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domingo, 20 de dezembro de 2015

3 H Resistência TT - Meta Clube - GT Team / ART foi equipa vencedora

Decorreu ontém nas instalações do Meta Clube em Guimarães, uma resistência TT com a duração de 3 horas.
Com um total de sete equipas, recorreu-se ao habitual método das calhas virtuais, o que vai baralhando sempre de alguma maneiras, as contas dos resultados finais referentes a cada uma das equipas.
 E o pontapé de saída acabaria por calhar a duas equipas de Guimarães, uma delas a da casa e às duas representantes bracarenses presentes e que representavam o Clube GT Team.
Acabaria este início de prova por penalizar a equipa da casa, já que o seu Bowler acabaria por ser afectado por algumas falhas de contacto eléctrico, o que permitia e abria caminho às equipas bracarenses para brilhar nesta calha de abertura, mostrando que os Schlesser ali se deslocavam com clara ambição de se baterem de igual para igual com os fantásticos e habituais dominadores da categoria T2 e que têm sido os Bowler.
Claro poder de concentração era demonstrado por todos, quando ocupavam o papel de verdadeiros pilotos que se lhes exigia por parte de cada equipa. Enquanto isso, Nuno Aguilar fazia de fantástico "relatador" dos acontecimentos que íam ocorrendo no decorrer das mangas.

A organização esteve em excelente nível e a pista de traçado muito interessante, continha as suas ratoeiras e que acabam por ser o sal e a pimenta destas lides do mundo dos TT. Salientar que a organização conseguiu um cumprimento de horários que acabaria por permitir até uma pequena lancharada pelo meio, que permitia ao mesmo tempo aumentar o caloroso convívio com que se viveu esta jornada.. É que se por um lado a luta na pista era intensa, fora dela a relação humana sobressaía igualmente pela positiva.



E se no capítulo organizativo o "Meta Clube" esteve em grande, no desportivo não esteve atrás, já que acabaríamos por assistir a uma verdadeira guerra de nervos neste fecho de prova. Meta Clube e GT Team/ART, partiam para a última calha em disputa com o mesmo número de voltas, mas em calhas absolutamente opostas, com a vantagem posicional a pertencer aos bracarenses. E se Rui Castro fazia das tripas coração e lá ía aguentando como podia o ritmo imposto por Augusto Amorim, quando este último apertou mais ainda a sua cadência, o rival vimaranense dar-se-ia irremediavelmente por vencido, acabando ambos a calha com uma vantagem de três voltas para a equipa forasteira. A terceira posição viria a ser conquistada pela equipa do Porto "MP Team" que com os pilotos Márcio Teixeira e António Pina, conseguiam também surpreender com extraordinário ritmo no seu também fantástico Bowler. César Amorim e Nuno Aguilar, pilotos que integravam a segunda equipa bracarense e fazia parte da "ART/GT Team" e tripulando um Schlesser, viriam a ocupar o quarto lugar final, demonstrando igualmente um andamento e ritmo muito rápido e seguro.
No final e para a posteridade, ficou a foto de grupo com a totalidade dos membros participantes em mais uma mini-maratona que preencheu mais um sábado de boas emoções e muito bem passado.
 No pódio dos modelos, parece que pela primeira vez neste clube, os Bowler foram arrebatados do primeiro degrau, por troca com  aquele que parece vir a rivalizar sériamente com este dominador da categoria T2.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Novidades para 2016 - Scalextric/Superslot







Lotus 72 - Policar - Deve estar a explodir

O Lotus 72 da Policar, é um modelo já dado a conhecer à algum tempo, mas ain da não chegou ao circuito comercial, algo que deverá estar para muito breve.
E talvez seja a partir deste modelo, que finalmente consigamos recuperar as corridas de F1, algo que se conseguia à alguns anos através, através das criações da Sclaextric/SCX, mas completamente caído em desuso nos últimos anos.



 Dotado de um conceito mecânico inovador e que foge literalmente ao habitual esquema de engrenagens mecânicas, deixará sempre no ar alguma expectativa relativamente à eficácia e garantia de durabilidade do sistema.


 Mas não é só, já que a extremamente baixa altura do modelo, obrigou também à opção de um motor mais pequeno e mais baixo, algo já utilizado nalguns modelos pela Scalextric/Superslot. E nesse caso, constacta-se que esses modelos têm menor poder de travagem, no entanto, pode ser que neste caso o engenhoso sistema de desmultiplicação existente para o eixo traseiro, acabe por compensar essa ineficácia na travagem.

 Quanto à dinâmica do conjunto, poderemos estar perante algo verdadeiramente surpreendente. O seu próprio chassis que se divide em duas partes, poderá ser uma parte do segredo, já que permitirá ajustes de basculação a explorar e quiçá, até à adopção de suspensões. No entanto, é isto já especulação de quem observa com olhos de quem quer crer numa inovação verdadeiramente surpreendente.
 Aqui se mostram pormenores de todo o sistema de engrenagens para o eixo de tracção e que surge pela primeira vez nos slot cars.








Em baixo imagens mais pormenorizadas do modelo, onde se podem observar algumas delícias desta nova criação com mão Slot.It.



Porsche 917/20 "Pink Pig" - Le Mans Miniatures - Segunda série

 Encontra-se agendado para a semana que vem por parte da Le Mans Miniatures, a segunda edição do famoso Porsche 917/20 "Ping Pig", adaptando o seu molde às mais recentes técnicas do slot.
 Embora a reprodução da carroçaria continue a ser em resina, passará a ser de plástico o seu chassis receberá mecânica Slot.It, bem como jantes de aperto no eixo posterior.
Desta forma, será possível desfrutar, mas claro, sempre dentro de alguns limites, deste belo exemplar que passará a ter performances até agora impossíveis.

Slot Racing Company - Mais um 914/6

Ainda na senda dos êxitos do Porsche 914/6, a Slot Racing Company edita a primeira versão dedicada aos modelos de rali. E nada melhor do que a versão do terceiro classificado da edição de 1971 do Rali de Monte Carlo.
 A proeza pertenceu ao sueco Bjorn Waldegard que demonstrou as potencialidades desta versão da Porsche que fugiu à tão bem sucedida linha do 911. Exteriormente esta versão distingue-se dos das anteriores edições, sobretudo pela inclusão dos dois faróis suplementares sobre o capôt frontal. Interiormente, a inclusão de mais um ocupante....


Mini All4 Racing Dakar 2012 - Scaleauto

 2011 foi o ano da aposta da BMW no Rali Paris-Dakar, através de uma armada que assentou no Mini All4, pois trata-se de uma recriação germânica e não como originalmente, inglesa. Uma vez que a Mini faz agora parte do grupo BMW, foi criada uma imagem com base no Mini que assentava no chassis já massivamente explorada naquela prova, do BMW X3. E conseguiram assim a chave para o êxito, já que a vitória final lhes sorrir-lhes-ia, através do modelo com o dorsal 302, tripulado pela dupla constituída por Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret. Mas a segunda posição ficaria também na marca, por intermédio de Nani Roma / Michel Périn, em modelo inscrito igualmente pela Monster Energy X-Raid Team e com o dorsal 305. Mas esta representação conseguiria também o quarto lugar por intermédio de Leonid Novitskiy / Andreas Sculz no modelo laranja e preto com o dorsal 312 e ainda o sétimo lugar através da equipa portuguesa constituída por Ricardo Leal dos Santos / Paulo Fiuza, em Mini com o dorsal 309. Foi pois um domínio redundante por parte deste pequeno Golias.

Mas chegados que foram ao mundo dos slot car por intermédio da Scaleauto, apraz-nos fazer algumas chamadas de atenção a pequenos erros cometidos por este fabricante, relativamente à sua reprodução. E ressalta no imediato, isto na versão de Nani Roma, a côr, razão pela qual este artigo versa apenas este modelo. O amarelo de que está pintado, parece-nos exageradamente claro e que o próxima até de um amarelo quase fluorescente. Mas mais grave será até a inexistência tanto do lettering como dos logos da "Monster". Nem colocado no modelo, nem por colocar. Verdadeiramente incompreensível e até inaceitável.
 Serão no entanto os únicos apontamentos a merecer registo no aspecto gráfico da questão. Porém, em termos de maqueta, outros aspecto merecem igualmente reparo pela incorrecção que apresentam. Não se tratando este Mini de um modelo bonito, a interpretação da Scaleauto conseguiu ainda piora-lo mais um pouco.
 E vejamos a frente. Repare-se na excessiva altura que apresenta a grelha frontal. Para além de demasiado angulosa, a sua excessiva altura proporciona um look verdadeiramente desagradável que, quando comparado com a imagem do modelo real, dá para perceber o quanto pior esteticamente ficou este modelo.
 Esse pormenor, associado a uma protecção do cárter demasiado vertical, favorece uma imagem de autêntica parede frontal. De facto, uma secção muito pouco conseguida, mas que no resto do conjunto acaba por ser disfarçada, já que o restante modelo se encontra muito bom.
Como nota final, referir apenas como mais dois ponto negativos, a existência da representação de tubo de escape do lado esquerdo, quando este existe apenas do lado direito e a falta da representação da abertura da tampa da mala, que se deveria prolongar para a capota.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Volkswagen T1 - Scalextric / Superslot

Embora nada diga aos aficionados pelas competições de slot cars, a verdade é que a primeira edição da Volkswagen T1 por parte da Scalextric / Superslot, a alcunhada "Pão-de-Forma", acabou por se transformar num verdadeiro êxito comercial. Um pouco à imagem da popularidade real que este furgão obteve, o mesmo parece estar acontecer à escala 1/32. E disso, este fabricante vai conseguir tirar partido.
 Uma segunda edição, tratar-se-à de uma homenagem ao distribuidor da marca de Wolfsburg, na Holanda. Aquando da sua visita às instalações da fábrica da VW, este holandês de nome Ben Pon, proporia com base no chassis do VW Carocha, a construção de um furgão ligeiro. Nasceria assim a VW T1 e toda uma história de sucesso no mundo dos automóveis.
 A sua popularidade cresceria nos anos 60, através do movimento hippye que alastraria por todo o território dos Estados Unidos da América do Norte e que assentaria em grande parte na aposta neste popular meio de transporte. E com ela, nasceriam autênticos Art Car proporcionados pela inigualável imaginação que certamente os novos alucinogénos que invadiam a sociedade juvenil, permitiam.
E claro, uma dessas recriações é naturalmente aproveitada por este fabricante, que utiliza para o efeito uma nova técnica que permite uma qualidade superior à normalmente utilizada.

Scaleauto - Viper à escala 1/32

O SRT Viper GTS-R, apronta-se para chegar e fazer as nossas delícias, no que será mais um modelo de GT.
 De cotas interessantes, fará crescer o interesse competitivo nesta classe, cada vez mais recheada de bons e bonitos modelos.