos trazer mais este excelente trabalho para o mundo dos slot car.

 Para que se perceba a perfeição do modelo, poderão ser acompanhadas as fotografias do mini-modelo com as imagens do modelo real.




 Os plásticos, são o elemento onde poderá expressar as suas reais capacidades corredoras, tal como a ave a que se lhe atribui o nome da marca.

Este modelo correu em Indyanápolis em 1980, pelas mãos do piloto Johnny Rutherford e foi a última criação da Chaparral.

NSR - Nuremberga 2015

 A Feira Internacional de Nuremberga 2015, serviu para a NSR mostrar pela primeira vez a sua novidade para o corrente ano de 2015. E esse modelo é o BMW Z4 que tem militado nos campeonatos de GT's.
 Do pouco que é perceptível observar-se, parece encontrar-se dentro dos padrões habituais deste fabricante e vem ampliar a gama de modelo a que se têm dedicado dentro dos GT's, passando a ser o quinto dentro dessa linhagem.
 E uma vez que o Toyota LMP não vê chegar a luz do dia e o novo Corvette parece estar ainda bastante atrasado, as restantes novidades passarão a constituir-se pela chegada de novas colorações para os modelos já conhecidos.




 Em crescimento saudável, parece encontrar-se a gama de novos componentes como forma de melhoria de características dinâmicas, de cada modelo.

Sideways - Nuremberga 2015

 Nuremberga serviu para a Sideways mostrar as suas últimas intenções de lançamento de modelos no mercado. Nada que não conhecesse-mos já, mas aproveitou-se esta Feira para dar uma nova projecção mundial aos seus produtos.
 Expôs-se o novo BMW 3.20 de Grupo 5, algo já aqui mostrado e num elevado número de versões. Constitui este modelo da BMW, a última e verdadeira novidade deste fabricante, já que tanto os Porsche 935, como os 935 K2 se encontram já em fase de inundar os mercados da modalidade.


 Em cima em em baixo, mostram-se os exemplares K1 e K2 dos Porsche 935 que muito brevemente nos farão chegar.

 Porsche 935/78 (Moby Dick) como o Ferrari 512 BB, receberão novas decorações, contando-se também para muito breve a sua chegada.
 Também o Ford Capri receberá uma nova decoração, ampliando-se assim a já vasta gama deste modelo oriunda deste fabricante.

 O Porsche 935/78 foi também mostrado integrado na linha da "John Player Special", o que para nós não constituía também novidade alguma.

 Mostraram-se também como intenção de produção, o fantástico Porsche 935/K4 e ainda o Ford Mustang, ambos do Grupo 5. No entanto, as suas chegadas nunca deverão acontecer antes de 2016.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MSC - Subaru WRC

 A MSC edita finalmente, o Subaru em versão do Rali do Quénia, na sua participação no ano 2000. Está prevista para Fevereiro, a sua chegada aos mercados.
 Trata-se do já nosso conhecido modelo em que se tratando da versão oficial, contempla também a já conhecida decoração
 No entanto, a especificidade deste rali, obrigava a que a generalidade dos modelos participantes, fosse melhorada sobretudo ao nível da segurança. Dado tratar-se de um rali cujos troços cronometrados aconteciam em ambiente selvagem, era frequente os incidentes com os animais oriundos daquelas zonas e que vagueavam em liberdade.
 Daí que vejamos esta nova referência da MSC. munida com reforços frontais para proteger a carroçaria da eventualidade dos atropelos com os animais de grande porte que percorriam aquelas mesmas zonas de qualificação.
 E por não ser também invulgar os participantes verem-se obrigados a atravessar alguns riachos, os carros eram igualmente equipados com tubos de respiro externos. E assim sendo, temos agora um Subaru com uma aparência um pouco mais complementada do que a das anteriores versões nossas conhecidas.
Apenas uma referência à baixa altura ao solo, algo muito pouco comum e inapropriado para os carros que se viam obrigados a percorrer picadas de dificuldade acrescida.

Slot.It - Novidades para 2015



Da feira do brinquedo em Nuremberga, chegam-nos as novidades anunciadas para o corrente ano, da parte do fabricante italiano Slot.It.
A primeira das grandes novidades, está na nova categoria em que vaia apostar este gigante. Nem mais nem menos, do que nos DTM Clássicos, modelos do início dos anos 90.. O primeiro modelo que nos farão chegar, chama-se Alfa-Romeo 155 V6 TI. Anuncia-se para 2016, o segundo modelo, o Opel Calibra. Embora sendo comercializados com motor em posição inline com tracção às rodas posteriores, permitirão a instalação do novo sistema 4wd.
Com esta nova aposta, uma nova categoria de competições se adivinha.


Para os Sport Protótipos Clássicos, apenas se anuncia como novoidade, a chegada do novo Chaparral 2G, ainda que repartindo o mesmo chassis do conhecido Chaparral 2E.
Para os modelos de Grupo C, surgirá um novo Porsche 956. Enquanto a frente corresponde à versão conhecida, a sua traseira corresponderá à do modelo cauda longa com a designação de 956 C. A primeira versão a receber esta alteração, receberá a decoração da "Leyton House".
Também se espera a estreia absoluta de um dos melhor sucedidos modelos da categoria LMP, a primeira versão do Audi, na sua designação Audi R8, ainda desprovidos de capota. Haverá distintas configurações de carroçaria, já que esta foi também sofrendo evoluções e a Slot.It dá-nos já indicações de que isso também acontecerá nas suas criações, uma vez que anuncia já as versões de 2000 e de 2003.


O Lancia LC2 receberá também uma nova decoração, mas a novidade não se fica por aí. Este modelo de 1985, receberá um novo chassis e um cockpit remodelada, de maneira a poder receber um novo chip do sistema oxigénio, para pistas digitais, para a pista Carrera (D132).
Os Porsche 956KH/956LH, continuarão a receber o contínuo crescimento, através da chegada de novas decorações.
Também se espera a chegada para breve do novo Lola Aston Martin da categoria LMP e também do Nissan R89C da categoria Grupo C.

 Mas este fabricante não pára e para além dos novos incrementos tecnológicos desenvolveu na parte digital, apostou também no desenvolvimento de novos parafusos. Assim, surgirão os parafusos Torx T3. Depois dos parafusos hexagonais M2, chega-nos um novo parafuso personalizado e igualmente sem cabeça.
Embora sempre a inovar, o que deixa para já mais expectantes, é o incrível sistema 4x4 que integrará o recente Audi LMP com sistema de diferencial ao eixo dianteiro.
Aguardemos então pelas novidades anunciadas.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Luto


A vida tem destas coisas.
O meu eterno amigo faleceu ontém.
António Leitão Sarnadas, Engº Mecânico e amante de carrinhos, mas sobretudo, um verdadeiro amigo a quem muito fico eternamente a dever.
Paz à tua alma e eterna saudade.
À esposa e filho os mais sentidos sentimentos.


SRC - F1 Clássicos para 2015

 A SRC conta poder editar ainda no corrente ano de 2015, estes verdadeiros clássicos do mundo da F1. As imagens não corresponderão ainda às versões de sua autoria, mas aqui ficam as intenções.