domingo, 23 de fevereiro de 2020

Mc'Laren Elva MKI - O primeiro contacto - Thunder Slot

 Numa gentileza do fabricante, chegou uma primeira unidade a Portugal do novo Elva numa das suas versões de produção definitiva. Havia este modelo já feito a sua aparição em forma de kit e após longa espera, eis que finalmente acabamos por poder usufruir do esperado Mc'Laren Elva montadinho, a última das criações do bem sucedido fabricante Thuder Slot.
 Trata-se de uma deliciosa peça que à semelhança das das anteriores produções, prima pelo elevado grau de acabamento e numa séria aposta na redução do seu peso final.
 Estamos perante a primeira das versões existentes deste modelo, tripulado pelo próprio Bruce Mac'Laren na prova de Can-Am ocorrida no Canadá no ano de 1964 e onde completaria a mesma, no terceiro lugar.
 Apresentando-se como um modelo de cotas falsamente pequenas, fruto duma linha geral extremamente baixa, parece no imediato poder vir a colher disso e por essa mesma  razão, uma lógica vantagem nas competições de slot car.
O conceito mecânico mantém-se o básico da restante gama de modelos anteriormente editados, apoiando-se no lema de que no que está bem, não se mexe.
 Vai já este, que se trata de um dos mais recentes fabricantes a chegar ao mercado, na  sua quarta criação, para além duma já invejável gama de variantes em cada um dos seus modelos.
No agora chegado, a curiosa e ímpar colocação do pneu suplente no habitáculo, torna-se passível de observação através do grande óculo/pára-brisas que equipa o Elva. Mas uma vez aberto o conjunto, percebemos que a Thunder Slot contornou o problema do peso da existência deste pneu suplente, através da moldagem do mesmo na parte equivalente ao tablier que constitui o habitáculo deste sport protótipo.
 Debaixo do pára-brisas, encontra-se um inusual pneu suplente.
 Mas avancemos agora para capítulos de interesse dinâmico e comecemos pela sempre importante questão do peso com que se encontra. Com o registo de 60,9 gr, indica-nos tratar-se de um dos pêso-pluma da actualidade, denotando o importante trabalho efectuado pelo fabricante nesse sentido. Comparemos então este com os seus mais prováveis concorrentes directos, iniciando a análise, pela outra série de ultra-leves de que faz parte a restante gama da própria Thunder Slot.
O Mc'Laren M6A, a criação antecessora deste Elva, consegue ainda assim, levar a melhor, com um ganho de 0,8 gr,

 Entre os dois Lola T70, se a versão MK III fica claramente a perder, já o T70 Can-Am, consegue um registo do mesmo nível do Elva, ainda que na versão aqui apresentada, tivesse registado também um ganho de 0,2 gr.
 Mas a concorrência directa oriunda de outros fabricantes fica neste particular claramente a perder, no que comprova a extrema atenção dada por este fabricante a esta matéria.


 E entre os Thunder, a imagem inferior mostra o quanto similar são todos eles no que respeita ao conceito mecânica/chassis, sendo que nos Lola, até repartem a totalidade desses elementos. Já os chassis tanto do Mc'Laren M6A como do novo Elva, são específicos de cada carro, ainda que os restantes órgãos mecânicos sejam também repartidos.
 Sendo o Lola Spyder da criação Thunder Slot e por unanimidade de opiniões, considerado como um dos melhores Sport Protótipos Cássicos de sempre, a bitola comparativa poder-se-à apoiar neste mesmo modelo, para tentar-mos perceber a valia da mais recente criação deste fabricante italiano.
E ladeado este Lola com o Mc'Laren M6A, fico com dificuldade em aceitar que o Mc'Laren não seja melhor. Dotado de uma linha mais compacta, uma frente que permite umas vias substancialmente mais largas e uma linha de carroçaria mais baixa, parece-me evidente que a vantagem pertencerá à criação mais recente de entre os dois, sobretudo quando as cotas existentes debaixo da carroçaria, no chassis portanto, se manteem equivalentes.
Uma das limitações de ambos prende-se com a linha das cavas das rodas (imagem inferior) que penaliza tanto um aumento na largura dos eixos, como também limita substancialmente a opção de utilização de rodas de maior diâmetro. Este problema acaba por apoquentar os modelos deste fabricante em pistas de superfícies abrasivas, sobretudo quando o tempo por prova é de grande duração, já que tendo estes modelos uma menor altura do chassis à pista, o que por um lado lhes confere um andamento de grande segurança, por outro, confere-lhes pouca fiabilidade caso a degradação dos pneus se denote acentuada.
 Mas parece que a linha da carroçaria deste novo Elva veio contornar este problema. Um desenho da cava redonda de forma a contornar perfeitamente a forma dos pneus, acaba por permitir agora que se possa conjugar sem qualquer problema, a melhor das opções na preparação deste pequeno bólide. E a reconhecida grande limitação dos Thunder Slot, acaba com o surgimento deste modelo, por desaparecer.

 E partindo da minha convicção de que o Mc'Laren M6A colherá vantagens sobre o Lola T70 Spyder, resta-me servir-me agora deste para algumas análises comparativas com o Elva. E postos lado-a-lado, facilmente se percebe o quanto mais baixa é a carroçaria do modelo preto, face ao laranja. O único elemento da carroçaria que se mostra mais elevado, é o guarda-lama traseiro, mas também rapidamente assume uma curvatura descendente que lhe proporciona a secção traseira mais baixa.
 A largura da via dianteira é francamente favorável ao Mc'Laren, mas parece-me este, aliado à questão do peso, os únicos pontos onde a vantagem não penderá para a nova criação.
 Na via traseira também o Mc'Laren poderá assumir alguma vantagem, muito embora possam ser imperceptíveis.
 Depois disto, fica a faltar a verdadeira prova de fogo, o que espero, muito em breve venha a acontecer. E aqui fica a dica para aqueles que vêem com mais dificuldade, já saíu o Elva também em vermelho....

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