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quarta-feira, 15 de abril de 2020

Mazda 787B e suas edições.


 O Mazda 787B foi o modelo que deteve por muitos anos o título de ter sido o único japonês a vencer Le Mans. Este feito ocorreria em 1991 e apesar dos tremendos esforços assumidos tanto pela Nissan mas sobretudo pela Toyota, só em 2018, volvidos vinte e sete anos é que esta última marca conseguiria atingir também este histórico resultado.
Aos slot car, a primeira edição deste modelo chegava-nos por intermédio da Scalextric/SCX e acontecia em 1996 através da sua série SRS-2.
Editados em três variações, duas réplicas de modelos reais e uma terceira fazendo parte das edições da Scalextric, tratam-se de modelos que fugiam dos moldes e conceitos correntes e em que para isso se apostava numa vertente mais racing. Para isso, estes Mazda serviam-se de carroçarias em plástico rígido, mas o chassis todo ele rendilhado e de encaixe por pressão nas carroçarias, mostrava-se como revolucionariamente evoluído. O motor dotado de maior número de rotações era outro dos elementos marcantes desta série. À frente, as rodas eram direccionais pela sua ligação directa ao patilhão.
 Alguns anos mais tarde, a Mr Slot Car acabaria por apontar também baterias a este mesmo modelo. Uma bela reprodução, capaz de desempenhos interessantes em pista. Com uma carroçaria com belos acabamentos e uma decoração bem conseguida, mostra-se um belo exemplo de qualidade geral.


 Mas a primeira edição deste fabricante, mostra o modelo de testes, numa carroçaria totalmente preta, apenas com o aileron e retrovisores laranja.


Mas também a Slot.It dedicaria a sua atenção a este modelo, integrado na fantástica série dedicada aos modelos de Grupo C. Já com a edição de vários modelos, arrasta consigo a maior gama de reprodução destes Mazda.


 Em termos de modelos de slot de competição, serão os mais aptos de entre os três fabricantes e encontram-se dentro dos melhores da categoria.



 Foi editado o modelo também vencedor de Le Mans, mas também um segundo modelo com uma decoração que se pode prestar a confusão com esse.
 Trata-se do participante nos 500 Km de Sugo, em que as côres verde e laranja se encontram invertidas relativamente à versão vencedora de Le Mans, à excepção do aileron que mantém a côr laranja em ambas as versões.

 E o modelo de Le Mans faz parte da série específica dedicada a modelos vencedores, recebendo por isso uma caixa em cartão distinta das das séries correntes.

Os Mc'Laren F1 que chegaram ao mercado

A Mr Slot Car teve como seu segundo modelo a entrar no mercado, o Mc'Laren F1 GTR, dos quais destaco como de maior importância, o vencedor das 24 Horas de Le Mans.
 Certamente o menos apelativo dos vários que chegou a ser editado, muito por culpa das suas côres demasiado escuras e que por essa razão, acabam por não destacar devidamente as suas atraentes linhas. Mas ser vencedor da clássica francesa, é um verdadeiro pedegree.
 Como nota distintiva, a existência de dois pequenos faróis extra que acabariam por ser únicos neste modelo. Apenas esta versão os ostenta, o que será também um dos pormenores a valorizar esta versão.

 Mas foi a Ninco que terá sido o primeiro fabricante a editar este modelo. Destaque aqui para a versão dos armazéns "Harrods", sobretudo pela imposição do próprio patrocinador  de ter proibido a continuidade da sua comercialização, após o fatídico acidente de Dodi Al Fayed, filho do proprietário do famoso armazém londrino.
 Foi um belo exemplar que chegou na época ao mundo dos slot car, mas naturalmente, quando comparado hoje com outras criações, percebe-se a notória diferença qualitativa encontrada.
 Mas ocuparia um lugar de destaque nas competições da época, pois mostrava um comportamento dinâmico muito bom, tendo sido a aposta de um grande número de praticantes.

 Alguns anos depois, serviu-se a Ninco deste modelo para a sua reedição e integração na sua série "Vintage", com uma inédita decoração.



Mais recentemente, a revolução aconteceria através das edições da Slot.It, quando editou o mesmo modelo, mas na sua evolução cauda longa.
 Perfeito, bonito e uma máquina. Foi de facto um modelo bem nascido e onde as soluções mecânicas já boas de série, podem ainda ser potenciadas através de variadas opções possíveis e disponibilizadas por acessórios do próprio fabricante.
 Foram também já várias as versões que nos fizeram chegar e todas elas de imenso interesse.
Mas tal como é apanágio deste fabricante, também este F1 GTR acabaria por ser alvo de uma evolução, à semelhança do que aconteceu na realidade.

 A sua frente receberia um reestyling aerodinâmico de onde surgiriam pequenos apêndices aerodinâmicos, além de pequenos túneis de escoamento aerodinâmico para as laterais e o aileron acabaria por receber também derivas verticais que se prolongam quase até tocar na carroçaria.
 E este modelo da Mc'Laren encontra-se hoje muito bem representado no seio dos slor car através das várias edições de cada fabricante, sendo alguns deles dotados ainda hoje de excelentes performances.

Da Carrera, três Jägermeister nunca vistos

 É sabido que a Carrera como maior dos fabricantes mundiais de modelos de slot car, consegue produções que jamais conseguiremos ver. É o caso dos três modelos agora aqui mostrados, que mesmo tratando-se de versões inventadas, presumo, conseguem ser suficientemente interessantes para despertarem alguns dos coleccionadores de temáticas.
 Inegavelmente bonitos, qual será o "Jägermeisterista" que resistirá a tão soberbas peças?

terça-feira, 14 de abril de 2020

Tributo aos que lutam contra a pandemia do COVID-19

 A Fly Car Model irá proceder à edição de um modelo especial como tributo a todos quantos com o seu esforço e possibilidade, se encontram na luta contra o invisível inimigo em que se transformou o Coronavirus.
 Não se trata neste fabricante de uma iniciativa inédita, já que relativamente ao 11 de Setembro, editou um Dodge Viper em que parte do valôr da sua aquisição, revertia para as vítimas daquela trágica data.
Parabéns uma vez mais pelo altruísmo que tem sabido mostrar nas horas difíceis.

Um modelo que só veio nas pistas

 O Jordan da Scalextric/SCX que retrata a versão tripulada pelo nosso compatriota Tiago Monteiro, era só possível arranjar-se, se se adquirisse uma determinada pista.
 Essa é a razão porque poucos destes modelos existirão, encontrando-se grande parte deles como património de coleccionadores.
 Não nos poderemos esquecer que grande parte das edições deste carro, terá ido parar às mãos de crianças ou até de adultos que não terão valorizado esta particularidade, o que terá levado grande parte deles à destruição, pelo uso convencional a que terão sido sujeitos.
 E por ser um carro exclusivo das pistas, não poderá encontrar um destes exemplares numa urna específica do modelo com a respectiva referência. A menos, que tenha sido conservado na respectiva e original pista.
 Quando em perfeito estado de conservação, serão sempre peças procuradas e queridas pelos especialistas coleccionadores.
Além do significa por inerência deste nosso piloto da Formula 1, este modelo está ainda decorado com algumas referências nacionais.

Em tempo de regresso da Formula 1?

 A Flyslot disponibilizou já uma interessante gama de modelos de Formula 1 da década de 70/80, mas que pouco tem interessado, para além daqueles que vêem estes como puros objectos coleccionáveis. E da marca Williams foram já três as variantes chegadas, apesar de dois deles serem o mesmo modelo mas de anos diferentes. Foram editados o modelo FW07 em duas variantes e o FW08C.
Do modelo FW07, o referente à época de 1979 contempla umas derivas verticais nos seus flancos que sobressaem bastante já perto das rodas traseiras, enquanto a versão de 1980, acabaria por dispensar estas derivas, mostrando uns flancos muito mais aligeirados. Mecânicamente, optou-se nestes modelos por um micro-motor em posição angulada, fazendo-se depois a tracção ao eixo posterior por intermédio de desmultiplicações feitas por cremalheiras de pequena dimensão, de que se colhe a vantagem de não deformar as carroçarias com as vulgares e habituais cremalheiras de grande dimensão, mas que se perde pela fragilidade desta concepção. Um sistema muito parecido com a opção assumida pela Policar também para os seus Formula 1, mas ao invés, aqui mostra-se duma fragilidade extrema, razão, presumo eu, pela qual acabariam por não vingar enquanto modelos dinâmicos.

 Quanto à versão FW08C aqui mostrada, trata-se da versão dos testes com que Ayrton Senna se estreou na marca, ainda que nesta época não tivesse passado disso mesmo, um teste sem que viesse a assentar arraiais na Williams.
 E como em toda a gama de F1 deste fabricante, também aqui houve direito a ter-se umas rodas direccionais, através do movimento do patilhão.
Pena esta categoria ter assistido na longínqua década de 70 aos seus tempos áureos dentro da modalidade slot car e nunca mais terem os modelos de F1 conseguido atrair tantas emoções.
 Não eram muitos os modelos existentes, mas graças à Scalextric/SCX e aos seus F1, as emoções eram vividas com a mesma intensidade com que hoje vivemos a melhor das categorias dos slot car.
 As motorizações disponíveis eram apenas uma e embora nem fossem sequer gritantemente velozes, eram capazes de nos oferecer emoções à flor da pele, em disputadíssimas lutas entre os Brabham, Ferrari, Tyrrell, Ligier ou Lotus.
 A variedade ficava-se por aqui e as decorações eram sempre as mesmas, variando as côres das carroçarias apenas.
 O mesmo se dirá das relações, pois acessórios de substituição eram escassos e quando havia, eram as mesmas que equipavam os modelos de série.
 Os pneus duravam uma vida e os motores também. A diferença fazia-se num ou noutro pormenor de afinação, quantas vezes recorrendo-se a pequenas batotas e a restante diferença era feita pelo dedo de cada um, já que nem dos punhos se colhia vantagem.
   Mas deixaram imensa saudade aquelas corridas em pistas que nos pareciam imensas, mas que cairiam certamente hoje no ridículo quando comparadas com  muitas pistas caseiras que se vão hoje vendo um pouco por todo o lado.
Mas ficam esses tempos para a história, enquanto continuamos a perceber a imensa dificuldade com que esta categoria consegue fazer o seu regresso em pleno.
A NSR tem agora nas mãos uma flor que poderá dentro em breve dar os seus frutos, mas existe um segundo projecto assumido pela Slot.It. Vamos ver se será desta que assistiremos ao regresso dos saudosos Formula 1, já que o projecto Policar parece incompreensivel e assumidamente falhado.